ATIVIDADE 2 – DESENHO TÉCNICO – 54_2024
Período:14/10/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 25/11/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

A representação de uma peça pela projeção ortogonal pode causar interferências no seu entendimento, visto que, em um plano vertical a projeção de uma esfera, um círculo ou um cilindro se equivalem. Portanto, para solucionar a sobreposição dos pontos, é necessário a utilização de dois ou três planos, estes, são perpendiculares entre si e tem como interseção a linha de terra. Há outras variáveis que são necessárias no estudo deste sistema, além da utilização de determinadas convenções para auxiliar na representatividade da peça.

Fonte adaptada de: SILVA, A.; RIBEIRO, C. T.; DIAS, J.; SOUSA, L.. Desenho Técnico Moderno. Rio de Janeiro; LTC, 2016.

Considerando o tema proposto no texto base, avalie as afirmativas a seguir.

I. A linha de terra deve estar presente nas projeções e tem sua distância definida como duas vezes a distância do objeto e o plano horizontal.
II. O elemento épura apresenta as três vistas em um plano único, para isso, ele faz a conexão do plano vertical, horizontal e lateral do sistema Mongeano.
III. A vista representada a partir do sistema Mongeano deve ter definido as alturas da peça por meio da espessura das linhas, mostrando o que é visível ou não. Todas as arestas devem ser representadas, incluindo os círculos.
IV. As coordenadas abscissa, ordenada e cota são variáveis do sistema ortogonal. Sendo a primeira, definida como a distância entre o objeto de origem até o plano vertical, ordenada é a distância entre o plano lateral e o vertical e a cota é a distância do objeto ao plano horizontal.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

2ª QUESTÃO
Ao construir uma perspectiva cônica, se faz necessário definir dois pontos de fuga (F1 e F2) na linha de quadro.
Elaborado pelo professor, 2019.
O procedimento para definição de seu local no desenho é dado por:
ALTERNATIVAS

Ligamos todos os vértices do desenho ao observador, o primeiro que cruzar a linha de quadro a esquerda será o F1 enquanto que o primeiro que cruzar a direita será o F2.

Construímos a linha de quadro, e no ponto em que essa encosta no objeto, medimos o dobro do comprimento do objeto sob a linha de quadro a direita e à esquerda desse ponto, definindo os pontos F1 e F2.

Construímos partindo da linha de terra linhas inclinadas a 45 graus, que definirão na linha do horizonte dois pontos, esses devem ser rebatidos ortogonalmente para a linha de quadro definindo os pontos F1 e F2.

A definição desse pontos é feita por meio da construção da linha de Quadro, em seguida marca-se a metade dela e depois com o compasso aberto na metade do tamanho dessa linha definimos os pontos F1 e F2.

Construimos uma linha ligando o observador ao ponto onde o objeto encosta na linha de quadro, construímos duas linhas inclinadas em relação a essa, 30 e 60 graus, prolongamos essas linhas até a linha de quadro definindo F1 e F2.

3ª QUESTÃO

No desenho técnico, o esboço é realizado para transmitir de forma mais ágil as informações de problemas que precisam ser solucionados na obra, na fabricação ou manutenção de algum produto e até mesmo no desenvolvimento de algo novo. O esboço é realizado em poucos minutos e não precisa do auxílio de ferramentas tecnológicas para o seu desenvolvimento. As linhas devem ser desenhadas finas e leves e posteriormente reforça-las, já corrigindo o que for necessário. Há outras regras para elaboração de linhas verticais, horizontais e inclinadas, sempre buscando transmitir o mais próximo do real.

Fonte adaptada de: ABRANTES, José. Desenho técnico básico: teoria e prática. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

Considerando o texto base e o seu conhecimento sobre a elaboração do esboço, avalie as afirmativas a seguir.

I. O esboço da vista frontal de um objeto não terá a medida exata, porém haverá tamanho e escala similar.
II. A vista em perspectiva une as três vistas ortogonais, a frontal, lateral e superior. Na representação por meio de esboço, essas vistas também devem conter as cotas.
III. Os elementos do objeto no esboço não precisam ser todos representados com detalhes. Em uma vista, as arestas não visíveis não são desenhadas, caso queira representá-las é necessário projetar outra vista.
IV. O esboço precisa representar o objeto de maneira correta, mesmo sendo livre a escolha dos materiais utilizados, eles devem ser feitos de forma coerente com o real para conseguir dar uma boa orientação para o leitor.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

4ª QUESTÃO

Para construir máquinas e projetos de forma concisa, é necessário que ocorra alguma discussão, ou mesmo reuniões e brainstormings, que são a exposição de ideias em grupo, para criar as melhores condições na confecção do desenho. Ao tomar esse tipo de atitude, a equipe de trabalho ou desenhista consegue se precaver de futuros problemas, no momento da execução do projeto, evitando os chamados erros de projeto.

Fonte: MONTEIRO, Cláudio Vinicius Barbosa. Desenho Técnico. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018.

Assinale a alternativa que descreve corretamente as fases do desenho projetivo.

ALTERNATIVAS

A identificação do problema – O desenvolvimento do produto – O compromisso – A criação do modelo.

A criação do protótipo – O levantamento dos custos – A pesquisa com o público alvo – O compromisso.

O desenvolvimento do produto – As reuniões de cúpula – Os testes sensoriais – A discussão das soluções.

A discussão das soluções – O desenvolvimento do modelo – A aplicação em campo – A identificação do problema.

O projeto do modelo – A produção em larga escala – O acompanhamento do consumidor – A resolução do problema.

5ª QUESTÃO
Ao construir esboços isométricos, o desenhista fazia sólidos geradores à mão livre. Já no processo de construção de isométricas utiliza-se os esquadros, seguindo os processos a seguir.

I. Marcar as maiores medidas nos eixos axonométricos.
II. Traçar com esquadro e régua, duas linhas inclinadas partindo de um mesmo ponto.
III. Traçar uma linha vertical aos eixos axonométricos do comprimento e da profundidade.
IV. Transferir por meio de combinações de esquadros as distâncias nos vértices do sólido.
V. Marcar as maiores dimensões do sólido nos eixos axonométricos.

Elaborado pelo professor, 2019.
Assinale a opção que indica a sequência correta:
ALTERNATIVAS

III – V – I – II – IV.

I – II – III – IV – V.

II – III – I – V – IV.

IV – II – V – I – III.

V – I – IV – III – II.

6ª QUESTÃO

Em um projeto de engenharia, os desenhos possuem diversas funções específicas e de extrema importância. O desenho a mão livre traz a ideia inicial; o desenho realizado por meio de software é usado com a finalidade de documentação, porém, esses modelos paramétricos digitais também são utilizados em análise de desempenho e processos de fabricação. Eles podem representar toda configuração de um produto.

Fonte adaptada de: LEAKE, James M. Manual de desenho técnico para engenharia: desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

Considerando o texto base e o seu conhecimento a respeito da utilização do desenho técnico, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenho técnico é uma ferramenta tão importante que pode até substituir os cálculos em determinadas soluções específicas.
II. O código é um campo totalmente necessário na produção de desenhos técnicos, como por exemplo, as letras gregas que são utilizadas como símbolo.
III. O desenho técnico é necessário para elaboração de orçamentos. Através desta linguagem gráfica é possível especificar materiais e fazer o estudo de viabilidade do projeto.
IV. A NBR 10647 tem o objetivo de definir os termos empregados em desenho técnico. A Norma define que os diagramas, gráficos, fluxogramas, esquemas e nomogramas são tipos de desenho técnico.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO

A escala de um desenho é a relação entre as dimensões deste e as dimensões da peça real que está sendo representada. O tipo de escala mais comum é aquele que naturalmente ocorre quando se trabalha com as medidas no sistema métrico, relacionando as grandezas para a conversão do metro em unidades maiores e menores.

Fonte: MONTEIRO, Cláudio Vinicius Barbosa. Desenho Técnico. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018. p.47

Analisando um objeto que em uma das suas dimensões possui 500mm de comprimento, ao realizar o desenho dela, foi traçado uma linha com 100mm. Qual foi a escala utilizada pelo desenhista?

ALTERNATIVAS

1:5.

1:10.

1:50.

10:1.

50:1.

8ª QUESTÃO

O desenho técnico, além de representar, dentro de uma escala, a forma tridimensional, deve conter informações sobre as dimensões do objeto representado. As dimensões irão definir as características geométricas do objeto, dando valores de tamanho e posição aos diâmetros, aos comprimentos, aos ângulos e a todos os outros detalhes que compõem sua forma espacial.

Fonte: MONTEIRO, Cláudio Vinicius Barbosa. Desenho Técnico. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018.

Sobre os tipos de cotagem, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

A cotagem paralela pode ser simplificada porque não há necessidade de se colocar todas as cotas.

A cotagem em série, ou por elemento de referência, tem como ponto inicial de suas cotas o mesmo ponto de referência.

A cotagem em série é comum em projetos de edificações com pontos elétricos igualmente espaçados, ou peças em que as furações estão equidistantes.

A cotagem em paralelo é comum em projetos de edificações com pontos elétricos igualmente espaçados, ou peças em que as furações estão equidistantes.

Na cotagem em paralelo, as medidas são colocadas uma na sequência da outra, isto é, o ponto de referência da cota à esquerda é o ponto final da cota à direita.

9ª QUESTÃO
O Elemento primordial dos desenhos técnicos é a linha, a marca que uma caneta ou lápis deixa quando se desloca pela superfície receptora. Controlar a caneta ou o lápis, no desenho técnico manual, é fundamental para produzir linhas de boa qualidade e pesos de linha apropriados.
Elaborado pelo professor, 2022.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2022.
​Sobre as diversas configurações que uma linha pode assumir na prancheta do desenhista, observe uma das vistas de uma peça metálica fornecida a seguir e em seguida assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Neste caso específico, as linhas tracejadas indicam eixos de simetria na posição em que ocupam.

Nem todas as linhas possuem funções no desenho. Algumas delas, como a linha tracejada é dispensável para a compreensão total do desenho.

As linhas tracejadas que estão desenhadas representam interrupções no objeto representado, justificando, portanto, o uso deste tipo de linha ao invés de linhas contínuas.

As linhas contínuas delimitam a forma dos objetos. Na vista fornecida, as linhas contínuas cumprem este papel e é possível entender qual das três partes está mais a próxima do observador, tendo em vista a diferença de penas que existe entre as linhas.

Apesar de utilizar linhas contínuas para delimitar o objeto e linhas tracejadas para mostrar o que está oculto aos olhos do observador, a vista fornecida pode causar interpretações diversas pois o desenho faz uso de um peso de linha único, não estabelecendo uma relação de profundidade entre as partes.

10ª QUESTÃO

As perspectivas são muito utilizadas nos catálogos de máquinas e folhetos de divulgação dos produtos, bem como em manuais de instruções, pois esses desenhos podem ser organizados após construção, seguindo uma ordem de posição, já que nas perspectivas temos as três dimensões representadas.

Fonte: MONTEIRO, Cláudio Vinicius Barbosa. Desenho Técnico. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018.

Os principais elementos que compõem uma perspectiva cônica são:

ALTERNATIVAS

Plano de fuga e projeto de execução.

Linha férrea, linha amarela e linha indiana.

Linha terra, vista lateral esquerda e ponto de fuga.

Linha contínua, linha tracejada e linha traço ponto.

Linha do horizonte, ponto de fuga e plano geometral.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato