ATIVIDADE 1 – BEDU – ATIVIDADES DE ACADEMIA – 53_2024
Período:19/08/2024 08:00 a 08/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito não está liberado!
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
A prática de ginástica em academias consolidou-se com o objetivo de promover a saúde e melhorar a aptidão física dos praticantes. Nesse contexto, é sabido que exercícios de intensidade moderada a vigorosa trazem benefícios significativos para a aptidão cardiorrespiratória. Assim, é essencial que as modalidades de ginástica oferecidas nas academias incluam atividades que demandem esses níveis de esforço, garantindo que os alunos usufruam dos benefícios proporcionados pela prática.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Uma vez que, a Ginástica de academia pode proporcionar melhora na aptidão cardiorrespiratória de seus praticantes, é imprescindível que o profissional da educação física reconheça isso e que saiba como prescrever o exercício de modo que ele promova melhoras na aptidão física de seus alunos. Nesse sentido, faça a leitura e responda as questões abaixo, com base no material da disciplina.

a) Qual a definição de aptidão cardiorrespiratória (ou aptidão aeróbica) e a sua importância para a saúde?
b) A prescrição da intensidade do exercício físico aeróbio determina uma zona de frequência cardíaca de treinamento, com limites inferior e superior que precisam ser respeitados durante a sessão de treino. A partir disso, considere um indivíduo com 35 anos de idade e Frequência cardíaca de repouso igual a 67 BPM; seu limite inferior e superior de treino são respectivamente, 55% e 80%. Nesse sentido, determine: a Frequência cardíaca máxima, a Frequência cardíaca de treinamento do limite inferior e a Frequência cardíaca de treinamento do limite superior.
(OBS: Apresente os cálculos completos e respostas)

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