ATIVIDADE 1 – FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA II – 54_2024 | |
Período: | 23/09/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 2,00 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 23/12/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
Embora a classificação das áreas da ciência seja uma tarefa difícil, é comum que tabelas de áreas do conhecimento sejam criadas para a organização de informações e dados sobre a produção científica. Assim, são adotadas por órgãos atuantes da área da ciência, tecnologia, cultura, arte e inovação. Nesse sentido, preparamos uma breve descrição das classificações de área do conhecimento, conforme o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ. FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024. A partir da leitura do texto acima e da Unidade I do livro digital, assinale a alternativa correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
2ª QUESTÃO | |||||||||||
Há tabelas de áreas do conhecimento criadas para a organização de informações e dados sobre a produção científica adotadas por órgãos atuantes das áreas do conhecimento como ciência, tecnologia, cultura, arte e inovação. FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024 (adaptado). A partir da leitura do texto acima e da Unidade I do livro digital, assinale a alternativa correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
A ciência é um campo vasto e fascinante que busca compreender o mundo através da observação, experimentação e raciocínio lógico. Desde a exploração do espaço até a decodificação do código genético, a ciência nos permite desvendar os mistérios do universo e desenvolver tecnologias que melhoram nossas vidas. Sua busca incessante pelo conhecimento impulsiona a inovação e o progresso em todas as áreas do saber humano. Elaborada pela professora, 2024. A partir do estudo da Unidade 1 – Ciência, do livro digital, leia as alternativas a seguir e assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
Considere a seguinte situação hipotética: João, um estudante de biologia, decidiu investigar mais a fundo o método científico e percebeu que ele é fundamental para a construção do conhecimento científico. Ele entendeu que o método científico é um conjunto de passos ordenados que os pesquisadores seguem para formular e testar hipóteses, levando em conta variáveis como contexto histórico-social e as interações humanas. Elaborado pelo professor, 2024. Baseando-se nos conhecimentos apresentados na unidade I – Ciência do Livro Digital, identifique a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
STOODI. Por que devo estudar as charges para o ENEM. Disponível em:http://blog.stoodi.com.br/blog/portugues/por-que-devo-estudar-charges-para-o-enem/. Acesso em: 02 abr. 2024.
Com base na charge apresentada e no estudo da Unidade 1, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir. I. A pesquisa é fundamental na ciência, pois fornece informações precisas e confiáveis para a realização de procedimentos eficazes. II. Para que a ciência progrida, é crucial que os métodos sejam adquiridos e adequados à experiência em questão, garantindo a confiabilidade dos resultados. III. A charge ilustra como a rigidez mental e a falta de criatividade podem impedir o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas que exigem respostas rápidas. IV. As pesquisas científicas são processos rigorosos que empregam métodos específicos para formular e testar hipóteses, buscando soluções para problemas e expandindo o conhecimento científico. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
BLOG DO AFTM. Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/charge-ciencia-brasileira-sofre-com-cortes-de-verbas/. Acesso em: 28 mar. 2024. Com base na leitura do texto e dos conteúdos presentes no Livro Digital, Unidade 1, analise as afirmações a seguir. I. A charge demonstra pesquisadores saindo de férias para o exterior. II. A charge permite inferir a redução do orçamento destinado à ciência e tecnologia no Brasil. III. A charge permite inferir que fora do Brasil há maior incentivo e apoio às pesquisas científicas. IV. A charge demonstra a chegada dos cientistas no Brasil, onde a pesquisa e a ciência são incentivadas financeiramente. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
Leia o texto. A interdisciplinaridade é um aspecto fundamental no avanço das ciências, permitindo que conhecimentos de diferentes áreas sejam integrados para resolver problemas complexos. Na Ciência, não é raro que pesquisadores das Ciências Exatas e da Terra, por exemplo, colaborem com especialistas das Ciências Biológicas para desenvolver novas tecnologias ou métodos de pesquisa. Essa colaboração pode levar a inovações significativas, como o uso de algoritmos matemáticos para entender padrões de crescimento em populações biológicas ou o desenvolvimento de novos materiais para uso em procedimentos médicos. Elaborado pelo professor, 2024. Com base no texto apresentado e na unidade I – Ciência do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir. I. A colaboração entre diferentes áreas do conhecimento é essencial para o progresso científico e pode resultar em avanços tecnológicos importantes. II. As Ciências Exatas e da Terra interagem raramente com outras áreas do conhecimento, mantendo-se isoladas em suas pesquisas e desenvolvimentos. III. A interdisciplinaridade na Ciência permite a criação de soluções inovadoras que podem ser aplicadas em diversos campos, como saúde e engenharia. IV. O desenvolvimento de novos materiais e tecnologias não depende da integração de conhecimentos de diferentes áreas científicas. V. A interdisciplinaridade é um processo que ocorre naturalmente na Ciência, sem a necessidade de esforços conscientes para integrar diferentes áreas do conhecimento. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
... A maneira com a abordagem também as diferenciam: as pesquisas podem ser quantitativas e qualitativas. A quantitativa, de caráter objetivo, testa hipótese e, por meio de números, busca compreender fenômenos, objetos, opiniões, etc. Nesse tipo de pesquisa, é comum observarmos, por exemplo, o cálculo do número de pessoas que contraíram dengue em determinado lugar. A qualitativa também pode se valer de quantidade, no entanto, o foco está na interpretação e compreensão dos fenômenos e objetos, e no envolvimento mais direto do pesquisador no processo. FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024. A partir da leitura do fragmento acima e dos conhecimentos abordados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A pesquisa quantitativa é um método de investigação científica que busca entender e interpretar os significados e experiências dos participantes em um determinado contexto. PORQUE II. A pesquisa qualitativa é um método de investigação científica que visa coletar e analisar dados numéricos para testar hipóteses, descrever fenômenos e verificar tendências. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
É importante que observemos o papel do homem frente aos desafios do mundo e a nossa diferença e, também, assombrosa semelhança com os primatas. O questionamento é inevitável: será que, de fato, evoluímos tanto assim? FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024. A partir dos conhecimentos abordados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Nietzsche assevera que o homem ideal é o super-homem – uma corda sobre o abismo. PORQUE II. O excerto nietzschiano deixa de abarcar o impacto causado pelo salto de milhões de anos da evolução humana frente aos avanços científicos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
Considere o seguinte cenário: um pesquisador está conduzindo um estudo para entender a prevalência de uma doença específica em uma população. Ele coleta dados numéricos, como a idade dos participantes, o número de pessoas afetadas pela doença e a localização geográfica dos participantes. Este é um exemplo de pesquisa quantitativa. Elaborado pelo professor, 2024. Com base neste cenário e nos estudos da unidade I – Ciência do Livro Digital, avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas: I. A pesquisa quantitativa, por meio de números, busca compreender fenômenos, objetos, opiniões, etc., sendo comum observarmos, por exemplo, o cálculo do número de pessoas que contraíram uma doença específica em determinado lugar. PORQUE II. A pesquisa quantitativa não se preocupa com a interpretação e compreensão dos fenômenos e objetos, e no envolvimento mais direto do pesquisador no processo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|