ATIVIDADE 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 53/2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

Em uma organização com resultados satisfatórios, observou-se que é executado um processo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos e atuando de forma inovadora e diferenciada. Tal processo proporciona sustentação metodológica à organização. Esse processo administrativo é conhecido também como:

ALTERNATIVAS

Planejamento tático.

Planejamento financeiro.

Planejamento estratégico.

Planejamento de marketing.

Planejamento operacional.

2ª QUESTÃO
Uma empresa de tecnologia está buscando aprimorar sua estratégia de negócios para se manter competitiva no mercado. Diante dessa situação, a organização decide implementar o Balanced Scorecard (BSC) para melhorar o alinhamento estratégico e monitorar o desempenho em diversas áreas.

Elaborado pelo professor, 2024.


Com base nesse cenário, qual perspectiva do BSC se concentraria principalmente em medir a eficácia do treinamento e desenvolvimento de habilidades dos funcionários? Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS

Perspectiva financeira.

Perspectiva de clientes.

Perspectiva de processos internos.

Perspectiva de inovação e tecnologia.

Perspectiva de aprendizado e crescimento.

3ª QUESTÃO
Algo de extrema importância no planejamento estratégico da organização é construir uma vantagem competitiva que a coloque em posição de destaque no seu setor, tornando-a uma opção sempre considerada na decisão de compra dos clientes. Uma empresa tem uma vantagem competitiva quando sua lucratividade é maior do que a média da lucratividade do setor.

 

Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L. S. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma empresa conseguirá um lucro maior basicamente em duas situações: pelo valor que os seus clientes atribuem aos bens e serviços adquiridos e se houver uma boa gestão em relação aos seus custos de produção.
II. O preço cobrado por um determinado produto é o mesmo que o valor percebido pelo cliente.
III. O valor criado por uma empresa é medido pela diferença entre o valor para o consumidor e o custo de produção.
IV. A margem de lucro é a diferença entre o preço cobrado e o custo de produção.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

II e IV, apenas.

IV, apenas.

I e IV, apenas.

4ª QUESTÃO
Diferentemente da missão, que objetiva expressar a razão de existir da organização somada aos seus valores e diferenciais competitivos, a visão é um macro objetivo estratégico a ser alcançado pela organização no futuro.

 

 PARDO, Paulo; PAIÃO, Leonardo Silva. Planejamento Estratégico/ Maringá – PR: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.

 
Considerando os estudos sobre o assunto, assinale a alternativa que descreve um exemplo de visão estratégica.
 

ALTERNATIVAS

“Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável.”

“Permitir às pessoas e às empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.”

“Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e dos funcionários.”

“Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes.”

“Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional.”

5ª QUESTÃO

Entre os modelos de formação de estratégia está o que Mintzberg classifica como escola do design, que tem algumas premissas básicas. Abaixo está listado algumas delas. Sendo assim, analise-as e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

I. (   ) A formação de estratégia deve ser um processo de pensamento controlado e consciente.

II. (   ) A responsabilidade pelo processo não deve ser do executivo principal: essa pessoa é o estrategista.

III. (   ) O modelo de formação de estratégia deve ser simples e informal.

IV. (   ) As estratégias devem ser generalistas e desenvolvidas apenas pelo estrategista.

V. (   ) As estratégias devem resultar do processo de design plenamente desenvolvido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de I a V.

ALTERNATIVAS

(V), (F), (V), (F), (V).

(V), (V), (V), (F), (V).

(V), (V), (V), (V), (F).

(V), (F), (V), (F), (F).

(V), (V), (V), (V), (V).

6ª QUESTÃO
A hierarquização consiste na distribuição de responsabilidades e de poder a partir de uma ordenação de cargos e funções por meio de uma ordem de importância. A hierarquização permite identificar as necessidades de responsabilidades e como serão processadas as responsabilidades da gestão do negócio e de planejamento estratégico, tático e operacional.

A figura abaixo mostra os níveis do planejamento.


 KUAZAQUI, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015.
 
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O nível estratégico abrange a organização como um todo.

PORQUE

II. O nível estratégico geralmente é gerido por operadores de primeira linha.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

7ª QUESTÃO

Em se tratando da questão ambiental no planejamento organizacional perante um ambiente mutável e instável, qual dos itens abaixo se apresenta como um dos principais desafios para a organização?

ALTERNATIVAS

Questão legal.

Questão social.

Questão política.

Questão econômica.

Questão da adaptação.

8ª QUESTÃO
Podemos destacar alguns tipos de estratégia mencionada por Mintzberg. São elas: estratégia pretendida, estratégia deliberada, estratégia não realizada, estratégia emergente e estratégia realizada.
 

Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

 
 Analise as alternativas a seguir a assinale a opção correta sobre estratégia emergente:

 

ALTERNATIVAS

A estratégia emergente é cuidadosamente planejada e implementada de acordo com uma visão estratégica claramente definida.

A estratégia emergente surge de forma não planejada, através de ações e interações das diferentes partes da organização.

A estratégia emergente envolve somente parcerias ou alianças estratégicas com outras organizações para alcançar objetivos comuns.

A estratégia emergente é um resultado direto das decisões tomadas pela alta administração da organização.

A estratégia emergente busca uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

9ª QUESTÃO
Dentro das organizações, mais especificamente, nas empresas, é necessário ter um propósito  e esse propósito é chamado de propósito organizacional, ou seja é a razão para ela funcionar, é o motivo principal, o porquê de aquela empresa ter sido criada,e isso é totalmente estratégico.Portanto o negócio deve estar relacionado à solução para alguma necessidade do cliente ou do mercado,é pensar no benefício e não apenas no produto. É saber realmente qual é o negócio da empresa, isso prepara a organização para a construção do seu propósito organizacional. 
 

PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

 
 Sobre propósito organizacional e seus benefícios, analise  as alternativas  e assinale a alternativa correta:
 

ALTERNATIVAS

O propósito organizacional é responsável pela implementação de estratégias de marketing.

O propósito organizacional está relacionado apenas ao aspecto financeiro da empresa.

O propósito organizacional tem impacto apenas no aspecto interno da empresa, não afetando sua imagem perante o público externo.

O propósito organizacional desempenha um papel relevante na cultura e no engajamento dos funcionários.

O propósito organizacional é uma ferramenta exclusiva de empresas sem fins lucrativos.

10ª QUESTÃO
“Entre os modelos de formação de estratégica está o que Mintzberg (2004) classifica como Escola do Design, que tem algumas premissas básicas, como o fato de que a organização deve se adaptar a fatores internos e externos”.
PARDO, P.; PAIÃO, L. S. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre a Escola do Design e a Escola do Planejamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Na escola do Design, a formação de estratégia deve ser um processo controlado e consciente.
II. Na escola do Design, o modelo de formação de estratégia deve ser complexo e totalmente formal.
III. O trabalho de Ansoff se diferencia do trabalho da Escola de Design em muitos pontos e se pode dizer que ambos têm mais divergências do que pontos em comum.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e III, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

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