ATIVIDADE 1 – ENGENHARIA DE TEMPOS E MÉTODOS – 53_2024
A ergonomia tem como objetivo aplicar conhecimentos científicos para projetar dispositivos, equipamentos e ambientes de forma a maximizar o uso produtivo das capacidades humanas, mantendo a saúde e o bem-estar dos indivíduos. O trabalho deve ser ajustado às pessoas em todos os aspectos, respeitando suas características e limitações anatômicas, fisiológicas e psicológicas (CORRÊA, 2012).
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela normalização técnica das normas e requisitos dos espaços de trabalho. A norma regulamentadora NR-17 estabelece parâmetros para adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência (ABNT, 2007).
De acordo com a ABNT NR-17, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, devendo abordar, no mínimo, as condições de trabalho estabelecidas na norma regulamentadora.
Faça uma análise crítica das imagens abaixo, correlacionando as não conformidades com o que rege a normativa NR-17.
Análise 1
observa-se um trabalhador em uma postura inadequada, curvado sobre a mesa enquanto utiliza um tablet. A NR-17 estabelece que o posto de trabalho deve ser projetado de forma a permitir que o trabalhador mantenha uma postura correta, evitando posições que possam causar desconforto ou lesões. As principais não conformidades identificadas são:
Análise 2
há duas situações distintas de trabalho em um ambiente de armazém: