ATIVIDADE 2 – GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS – 54_2024

Período:14/10/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 25/11/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Os métodos indiretos não coletam amostras e não avaliam comportamento geotécnico, pois não há introdução de ferramentas no solo. Esses ensaios são úteis na identificação da presença de alguns itens no perfil de solo, tais como nível d’água, tubulações enterradas, presença de rochas e prospecção de petróleo e minérios, por exemplo.
 

​Fonte: CHRISTONI, A. R. F. Geologia e Mecânica dos Solos. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.


Assinale a alternativa que contempla os ensaios deste método indireto.

ALTERNATIVAS

Eletrorresistividade e Sísmico.

Pressiometer Test (PMT) e Vane Test (VST).

Cone Penetrometer Test (CPT) e Dilatometer Test (DMT).

Cone Penetrometer Test (CPT) e Standard Penetration Test (SPT).

Standard Penetration Test (SPT) e Ground Penetrometer Radar (GPR).

2ª QUESTÃO
O ensaio de simples reconhecimento com SPT é o método de investigação de solo mais usual no Brasil, em função da sua execução simples e de custo acessível. Com base nos resultados da sondagem SPT, analise as afirmativas a seguir, classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F) e em seguida, assinale a alternativa correta.

(   ) O NSPT de 0/47 indica que foram necessários 0 golpes para atingir 47 cm de profundidade.
(   )  A consistência de argila mole indica um solo de baixa resistência.
(   ) É importante registrar o equipamento que realizou o avanço da perfuração.
 
ALTERNATIVAS

V, V, V.

V, F, V.

F, V, V.

F, F, F.

V, V, F.

3ª QUESTÃO
Considere que a massa específico natural de uma argila é 1,8 g/cm³; o teor de umidade é de 35%; e a massa específico relativo dos sólidos do solo é de 2,70 g/cm³. Considerando que a massa específica da água é 1 g/cm³, assinale a alternativa correta que apresenta o valor do índice de vazios e da porosidade da argila estudada, respectivamente.
ALTERNATIVAS

0,89 e 35,5%.

1,03 e 50,7%.

1,15 e 55,6%.

1,22 e 43,8%.

1,42 e 48,3%.

4ª QUESTÃO
Qual é o melhor equipamento indicado para realizar a compactação de campo, considerando que o aterro com extensa área a ser construído será de solo argiloso?
ALTERNATIVAS

Rolos lisos.

Sapo mecânico.

Rolos vibratórios.

Soquetes vibratórios.

Rolos pé de carneiro.

5ª QUESTÃO

O índice físico denominado de teor de umidade, representado por “w” e expresso em porcentagem. Esse índice relaciona a quantidade de água presente em uma amostra de solo contendo apenas sólidos. O teor de umidade pode ser obtido em laboratório pelo método da estufa com uma amostra de solo deformada. A norma que prescreve o procedimento do ensaio é a ABNT NBR 6457: Amostras de solo — Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização (ABNT, 2016a). É importante realizar, pelo menos, três ensaios, a fim de que se tenha três determinações de teor de umidade para cada amostra. O resultado será representado pela média entre esses três valores, e o resultado não deve diferir 5% da média aritmética dos resultados.

Fonte: CHRISTONI, A. R. F. Geologia e Mecânica dos Solos. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.​

Considere que uma amostra deformada de solo foi submetida ao ensaio de teor de umidade, e apresentou o valor de 35%. Determine qual era a massa inicial dessa amostra que, após o processo de secagem na estufa por 24 horas na temperatura de 105°C, sua massa foi para 103 g. Assinale a alternativa correta com o valor da massa inicial da amostra de solo.

ALTERNATIVAS

122,60 g

135,42 g

139,05 g

142,61 g

150,07 g

6ª QUESTÃO
Compreender a presença da água no solo e como funciona a permeabilidade nele, por meio do deslocamento da água pelo interior do perfil em virtude da diferença de potenciais, tem fundamental importância no estudo do comportamento do solo. Em razão disso, analise as seguintes afirmativas a seguir sobre a permeabilidade do solo:

I. A relação h/L é chamada de carga elétrica, expressa pela letra e.
II. Dividindo a vazão pela área de percolação, obtemos a velocidade v com que a água percola no solo (velocidade de percolação de Darcy).
III. Permeabilidade nada mais é do que o escoamento da água nos vazios do solo.
IV. Coeficiente de permeabilidade expressa, numericamente, o grau de permeabilidade de um solo.
V. Quanto menor o índice de vazios (e), maior será o coeficiente de permeabilidade (k) de um solo.

Está correto o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I, II, III, IV e V.

II e III, apenas.

I, II e V, apenas.

II, III e IV, apenas.

7ª QUESTÃO
Considere uma amostra deformada de solo que foi submetida ao ensaio de teor de umidade. Inicialmente sua massa era 129,5 g, após o processo de secagem na estufa por 24 horas com temperatura de 105°C, sua massa foi para 102,19 g. Assinale a alternativa correta sobre o teor de umidade obtido para essa amostra de solo.

Considere a seguinte fórmula:

ALTERNATIVAS

26,72%.

30,31%.

48,83%.

55,37%.

60,82%.

8ª QUESTÃO
Para uma amostra de solo, quando compactada no campo, obtivemos através do frasco de areia que para um volume de 997,0 cm³ a amostra retirada pesou 2045 g.

Para a determinação da umidade, considere as seguintes informações na tabela a seguir:

Tabela 1 – Informações da amostra de solo

Fonte: a autora (2022)

Após o ensaio de compactação, obteve-se os seguintes dados:
Umidade ótima de 13,5% e γd,máx (laboratório) de 1,9 g/cm³.

Assinale a alternativa correta com o valor da umidade e do grau de compactação, respectivamente.

 
ALTERNATIVAS

11,21% e 78%.

12,84% e 84%.

13,55% e 91%.

14,76% e 94%.

15,81% e 96%.

9ª QUESTÃO
O perfil de solo residual pode ser descrito em horizontes que variam de acordo com sua exposição ao intemperismo. Esses horizontes são definidos em A, B e C e possuem características distintas. Sobre eles, leia as afirmativas, classifique-as em verdadeira (V) ou falsa (F) e em seguida assinale a alternativa correta.

(   ) O horizonte A refere-se ao solo jovem.
(   ) O horizonte C preserva muito das características da rocha que o originou.
(   ) O horizonte B refere-se ao solo maduro.
 
ALTERNATIVAS

V, V, V.

F, V, V.

V, F, V.

V, F, F.

F, V, F.

10ª QUESTÃO

Como foi apresentado, cada equipamento é adequado a um tipo de solo, pois a pressão que ele exerce na camada produz as condições ideais para a compactação. Solos finos (argila e silte) possuem coesão que funciona como uma resistência à compactação. Já os solos grossos (areia e pedregulho) são granulares e não apresentam coesão, facilitando o processo de compactação. A escolha do equipamento deve ir de encontro com as características dos tipos de solos.

Fonte: CHRISTONI, A. R. F. Geologia e Mecânica dos Solos. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.

Analise as afirmativas a seguir:

I) No caso de solos arenosos, recomenda-se utilizar rolos vibratórios no processo de compactação desse solo.

II) Na etapa de compactação, a escolha do tipo de equipamento não influencia na espessura das camadas de solo e não possui relação com as características do solo em questão. E a espessura final da camada de solo compactada não modifica-se mais do que 50 ou 60 cm.

III) Na técnica de compactação visando atingir o resultado esperado, adota-se um uma quantidade de número de passadas no valor de 6 a 12 vezes. Caso o resultado não seja o esperado no projeto, cogita-se aumentar o peso do equipamento de compactação ou reduzir a velocidade do mesmo, substituindo-o por outro.

IV) Os fatores que são utilizados para o controle e verificação da compactação são: umidade, número de passadas, o tipo e espessura da camada de solo, o tipo de equipamento, o atrito entre as camadas, e por fim o grau de compactação atingido.

V) A energia de compactação empregada no solo, o tipo de solo e o teor de umidade são agentes que influenciam de forma direta no resultado da compactação no solo analisado.

Está correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I e IV, apenas.

I, II, III, IV e V.

II, III e IV, apenas.

I, III, IV e V, apenas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato