As partículas de areia e argila representam dois componentes distintos do solo, cada um com característicasúnicas que influenciam suas propriedades e comportamentos. Enquanto a areia é composta por partículasmaiores, geralmente, com diâmetro entre 0,05 mm e 2 mm, a argila é constituída por partículas muitomenores, com diâmetro inferior a 0,002 mm. Partículas de argila apresentam carga elétrica superficialnegativa, o que as torna capazes de atrair e reter cátions positivamente carregados, como cálcio, magnésioe potássio, contribuindo para a fertilidade do solo. Por outro lado, as partículas de areia têm uma cargaelétrica neutra e não apresentam essa mesma capacidade de troca iônica. Essas diferenças nas propriedadesdas partículas de areia e argila têm um grande impacto na textura e na estrutura do solo, influenciando suapermeabilidade, capacidade de drenagem, aeração e disponibilidade de água e nutrientes para as plantas.
Objetivo da atividade: analisar a velocidade de infiltração e retenção hídrica em areia, no solo de suaregião e solo com matéria orgânica.
Materiais necessários:
– 2 copos americanos de areia seca.
– 2 copos americanos de solo encontrado em sua região.
– 2 copos americanos de solo contendo, no mínimo, 50% de material orgânico, seco e sem a presença detorrões (por exemplo, solo de mata).
– 3 garrafas plásticas descartáveis transparentes com volume de 2 litros.
– 3 pedaços de flanela ou pano (sem furos).
– Barbante ou elástico.
– Água.
– Tesoura, papel e caneta.
– Cronômetro (celular).
Passo a passo para montagem do experimento:
Garrafa “1” contendo SOLO DE SUA REGIÃO.
Garrafa “2” contendo AREIA.
Garrafa “3” contendo SOLO com MATÉRIA ORGÂNICA (por exemplo, solo de mata).
1) Caso os solos não estejam secos ou destorroados, colocar no forno à 100°C por 2 horas e deixar esfriarem temperatura ambiente. Em seguida, realizar o desmanche dos torrões (lembre-se de NÃO misturar asamostras de solo).
2) Cortar as garrafas no meio com a tesoura.
3) A parte superior da garrafa será utilizada como um funil. Pelo lado de fora, coloque um pedaço de panosobre o bocal da garrafa, estique e prenda com o barbante ou elástico.
4) Com o funil pronto, coloque-o de ponta cabeça dentro da parte inferior da garrafa (ele não podeencostar no fundo).
5) Colocar cada amostra de solo dentro do respectivo funil.
6) Colocar 2 copos americanos de água dentro do funil e cronometrar o tempo (fazer uma garrafa de cadavez).
Observação: inicia-se o cronômetro a partir do momento que a água começa a pingar sobre o pano. Ocronômetro é parado quando o pano parar de pingar água de forma contínua.
7) Anotar o tempo em um papel, colocar ao lado das garrafas e realizar as fotografias do experimento;
Observação: na fotografia, deverá conter o tempo escrito de forma visível, o experimento contendo ovolume e a coloração da água escoada.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato