ATIVIDADE 2 – ELEMENTOS DE MÁQUINAS – 53/2024 | |
Período: | 05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 0,50 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
Uma viga com seção de 0,2 x 0,4 m será utilizada em uma estrutura a fim de suportar uma carga de flexão. Elaborado pelo professor, 2023. Determine o maior momento de inércia que essa viga possui e assinale a alternativa correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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2ª QUESTÃO | |||||||||||
As correias são elementos de transmissão muito utilizados na indústria. Elaborado pelo professor, 2023. Em sistemas de transmissão por correias, assinale a alternativa da principal vantagem da utilização de correias dentadas em comparação com correias lisas. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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3ª QUESTÃO | |||||||||||
Muitos aspectos da atividade e da vida de um engenheiro compreendem a formulação de problemas e a escolha de métodos adequados para resolvê-los (ALVES et al., 2016). Durante sua formação, os estudantes aprendem e consolidam os princípios básicos da matemática como conjuntos, operações e trigonometria, para resolver problemas práticos, reforçando o conhecimento de conceitos matemáticos, nomeadamente das áreas de estatística, métodos numéricos, otimização e simulação, entre muitos outros. Para a autora, a matemática tem uma multiplicidade de atributos que vai desde o desenvolvimento do raciocínio lógico, até à compreensão de estruturas abstratas, promovendo o pensamento lógico e racional e aumentando a capacidade de analisar e resolver problemas. Pelo anterior, é fundamental para o engenheiro ter uma base sólida de conceitos que o favoreçam, oportunamente, na compreensão e fixação de conhecimentos que serão essenciais no percorrer da vida profissional. ALVES, Manuela et al. Fatores que influenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de engenharia: Um estudo exploratório com estudantes da Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, n. 1, p. 259-293, 2016. (adaptado). Sobre os princípios básicos da matemática para um engenheiro, assinale a opção correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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4ª QUESTÃO | |||||||||||
Os parafusos são elementos de fixação amplamente utilizados nos conjuntos mecânicos. Elaborado pelo professor, 2023. Sabendo disso, determine o limite de resistência à tração e limite de escoamento, respectivamente, de um parafuso que em sua cabeça consta a numeração 8.9: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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5ª QUESTÃO | |||||||||||
Em um sistema de transmissão por correias, temos uma polia que possui 20cm de diâmetro e uma rotação de 650rpm. Qual é a velocidade tangencial desta polia? | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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6ª QUESTÃO | |||||||||||
Em um sistema de transmissão por correias, uma polia motora possui 0,2m de diâmetro e rotação de 1600rpm transmite movimento a uma polia com 0,4m de diâmetro, qual a rotação da polia movida? | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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7ª QUESTÃO | |||||||||||
Em um sistema de transmissão, uma potência de 20kW é aplicada em um eixo que rotaciona a 160rad/s. Qual é o torque neste eixo? | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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8ª QUESTÃO | |||||||||||
Uma polia que possui diâmetro de 10cm transmite movimento para uma polia que possui 30cm de diâmetro. Sabendo que a rotação da polia de 10cm é de 1500rpm, qual é a rotação da polia que possui 30cm de diâmetro? | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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9ª QUESTÃO | |||||||||||
Um parafuso que possui área de seção de 5mm² está submetido à uma carga de tração de 400N. Qual é a tensão neste parafuso? | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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10ª QUESTÃO | |||||||||||
O momento de inércia é uma importante propriedade quando falamos de resistência à flexão de uma viga. Qual é o momento de inércia de uma viga que possui base de 10cm e altura de 25cm? | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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