ATIVIDADE 2 – ESTRUTURAS DE CONCRETO I – 54_2024

Período:14/10/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 25/11/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
“A aderência é o efeito que permite que o concreto armado se comporte como um material estrutural. Se não existisse a aderência entre o aço e o concreto, as barras de armadura não seriam submetidas aos esforços de tração, pois deslizariam dentro da massa de concreto e, consequentemente, a estrutura teria propriedades de um concreto simples.”
“É muito comum que algumas situações, em obras, exijam a emenda de barras de aço, seja pela necessidade de um comprimento maior que 12 metros (tamanho máximo comercial) ou por alguma outra eventualidade.”
Os trechos acima foram retirados do livro Estruturas de Concreto I (UniCesumar, 2021). A partir do contexto apresentado nesses trechos, analise as afirmativas que seguem:

I. A ABNT NBR 6118:2014 prescreve diretrizes para que as emendas garantam a segurança das armaduras, entretanto não há necessidade de transmissão efetiva de esforços entre as barras.
II. Os tipos de emendas especificadas pela ABNT NBR 6118:2014 são: por traspasse, por luvas com preenchimento metálico, rosqueadas ou prensadas, por solda ou por outros dispositivos devidamente justificados.
III. As parcelas responsáveis pela aderência entre aço e concreto são adesão, atrito e engrenamento. Apesar de poderem ser esquematizadas separadamente, na prática essas parcelas não podem ser analisadas isoladamente.
IV. A determinação da resistência de aderência é feita pelos ensaios de arrancamento direto (pull-out test) e APULOT (pull-out test modificado), sendo que o ensaio de arrancamento direto foi desenvolvido de forma a facilitar o ensaio, mas devido a sua complexidade, não é possível sua aplicação em canteiro de obras.

É correto o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

2ª QUESTÃO
No dimensionamento de uma viga de concreto armado de altura útil igual a 28 cm encontrou-se uma altura da linha neutra igual a 6,8 cm. Sabendo que o Blim para essa é viga é de 0,45 e será armada com aço CA50 responda: para qual domínio de deformação a viga deverá ser dimensionada?
 
ALTERNATIVAS

Domínio 1

Domínio 2

Domínio 3 sem armadura de compressão

Domínio 3 com armadura de compressão

Domínio 4

3ª QUESTÃO
No dimensionamento de estruturas, o “Estado Limite” refere-se a uma condição crítica em que uma estrutura atinge um limite aceitável de segurança e funcionalidade. Em outras palavras, é um ponto em que a estrutura é considerada no limite de sua capacidade de suportar cargas, deformações ou outros fatores sem comprometer a sua integridade e funcionalidade.

Fonte: PORTO, T.B.; FERNANDES, D.S.G. Curso básico de concreto armado. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.​


Neste contexto, assinale a alternativa que aborda o principal propósito de se considerar o Estado-Limite Último no dimensionamento de estruturas​.
 

ALTERNATIVAS

Prevenir o colapso da estrutura.

Reduzir a corrosão na estrutura.

Evitar a formação de fissuras na estrutura.

Garantir que a estrutura permaneça esteticamente agradável.

Evitar que as estruturas tenham uma vibração excessivas, consideradas acima do limite para utilização normal.

4ª QUESTÃO
Na avaliação do estado limite último de um elemento em concreto armado há 5 domínios de deformação que relacionam as deformações do elemento avaliado a sua ruptura. A respeito do seu conhecimento sobre esses domínios, assinale a alternativa que completa adequadamente a frase a seguir:

“O domínio 2 é caracterizado …”
 
ALTERNATIVAS

É caracterizado por uma seção fletida, na qual a ruptura se dá pelo aço que atinge um alongamento máximo de 1%

É caracterizado por uma seção fletida, na qual a ruptura ocorre pela ruptura do concreto após a armadura entrar em escoamento sem atingor seu limite.

É caracterizado por uma seção fletida, na qual a ruptura ocorre pela ruptura do concreto antes mesmo da armadura entrar em escoamento.

É caracterizado pelo início da fissuração do concreto, no qual a tração passa a ser resistida pela armadura e o concreto ainda está no regime elástico.

É caracterizado pelas tensões de compressão por toda a seção transversal. Esse domínio é característico de elementos comprimidos como os pilares.

5ª QUESTÃO
No dimensionamento de estruturas, usualmente, considera-se que a resistência dos materiais seja menor do que o valor característico (encontrado por meio de ensaios laboratoriais). Essa consideração é feita para manter uma margem de segurança que garanta o bem-estar dos usuários.

Fonte: BOTELHO, M.H.C.; MARCHETTI, O. Concreto armado eu te amo. 6ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.


Imagine que o dimensionamento do pilar de um prédio será iniciado, e está sujeito a uma combinação especial de ações e adensamento manual. Considerando que os materiais a serem utilizados são o concreto C25 e o aço CA-50, calcule a resistência de cálculo do concreto no Estado-Limite Último e assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

16,23 MPa.

17,85 MPa.

18,94 MPa.

19,48 MPa.

25,00 MPa.

6ª QUESTÃO
De acordo com a ABNT NBR 6118:2014, uma das definições pra o Estado-Limite de Serviço é o “Estado-Limite de Abertura das Fissuras” (ELS-W).

Fonte: ​​ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.


Neste contexto, assinale a alternativa que indica o principal critério para determinar o ELS-W em concreto armado com classe de agressividade ambiental (CAA) fraca.
 

ALTERNATIVAS

0,1 mm de abertura.

0,2 mm de abertura.

0,3 mm de abertura.

0,4 mm de abertura.

Não há critérios especificados para o ELS-W em concreto armado com CAA fraca.

7ª QUESTÃO

O processo de elaboração de um projeto estrutural envolve uma série de etapas cruciais para o desenvolvimento de estruturas seguras e funcionais, sejam elas edifícios, pontes, barragens, torres, ou qualquer outra construção que exija uma estrutura sólida.

​Fonte: SOUZA, J. M.; CAMARGO, M. V.; CAMARGO, D. J. Estruturas de Concreto I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021.

Neste contexto, enumere as assertivas a seguir de acordo com a ordem de etapas a serem seguidas para a elaboração de um projeto estrutural:

(    ) Verificações de segurança em Estado Limite de Serviço (ELS) e Estado Limite

(    ) Pré-dimensionamento da estrutura (Projeto Estrutural preliminar).

(    ) Análise estrutural.

(    ) Análise do projeto arquitetônico (Planejamento estrutural).

(    ) Levantamento dos Carregamentos (Permanentes e Acidentais).

Assinale a alternativa que contempla a enumeração correta das assertivas.

ALTERNATIVAS

3, 2, 5, 1, 4.

4, 1, 5, 3, 2.

4, 2, 5, 1, 3.

5, 1, 4, 3, 2.

5, 2, 4, 1, 3.

8ª QUESTÃO
A NBR 6118 estabelece limites (máximo e mínimo) com relação a área de armadura dos elementos em concreto armado. No caso de uma viga de seção 12×25 executada com concreto C40 e aço CA50, a área mínima e máxima para a sua armadura é respectivamente:
 
ALTERNATIVAS

0,54 cm² e 12 cm²

0,45 cm² 12 cm²

1,5 cm² e 24 cm²

0,58 cm² e 12 cm²

0,54 cm² e 24 cm²

9ª QUESTÃO
Dada a seção transversal abaixo para uma viga de concreto armado, determine qual a altura útil dessa viga. Considere que o cobrimento é de 25 mm, o estribo é de 6,3 mm e a armadura longitudinal é composta por 4 barras de 16,0 mm.

ALTERNATIVAS

40 cm

37 cm

35,9 cm

34,3 cm

32 cm

10ª QUESTÃO
“A planta de fôrmas é uma das plantas que compõem o projeto estrutural de uma edificação e indica o posicionamento das peças estruturais das fundações e da superestrutura. Na planta de fôrmas, podemos identificar o posicionamento de vigas, pilares, lajes, baldrames, sapatas, blocos, escadas, reservatórios, entre outros elementos que componham a estrutura de uma edificação. O projeto de planta de fôrmas tem origem na concepção estrutural, que tem como base o projeto arquitetônico da edificação, e é essencial para uma execução de qualidade em qualquer obra.”
Trecho do livro Estruturas de Concreto I (UniCesumar, 2021). Baseado no que se sabe sobre o projeto de planta de fôrmas, qual das alternativas abaixo representa alguns dos requisitos básicos desse projeto?
ALTERNATIVAS

Construtividade a partir dos desenhos, facilidade para a interpretação do projeto de fôrmas, indicação de desmoldante, recomendação de armazenamento do material das fôrmas.

Posicionamento adequado dos eixos de locação da obra, construtividade a partir dos desenhos, facilidade para a interpretação do projeto de fôrmas, especificação dos materiais utilizados.

Especificação do posicionamento correto de todos os elementos utilizados, indicação dos critérios adotados para o dimensionamento da fôrma, indicação de fornecedor ou fabricante do sistema de fôrmas.

Definição das cargas nas bases de apoio, detalhamento com plantas, cortes, vistas e demais detalhes que sejam necessários no processo de montagem, indicação de sistemas de fôrmas alternativos, indicação de desmoldante e fornecedor.

Especificações dos carregamentos adotados e das cargas admissíveis dos equipamentos adotados, indicação do período de retirada dos elementos do sistema de fôrmas, indicação de sistemas de fôrmas alternativos, indicação de desmoldante.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato