ATIVIDADE 2 – FAR – ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS – 52_2024

Atenção! Questão anulada.
ALTERNATIVAS

Para o consultório farmacêutico não se aplicam os conceitos de gastos.

A aquisição de insumos farmacêuticos ativos (IFA) deve ser considerada um custo.

A comissão de um auxiliar de farmácia em uma farmácia de dispensação é considerada uma despesa.

Valores empregados para a calibração de equipamentos em uma farmácia de manipulação são considerados custos.

O recurso utilizado para energia elétrica pode ser considerado como custo ou despesa, dependendo de onde foi consumida.

2ª QUESTÃO
De acordo com Urdan e Urdan (2013), em um conceito mercadológico, o valor percebido pelos consumidores corresponde a quanto de recursos estão dispostos a transferir em uma transação comercial para adquirir produtos ou serviços. Existem alguns componentes que estabelecerão o valor de troca, por exemplo, sacrifício de tempo para aquisição, energia/combustível gasto, desgastes psicológicos, valor monetário alvo e que existem elementos de preço monetários e não monetários.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre precificação, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Os juros pagos por compras a crédito são um exemplo de aspectos comportamentais.

É apenas o custo monetário que faz com que um consumidor escolha pela aquisição de um produto ou serviço.

Ao considerar o local da farmácia, o local de estacionamento pode influenciar no aspecto comportamental da precificação.

A espera numa longa fila para passar pelo caixa e pagar os produtos pode ser considerada uma perda de tempo, e é considerada no aspecto psicológico.

A compra de produtos complexos ou caros pode envolver investigação e avaliação de muitas informações e preocupação quanto a fazer as escolhas certas. Isto é considerado no aspecto mercadológico.

3ª QUESTÃO
Reduzir os custos da farmácia é fundamental para garantir a competitividade do negócio no mercado farmacêutico. Além disso, a redução de gastos ajuda a manter a saúde financeira e a lucratividade do negócio.  Para ter um controle financeiro eficiente é preciso reduzir os custos da farmácia sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços. Além disso, manter um alto nível no atendimento é essencial para conquistar e fidelizar clientes. É importante estar atento aos gastos para evitar custos desnecessários, mas é preciso sempre pensar na eficiência da operação da drogaria antes de tomar decisões precipitadas para cortar custos.
Fonte: Marketing Farmarcas. Aprenda a reduzir os custos da farmácia. Farmarcas, 2019. Disponível em: https://www.farmarcas.com.br/aprenda-reduzir-os-custos-da-farmacia/. Acesso em: 07 abr. 2024.
Considerando a relação dos gastos com a identificação e apropriação aos produtos, analise as asserções abaixo:

I. O custo com equipamentos de uma farmácia de manipulação como, por exemplo, aquisição de balanças de precisão, é um custo indireto.

PORQUE
II. Os custos indiretos se caracterizam por terem uma relação indireta com os produtos finais, beneficiando a fabricação de vários produtos ao mesmo tempo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

4ª QUESTÃO
O custeio variável traz um raciocínio interessante sobre os comportamentos dos custos fixos e variáveis, e considera apenas os custos variáveis na fabricação de um produto, excluindo os fixos. Isto porque há um consenso entre autores de que os custos fixos ocorrem ininterruptamente, mesmo na ausência de produção, logo, não devem ser considerados como parte do produto ou do serviço produzido.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre o conceito de margem de contribuição, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS

A margem de contribuição unitária considera todos os gastos da empresa no período.

A margem de contribuição é o preço de venda menos os custos fixos e as despesas variáveis.

Pode ser calculada a margem de contribuição unitária, total por produto, global da empresa, global de uma filial, departamental e global de uma cidade.

O produto que apresenta a maior margem de contribuição por unidade é o mais interessante para o negócio, pois o volume produzido e comercializado não tem tanta importância.

Entende-se que a margem de contribuição é a “sobra financeira” de cada produto para a recuperação das despesas e dos custos fixos de uma entidade e para a obtenção do lucro esperado.

5ª QUESTÃO
A análise do ponto de equilíbrio – break even point – calculado dividindo os gastos fixos do período, pela margem de contribuição unitária, auxilia a compreender como o lucro pode ser afetado pelas variações de elementos que integram as receitas de vendas e os custos e as despesas totais. A margem de contribuição total e a margem de contribuição unitária constituem elementos importantes nas análises do ponto de equilíbrio e dos efeitos de alavancagem.
Fonte: CREPALDI, Silvio A.; CREPALDI, Guilherme S. Contabilidade de Custos. BarueriSP

: Atlas, 2023. E-book. ISBN 9786559775026.

Sobre Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC), assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS

PEC é o mesmo que margem de contribuição.

O PEC permite à empresa verificar o nível de atividade em que há prejuízo.

PEC é quantia de receita que permanece depois de deduzir os custos e despesas variáveis.

Pelo cálculo do PEC, é possível evidenciar o volume de atividades necessárias (produção e venda) para que a empresa cubra todos os seus gastos e não tenha prejuízo.

O PEC permite identificar o nível das atividades necessárias para recuperar apenas os gastos fixos da empresa.

6ª QUESTÃO
A gestão de gastos é essencial, especialmente considerando o nível de competitividade existente entre os empreendimentos. Um controle de gastos que busca reduzir defeitos, desperdícios de matérias-primas e de insumo, e gastos de energia e retrabalhos, deve ser realizado por um empreendimento competitivo.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando o contexto de apuração dos custos da produção, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

O uso de recursos em produção ocorre apenas em indústrias.

Mercadorias são itens que passam por processos de fabricação ou alteração.

Em uma farmácia de dispensação, para calcular o resultado das transações comerciais se verifica o valor pago em cada item em estoque, aplica-se a margem, e se atribui preços às mercadorias a serem vendidas.

Em farmácias de manipulação e indústrias farmacêuticas, para o cálculo da composição monetária dos produtos fabricados, se verifica apenas os gastos com matérias primas.

Em um empreendimento, os gastos ocorrem no momento do pagamento, não no reconhecimento formal da sua ocorrência.

7ª QUESTÃO
Uma das características das empresas bem-sucedidas é a longevidade. Elas duram muito tempo, atravessam tranquilamente várias gerações e planam como águias sobre os desafios, os ciclos financeiros, as mudanças econômicas ou políticas, as “épocas de vacas magras” e os demais vendavais que se sucedem no ambiente de negócios. Isso requer um extraordinário jogo de cintura, uma incrível flexibilidade acompanhada de uma agilidade ímpar para perceber a situação, tomar decisões, mudar de curso, manobrar, frear ou acelerar rapidamente.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração para Todos – Ingressando no Mundo da Gestão de Negócios. São Paulo: Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9786559770380.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I. O planejamento operacional cobre uma variedade de cenários possíveis e respostas apropriadas para questões que variam desde o planejamento de pessoal até a preparação avançada para ocorrências externas que podem impactar negativamente os negócios.
PORQUE
II. Embora em qualquer tipo de planejamento as mudanças devem ser antecipadas, o planejamento de contingência é essencial nos momentos em que as mudanças não podem ser previstas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

8ª QUESTÃO
O armazenamento de mercadorias prevendo seu uso futuro exige investimento por parte da organização. O ideal seria a perfeita sincronização entre a oferta e a demanda, de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessária. Entretanto, como é impossível conhecer exatamente a demanda futura e como nem sempre os suprimentos estão disponíveis a qualquer momento, deve-se acumular estoque para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar os custos totais de produção e distribuição.
Fonte: LIRA, A.B. et al. Gestão de estoque: proposta para uma farmácia diferenciada. O Mundo da Saúde, São Paulo – 2013; 37(1): 97-104.
Sobre controle e gestão de estoque, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

A eficiência de um empreendimento não está associada com a gestão de estoques, seja do ponto de vista operacional, ou do ponto de vista financeiro.

O inventário periódico deve ser realizado sempre mensalmente.

Para o cálculo do consumo de materiais, deve se considerar o estoque inicial, compras e estoque final.

O inventário permanente, com controle contínuo da movimentação de estoque, não é possível de ser realizado.

Para empresas de grande porte, com estoque de valores elevados, o inventário periódico é o mais indicado.

9ª QUESTÃO
Vários elementos influenciam a estratégia de preços de um estabelecimento. Mesmo em uma rede de farmácia, que atua em cidades ou até estados diferentes, a definição do preço de um produto pode ser heterogênea entre as lojas. Até a localização de uma loja pode influenciar os preços.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Levando em consideração os fatores que influenciam na formação do preço de venda, analise as seguintes afirmações:

I. Os elementos de preço podem ser considerados monetários ou não monetários.
II. Custos de tempo, e energia e psicológicos estão no componente não monetário.
III. Custos de operação, manutenção e depreciação do produto não são considerados no componente monetário.
IV. Ao selecionar um ponto de venda, deve ser considerado o aspecto comportamental, como por exemplo, o acesso à estacionamento.
V. Perdas de medicamentos por vencimento são considerados no aspecto tempo da precificação.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, e IV, apenas.

I, II, IV e V, apenas.

I, II, III, IV e V.

10ª QUESTÃO
Após a graduação você decide abrir seu primeiro empreendimento, uma pequena farmácia de dispensação. Durante a etapa de planejamento, você está fazendo um levantamento de alguns valores necessários para a abertura da farmácia.

Quadro 1 – Descrito de valores para abertura de farmácia. Fonte: A autora.

 
Analisando a tabela acima, qual será o valor total de gastos previstos para a abertura desta farmácia?
 

ALTERNATIVAS

R$ 12.000

R$ 47.200

R$ 35.200

R$ 40.000

R$ 10.000

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato