ATIVIDADE 3 – AGRON – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS – 53_2024
Período:12/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
A finalidade da comercialização é a de levar os bens e serviços produzidos até o consumidor final, entregando-os no lugar adequado, no momento certo, na forma e na quantidade desejada e esses resultados são influenciados por diversos riscos.
TONI, J. M.; BARCZSZ, S.S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018.

Referente aos riscos inerentes a comercialização, analise as afirmativas a seguir:
 
l. Risco legal: está relacionado às possíveis perdas quando um contrato não pode ser legalmente amparado.
ll. Risco de produção: refere-se à possibilidade de a produção agrícola não chegar ao seu destino final devido as intempéries no processo de deslocamento.
lll. Risco de preço: refere-se à possibilidade de uma das partes não honrar o compromisso previamente assumido (pagamento ou entrega do produto/serviço).
lV. Risco operacional: refere-se à possibilidade, devido a falha humana, na execução de processos e tarefas da atividade. Pode ser até mesmo uma gestão inadequada.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I e IV, apenas.

ll e lll, apenas.

I, II e lll, apenas.

I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
A magnitude da margem não é fator primordial para o produtor agrícola. O que importa, na análise, é o lucro auferido pelo produtor para um dado nível de margem de comercialização.
TONI, J. M.; BARCZSZ, S.S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018.
 
Nesse contexto, analise os fatores que podem determinar a margem de comercialização:
 
l. Quanto maior a quantidade de serviços adicionados à matéria-prima, maior será a margem, devido aos maiores custos para executar os serviços.
ll. Quanto maior a distância entre o produtor e o consumidor, maior será a margem, devido aos custos mais elevados para realizar o transporte.
lll. Quanto maior for o grau de processamento, embalagens e classificação, maior será a margem, devido aos maiores custos para executar esse serviço.
lV. Quanto maior a relação volume/peso ou volume/valor, maior será a margem, porque há necessidades de maior espaço para o transporte e armazenamento, o que resulta em custos adicionais.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

l e ll, apenas.

I e III, apenas.

II e lV, apenas.

I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO
Dentre as várias estratégias de marketing no agronegócio, pode-se mencionar uma entidade que tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento organizado do agronegócio das frutas no Brasil por meio da divulgação de informações técnicas e mercadológicas para todo o setor. Tudo isso, de forma a possibilitar a inserção de produtores, empresas e agroindústrias no mercado nacional e internacional, incentivando, também, meios de produção sustentáveis para contribuir com a preservação do meio ambiente e com a segurança alimentar.
TONI, J. M.; BARCZSZ, S.S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018

 Assinale a alternativa que apresenta a entidade mencionada:
ALTERNATIVAS

ABBA.

IBRAF.

APEX-BRASIL.

Brazilian chicken.

ETHNIC BRAZIL.

4ª QUESTÃO
Por ser uma atividade realizada entre a produção e o mercado consumidor, a comercialização cumpre a função de proporcionar a adequação da produção (oferta dos produtos agrícolas) às preferências e necessidades dos consumidores (demanda dos produtos agrícolas), constituindo, dessa forma, um dos componentes da estratégia de marketing dos produtos agrícolas.
WAQUIL, P. D.; MIELE, M.; SSCHULTZ, G. Mercados e comercialização de produtos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.
 
A comercialização de produtos agrícolas possui vários agentes. Nesse sentido, observe as afirmativas sobre os agentes pertencentes a essa atividade:
 
I. Intermediários: esse seguimento tem uma maior importância nas regiões mais desenvolvidas, com uma infraestrutura mais estável e com produtores pequenos e grandes, os quais são organizados em entidades representativas.
II. Agroindústria: as agroindústrias compram os produtos dos agropecuaristas ou de alguns intermediários e os repassam para os outros níveis da comercialização ou até mesmo para intermediários maiores.
III. Produtores de insumos: esse segmento é composto por empresas produtoras de material genético, indústrias e distribuidores de insumos. Sendo assim, ele é composto por poucas e grandes empresas que operam em conjunto ou separadamente, e são capazes de influir nos preços e nas quantidades dos produtos ofertados.
 
 É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

Il, apenas.

l e lII, apenas.

II e lll, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO

O conceito de centro de compras representa um grande desafio para as empresas que atuam no mercado organizacional. Elas precisam saber quem participa da decisão, qual é a influência relativa de cada participante e qual critério de avaliação cada participante utiliza.
 

​Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.
Sobre os tipos de participantes envolvidos no processo de compra organizacional, analise as afirmativas a seguir:

I. Infuenciadores.
II. Decisores.
III. Filtros.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I, II, III.

6ª QUESTÃO
Atuar em mercados internacionais difere da ação da empresa em seu mercado doméstico. Basicamente, isso decorre do fato de que as variáveis sobre a realidade local estão próximas e são relativamente conhecidas pela empresa. Todavia isso não acontece quando ela decide atuar no mercado internacional. Neste contexto, a empresa precisa buscar informações específicas sobre os mercados escolhidos, tais como aspectos culturais, sociais e econômicos.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.

Sobre a atuação de uma empresa no mercado externo, avalie as afirmativas a seguir:

I. A organização deve decidir se ela compete ou não no mercado internacional, podendo essa decisão comprometer as ações no mercado doméstico.
II. Determinadas categorias de produtos, devido às suas características específicas, não podem ser lançadas mundialmente, sem nenhuma adaptação.
III. Decide-se qual a modalidade de entrada mais adequada.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

7ª QUESTÃO
A todo momento, o cálculo de valor está sendo atualizado na cabeça dos clientes, uma vez que a equação de valor, diz que o valor para o cliente é resultado da soma dos benefícios, subtraídos os custos percebidos.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.

​Sobre os tipos de custos que podem tentar reduzir o valor para o cliente, analise as afirmativas a seguir:

I. Psicológicos.
II. Monetários.
III. Comportamentais.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

8ª QUESTÃO

Quando ocorrem mudanças no ambiente macroeconômico, o comportamento do consumidor tende a modificar, o que provoca alterações em como o marketing se posicionará.
 

​Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.
Há quatro tipos comuns de benefícios que os clientes podem receber da compra e do uso de produtos e serviços. Sobre esses benefícios, analise as afirmativas a seguir:

I. Experimentais.
II. Pessoais.
III. Funcionais.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I, e III, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO
A demanda de mercado, por sua vez, é o somatório das curvas de demandas dos consumidores que atuam em um mercado específico. Outro conceito importante na análise da demanda, é o conceito de elasticidade. Vasconcellos e Garcia (2004) salientam que a elasticidade é o grau de reação à sensibilidade de uma variável, quando ocorrem alterações em outra variável.
VASCONCELLOS, M. A. S. de; GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2004.


Nesse contexto, avalie se as afirmações a seguir são V (VERDADEIRA) ou F (FALSA).

I. Se a variação da quantidade demandada de determinado bem é mais do que proporcional à variação do preço dele, diz-se que o bem apresenta demanda elástica.
II. Se ambas as variações, o preço e a quantidade, apresentarem a mesma intensidade, caracteriza-se como demanda unitária.
III. Se a variação percentual no preço de determinado bem provoca uma variação percentualmente menor na quantidade demandada, classifica-se como demanda inelástica.
IV. Neste contexto que os produtos agropecuários e agroindustriais se inserem, pois são considerados bens de primeira necessidade e, com isso, apresentam demanda elástica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 

ALTERNATIVAS

V, V, V, V.

F, F, F, F.

F, F, V, V.

V, V, V, F.

F, V, V, V.

10ª QUESTÃO
Temos de lembrar que o produto agropecuário é o insumo que será utilizado pela indústria transformadora na fabricação de seus produtos. Em função de quanto imagina que irá conseguir ao vender seu produto, o intermediário em qualquer nível decide quanto poderá pagar ao seu fornecedor, originando, desta forma, uma curva de demanda ao nível de fornecedor de insumos.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.

O texto acima representa um tipo de demanda, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
ALTERNATIVAS

Demanda elástica.

Demanda unitária.

Demanda variável.

Demanda derivada.

Demanda inelástica.

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