ATIVIDADE 2 – AGRON – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS – 53_2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Vários fatores influenciam o ambiente do marketing global, o que aumenta a necessidade de atenção às variáveis que podem afetar as estratégias mercadológicas internacionais de determinada empresa.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.
Sobre esses fatores, analise as afirmativas a seguir:I. Recursos e fatores naturais.
II. Concorrentes e fornecedores.
III. Clientes.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

2ª QUESTÃO
Obviamente que cada elemento do composto de marketing (produto, preço, praça promoção) tem potencial para afetar o processo de compra em vários estágios, atingindo, por sua vez, o objetivo principal, que é contribuir para o lucro da organização.
​Tonin, J. M.; Barczsz, S. S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá-Pr. Unicesumar, 2020. Reimpresso 2023.


Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
 

I. A novidade do produto pode afetar o comportamento de compra. Se for algo inovador, inédito, o processo até a decisão pela compra pode ser estendido, pois o consumidor procurará mais informações a respeito da mercadoria, o que faz com que a solução seja educá-lo ao apresentar o produto, sua serventia e quais problemas ele resolve.
II. O preço será, especialmente, importante para estimular e criar alternativas para que a decisão de compra seja tomada, caso ele seja um dos atributos do produto que entre na avaliação e, também, na estimativa de valor dos consumidores, após a compra.
III. É fator especial no processo de compra do consumidor, uma vez que é responsável pela mensagem que impacta este potencial cliente, e a principal função da promoção é lembrar que há um problema, e o produto pode resolver, além de entregar um valor maior do que os produtos dos concorrentes.É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

3ª QUESTÃO
No contexto dos negócios, o marketing envolve construir relacionamentos lucrativos e de valor com os clientes. O que significa dizer, então, que as estratégias e ações de marketing estão além da simples venda. Por isso, como veremos a seguir, a venda é resultado e consequência das ações do marketing. Segundo Kotler e Armstrong (2007), marketing pode ser entendido como o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. Tradução de Cristina Yamagami. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.


Nesse contexto, avalie se as afirmações a seguir são V (VERDADEIRA) ou F (FALSA):
 
I. Marketing é uma atividade com conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
II. Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.
III. Uma venda é resultado do marketing, uma vez que ele entra em cena, até mesmo, antes da existência do produto ou serviço. Dessa forma, é o marketing o responsável por descobrir o que o consumidor precisa ou deseja, o que a empresa deve produzir e oferecer para este mercado.
IV. Quando a organização estabelece um elo de valor com os clientes, a transação financeira oriunda pela venda/compra de um bem ou serviço passa para segundo plano, porquanto o parâmetro de avaliação do cliente, certamente, será o quanto aquela solução resolve, de fato, o seu problema.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

ALTERNATIVAS

V, V, V, V.

F, F, F, F.

F, F, V, V.

V, V, V, F.

F, V, V, V.

4ª QUESTÃO
A Associação Americana de Marketing (American Marketing Association), apresenta uma definição que está em vigor desde julho de 2013, com base na “criação e entrega de valor”. Vejamos a tradução da definição para o português, na íntegra: Marketing é uma atividade com conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral (AMA,2019, on-line)3.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.

Sobre marketing, analise as afirmativas a seguir:

I. No contexto dos negócios, o marketing envolve construir relacionamentos lucrativos e de valor com os clientes.
II. As estratégias e ações de marketing estão além da simples venda.
III. A  venda é resultado e consequência das ações do marketing.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO
Alguns autores analisam a margem de comercialização como a diferença entre o que os consumidores finais gastam com o consumo de seus alimentos em uma economia e o somatório dos preços recebidos pelos produtores por essas mercadorias em seu estado natural. O cálculo da margem de comercialização serve para auxiliar no acompanhamento do mercado de um determinado produto.
Tonin, J. M.; Barczsz, S. S.  Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá-Pr. Unicesumar, 2020. Reimpresso 2023.


Sobre este tema, imagine que no mês de janeiro as cotações de balcão para determinado produto registraram o preço de R$ 1,75 ao produtor, R$ 2,76 no atacado e R$ 4,55 no varejo. Qual a margem do atacadista em valores absolutos e relativos, respectivamente? Assinale a alternativa correta. 

ALTERNATIVAS

1,01 e 22,20%.

2,80 e 61,45%.

1,79 e 39,34%.

2,02 e 29,42%.

1,22 e 36,42%.

6ª QUESTÃO
O marketing pode ser orientado de várias maneiras nas organizações. De forma mais objetiva, consideramos cinco principais orientações que permeiam grande parte das organizações, as quais são: orientação para produção, produto, vendas, marketing e valor. Vale destacar que a orientação de marketing é uma derivação do posicionamento estratégico, em tese, previamente definida pela alta gestão.
​Tonin, J. M.; Barczsz, S. S.  Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá-Pr. Unicesumar, 2020. Reimpresso 2023.
Sobre este tema, assinale a alternativa correta que apresenta o tipo de orientação que enfatiza a importância de desenvolver e comercializar produtos e serviços com base no que os clientes precisam e desejam, uma vez que as organizações devem satisfazer às necessidades e aos desejos dos clientes como meio de alcançar seus próprios objetivos, como o lucro e a expansão.
ALTERNATIVAS

Orientação de produção.

Orientação de produto.

Orientação de vendas.

Orientação de valor.

Orientação de marketing.

7ª QUESTÃO
Alguns autores consideram a margem de comercialização como a diferença entre o que os consumidores finais gastam com o consumo de seus alimentos em uma economia e o somatório dos preços recebidos pelos produtores por essas mercadorias em seu estado natural.
TONI, J. M.; BARCZSZ, S.S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018.
Nessa conjuntura, a respeito do cálculo da margem de comercialização, analise as afirmativas:l. Quanto maior o processamento e manejo de uma mercadoria, maior será a margem.
ll. Os aperfeiçoamentos tecnológicos no processamento podem levar o produto agrícola a ser parcialmente trocado por serviços não agrícolas.
lll. Algumas mudanças tecnológicas, como o melhoramento de armazenamento e transporte, possibilitam diminuir as margens, enquanto outras que envolvem maiores preparações tendem a aumentá-las.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

Il, apenas.

l e ll, apenas.

II e lll, apenas.

I, II e III.

8ª QUESTÃO
Segundo Churchill e Peter (2012), as estratégias de marketing que funcionam para os jornais não são as mesmas que funcionam para programas de busca na internet. Há muitas razões para as diferenças, mas uma das mais importantes é que esses produtos estão em diferentes estágios do seu ciclo de vida. Existe uma fase em que o produto se torna conhecido no mercado e quando as vendas sobem mais, gradualmente, sem grandes saltos verticais. A organização passa a direcionar sua comunicação e promoção para outro segmento de cliente e mercado-alvo.
CHURCHILL, G.; PETER, P. Marketing: Criando valor para os clientes. 3. ed. Tradução de Cecília C. Bartaloti e Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2012.

Considerando o contexto acima e os conceitos sobre ciclo de vida do produto, assinale a alternativa correta que apresenta em qual estágio o produto descrito acima pode ser classificado.  
 

ALTERNATIVAS

Introdução.

Crescimento.

Maturidade.

Declínio.

Reestruturação.

9ª QUESTÃO
Um cliente recebe benefícios em troca de custos, definidos pelo preço do produto/serviço. Por isso, o termo valor pode ser definido como a razão entre aquilo que o cliente recebe e o que sacrifica ao fechar um contrato, uma negociação ou compra.
Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.

Uma boa proposta de valor possui resultados com algumas características, sobre essas características, analise as afirmativas a seguir:

I. Atuam em poucas tarefas, dores e ganhos, mas o fazem extremamente bem.
II. Estão alinhadas com a forma com a qual os clientes medem o sucesso.
III. Distinguem-se da concorrência pelas tarefas, dores e ganhos que importam.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

10ª QUESTÃO
Os derivativos cumprem as funções de transferência de risco, em que uma parte exposta a um risco indesejado pode passar a outras partes que aceitam correr esses riscos. Quatro modalidades de contratos são negociadas nesses mercados: Termo, Futuro, de Opções e de Swaps.
BARCZSZ, Silvio Silvestre; TONIN, Julyerme Matheus. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto acima, sobre os diversos tipos de contratos disponíveis nesse mercado e suas características, avalie as afirmações a seguir:l. Swaps: é uma estratégia financeira em que dois agentes concordam em trocar fluxos futuros de fundos de uma forma preestabelecida.
ll. Contrato a Termo: não há intercambialidade nesse contrato, ou seja, durante a vigência do contrato, o agente não pode transferir sua posição a um terceiro.
lll. Contrato Futuro: A principal característica desse mercado e a padronização quanto à quantidade e qualidade do ativo, formas de liquidação, garantias, prazo de entrega dentre outros, sendo negociado exclusivamente em bolsa.
lV. Contratos de Opções: é um direito negociável e não uma obrigação de efetuar uma compra (call) ou venda (put) de um ativo-objeto em uma data futura, a um preço futuro pré-determinado, mediante o pagamento de um premio.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, II, III e IV.

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