ATIVIDADE 2 – GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA – 54_2024
Período:14/10/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 25/11/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
A tomada de decisões é o núcleo da responsabilidade administrativa. O gestor ou decisor deve constantemente decidir o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer. Seja ao estabelecer objetivos, alocar recursos ou resolver problemas que surgem pelo caminho, o administrador deve ponderar o efeito da decisão de hoje sobre as oportunidades de amanhã (BERTONCINI, 2013). Quando à sua forma, existem dois tipos de decisão: as decisões programáveis e as não programáveis. As decisões programáveis são aquelas tomadas de acordo com regras e procedimentos já estabelecidos, enquanto as decisões não programáveis constituem novidades e tendem a ser tomadas dentro de julgamentos improvisados.

 

Fonte: BERTONCINI, C. et al. Processo decisório: a tomada de decisão. Revista FAEF. Garça, SP, v. 5, n. 3, p. 8-34, 2013 (adaptado).

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As decisões programadas são operadas por um decisor, diante de alternativas que já foram preestabelecidas, por pessoas, máquinas, computadores, ou seja, sistemas, bem como as consequências das mesmas.

PORQUE

II. Diante de problemas novos ou pouco frequentes, igualmente o gestor deve analisar os dados de sistemas à sua disposição para que possa tomar uma decisão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

2ª QUESTÃO
Com a migração do analógico para o digital as empresas têm condições de ganhar eficiência, reduzir custos, almejar crescimento, dentre outros benefícios. Claro que é preciso ressaltar o impacto negativo, como a demissão de pessoas cujas funções são substituídas por equipamentos. Contudo, é importante lembrar que esse é um ciclo histórico que acontece desde a Primeira Revolução Industrial. Inúmeros postos de trabalho são substituídos com a vinda da tecnologia, mas outros são criados, pois novas competências são necessárias. É uma evolução constante.
Fonte: Adaptado de: LUZ, C. D.; SAES, D. X. Gestão da Informação e Tecnologia. Maringá: Unicesumar, 2022.
Devemos sempre olhar os dois lados das situações: visão pessoas e visão empresa. As empresas avaliam os aspectos que possam suprir suas demandas, com isso é possível identificar possíveis oportunidades e desenvolver melhorias de processos de negócio.

Sobre os benefícios do uso de ferramentas tecnológicas para as empresas, avalie as afirmações a seguir:

I. Economia de espaço significa economia com aluguel, e fazer negócios mesmo quando os empregados não estão presentes é um benefício sobre a redução de custo de execução
de transações.
II. Alguns benefícios que se relacionam ao aumento da velocidade dos negócios seriam a agilidade na entrega do produto e a redução no tempo de execução de projetos.
III. Implementar ferramentas de e-business e a substituição de arquivos físicos pelo meio digital são práticas de benefícios sobre melhorar o Workflow da empresa.
IV. Alguns dos fatores que auxiliam na redução de erros e melhora da qualidade são:  registro eletrônico em uma das fases do produto, revisão de dados pessoais e organizacionais e corrigir os erros encontrados.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

3ª QUESTÃO
A visão estratégica é o ponto de partida para o salto transformacional da empresa e, consequentemente, para a sua sobrevivência. Na atualidade, o planejamento tecnológico talvez seja uma das atividades mais importantes para a criação, sustentação e maximização da vantagem competitiva. No entanto, a aplicação de novas tecnologias precisa ser cuidadosamente planejada, organizada e controlada pelas empresas, sendo cada vez mais um recurso estratégico. O Planejamento Tecnológico é um processo estruturado em diversas atividades que pode ser divido genericamente em três etapas: a análise estratégica, componentes básicos e a implementação e avaliação.
Fonte: TEIXEIRA FILHO, J. Planejamento tecnológico para vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Ivnet Consultoria, 2001 (adaptado).
Partindo das informações dadas no texto anterior, julgue a veracidade das afirmativas a seguir:

I. Na análise estratégica, são escolhidas as tecnologias e a internalização delas.
II. Nos componentes básicos, são determinadas as oportunidades e decisões a serem tomadas.
III. Na implementação, são colocadas para funcionar as tecnologias tanto de base como as emergentes.
IV. Na avaliação, são implantadas as medidas rotineiras para elevar a produtividade e realizar as adequações relacionadas à qualidade do processo produtivo.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

4ª QUESTÃO
Na era da gestão da informação, dados e informações são os bens mais importantes para as organizações, estes que são de fato pontos norteadores para as estratégias e tomadas de decisões das organizações. No primeiro momento um dado armazenado não faz sentido algum, ele é um elemento isolado que não possui um valor aparente, mas após ser realizado, incluído em um contexto, realizado algum tipo de análise ou inteligência, ele passar a ter um sentido.
 
Quando um dado é processado e aplicado em um contexto, isso gera algum impacto para a organização. Diante do contexto, assinale a alternativa correta:
 
ALTERNATIVAS

O dado processado vira um conhecimento que, aplicado a um contexto, gera uma informação vital para a empresa.

Com base no conhecimentos acumulados, a organização poderá proporcionar uma vivência diferenciada, associando teoria e prática, gerando em si post-its de ideias.

Após dado o processo e incluído em um contexto, a informação é gerada e utilizada como fonte única de acesso, assim não tendo a necessidade de ter diversos sistemas.

A informação extraída de um dado bruto se faz relevante sobre o contexto de conhecimento adquirido ao se analisar os dados brutos que foram obtidos com o passar dos anos.

Com base nas experiências e vivências acumuladas e no processamento de dados, a organização constrói o seu conhecimento para gerenciar suas estratégias e tomadas de decisões.

5ª QUESTÃO
O processo de tomada de decisão é uma ação rotineira e comum não apenas a gestores e empresas, mas a qualquer pessoa. No contexto empresarial, existem diferentes tipos de decisões que podem ser tomadas, podendo ser: programadas, não programadas, estratégicas, táticas e operacionais. As decisões estratégicas são aquelas que impactam os objetivos e a estratégia do negócio em longo prazo e a relação com ambientes externos. Assim, estão relacionadas à direção da companhia. Alguns exemplos são as decisões relativas a novos produtos, alianças estratégicas e fusões.
Fonte: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001 (adaptado).
Considerando o texto anterior, avalie as afirmações a seguir sobre as vantagens das decisões estratégicas nas organizações.

I. Consegue delinear limites em que a entidade opera.
II. Permite formar as verdadeiras metas de um empreendimento.
III. Determina a eficiência do empreendimento, contrapondo o fato das tarefas serem ou não realizadas.
IV. Determina recursos que um empreendimento terá acesso para suas tarefas e seus padrões de alocação.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

6ª QUESTÃO
Conceitualmente, o conhecimento é a informação processada e transformada em experiência pelo indivíduo. Em outras palavras, o conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. Como complemento, Belmiro (2018) indica que as informações são valiosas, mas o conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que as informações por si só não serão capazes de mostrar. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento é informação trabalhada.
 

Fonte: BELMIRO, J. N. Sistema de informação. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018 (adaptado).

 
De acordo com as informações comentadas anteriormente, identifique a veracidade dentre as afirmativas a seguir:
 
I. O conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa.
II. A experiência e vivência acumulada em uma trajetória de vida faz parte da construção do conhecimento tácito e explícito.
​III. A informação sem ser processada e/ou transformada em experiência pelo indivíduo não resultarão em conhecimento.
IV. A inteligência baseada na experiência e intuição, é a aplicação do conhecimento, ou seja, quais ações podem ser tomadas através do conhecimento que foi adquirido.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
Com o surgimento do comércio eletrônico por meio da Internet em meados da década de 1990, as empresas começaram a perceber que esta forma de negociação com seus clientes seria uma oportunidade de melhorar seus negócios. Inicialmente, as pessoas tinham muito receio em realizar transações comerciais eletronicamente; hoje as compras pela internet são vistas como um processo comum, igual a comprar qualquer outro produto em uma loja física. Desde o seu surgimento na década de 1990, diversas empresas adotaram o comércio eletrônico como estratégia ao seu negócio.
 
Com base em seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir e assinale aquela que contenha os elementos básicos para o funcionamento de um e-commerce:
ALTERNATIVAS

Vendedor, intermediador, autenticação mecânica, limite bancário e loja virtual.

Plataforma de vendas, intermediador, sistema de envio, estoque e presença de mercado.

Usuário, plataforma de venda, infraestrutura computacional, sistema de logística e sistema bancário.

Disponibilizar todas as formas de pagamento possível, cliente, vendedor e autenticação mecânica da transação.

Acesso à internet, um smartphone, plataforma de vendedor, sistema de logística e interligação com todas as instituições bancárias existentes.

8ª QUESTÃO
Era da Informação e do Conhecimento é um contexto que para alguns é abstrato, pois, afinal, que era é essa? Será que já estamos vivenciando ela? Pois bem, basta pensarmos como é o nosso cotidiano, quão cercados de tecnologia estamos e quanto utilizamos ela. Existem muitas situações em que a informação possui muito mais valor agregado do que um produto de alta tecnologia. A informação é um dos bens mais preciosos do século XXI, sem o acesso a dados ou informações dificilmente uma empresa conseguirá acompanhar o mercado atual, pois a evolução é constante, fazendo com que as empresas evoluam em conjunto.
 
Com base em seus estudos na disciplina, podemos compreender que a Era da Informação teve como base de início a característica:
 
ALTERNATIVAS

O acúmulo do dinamismo do fluxo de informações, que teve o seu início ao adentrar no século XX.

A Revolução Industrial com o advento da era das máquinas, gerando dados e informações a serem utilizados pelas empresas.

Quando se intensificou o fluxo de informações ao redor do mundo, foi levado em consideração o uso de recursos de internet.

Conforme alguns estudiosos apontam, esta era se iniciou ao final do século XX com a chegada da computação Ubíqua, sendo um marco para a nova geração.

Com o surgimento da internet no século XX e a crescente evolução, as indústrias começaram a introduzir análises qualitativas sobre as informações, dando início a uma nova era de dados e informações.

9ª QUESTÃO
Os sistemas de informação são de grande importância para gerar informações para a execução das funções da administração (planejamento, organização, direção e controle). Como existem diferentes tipos de informação e elas são categorizadas em nível, também há diferentes tipos de sistemas. De acordo com O’Brien (2004), pode-se dividir os sistemas de informação em quatro tipos: sistemas de processamento transacionais (SPT), sistemas de informações gerenciais (SIG), sistemas de apoio à decisão (SAD) e sistemas de informações executivas (SAE). Cada um deles tem especificidades e particularidades, sendo voltado para o fornecimento de determinado tipo de informação, mas que trabalham de maneira integrada, atendendo a interesses empresariais diversificados. Para o profissional, é importante entender bem as diferenças entre os sistemas e saber onde cada um deles é aplicado na rotina das empresas.
Fonte: O´BRIEN, J. A. Sistemas de informações e as decisões gerencias na era da Internet. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2004 (adaptado).
De acordo com as informações comentadas anteriormente, julgue a veracidade das afirmativas a seguir:

I. O SIE foca em apresentar uma interface fácil de usar e integrada com uma variedade de fontes de dados, além do ambiente interno da empresa.
II. O SIG é usado para decisões em ambientes complexos com modelos analíticos, pois não busca informações pré-especificadas e, sim, explora alternativas possíveis, por exemplo.
III. O SAD se alimenta dos dados gerados no nível operacional de rotinas simples para transformá-los por comparações e resumos em informações, mas que oferecem apoio às decisões.
IV. O SPT contém as informações rotineiras efetuadas, que alimentam um banco de dados para futuras consultas, como, por exemplo, emissão de NF, emissão de pedido, compra de mercadoria etc.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

10ª QUESTÃO
A gestão da informação caminha de mãos dadas com a Tecnologia. As soluções tecnológicas têm o objetivo de proporcionar melhoria para as empresas e apoiar os gestores em suas decisões, visto que essa é pautada em informações (GALVÃO, 2015). Com isso é possível identificar possíveis oportunidades e desenvolver melhorias de processos de negócio com o uso e apoio de ferramentas tecnológicas, como a implementação de ferramentas de e-business.
Fonte: Adaptado de:GALVÃO, M. C. Fundamentos em Segurança da Informação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
Considerando o texto anterior, assinale a alternativa que indica o tipo de benefício esperado com a aplicação da ferramenta tecnologia descrita:
ALTERNATIVAS

Melhorar o Workflow.

Colaborar com fornecedores.

Fazer negócios em qualquer lugar.

Reduzir erros e melhorar a qualidade.

Redução de custo de execução de transações.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato