PROJETO DE ENSINO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONCEITOS E PRÁTICAS – 54_2024 | |
Período: | 23/09/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 25/11/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
Analise o fragmento da música abaixo: Debulhar o trigo Recolher cada bago do trigo Forjar no trigo o milagre do pão E se fartar de pão Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doçura do mel Se lambuzar de mel Afagar a terra Conhecer os desejos da terra Cio da terra, a propícia estação E fecundar o chão ...
A música “O Cio da Terra” demonstra uma relação harmoniosa entre o homem e o meio, onde predomina o respeito ao ritmo de produção da natureza e seu processo de renovação. Contudo, o que presenciamos atualmente são as relações de poder político e econômico acima da capacidade de regeneração da Terra. Considerando a atual relação homem x natureza, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. | |||||||||||
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2ª QUESTÃO | |||||||||||
Texto 1: A partir da década de 1960, as consequências ambientais do crescimento econômico, a irracionalidade ecológica dos padrões dominantes de produção e consumo e da busca pelo desenvolvimento a qualquer preço começaram a se tornar evidentes. A degradação ambiental se estendeu de tal forma, tornando-se insustentáveis os problemas decorrentes da intensa poluição e esgotamento de recursos. Diante deste cenário, surge o ambientalismo, ideologia composta por movimentos e organizações não governamentais com ideais ambientalistas, os quais preocupavam-se com diversas questões, sustentados na ideia de proteção à natureza e no aumento da tomada de consciência ecológica. GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Um marco importante para o ambientalismo ocorre no ano de 1962, com a publicação do livro Primavera Silenciosa, da autora e bióloga americana Rachel Carson, retratando um caso de grande mortalidade de pássaros que estava ocorrendo no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, devido ao uso indiscriminado do DDT e alertando o mundo sobre os rumos que a relação entre o homem e o meio ambiente vinha tomando.
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ALTERNATIVAS | |||||||||||
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3ª QUESTÃO | |||||||||||
A professora Ana, utilizará um filme, como recurso didático para trabalhar a questão da implantação de hidrelétricas e seus desdobramentos com os alunos do 8º ano. Para tanto, ela selecionou o filme: Narradores de Javé que relata sobre a ameaça à própria existência e que pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. O filme Narradores de Javé, filme brasileiro em produção conjunta com a França, narra a história do vilarejo de Javé, que corre o risco de desaparecer diante da construção de uma hidrelétrica, cujos moradores tentam transformar o local em patrimônio a ser preservado. Adaptado da sinopse de Narradores de Javé. Produção: Eliane Caffé, 2004. Considerando a temática que o filme Narradores de Javé aborda e os conteúdos que a professora Ana pode trabalhar com seus alunos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
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4ª QUESTÃO | |||||||||||
Os acordos internacionais são importantes para definir sobre assuntos em escala mundial, isso pode acontecer por meio de diferentes assuntos, entre eles meio ambiente, o que tem causado preocupação na comunidade global nas últimas décadas. Isso porque a temperatura do planeta Terra tem aumentado, devido ao desmatamento, a poluição dos recursos naturais e o modo como o homem tem se relacionado com a natureza. A seguir, o gráfico demonstra quais são os setores, no Brasil, que mais emitem dióxido de carbono (CO2).
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ALTERNATIVAS | |||||||||||
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5ª QUESTÃO | |||||||||||
Analise o seguinte trecho de notícia: Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no “cheque especial” com o Planeta. No dia 29 de julho de 2021, chegamos mais uma vez ao Dia da Sobrecarga da Terra. Ou seja, superamos coletivamente o orçamento do meio ambiente para o ano de 2021, passando a operar no vermelho. Em apenas sete meses, a humanidade esgotou todos os recursos que a Terra é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano, desde a filtragem de gás carbônico (CO2) da atmosfera até a produção de matérias-primas para fabricação de bens de consumo e alimentos. A contabilidade “verde” é do Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica das atividades humanas no mundo, ou seja, o impacto que deixamos por aqui. Pelos cálculos da GFN, até o fim de 2021, teremos consumido 1,7 planetas Terra. Para calcular a pegada ecológica leva-se em conta a quantidade de Terra e a área marítima biologicamente produtiva necessária para produzir todos os recursos que uma população consome e também para absorver seus resíduos. Para manter o atual ritmo mundial de produção e consumo, a humanidade demanda 74% a mais de recursos naturais do que os ecossistemas do planeta conseguem regenerar ao longo de um ano. Ou seja, estamos extrapolando a própria biocapacidade da Terra. E aqui vem o ponto de alerta: a diferença entre a capacidade de regeneração do planeta e o consumo humano gera um saldo ecológico negativo que vem se acumulando desde a década de 1970.... .
A partir da Revolução Industrial, o pensamento de que o planeta Terra poderia ser infindavelmente explorado se fortaleceu. Os danos dessas explorações que se revelariam na natureza eram fisicamente perceptíveis, mas na ocasião não provocaram grandes discussões sobre os impactos ambientais. Todavia, hoje sabemos que a Terra tem seus limites e seus recursos não são infinitos e nas últimas décadas, nota-se um considerável crescimento do interesse pela preservação ambiental. Graças a esse aumento e aos avanços científicos e tecnológicos, atualmente entende-se mais sobre os problemas ambientais do que se conhecia no passado. Contudo, isso não tem sido suficiente para impedir o processo de degradação ambiental em curso. O modelo de desenvolvimento atual (predatório, excludente, desigual, sucumbente dos recursos naturais) tem provocado níveis alarmantes de poluição do ar, da água e do solo, destruição da fauna e flora e tem levado ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos não renováveis. Diante desse pressuposto, a Educação Ambiental, seja ela formal ou informal, é uma das ferramentas mais importantes para a capacitação e sensibilização da população acerca dos problemas ambientais. Nesse sentido e considerando a notícia e a imagem supracitadas, analise as afirmativas a seguir: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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6ª QUESTÃO | |||||||||||
Analise a letra da música a seguir: Havia tanto pra lhe contar A natureza Mudava a forma o estado e o lugar Era absurdo Havia tanto pra lhe mostrar Era tão belo Mas olhe agora o estrago em que está Tapetes fartos de folhas e flores O chão do mundo se varre aqui Essa ideia do natural ser sujo Do inorgânico não se faz Destruição é reflexo do humano Se a ambição desumana o Ser Essa imagem infértil do deserto Nunca pensei que chegasse aqui Auto destrutivos, Falsas vítimas nocivas? Havia tanto pra aproveitar Sem poderio Tantas histórias, tantos sabores Capins dourados Havia tanto pra respirar Era tão fino Naqueles rios a gente banhava Desmatam tudo e reclamam do tempo Que ironia conflitante ser Desequilíbrio que alimenta as pragas Alterado grão, alterado pão Sujamos rios, dependemos das águas Tanto faz os meios violentos Luxúria é ética do perverso vivo Morto por dinheiro Cores, tantas cores Tais belezas Foram-se Versos e estrelas Tantas fadas que eu não vi Falsos bens, progresso? Com a mãe, ingratidão Deram o galinheiro Pra raposa vigiar. Música: Absurdo Composição: Vanessa da Mata A música “Absurdo”, composta por Vanessa da Mata, demonstra que a ação humana sobre a natureza provoca efeitos negativos e que atingem o próprio ser humano. Para tanto, foi a partir da Revolução Industrial que o meio ambiente passou a enfrentar maiores impactos da ação humana. O uso do carvão mineral e mais adiante do petróleo como principais fontes de energia, no mesmo momento em que aceleraram a exploração de outros recursos naturais e a capacidade produtiva, transformaram a questão ambiental em uma das principais preocupações do mundo contemporâneo. Entretanto, somente a partir da década de 1960, as indagações sobre os problemas ambientais passaram a ganhar visibilidade da opinião pública de alguns países do mundo, em consequência do acontecimento de diversos desastres ambientais e do aumento de inúmeras formas de poluição, principalmente da água e do ar. Nessa conjuntura de intensificação dos problemas ambientais sociedade civil, cientistas e governos de diversos países incluíram o meio ambiente na pauta das discussões internacionais. Diante do exposto e considerando os conceitos que envolvem o meio ambiente, é correto afirmar que | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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7ª QUESTÃO | |||||||||||
Analise o excerto abaixo: A Matemática pode contribuir de maneira expressiva ajudando os alunos a expressar os resultados de seus estudos e pesquisas através de gráficos, análises estatísticas, avaliação quantitativa e análise evolutiva dos dados aferidos. A Língua Portuguesa pode propor temas para discussão oral, o emprego do uso adequado da língua escrita, os fundamentos que caracterizam a prática da síntese, a argumentação, a análise e a importância do respeito às opiniões ouvidas. As aulas de Artes são excelentes para que os alunos busquem diferentes linguagens (coral, teatro, desenho, recortes, danças, paródias, trovas) para a expressão e apresentação dos resultados. A importância da História é essencial na avaliação do relacionamento entre o homem e a natureza, tanto em termos retrospectivos quanto prospectivos, e na análise de comunidades que, em outros locais e outros tempos, promoveram e promovem o desenvolvimento sustentável abre (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos da Terra de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atender às necessidades das gerações atuais). A contribuição da Educação Física é também expressiva na proposição de posturas e ações de preservação que se aliam à busca da qualidade de vida. O belo exemplo da importância das regras no esporte e das sanções por seu descumprimento deve ser transformar em uma ponte para associação entre o desrespeito às regras ambientais mundiais e suas consequências. A Geografia e o ensino de Ciências já trazem em seu bojo a importância desses temas e, dessa forma, importa mostrar que a questão ambiental constitui modalidade de pensamento transversal e que percorre todos os capítulos da disciplina em todos os anos letivos. ANTUNES, Celso (coordenação). Geografia e Didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2 ed. 2014.
Durante um bom tempo, a Educação Ambiental era trabalhada somente durante as aulas de Ciências e de Geografia. De tempos para cá, essa abordagem unilateral mudou, e os problemas ambientais que hoje presenciamos transformaram a educação ambiental em um tema interdisciplinar, envolvendo todos os alunos e toda a comunidade escolar. Considerando a educação ambiental no ambiente escolar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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8ª QUESTÃO | |||||||||||
A sustentabilidade ecológica aparece como um critério normativo para reconstrução da ordem econômica, como uma condição para a sobrevivência humana e para um desenvolvimento durável; problematiza as formas de conhecimento, os valores sociais e as próprias bases da produção, abrindo uma nova visão do processo civilizatório da humanidade. LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: A reapropriação social da natureza. Tradução de Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. Sendo definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades, assinale a alternativa correta que contempla esse conceito implícito tanto no excerto, quanto na charge. | |||||||||||
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9ª QUESTÃO | |||||||||||
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba ampliou as ações de educação ambiental, realizadas de porta em porta, assim como de fiscalização para evitar o desperdício de água. As medidas foram intensificadas devido à vigência do Plano de Racionamento no abastecimento público de água, por meio do sistema de rodízio intercalado por toda a cidade. Os trabalhos são executados pelas equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização do Saae/Sorocaba. “São ações complementares, realizadas em todas as regiões da cidade, no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de fazer o uso consciente da água e contribuir para o restabelecimento do nível dos mananciais que atendem à nossa cidade”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow. Disponível em: <https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/saae-reforca-educacao-ambiental-e-fiscalizacao-contra-desperdicio-de-agua/\>. | |||||||||||
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10ª QUESTÃO | |||||||||||
Texto 1: O consumismo é definido pelo Sociólogo Zygmunt. Bauman como “a capacidade individual de querer, desejar e almejar”. Nesse sentido, o autor chama a atenção para o consumismo que se configura como um atributo da sociedade e chega quando o consumo assume papel chave, extrapolando as necessidades básicas de sobrevivência. Daí em diante entra em ascensão a sociedade do consumo que, de acordo com o autor, prospera cada vez mais, na medida em que torna constante a insatisfação dos indivíduos e estimula ações consumistas em detrimento de ações racionais. Bauman ainda complementa essa ideia afirmando que o grande problema do consumismo da sociedade atual está arraigado no imediatismo dos cidadãos, que se reflete na necessidade de descartar e substituir, ação que oportuniza a busca de uma falsa felicidade. Para o autor, “o consumidor enfrenta sua insatisfação através do descarte dos objetos que a causa, consolidando uma sociedade de consumidores que desvaloriza a durabilidade, igualando ‘velho’ a ‘defasado’ e impróprio para continuar sendo utilizado. BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadorias.Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
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