A partida estrela-triângulo é um método utilizado para iniciar a operação de motores elétricos trifásicos de indução. Essa técnica é comumente empregada em motores de grande porte, nos quais a corrente departida pode ser significativamente alta, podendo causar problemas como quedas de tensão na redeelétrica e desgaste excessivo do motor. A partida estrela-triângulo envolve duas etapas distintas: a partida em estrela e a mudança para aconfiguração em triângulo. A seguir está uma breve descrição de cada etapa: Partida em estrela: na fase inicial, os enrolamentos do motor são conectados em estrela (também conhecidocomo ligação Y). Isso é feito por meio de um dispositivo de comutação especializado chamado contatorestrela. Durante a partida em estrela, a tensão aplicada a cada bobina do motor é reduzida, resultando emuma corrente de partida mais baixa em comparação com a partida direta. A corrente reduzida minimiza oimpacto na rede elétrica durante o momento da inicialização. Mudança para triângulo: após um determinado período de tempo (geralmente alguns segundos), o sistemamuda automaticamente para a configuração em triângulo. O contator estrela é desativado, e um novodispositivo de comutação, chamado contator triângulo, entra em ação. Ao mudar para a configuração em triângulo, a tensão aplicada a cada fase do motor é aumentada para o valor nominal. Com a mudança paraa configuração em triângulo, a corrente do motor aumenta para o nível normal de operação. A principal vantagem da partida estrela-triângulo é a redução da corrente de partida inicial, o que diminui o estresse tanto para o motor quanto para a rede elétrica. Isso é especialmente útil em situações em que a demanda de corrente no momento da partida pode ser um problema. Vale ressaltar que a partida estrela-triângulo é mais comum em motores de média e alta potência, e seu uso pode depender das condições específicas do sistema elétrico e das características do motor. 1- Apresente uma foto de identificador do motor que você fará a prática e assinale as seguintes informações: A – Corrente nominal do motor em suas variações de tensão. B – Relação IP/IN. C – Tensões de operação do motor. 2- Faça uma medição com um multímetro ou amperímetro das seguintes grandezas da sua prática: A – Corrente nominal do motor em operação nominal. B – Tensão de operação da bancada. C – Corrente de pico, no momento da transição estrela-triângulo. 3- Faça uma explicação com as suas palavras sobre os funcionamentos e vantagens desta partida. WHATSAPP: bit.ly/3sxvPTF