ATIVIDADE 2 – CIÊNCIAS DO AMBIENTE – 52_2024

1ª QUESTÃO
O rio Tietê nasce contra vertente da Serra do Mar, a 840 metros de altitude, atravessa o Estado de São Paulo, em seu maior comprimento, numa extensão de 1.050 quilômetros. Desemboca no rio Paraná com uma vazão de 600 metros cúbicos por segundo, maior que rios importantes como o Tâmisa, na França. Mas, quando o Tietê corta São Paulo, a sua vazão é muito baixa (cerca de 50 metros cúbicos por segundo). A bacia do rio Tietê é a mais densamente habitada do Brasil. 34% dos esgotos sanitários gerados no estado não são tratados, e além disso, há as águas residuárias industriais, da agricultura e pecuária (confinamentos), lançadas ao longo do rio Tietê. Os sistemas de tratamento empregados nas cidades e indústrias não são capazes de remover totalmente os sais minerais, nitrogênio e fósforo contidos nos efluentes. Na medida que a concentração de nutrientes aumenta, podem ocorrer episódios críticos em que as águas dos rios ficam esverdeadas. Em abril de 2019, dezenas de toneladas de peixes morreram em Sales durante um desses episódios no baixo Tietê.
  Andrade, J. M. F. A poluição do rio Tietê. Diário da Região, 2024. Disponível em: <https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/a-eutrofizac-o-do-rio-tiete-1.1932804>. Acesso em 16 mar 2024. (adaptado).


 Em relação episódios citados na reportagem, é possível afirmar que o rio Tietê:

ALTERNATIVAS

Sofreu um processo de autodepuração, caracterizado pelo excesso de algas no corpo hídrico.

Pode ser recuperado com plantio de macrófitas aquáticas na extensão do rio que possui baixa vazão.

Sofreu um processo de eutrofização, fenômeno que é mais comum em rios do que lagoas e represas.

Sofreu um aumento da carga de oxigênio dissolvido devido ao crescimento bacteriano, levando a morte de peixes.

Sofreu um processo de eutrofização, devido à adição de nutrientes ao corpo hídrico, principalmente nitrogênio e fósforo.

2ª QUESTÃO

“A poluição do ar é um grande desafio para cidades e estados em todo o Brasil, sendo responsável por mais de 51 mil mortes anuais, de acordo com relatório publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde.
Historicamente, o controle da poluição do ar é tratado como um tema limitado à área ambiental, mas avanços no conhecimento científico evidenciam que o desafio vai além e é transversal em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país“.

Fonte: https://www.wribrasil.org.br/sites/default/files/wri-o-estado-da-_qualidade-do-ar-no-brasil.pdf. Acesso em: 16 maio 2023. (Grifos dos autores).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Sabe-se que, dentre os poluentes atmosféricos, temos o material particulado, que se trata de uma mistura de partículas líquidas e sólidas em suspensão na atmosfera.

PORQUE

II. São incluídos como particulados todas as substâncias gasosas quando são submetidas a uma temperatura e pressão normais, assim como vapores de substâncias líquidas ou sólidas sob condições normais.

Assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

A asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO

Grande parte das Estações de Tratamento de Água (ETA) utilizam os processos de coagulação e floculação visando preparar o material primário para a separação sólido-líquido subsequente, que, em seguida, vai para etapa de filtração, desinfecção, antes de ir para os reservatórios. Uma das etapas do tratamento de água é a promoção de encontros entre as partículas desestabilizadas por meio de agitação lenta (geralmente, abaixo de 80 s-1).

Fonte: SANTOS, H. R. et al. Aplicabilidade das Técnicas de Determinação de Tamanho de Partículas em Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto Sanitário. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 9, n. 4, p. 291–300, 2004.

A etapa da ETA que se refere à aglutinação das partículas em agitação lenta se trata da:

ALTERNATIVAS

Filtração.

Cloração.

Floculação.

Coagulação.

Sedimentação.

4ª QUESTÃO
A giardíase é uma infecção intestinal que afeta crianças e é transmitida a partir do contato com as fezes de pessoas ou animais contaminados. Um estudo realizado no Rio de Janeiro realizou exames de fezes em 89 crianças menores de 4 anos de uma creche pública. O resultado foi surpreendente: 44 delas, quase 50% do total, estavam infectadas pelo parasita intestinal Giardia lamblia. Sendo que 29 das crianças infectadas estavam com o parasita de genótipo A, o mais comum em humanos. Os outros 15 casos estavam infectados pelo genótipo E, comum apenas em animais de produção, como cavalos, bois e porcos. Essa foi a primeira vez em que foi encontrada infecção humana por esse tipo de parasita em um número significativo de pacientes.
Apesar de os surtos de giárdia se intensificarem através do contato interpessoal, observa-se a prevalência dos casos em regiões onde não há saneamento básico.
 

Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2017/01/novo-estudo-alerta-para-alta-frequencia-de-giardiase-em-criancas-neste-verao.html. Acesso em: 8 set 2022.

 
Com relação aos surtos de giardíase e sua relação com o tratamento de água para abastecimentoanalise as afirmações a seguir:
 
I. Os oocistos de giárdia e outros patógenos podem ser considerados indicadores de falhas no processo de tratamento e/ou controle da qualidade da água.
II. Em casos de surtos de infecção por patógenos da água em locais com saneamento básico, deve-se considerar a possibilidade de recontaminação na rede de distribuição de água.
III. Um parâmetro indireto de monitoramento de patógenos na água tratada é a cor, pois é uma medida de partículas suspensas, dentre as quais, por exemplo, podem estar contidos os oocistos de giárdia. 
IV. No tratamento convencional de água, destaca-se a filtração para a remoção de oocistos de giárdia devido à formação dos biofilmes e à retenção deles no meio filtrante por adsorção.

É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

5ª QUESTÃO
A Lei n. 12305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao Brasil no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. A PNRS prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta um conjunto de instrumentos que visa propiciar o aumento da reciclagem, a reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. Estabelece, ainda, a criação e a organização de cooperativas e associações de catadores de materiais, atores importantes no processo.
Disponível em : www.mma.gov.br/política-de-resíduos-sólidos. Acesso em 08 set. 2021 (adaptado)

A imagem a seguir arepresenta um exemplo de sistema de coleta seletiva com a participação de cooperativas de catadores de materiais.


​Disponível em https://www.coalizaoembalagens.com.br

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis constituem alternativas importantes para a ampliação da reutilização e da reciclagem de resíduos sólidos com valor econômico e para a geração de renda.

PORQUE
II. A coleta é o ponto-chave no gerenciamento de resíduos sólidos, pois é a etapa em que os resíduos são recolhidos junto ao gerador e encaminhados para a destinação final.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

6ª QUESTÃO
Um estudo pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) investigou a coinfecção por malária e parasitoses intestinais entre os yanomamis. Realizada no polo base Marari, no Amazonas, a pesquisa revelou o alto índice das infecções: todos os participantes apresentaram parasitos intestinais, sendo 81% com microrganismos causadores de doenças como amebíase e verminoses. Cerca de 15% tinham, simultaneamente, parasitose intestinal e malária.



Fonte: Menezes, M. Estudo revela alto índice de parasitoses intestinais entre yanomamis. IOC/Fiocruz, 2023. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-revela-alto-indice-de-parasitoses-intestinais-entre-yanomamis   Acessado em 16 mar 2024.

Considerando a situação descrita na reportagem e sua relação com o saneamento ambientalavalie as afirmações a seguir:
 
I. Os parasitos intestinais podem ser considerados indicadores de contaminação por esgoto doméstico.
II. Surtos de parasitoses em locais abastecidos com água tratada podem indicar recontaminação na rede de distribuição de água.
III. Um parâmetro indireto de monitoramento de patógenos na água tratada é a cor, pois é uma medida de partículas suspensas, dentre as quais, por exemplo, podem estar contidos os oocistos de giárdia. 
IV. A malária é transmitida por um mosquito vetor, portanto, a doença não está relacionada com o saneamento ambiental.
V. Para diminuir a ocorrência de parasitoses intestinais e malária, é preciso pensar em formas alternativas de saneamento ambiental, que considerem as percepções indígenas sobre doenças, moradia, higiene pessoal e saúde ambiental.
 
É correto o que se afirma em.
 

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e V, apenas.

III e IV, apenas.

II, III e V, apenas.

7ª QUESTÃO
A gestão adequada dos resíduos sólidos tornou-se uma preocupação central para indústrias de diversos setores, incluindo a indústria de alimentos. Cada tipo de resíduo requer uma abordagem específica para minimizar seu impacto ambiental e promover a sustentabilidade. Portanto, a definição adequada da classificação dos resíduos e a identificação dos métodos de destinação mais apropriados são passos fundamentais para garantir a conformidade com as regulamentações ambientais e para promover práticas industriais responsáveis.
Elaborado pelo professor, 2024.
Com base no exposto e considerando os seguintes resíduos sólidos produzidos por uma indústria de alimentos: cascas de frutas, restos de vegetais e embalagens de papelão. Assinale a alternativa que apresenta qual a classificação adequada segundo a NBR 10.004/2004 e a destinação correta destes resíduos:
ALTERNATIVAS

Classificação: Resíduos classe A. Destinação: Incineração controlada para eliminar possíveis agentes patogênicos presentes nos resíduos.

Classificação: Resíduos classe II-B. Destinação: Destinação para aterros sanitários comuns, uma vez que não representam riscos significativos ao meio ambiente.

Classificação: Resíduos recicláveis. Destinação: Todos os resíduos serão destinados para aterros sanitários comuns, uma vez que não representam riscos significativos ao meio ambiente.

Classificação: Resíduos classe I. Destinação: Todos os resíduos serão descartados em aterro sanitário especializado, devido ao potencial de contaminação do solo e águas subterrâneas.

Classificação: Resíduos classe II-A. Destinação: Os resíduos orgânicos serão destinados para compostagem ou biodigestão anaeróbica. Os resíduos de papel e papelão serão destinados para usinas de reciclagem.

8ª QUESTÃO
Existem duas formas indiretas de medir a quantidade de matéria orgânica em efluentes: a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e a Demanda Química de Oxigênio (DQO). A DBO indica a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica de origem carbonácea através de processos biológicos, enquanto a DQO mede a quantidade de oxigênio necessária para a oxidação química dessa matéria orgânica. A relação entre DQO e DBO pode ser classificada como baixa (menor que 2,5), média (entre 2,5 e 4,0) ou alta (maior que 4,0), o que é crucial para determinar o tipo de tratamento mais adequado, fornecendo uma estimativa da biodegradabilidade do efluente.
VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 4. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. 472 p.


O gráfico a seguir representa a relação DQO/DBO para três efluentes distintos.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com base no exposto e considerando que a biodegradabilidade dos efluentes é um dos parâmetros para a proposição de um sistema de tratamento, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

O efluente 3 é mais biodegradável que o efluente 2, portanto um tratamento biológico é mais indicado.

O efluente 3 possui uma fração inerte elevada, portanto um tratamento físico-químico é mais indicado.

O efluente 1 é menos biodegradável que o efluente 2, portanto um tratamento biológico será menos eficiente.

o Efluente 3 poderia ser tratado de forma eficiente com uma lagoa facultativa, diferentemente dos outros efluentes.

O efluente 1 é mais biodegradável do que os outros efluentes, portanto, um tratamento físico-químico é mais indicado.

9ª QUESTÃO
Para tratar a “água amarela”, efluente proveniente da indústria de suco de laranja, é necessário um processo de tratamento que leve em consideração suas características, tais como a alta carga orgânica e a presença de proteínas, óleos essenciais, pectina, açúcares, ácidos orgânicos e sais. Abaixo está um sistema de tratamento que poderia ser implementado:


Elaborado pelo professor, 2024.

 
Em relação ao sistema, avalie as afirmativas a seguir:
 

I. O nível de tratamento utilizado é secundário, uma vez que a última etapa visa a remoção da matéria orgânica dissolvida e em suspensão.
II. O tratamento preliminar é representado pelo processo 1 e 2.
III. O processo “a” é chamado de recirculação do lodo, que garante uma maior qualidade do efluente tratado.
IV. O tratamento terciário é representado pelas etapas 5 e 6, que visam a remoção de nutrientes, organismos patogênicos e outros contaminantes recalcitrantes.
V. A água de reuso pode ser utilizada como composição do suco de laranja produzido pela indústria, o que reduz o consumo de água.

É correto o que se afirma em.

ALTERNATIVAS

I e V, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

III, IV e V, apenas.

10ª QUESTÃO
Mudanças de hábitos alimentares decorrentes de alterações de estilo de vida têm levado a um aumento considerável na oferta de alimentos pré-preparados e conservados, o que, associado às exigências dos modernos sistemas de distribuição, tem favorecido o aparecimento de novas embalagens. Elas são resultantes da aplicação de novas tecnologias de fabricação e processamento de materiais, do aparecimento de novos materiais ou de novas combinações entre materiais tradicionais. As modificações nos hábitos alimentares também explicam, portanto, o progressivo aumento na quantidade de resíduos de embalagens entre os resíduos sólidos urbanos. A consciência do impacto das embalagens no ambiente impõe a necessidade de buscar estratégias para reduzir seu descarte em aterros e promover a economia ambientalmente sustentável.
JORGE, N. Embalagens para alimentos. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual de São Paulo, 2013 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e as questões pertinentes à classificação dos diferentes tipos de resíduos sólidos existentes, analise as assertivas abaixo:

I. Os resíduos orgânicos produzidos pelo consumo humano alimentar podem ter como propriedades a biodegradabilidade, a combustibilidade ou a solubilidade em água. Portanto, são classificados como Resíduos Classe I, de acordo com a NBR 10004/2004.
II. Quanto à origem ou natureza deste tipo de resíduo, os resíduos sólidos produzidos pelos hábitos alimentares podem ser classificados como domiciliares.
III. O manuseio dos resíduos sólidos provenientes do consumo alimentar humano é regulamentado no Brasil pela norma NBR 12809/93, e compreende os cuidados que se deve ter para segregar os resíduos na fonte de geração e a maneira de lidar com os resíduos perigosos.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato