ATIVIDADE 2 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DE INDICADORES – 53_2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Indicadores são ferramentas essenciais em diversas áreas, fornecendo dados quantitativos ou qualitativos para avaliar e medir o desempenho, progresso ou qualidade de um processo, projeto ou atividade específica. Seu uso é amplo, abrangendo desde o ambiente empresarial até políticas públicas e até mesmo o acompanhamento do desempenho individual. 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 

De posse dessas informações e considerando os indicadores direcionadores (drivers) e os indicadores de resultados (outcome), analise as afirmativas a seguir: 
 

I. Os indicadores de resultados focam no passado.

II. Os indicadores direcionadores acompanham a causa antes do efeito.

III. Os indicadores de resultados fazem com que sejam tomadas atitudes reativas.

IV. Os indicadores direcionadores fazem com que sejam tomadas atitudes proativas. 

​É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho buscam simplificar dados sobre situações complicadas, com o objetivo de aprimorar a comunicação. Eles fornecem uma imagem instantânea de uma situação específica e apresentam, através de uma métrica, o que está em andamento ou o que se planeja realizar. 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A porcentagem de expansão de uma dada empresa em relação ao ano anterior pode ser considerada um indicador estratégico.

PORQUE

II. Os indicadores estratégicos auxiliam a empresa a avaliar sua posição perante os objetivos que foram definidos. 

Assinale a alternativa correta: 
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO
O Canva é uma ferramenta amplamente utilizada por empreendedores e empresas para visualizar e analisar a estrutura de seus modelos de negócios de forma simplificada e abrangente. Sendo composto por nove elementos-chave que cobrem os principais aspectos de um negócio. 
 

​Fonte: adaptado de: BPM CBOK. Versão 3.0. Brasília, DF: ABPMP Brasil, 2013.


De posse dessas informações e considerando alguns dos elementos-chave que permeiam o Canvas de Levantamento de Indicadores, indique a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

Material e Métodos.

Objetivo e métodos.

Parceiros e material.

Objetivo e Necessidade Problema.

Necessidade Problema e Metodologia.

4ª QUESTÃO
O 5W2H é uma ferramenta de gestão utilizada para planejar e executar projetos de forma eficiente e organizada. O termo é um acrônimo que representa sete perguntas essenciais que devem ser respondidas para garantir o sucesso de um projeto.
 

​Fonte: adaptado de: SEBRAE. 5W2H: o que é, para que serve e por que usar na sua empresa. 2024.


​De posse dessas informações e considerando as perguntas que se pretendem responder utilizando esse método, analise as opções a seguir: 

I. Pergunta: há riscos?

II. Pergunta: onde será executado?

III. Pergunta: o que deve ser feito?

IV. Pergunta: quando será implementado? 

​É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

5ª QUESTÃO

Imagine um emaranhado de dados, um universo de informações sobre diversos aspectos de um projeto, equipe ou organização. Como navegar nesse labirinto e entender o que realmente importa?

É aí que entram os indicadores de desempenho, como faróis que guiam a compreensão e a comunicação.

Em vez de se afogar em dados brutos, os indicadores transformam essa complexidade em medidas simples e objetivas. São números, gráficos e outros formatos que traduzem o desempenho em termos claros e fáceis de entender. 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A quantidade de peças que determinada máquina produziu por hora é um exemplo de indicador de produtividade.

PORQUE

II. Os indicadores de produtividade associam-se à eficiência na qual são utilizados os recursos da empresa perante as entregas realizadas.

Assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

6ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho funcionam como ferramentas que transformam informações complexas sobre diversos assuntos em medidas simples e fáceis de entender. Essa simplificação facilita a comunicação entre diferentes partes interessadas, como gestores, colaboradores e clientes, promovendo um diálogo mais claro e objetivo sobre o desempenho de um projeto, equipe ou organização.
 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et alGestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.


​De posse dessas informações e considerando os tipos de indicadores de desempenho, analise as alternativas a seguir e indique a correta:

ALTERNATIVAS

Os indicadores de qualidade avaliam a capacidade de um processo de resposta.

Os indicadores produtividade auxiliam a empresa a avaliar sua posição perante aos objetivos que foram definidos.

Os indicadores de estratégicos associam-se a eficiência na qual são utilizados os recursos da empresa perante as entregas realizadas.

A quantidade de produtos que uma determinada máquina é capaz de embalar durante um período é um exemplo de indicador de capacidade.

Os indicadores de produtividade ajudam no entendimento de eventuais desvios ou não conformidades encontradas durante o processo de produção.

7ª QUESTÃO
O acompanhamento e a verificação constantes em relação aos indicadores são ações essenciais para que se tenham benefícios com a sua utilização para a gestão do desempenho organizacional. Na concepção de um indicador de desempenho, é imprescindível que sejam utilizados dados corretos, de forma acertada, para que exista uma simetria entre o controle e o objeto desse controle, entretanto, a elaboração e utilização incorretas de indicadores de desempenho, financeiros ou não, podem ser tão danosas ao processo de controle quanto à ausência delas.

 FACCO, Giuliani. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão de Indicadores. Santa Catarina: Arqué, 2023. p 21.

 
Sobre os indicadores de desempenho nas empresas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
A precisão dos dados é fundamental na criação de indicadores de desempenho, pois garante que o controle exercido reflita verdadeiramente o objeto que está sendo monitorado.
 
PORQUE
 
Erros na elaboração ou uso de indicadores de desempenho podem comprometer seriamente a eficácia do sistema de controle, assim como a falta total de indicadores.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

8ª QUESTÃO
Imagine navegar em um mar de dados, buscando entender o desempenho de um projeto, equipe ou organização. A tarefa pode ser árdua, mas os indicadores de desempenho surgem como bússolas, guiando a compreensão e a comunicação. 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O índice de avarias pode ser considerado um exemplo de indicador de qualidade.

PORQUE

II. Os indicadores de qualidade ajudam no entendimento de eventuais desvios ou não conformidades encontradas durante o processo de produção.

Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

9ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho simplificam as informações sobre fenômenos complexos, tentando melhorar, com isso, o processo de comunicação. O resultado de um indicador é uma fotografia de um dado momento e demonstra, sob uma base de medida, aquilo que está sendo feito, ou o que se projeta para ser feito.  
 

Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

​De posse dessas informações e considerando os tipos de indicadores de desempenho, analise as afirmativas a seguir: 

I. Os indicadores estratégicos auxiliam a empresa a avaliar sua posição perante aos objetivos que foram definidos.

II. Os indicadores de produtividade associam-se a eficiência na qual são utilizados os recursos da empresa perante as entregas realizadas.

III. A quantidade de produtos que uma determinada máquina é capaz de embalar durante um período é um exemplo de indicador de capacidade.

IV. Os indicadores de qualidade ajudam no entendimento de eventuais desvios ou não conformidades encontradas durante o processo de produção. 

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
O Canva é uma ferramenta fundamental para empreendedores e empresas que desejam planejar, visualizar e analisar seus modelos de negócios de forma abrangente e estratégica. Oferece uma estrutura simples, composta por nove elementos-chave, que permitem uma compreensão clara e holística de como uma empresa cria, entrega e captura valor.

​​Fonte: adaptado de: BPM CBOK: versão 3.0. Brasília, DF: ABPMP Brasil, 2013. 

De posse dessas informações e considerando alguns dos elementos-chave que permeiam o Canvas de Levantamento de Indicadores, analise as afirmativas a seguir:

I. Parceiros e material.
II. Objetivo e Necessidade Problema.
III. Necessidade Problema e Metodologia.

​É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato