ATIVIDADE 2 – FAR – ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS – 52_2024
Atenção! Questão anulada. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
2ª QUESTÃO | |||||||||||
De acordo com Urdan e Urdan (2013), em um conceito mercadológico, o valor percebido pelos consumidores corresponde a quanto de recursos estão dispostos a transferir em uma transação comercial para adquirir produtos ou serviços. Existem alguns componentes que estabelecerão o valor de troca, por exemplo, sacrifício de tempo para aquisição, energia/combustível gasto, desgastes psicológicos, valor monetário alvo e que existem elementos de preço monetários e não monetários.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre precificação, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
Reduzir os custos da farmácia é fundamental para garantir a competitividade do negócio no mercado farmacêutico. Além disso, a redução de gastos ajuda a manter a saúde financeira e a lucratividade do negócio. Para ter um controle financeiro eficiente é preciso reduzir os custos da farmácia sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços. Além disso, manter um alto nível no atendimento é essencial para conquistar e fidelizar clientes. É importante estar atento aos gastos para evitar custos desnecessários, mas é preciso sempre pensar na eficiência da operação da drogaria antes de tomar decisões precipitadas para cortar custos. Fonte: Marketing Farmarcas. Aprenda a reduzir os custos da farmácia. Farmarcas, 2019. Disponível em: https://www.farmarcas.com.br/aprenda-reduzir-os-custos-da-farmacia/. Acesso em: 07 abr. 2024.
Considerando a relação dos gastos com a identificação e apropriação aos produtos, analise as asserções abaixo: I. O custo com equipamentos de uma farmácia de manipulação como, por exemplo, aquisição de balanças de precisão, é um custo indireto. PORQUE
II. Os custos indiretos se caracterizam por terem uma relação indireta com os produtos finais, beneficiando a fabricação de vários produtos ao mesmo tempo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
O custeio variável traz um raciocínio interessante sobre os comportamentos dos custos fixos e variáveis, e considera apenas os custos variáveis na fabricação de um produto, excluindo os fixos. Isto porque há um consenso entre autores de que os custos fixos ocorrem ininterruptamente, mesmo na ausência de produção, logo, não devem ser considerados como parte do produto ou do serviço produzido. Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre o conceito de margem de contribuição, assinale a alternativa correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
A análise do ponto de equilíbrio – break even point – calculado dividindo os gastos fixos do período, pela margem de contribuição unitária, auxilia a compreender como o lucro pode ser afetado pelas variações de elementos que integram as receitas de vendas e os custos e as despesas totais. A margem de contribuição total e a margem de contribuição unitária constituem elementos importantes nas análises do ponto de equilíbrio e dos efeitos de alavancagem. Fonte: CREPALDI, Silvio A.; CREPALDI, Guilherme S. Contabilidade de Custos. BarueriSP : Atlas, 2023. E-book. ISBN 9786559775026.
Sobre Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC), assinale a alternativa correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
A gestão de gastos é essencial, especialmente considerando o nível de competitividade existente entre os empreendimentos. Um controle de gastos que busca reduzir defeitos, desperdícios de matérias-primas e de insumo, e gastos de energia e retrabalhos, deve ser realizado por um empreendimento competitivo. Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o contexto de apuração dos custos da produção, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
Uma das características das empresas bem-sucedidas é a longevidade. Elas duram muito tempo, atravessam tranquilamente várias gerações e planam como águias sobre os desafios, os ciclos financeiros, as mudanças econômicas ou políticas, as “épocas de vacas magras” e os demais vendavais que se sucedem no ambiente de negócios. Isso requer um extraordinário jogo de cintura, uma incrível flexibilidade acompanhada de uma agilidade ímpar para perceber a situação, tomar decisões, mudar de curso, manobrar, frear ou acelerar rapidamente. Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração para Todos – Ingressando no Mundo da Gestão de Negócios. São Paulo: Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9786559770380. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo: I. O planejamento operacional cobre uma variedade de cenários possíveis e respostas apropriadas para questões que variam desde o planejamento de pessoal até a preparação avançada para ocorrências externas que podem impactar negativamente os negócios.
PORQUE II. Embora em qualquer tipo de planejamento as mudanças devem ser antecipadas, o planejamento de contingência é essencial nos momentos em que as mudanças não podem ser previstas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
O armazenamento de mercadorias prevendo seu uso futuro exige investimento por parte da organização. O ideal seria a perfeita sincronização entre a oferta e a demanda, de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessária. Entretanto, como é impossível conhecer exatamente a demanda futura e como nem sempre os suprimentos estão disponíveis a qualquer momento, deve-se acumular estoque para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar os custos totais de produção e distribuição. Fonte: LIRA, A.B. et al. Gestão de estoque: proposta para uma farmácia diferenciada. O Mundo da Saúde, São Paulo – 2013; 37(1): 97-104.
Sobre controle e gestão de estoque, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
Vários elementos influenciam a estratégia de preços de um estabelecimento. Mesmo em uma rede de farmácia, que atua em cidades ou até estados diferentes, a definição do preço de um produto pode ser heterogênea entre as lojas. Até a localização de uma loja pode influenciar os preços. Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Levando em consideração os fatores que influenciam na formação do preço de venda, analise as seguintes afirmações: I. Os elementos de preço podem ser considerados monetários ou não monetários. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
Após a graduação você decide abrir seu primeiro empreendimento, uma pequena farmácia de dispensação. Durante a etapa de planejamento, você está fazendo um levantamento de alguns valores necessários para a abertura da farmácia. Quadro 1 – Descrito de valores para abertura de farmácia. Fonte: A autora. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|