ATIVIDADE 2 – FAR – INTRODUÇÃO À PROFISSÃO FARMACÊUTICA – 53_2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

A atuação do profissional farmacêutico está muito além do que pegar uma receita e procurar o medicamento atrás do balcão. Ele pode orientar o cliente quanto a forma correta de usar um medicamento e também atuar em conjunto com outros profissionais de saúde para a elaboração, implementação e monitoração de um plano terapêutico que irá produzir resultados terapêuticos específicos para o paciente.

A atuação do farmacêutico em cooperação com o paciente e outros profissionais de saúde é denominado de:

ALTERNATIVAS

Atenção à Saúde

Rede de Atenção

Assistência Técnica

Atenção Farmacêutica

Atenção Multiprofissional

2ª QUESTÃO
Movimento ocorreu em meio a uma grave crise de identidade profissional, no período entre 1960 a 1987, e que marcou o princípio de uma nova era para a educação e para a prática farmacêutica. A perda do papel do farmacêutico nas farmácias ocorrida na pós-industrialização do setor foi resolvida com sucesso relativo no âmbito da farmácia hospitalar pelo surgimento de uma nova disciplina que pretendia resgatar a participação do profissional na equipe da saúde.

 
 

Fonte: PEREIRA, J. G. Introdução à profissão farmacêutica. Maringá: UniCesumar, 2022.



Sobre essa disciplina e ensejo profissional, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

Farmácia Clínica.

Farmácia Industrial.

Farmácia comunitária.

Farmácia homeopática.

Farmácia em Unidade Básica de Saúde.

3ª QUESTÃO

A cúrcuma, popularmente conhecida como açafrão, é um corante natural de cor amarela muito utilizado em atividades culinárias como tempero e corante, e em aplicações terapêuticas por apresentar propriedades farmacológicas. O seu uso, na profilaxia e no tratamento de doenças, é empregado desde a antiguidade e vem passando de geração em geração de forma empírica. Este conhecimento popular associado às pesquisas farmacológicas sobre os princípios ativos e o mecanismo de ação do componente natural, possibilitou o desenvolvimento de fármacos e o emprego na medicina.

MORETES, D.N; GERON, V.L.M.G. Os benefícios medicinada da Curcuma longa L. (açafrão da terra). Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 10, n. 1, p. 106-114, 2019. Disponível em: https://bityli.com/li5iuH. Acesso em: 16 set. 2021.

Considerando esta prática popular e o avanço das atividades farmacêuticas, analise as afirmações a seguir:

I. O uso de plantas medicinais em práticas relacionadas à saúde está presente desde o Período Paleolítico na Medicina Primitiva.

II. As práticas desenvolvidas por Hipócrates, Galeno e Avicena, empregaram o uso científico dos recursos naturais na terapêutica.

III. A criação dos jardins botânicos na época do Renascimento foi essencial para as pesquisas e para o fornecimento de espécies de plantas às farmácias.

IV. O açafrão e outras espécies de vegetais utilizados na antiguidade deram origem a medicamentos que passaram a ser sintetizados, quimicamente, e são utilizados nos dias de hoje.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO

No início do Brasil Colônia, o acesso aos medicamentos só acontecia quando as expedições portuguesas vinham de Portugal, no entanto, durante a viagem, muitas vezes, os navios eram saqueados por piratas. Os portugueses perceberam que o Basil apresentava uma grande variedade de plantas que poderiam ser utilizadas para o tratamento de doenças e decidiram que os remédios passariam a ser produzidos na própria colônia. Assim, surgiram as primeiras boticas, que aos poucos foram se expandindo e ficando à disposição do público.

BRASIL. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. A Profissão Farmacêutica. 2. ed. São Paulo, 2019.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. No Brasil, os primeiros que se dedicaram à arte da manipulação de matérias primas para obtenção de remédios e abriram as primeiras boticas foram os jesuítas.

PORQUE

II. Os jesuítas tinham o interesse de explorar as matérias-primas locais e lucrar com o comércio dos medicamentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

5ª QUESTÃO

O Código de Ética Farmacêutica atual, regulamentado pela Resolução nº 596 de 21 de fevereiro de 2014, reitera que o farmacêutico é um profissional da saúde, cumprindo-lhe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à coletividade na promoção da saúde.
 

BRASIL. Conselho Federal de Farmácia. Resolução nº 596 de 21 de fevereiro de 2014. Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. Brasília: Diário Oficial da União, nº 57, Seção 1, 25 de março de 2014. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/C%C3%B3digo%20de%20Etica%2003fev2014.pdf Acesso em: 01 jul. 2021.

 
Avalie as afirmativas a seguir e assinale aquela que corresponde corretamente à atitude profissional que fere o Código de Ética Farmacêutica e que é passível da penalidade de eliminação do farmacêutico do quadro do CRF.

ALTERNATIVAS

Ausência na farmácia em três inspeções consecutivas.

Divulgação de informações confidenciais de pacientes.

Incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual.

Ocorrência de reação adversa grave por medicamento dispensado.

Manutenção no estoque de medicamentos com data de validade expirada.

6ª QUESTÃO

Cada profissão tem seu código de ética, um documento que estabelece os direitos e deveres da categoria, norteando todas as atitudes no âmbito profissional em prol da responsabilidade social.

Em relação ao Código de Ética Profissional Farmacêutica, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

O profissional farmacêutico pode exigir condições justas de trabalho e remuneração.

O profissional farmacêutico pode delegar a outros profissionais atos exclusivos da profissão farmacêutica.

As atividades farmacêuticas comerciais podem sobrepor à promoção, prevenção e recuperação da saúde.

O farmacêutico não tem autonomia para fiscalizar e denunciar violações às normas profissionais, sanitárias e ambientais.

Os atos farmacêuticos que se oponham à legislação podem ser realizados desde que o profissional assuma a responsabilidade.

7ª QUESTÃO

A Farmácia, com seu patrimônio de 50 séculos de serviço ao homem, passou a ser reconhecida como uma das grandes profissões. Os farmacêuticos estão entre as pessoas mais bem educadas da comunidade e colaboradores incansáveis para o progresso da ciência. Quando o farmacêutico de varejo de hoje avia uma receita escrita por um médico, ele fornece um serviço profissional que incorpora os benefícios do conhecimento acumulado ao longo dos anos. A estatura profissional da farmácia continuará crescendo no futuro, já que esta grande herança e tradição de serviço é passada de preceptor para aprendiz, de professor para aluno, de pai para filho.
 

Elaborado pelo professor, 2021.

 
A seguir, apresenta-se a associação do nome de farmacêuticos que fizeram a história e as respectivas contribuições dos mesmos para as Ciências Farmacêuticas:

(1) Louis Hébert(   ) Isolou o alcaloide “pereirinha” – do pau-pereira (Geissospermum vellosii) -, de ação farmacológica paralisante.
(2) Carl Wilhelm Scheele(   ) Dedicou-se ao cuidado da saúde dos pioneiros, cultivando plantas nativas e supervisionando seu plantio, cultivo e colheita no Canadá.
(3) Wilhelm Adam Sertürner(   ) Purificou a cocaína, princípio ativo da planta da Coca (Erythroxylon cocae – “a divina planta dos Incas”).
(4) Ezequiel Correia dos Santos(   ) Descobriu oxigênio, cloro, ácido prússico, ácido tartárico, tungstênio, molibdênio, glicerina, nitroglicerina e uma série de outros compostos orgânicos.
(5) Friederich Albert Niemann(   ) Isolou o principal princípio narcótico do ópio, a morfina, o que permitiu reconhecer e provar a importância dos alcaloides.






 
A sequência correta destas associações é:
 

ALTERNATIVAS

(1), (2), (3), (4), (5).

(4), (1), (5), (2), (3).

(3), (2), (5), (4), (1).

(3), (1), (5), (2), (4).

(4), (2), (5), (1), (3).

8ª QUESTÃO
Em Joinville-SC, no ano de 1912, o farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves iniciou a produção artesanal da pomada Minâncora, cuja fórmula possuía o cheiro inconfundível da cânfora.

 
 

Fonte: PEREIRA, José Gilberto. Introdução à profissão farmacêutica. Maringá: UniCesumar, 2022.



Sobre as várias indicações da pomada, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

Sinusite.

Queda capilar.

Infecções fúngicas na pele.

Queimaduras de segundo grau.

Broncodilatador e expectorante.

9ª QUESTÃO

A farmácia comunitária no nosso país, tem sido reconhecida como um local de referência da população para o tratamento de problemas de saúde e busca de melhora e bem-estar. Recorremos a ela para aquisição de medicamentos prescritos, produtos para saúde e higiene pessoal. Recentes concessões dadas às farmácias pelas autoridades sanitárias refletem o importante papel do farmacêutico na recuperação da saúde. 
 
 

Fonte: PEREIRA, José Gilberto. Introdução à profissão farmacêutica. Maringá: UniCesumar, 2022.



​Sobre essas concessões, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

Aplicação de piercing no umbigo e orelhas.

Aplicação de anabolizantes isentos de receita médica.

Aplicação de vacinas, porém a liberação é apenas para a vacina do COVID.

Indicação dos medicamentos psicoterápicos e seguimento de pacientes para verificar os possíveis efeitos colaterais.

Indicação e orientação dos medicamentos que são isentos de prescrição e acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes promovendo a adesão aos tratamentos.

10ª QUESTÃO

A Portaria SVS/MS Nº 344 regulamenta os medicamentos que são sujeitos à um controle especial de receita, classificando-os em listas específicas, padronizando os rótulos e estabelecendo regras para a dispensação.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº344, de 12 de maio de 1998. Brasília, 1998. Disponível em: https://bityli.com/OghAs. Acesso em: 17 set. 2021. (adaptado).

Em relação aos rótulos e embalagens destes medicamentos, analise as afirmações a seguir:

I. Os medicamentos devem ser comercializados em embalagens invioláveis, sendo proibido o fracionamento.

II. Os rótulos dos medicamentos sujeitos a um controle especial devem conter a informação de que é proibido a venda sem prescrição médica.

III. Os medicamentos da classe B2 devem apresentar uma faixa horizontal de cor vermelha e, em destaque, a expressão: “Venda sob Prescrição Médica”.

IV. Os medicamentos à base de substâncias entorpecentes e psicotrópicos devem conter em sua embalagem uma faixa horizontal da cor preta e o dizer: “Atenção: pode causar dependência física ou psíquica”.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, II, III e IV, apenas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato