MAPA PORTFÓLIO MKT IMERSÃO PROFISSIONAL MARKETING ANALÍTICO E NOVAS TECNOLOGIAS 53 2024
1ª QUESTÃO O marketing analítico trabalha com a coleta e a análise de dados para entender padrões, avaliar estratégias e tomar melhores decisões. É a área que mergulha nos dados para entender quais resultados foram alcançados, se a empresa está no caminho certo e quais tendências estão no horizonte. Portanto, é uma prática que reporta o passado, analisa o presente e orienta o futuro. Fonte: CASAROTTO, C. O que é Marketing Analytics? Entenda tudo sobre a aplicação de dados em estratégias de marketing. Rock Content. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marke… analytics/. Acesso em: 19 jun. 2024. E como analisar esses dados na prática? Imagine que você é o responsável pela análise de dados e tomada de decisão no caso fictício da empresa GreenTech. A “GreenTech” é conhecida por seus produtos sustentáveis e lançou recentemente um novo produto chamado “ECO-Bottle”. Esta é uma garrafa reutilizável feita com materiais 100% recicláveis. O produto foi lançado na mesma linha de produtos que inclui a “Green-Bottle” e a “Nature-Bottle”, duas outras garrafas reutilizáveis da empresa. Informações importantes para análise: Total de vendas da empresa GreenTech sem as vendas da ECO-Bottle: 100.000 unidades Total de vendas da linha de garrafas reutilizáveis no período anterior ao lançamento da ECO-Bottle: 60.000 unidades Vendas totais da ECO-Bottle após o lançamento: 20.000 unidades Vendas totais da linha de garrafas reutilizáveis após o lançamento da Eco-Bottle: 70.000 unidades Investimento em marketing para o lançamento da ECO-Bottle: R$50.000,00 Receita gerada pela venda da ECO-Bottle no primeiro trimestre: R$200.000,00 Tamanho do público alvo: 500.000 Total de vendas da VerdeTech no período: R$180.000,00 Imagine que você está analisando esses dados da GreenTech e responda o que se pede: 1) Calcule a participação relativa de mercado da GreenTech por receita, em relação à sua principal concorrente, a VerdeTech. 2) Determine a taxa de canibalização da “ECO-Bottle” em relação à linha de garrafas reutilizáveis da GreenTech. 3) Considerando que o mercado total potencial de consumidores para garrafas reutilizáveis é de 500.000 pessoas, calcule a taxa de experimentação da “ECO-Bottle”. 4) Calcule o ROI do investimento em marketing para o lançamento da “ECO-Bottle”. 5) Proponha a utilização de uma nova tecnologia presente no mercado, que poderia ser utilizada para promocionar a “ECO-Bottle”. Além disso, explique como essa tecnologia poderia aumentar a visibilidade e as vendas do produto. Fórmulas:- Participação relativa de mercado = (Total de vendas de empresa / Total de Vendas da concorrente) – Taxa de canibalização = Vendas perdidas da linha / Vendas do novo produto – Taxa de experimentação = (Número de novos consumidores / Mercado alvo total) – ROI = Receita / Investimento Bons estudos!