ATIVIDADE 3 – BEDU – PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS – 53_2024 | |
Período: | 22/07/2024 08:00 a 11/08/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 0,50 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 12/08/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
A Biodança ganha espaço nas práticas alternativas retratando o movimento dançante como um espaço de autodescoberta. Ela permite romper as barreiras que nos envolvem em emoções e sentimentos reprimidos, limitando ou até impedindo a expressão de nossas capacidades e potencialidades. A sua prática faz parte de um universo de possibilidade e a coloca como um grande portal da busca pela compreensão da vida como um todo. LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Lendo e refletindo sobre o contexto da Biodança, analise as afirmativas abaixo: I. O Princípio Biocêntrico coloca a vida como o centro de todas as manifestações do universo. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
Atenção! Questão anulada. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
O Tai Chi Chuan faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e neste contexto se apropria de muitos conteúdos e significados para expressar seus movimentos e conduzir sua prática. Uma das teorias mais vigorosas neste contexto é sobre as energias de Yin e Yang que compreendem a teoria dos opostos complementares. LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Com base no material didático que apresenta a teoria do Yin e Yang, analise as afirmativas abaixo: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
A dança dentro da educação física ocupa um espaço entre as práticas convencionais, é um tema muito abrangente e explorado em nossa atuação. Na cultura ocidental é possível observar muitas referências de dança e suas representatividades. No entanto, a “Biodança” é uma categoria diferente que se enquadra dentro das “práticas alternativas”. LOPES, Erica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Partindo da compreensão histórica sobre o surgimento da Biodança, analise as afirmativas abaixo: I. A Biodança surge na América do Sul e ilustra a dança como ritual de descobertas, capaz de expressar as capacidades e as potencialidades do ser humano. II. A Biodança se origina fortemente dentro da área da educação física pelo professor Rolando Toro Araneda, a partir das suas vivências no âmbito escolar. III. Os primeiros registros dos estudos sobre biodança apresentam que os indivíduos demostraram reações diferentes dependendo o estilo musical que ouvem. IV. De forma geral, pode-se dizer que a base da teoria consiste na combinação entre música e movimento realizados de forma espontânea buscando externalizar suas emoções por meio da expressão corporal. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
É comum encontrarmos pessoas muito resistentes as práticas meditativas, pois, ainda se têm a percepção que a meditação é um momento exclusivo de silêncio profundo e de “não pensar em nada”. Por conta dessas ideias errôneas muitas vezes sentimos um bloqueio em vivenciar nas aulas/atendimentos de Educação Física. Para que possamos esclarecer é preciso argumentar aos alunos e apresentar as diferentes formas de meditação. LOPES, Erica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Com base no contexto acima, as afirmativas abaixo apresentam características de meditação que podem ser explicadas durante uma vivência. Análise as afirmativas e destaque com V para as verdadeiras e F para as falsas. I. A meditação não precisa ser realizada totalmente em silêncio, pode-se usar músicas calmas, como os mantras e até mesmo pode ser praticada em movimento. II. A postura é essencial, mas é preciso estar atento ao conforto, por isso, pode ser realizada deitada. III. Fazer meditação após uma aula intensa pode contribuir para a “volta a calma”, pois auxilia na diminuição da frequência cardíaca. IV. A regularidade não é importante, mesmo que a prática acontece apenas ocasionalmente ela terá os mesmos benefícios. V. Não realizar a meditação antes de executar tarefas difíceis, pois o relaxamento faz com que haja dificuldade em manter o foco. A sequência correta para I, II, III, IV e V é: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
A prática da meditação remonta a tempos antigos, no oriente sua origem está atrelada às manifestações religiosas e espirituais que buscavam a conexão com as divindades de cada crença, especialmente no budismo e nas tradições yogues. Atualmente a meditação surge no ocidente com um olhar científico e desvelando inúmeras possibilidades de atuação, principalmente integrada às atividades no campo da Educação Física. LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. A partir da contextualização histórica apresentada no material da disciplina, analise as afirmativas abaixo: I. A meditação segundo o material didático é usada como um meio para deslocar a consciência do mundo interno para o externo na busca de conexão espiritual. II. As antigas tradições orientais viam a meditação como um caminho para transcender as sensações puramente materiais ligadas aos sentidos. III. De acordo com o livro, a meditação ajuda a explorar a realidade externa e a vencer desafios materiais. IV. As tradições mencionadas no material didático acreditam que somos compostos apenas por uma dimensão físico/material. V. Conhecer a si mesmo é considerado essencial pelos sábios antigos para eliminar o sofrimento e corrigir imperfeições, segundo o contexto apresentado no livro. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
A biodança surge em um contexto de observação e, por estar intimamente ligada às condições mentais, influencia diretamente inúmeros processos neuroquímicos, evidenciando muitos de seus efeitos orgânicos em pesquisas científicas. LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Com base nos estudos construídos a partir das vivências de biodança, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
O nome Biodança remete-nos, automaticamente, ao movimento ritmado e musicalizado da dança. A dança e a música fazem parte da nossa ancestralidade, desde os primórdios os homens as usam para expressar suas emoções e pulsões. Na atualidade o que percebemos são corpos parados, que por medo criam resistência à expressão e acabam deixando o corpo e a mente adoecerem. LOPES, Erica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Diante do entendimento na necessidade de expressão do corpo, analise as informações sobre a prática da biodança: I. É possível, por meio da expressão corporal, que os sentimentos e dores inconscientes sejam acessadas e então, libertá-las das amarras mentais. II. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs) incorpora entre suas práticas a biodança. III. O atendimento de Biodança no Brasil surge exclusivamente para tratar pessoas em hospitais e em Unidades Básicas de Saúde. IV. Além da expressão corporal e com a libertação mental, outro fator relevante para a Biodança envolve o vínculo afetivo entre os participantes. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
É ainda muito comum, quando pensamos sobre educação física, fazermos uma ligação direta ao corpo e ao movimento, principalmente ao movimento sistematizado e condicionante, afinal, historicamente a área de atuação foi construída atrelada aos componentes fisiológicos. Contudo, é necessário entendermos para além do corpo e suas necessidades biológicas, até mesmo porque, quem “carrega” esse corpo é um ser completo. LOPES, Erica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Diante do entendimento sobre a busca da integralidade na educação física, analise as afirmativas abaixo: I.A educação física, em um novo contexto, busca se afirmar dentro da visão holística, entendendo que algumas situações cotidianas afetam o todo. II. A mente pode adoecer o corpo, assim como o corpo pode adoecer a mente, atrelamos esse entendimento a visão psicossomática. III. Pode-se afirmar que não existe um corpo saudável que esteja em constante sobrecarga de estresse, pois as perturbações, internas ou externas, causam desajustes psicológicos e orgânicos. IV. Além dos fatores originados do corpo, mente e da interação entre ambos, o ambiente e meio social também tem sido considerados como influenciadores no surgimento de algumas doenças, o que estudiosos têm chamado de desordens “sociossomáticas”. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
A origem da Biodança tem como uma das características principais a observação humana, a partir dela seu idealizador foi capaz de captar informações e trazer significados muito sensíveis que viabilizaram a construção de um espaço de troca profunda, trazendo nesta prática uma interlocução direta entre corpo e mente. LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Com base no livro didático e na compreensão da sua idealização, analise as afirmativas abaixo: I. A Biodança foi criada por Rolando Toro Araneda, um psicólogo, professor e antropólogo chileno. II. Toro iniciou seu trabalho no Hospital Psiquiátrico da Universidade Católica do Chile em 1964. III. A música não desempenhou nenhum papel importante nas observações de Toro sobre os pacientes. É correto o que se aplica em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|