ATIVIDADE 2 – QUÍMICA EXPERIMENTAL – 53/2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
A definição de uma solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). O soluto, a fase dispersa, é aquele que está em menor quantidade. O solvente é o dispersante, é o composto que está em maior proporção. A concentração de uma solução é expressa entre a relação da quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou solução). Uma unidade típica de concentração, de acordo com o SI é a concentração molar, como por exemplo, em uma solução de Permanganato de Potássio (KMnO4) com 0,0100 M.

 

Química Experimental. Thiago Baldasso de Godoi. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. 272 p.


Assinale a alternativa que contém o procedimento correto para o preparo da solução com a concentração supracitada.

ALTERNATIVAS

Misturar aproximadamente 250 mL de água destilada com 0,395 g de permanganato de potássio (pesados em uma balança analítica) em um balão volumétrico de 250,0 mL. Agitar o balão para dissolver o permanganato de potássio.

Misturar aproximadamente 250 mL de água destilada com 0,395 g de permanganato de potássio (pesados em uma balança analítica) em um balão volumétrico de 300,0 mL. Agitar o balão para dissolver o permanganato de potássio. Depois que o sólido se dissolveu, adicionou água suficiente para encher o balão até a marca, que indica um volume de 300,0 mL. Agitar novamente para a mistura por completo seu conteúdo.

Misturar aproximadamente 240 mL de água destilada com 0,395 g de permanganato de potássio (pesados em uma balança analítica) em um balão volumétrico de 250,0 mL. Agitar o balão para dissolver o permanganato de potássio. Depois que o sólido se dissolver, adicionar água suficiente para encher o balão até a marca, que indica um volume de 250,0 mL. Agitar novamente para misturar por completo seu conteúdo.

Misturar aproximadamente 250 mL de água destilada com 0,500 g de permanganato de potássio (pesados em uma balança analítica) em um balão volumétrico de 300,0 mL. Agitar o balão para dissolver o permanganato de potássio. Depois que o sólido se dissolver, adicionar água suficiente para encher o balão até a marca, que indica um volume de 300,0 mL. Agitar novamente para mistura por completo seu conteúdo.

Misturar aproximadamente 240 mL de água destilada com 1,00 g de permanganato de potássio (pesados em uma balança analítica) em um balão volumétrico de 250,0 mL. Agitar o balão para dissolver o permanganato de potássio. Depois que o sólido se dissolver, adicionar água suficiente para encher o balão até a marca, que indica um volume de 250,0 mL. Agitar novamente para mistura por completo seu conteúdo.

2ª QUESTÃO
A execução de experimentos em laboratórios químicos envolve a utilização de uma gama de equipamentos e materiais diferentes. Cada material tem suas limitações físicas e químicas, e cada utensílio de laboratório tem uma certa finalidade. A utilização de um equipamento específico depende dos objetivos a serem atingidos e, também, das condições em que a técnica será realizada.
 

Química Experimental. Thiago Baldasso de Godoi. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. 272 p.


Com base nos conceitos explicitados acima, avalie as assertivas abaixo em verdadeiro ou falso e assinale a alternativa que contenha somente afirmações corretas.
 
I) Para se desenvolver um experimento é necessário, dentre outros cuidados, o conhecimento do material a ser utilizado. O emprego e o manuseio adequados são indispensáveis não só para evitar acidentes, mas também perdas ou danos no material.
II) Erlenmeyer: usado em titulações, em evaporações lentas, para conter volumes durante uma reação, líquidos sujeitos a pequenos aquecimentos e para recolher destilados.
III) Béquer: usado em preparo de soluções, aquecimento de líquidos, para conter volumes de reagentes durante uma reação, medição de massa de sólidos.
IV) Tubos de ensaio: são utilizados principalmente para conter pequenos volumes de líquidos em reações, tanto a frio como a quente.
V) Funil de Buchner: é utilizado como dispositivo para filtração à pressão reduzida (filtração à vácuo).
 

ALTERNATIVAS

I, II e III, somente.

I, III e IV, somente.

II, IV e V, somente.

I, II, IV e V, somente.

II, III, IV e V, somente.

3ª QUESTÃO
Na química experimental ou em qualquer outro laboratório, seja na área da física, química, alimentos, farmácia, a medição do volume de líquidos é feita pela aferição do menisco no instrumento utilizado, que pode interferir diretamente na calibração, na certeza ou incerteza das medidas experimentais.
 
Quando se trata de material volumétrico, uma das principais fontes de erro e imprecisão está no correto ajuste do menisco no instrumento de medida a ser utilizado.
 
Com base nestes conceitos, na imagem abaixo demonstrada e nos conteúdos estudados, assinale a alternativa que afere de forma correta a leitura de um volume no dispositivo cilíndrico abaixo relacionado:



​Adaptado de Fundação FAT (2019).
 
ALTERNATIVAS

Está correto a figura A.

Está correto a figura B.

Está correto a figura C.

Está correto a figura D.

Está correto a figura E.

4ª QUESTÃO
No teste do funcionamento de um espectrofotômetro, com margem de erro de 1%, presente em um laboratório, foi preparada uma amostra padrão, com absorbância conhecida (real) e foi efetuada a leitura destas amostras, a fim de averiguar o funcionamento deste equipamento. Os testes foram realizados em triplicata e os resultados obtidos estão demonstrados na tabela abaixo:
Leitura absorbância
Amostra Padrão0,5000,6000,7000,800
Teste 10,5500,6020,7500,850
Teste 20,5510,6050,7550,948
Teste 30,5500,6010,7500,992
 
Com base nestes resultados, julgue as alternativas a seguir:

I – Considerando todas as medidas, é possível afirmar que o espectrofotômetro não é preciso e também não é exato.
II – Ao analisar as medidas da amostra padrão com leitura de 0,600, é possível observar que, nesta faixa, o espectrofotômetro demonstrou ser preciso e exato.
III – Ao analisar as medidas da amostra padrão com leitura de 0,700, é possível observar que, nesta faixa, o espectrofotômetro demonstrou ser exato, mas não preciso.
IV – Ao analisar as medidas da amostra padrão com leitura de 0,500, levando em conta a quantidade de algarismos significativos, observa-se uma média entre os testes de 0,5503.
V – É necessária uma manutenção corretiva deste aparelho, corrigindo os valores por meio de uma curva de calibração.

Assinale a alternativa que contém as asserções corretas.
ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I, II e V, apenas.

II, III e IV, apenas.

II, III e V, apenas.

III, IV e V, apenas.

5ª QUESTÃO
O destino agora nesse “caminho das águas” é o Mar Morto, famoso por ser o ponto mais profundo na superfície terrestre, pelos cosméticos que dizem ser milagrosos e por um detalhe divertido: ninguém afunda na água, tal a concentração de sal. É impressionante ver gente de todas as idades flutuando, sem boia, batendo papo ou até lendo jornal.

Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/turismo/2019/09/24/interna_turismo,1086753/experimente-flutuar-nas-aguas-salgadas-do-mar-morto.shtml>. Acesso em 18 de maio de 2021.

A alta concentração de cloreto de sódio (NaCl) altera uma propriedade da água pura, tornando fácil boiar no Mar Morto. Assinale a alternativa correspondente a essa alteração:
ALTERNATIVAS

Aumento da tensão superficial.

Aumento da densidade.

Aumento da pressão de vapor.

Aumento da temperatura de ebulição.

Aumento da viscosidade.

6ª QUESTÃO

Em relação aos instrumentos de medidas dos laboratórios, sabe-se que existem aqueles que fornecem medidas com ótimas precisões e também aqueles que fornecem medidas menos precisas. Cabe ao laboratorista a escolha do equipamento correto de acordo com os objetivos da análise. Em um determinado dia, numa indústria de extração de óleos, houve a necessidade da determinação da densidade do óleo de soja. Contudo, o equipamento para fazer esta análise quebrou e o engenheiro responsável por aprovar a qualidade do óleo, precisou recorrer a métodos alternativos. Ele mediu 250,0 mL de óleo em uma proveta previamente tarada e pesou em uma balança analítica, obtendo o valor de 222,7544 g.

Informe a alternativa que contém a resposta correta desta densidade, considerando os algarismos significativos das medidas experimentais.

ALTERNATIVAS

0,9 g/mL.

0,89 g/mL.

0,8910 g/mL.

0,891017 g/mL.

0,8910176 g/mL.

7ª QUESTÃO
Um mundo sem química seria um mundo sem materiais sintéticos, sendo que exemplos destes são: telefones, computadores e cinema. Seria também um mundo sem aspirina, detergentes, shampoo, pasta de dente, cosméticos, contraceptivos,  e papel, portanto, sem jornal ou livros, colas ou tintas. Enfim, sem o desenvolvimento proporcionado pela química, a vida, hoje, seria chata, curta e dolorida!
Sobre as transformações físicas e químicas da matéria, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS

A fotossíntese realizada pelas plantas é uma transformação física.

A dissolução do açúcar em água é uma transformação química.

O alimento decompondo-se no lixo é uma transformação física.

A produção de queijo é uma transformação química.

O aquecimento de uma panela de alumínio é uma transformação química.

8ª QUESTÃO
Em postos de combustíveis, temos a opção de abastecimento de veículos a combustão interna com gasolina, etanol ou diesel. Cada um destes combustíveis tem normas específicas de composição, densidade e misturas que devem ser seguidas e, caso não ocorra, as consequências podem ser desde o aumento dos gases emitidos poluentes até o mal funcionamento (até falha) do motor. Pensando nisso, fiscalizações são realizadas rotineiramente.
 
O etanol é chamado de anidro ou hidratado. O álcool anidro, também conhecido por álcool absoluto, é aquele que possui quase 100% de etanol puro. O álcool hidratado é o álcool misturado com água, vendido nos postos como etanol combustível. Para poder ser comercializado, a ANP estabelece vários critérios de qualidade ao produto.
 
No etanol hidratado, o mínimo de etanol que a mistura precisa ter é entre 94,5% de volume, enquanto a água pode ser de no máximo 4,9%.
 
Sabendo que a densidade do álcool anidro é de aproximadamente 791,5 Kg/m³ e da água é de aproximadamente 998,2 Kg/m³, ambos na temperatura de 20 ºC, assinale a alternativa correta:
 
ALTERNATIVAS

Para uma mistura de 95,2% de álcool anidro e 4,8% de água, a densidade do etanol anidro vendido é de 988,3 kg/m3.

Para uma mistura de 97% de álcool anidro e 3% de água, a densidade do etanol anidro vendido é de 705,8 kg/m3.

Para uma mistura de 95,2% de álcool anidro e 4,8% de água, a densidade do etanol anidro vendido é de 801,42 kg/m3.

A adição de água em etanol não altera a densidade da mistura.

A legislação deve determinar o valor exato da porcentagem de álcool e de água para que seja calculada a densidade.

9ª QUESTÃO
O sulfato de sódio (NaSO4) é adicionado na produção de celulose, durante o processo de cozimento do kraft. Suponha que um engenheiro de produção tem uma solução de desse sal na concentração de 60 kg/L, que deve ser diluído por adição de água para se obter uma solução a 40 kg/L.

Sabendo que o volume necessário da solução de sulfato de sódio a 40 kg/L é de 7500 L, qual o volume da solução de solução aquosa de sulfato de sódio, Na2SO4, a 60 kg/L, que deve ser diluído?
ALTERNATIVAS

2000 L.

2500 L.

3750 L.

5000 L.

5500 L.

10ª QUESTÃO
As transformações químicas ocorrem quando há formação de novas substâncias, ou seja, substâncias com propriedades físicas e químicas diferentes das substâncias iniciais. Já nas transformações físicas não há a formação de novos compostos, apenas um rearranjo da matéria ali presente.
 
Sobre as transformações químicas e físicas, avalie as afirmações a seguir:
 
I – Para que ocorra uma reação, é necessário que as moléculas que colidem tenham uma energia cinética total igual ou maior que um valor mínimo. A esse valor mínimo de energia chamamos de energia de ativação.
 
II – Em soluções puras, não temos valores constantes de temperatura em um determinado intervalo de tempo.
 
III – Algumas transformações químicas ocorrem na presença de uma corrente elétrica; esse processo é chamado de eletrólise. O processo de eletrólise é uma reação de oxirredução, trata-se de uma reação não espontânea, que ocorre apenas na presença da corrente elétrica.
 
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas.
 
ALTERNATIVAS

Apenas I e II estão corretas.

Apenas I e III estão corretas.

Apenas II está correta.

Apenas II e III estão corretas.

As afirmações I, II e III estão corretas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato