ATIVIDADE 3 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 53_2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

“Agora que você já sabe que a criatividade é uma habilidade capaz de ser desenvolvida, é preciso entender o que fazer para alcançá-la. Tudo começa com a mentalidade certa, a qual é diferente da que se costuma ter diante de tantos mitos e bloqueios adquiridos com o passar do tempo. Diante disso, fica claro: é essencial assumir uma nova mentalidade para desenvolver o potencial criativo. Algumas características e práticas são comumente observadas em pessoas criativas” (Santos, 2024, p. 11).

SANTOS, Cecília Lopez. Estudo contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

De acordo com seus estudos na disciplina e com o citado acima, qual opção abaixo apresenta as características e práticas comumente observadas em pessoas criativas?

ALTERNATIVAS

Mente Fechada, Autoestima, Comparações constantes, Curiosidade, Esperança, Coragem e Permissão para Fracassar.

Coragem, Determinação, Esperança, Não se comparar, Ter pensamentos Padronizados e rigorosos com seus fracassos.

Curiosidade, Mente Aberta, Autoestima, Esperança, Coragem, Determinação, Não se Comparar e Permissão para Fracassar.

Não se Comparar, Mente Aberta, Autoestima, Determinação, Coragem, Ser previsível e Não ter esperança.

Mente aberta, Determinação, Comparações constantes, Curiosidade, Autoestima, Esperança e Coragem.

2ª QUESTÃO

“Se a criatividade é a imaginação seguida de ação para solucionar problemas, podemos dizer que a inovação é a criatividade usada para geração de valor e progresso. Soluções inovadoras, geralmente, são desenvolvidas por pessoas que decidiram pela criatividade e não abrem mão da mentalidade criativa (a qual, aliás, já abordamos). Essas pessoas estão mais propensas a pensar fora da caixa, a ver o problema de diferentes perspectivas, e estão sempre em busca de formas alternativas de resolvê-lo” (Santos, 2024, p.23).

SANTOS, Cecília Lopez. Estudo contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Considerando os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir:

I – A economia criativa continua a ser um motor de crescimento econômico, proporcionando não apenas um aumento constante de empregos, mas também uma renda significativamente superior à média do mercado em expansão.

II – O desenvolvimento do potencial criativo é uma necessidade premente para a competitividade no mercado de trabalho atual e futuro, uma vez que profissionais que cultivam essa habilidade estão mais bem posicionados para enfrentar os desafios de um ambiente empresarial em constante mudança.

III – Contrariamente à percepção predominante, as empresas estão cada vez mais negligenciando a importância da criatividade como uma competência essencial para os líderes e equipes, concentrando-se exclusivamente em habilidades técnicas e de gestão.

IV – Profissionais que incorporam a criatividade em suas práticas diárias não desfrutam de vantagens substanciais em termos de oportunidades de emprego ou remuneração, uma vez que as corporações valorizam mais a conformidade com soluções estabelecidas do que a inovação.

É correto o que ser afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I, II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO

 “Com o rápido avanço da tecnologia no século XXI, o mundo está em constante transformação, especialmente devido à automação de processos e à Inteligência Artificial. Como consequência, novos problemas surgiram, para os quais habilidades puramente técnicas já não são suficientes para solucionar. É necessário ser criativo, no entanto, é comum que pessoas adultas se achem pouco ou nada criativas, o que pode significar um bloqueio em seu desenvolvimento pessoal e profissional” (Santos, 2024, p.7).

SANTOS, Cecília Lopez. Estudo contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

De acordo com seus estudos na disciplina e com o excerto, reflita sobre os conceitos de criatividade e analise as afirmativas a seguir:

I – Processo de ter ideias originais que possuem valor;

II – Capacidade de criar, de inventar. É uma qualidade de quem tem ideias originais;

III – Imaginação seguida de ação para a resolução de problemas;

IV – Conjunto de habilidades que alguns indivíduos possuem para transformar informações

É correto o que ser afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I, II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO

“A criatividade está presente na vida de qualquer pessoa. Seja no trabalho, para fazer o filho dormir ou no roteiro de uma viagem, toda tarefa exercida no dia-a-dia precisa de certa dose de criatividade, para que tenha ainda mais eficiência e alcance os resultados que esperamos. Tal habilidade tem sido cada vez mais essencial para o bom andamento dos processos ao redor do mundo, para o avanço tecnológico, para que possamos adquirir melhor qualidade de vida e continuarmos evoluindo constantemente. Por estes e muitos outros motivos a criatividade, ao lado de inovação, tem sido uma das habilidades e características mais valorizadas pelas empresas, mas não só no ambiente organizacional, como em todos os aspectos de nossa existência, como eu disse acima.”

MARQUES, José. Processo Criativo: entendendo o conceito e a importância do seu desenvolvimento. Instituto Brasileiro De Coachin, 2024. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/processo-criativo-entendendo-conceito-importancia-desenvolvimento/>. Acesso em: 26 abril 2024.

A partir dos estudos da disciplina e do excerto acima, analise as alternativas refletindo sobre o processo criativo e assinale a correta:

ALTERNATIVAS

O processo criativo é eficaz apenas em campos artísticos, não sendo aplicável em contextos científicos ou empresariais.

O objetivo principal do processo criativo é copiar modelos já existentes para garantir a eficiência.

No processo criativo, a transformação de ideias em produtos é sempre imediata e não requer ajustes ou revisões.

O processo criativo exclui a colaboração e o feedback de outras pessoas, dependendo exclusivamente da visão do criador original.

A estruturação de pensamentos e ideias é uma característica fundamental do processo criativo.

5ª QUESTÃO

“Fomos incentivados a focar no desenvolvimento do conhecimento lógico, matemático e linguístico. Quem tem dificuldade nessas áreas costuma ser considerado menos inteligente, o que, segundo o psicólogo Howard Gardner (1994), é um equívoco. Esse autor desenvolveu a Teoria das Múltiplas Inteligências, que vai contra a visão tradicional de que nossa inteligência pode ser mensurada adequadamente por meio de testes de respostas rápidas, como o famoso teste de QI. Após intensa pesquisa, Gardner (1994) identificou oito tipos de inteligência distintos” (Santos, 2024, p. 18).

SANTOS, Cecília Lopez. Estudo contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Com base no excerto acima e nos conteúdos estudados na disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre os oito tipos de inteligência, segundo Howard Gardner:

I – Inteligência espacial, inteligência linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência de memorização mecânica e inteligência naturalista.

II – Inteligência espacial, inteligência corporal, inteligência musical, inteligência linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência naturalista.

III – Inteligência musical, inteligência linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência mimética, inteligência espacial e inteligência naturalista.

É correto o que ser afirma em:

ALTERNATIVAS

l, apenas.

ll, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO

“A criatividade pode ser definida como a imaginação seguida de ação para a resolução de problemas. A capacidade de imaginar é o que distingue seres humanos de outros animais, logo, se você é capaz de imaginar, é capaz de ser criativo. A criatividade é uma habilidade que, como qualquer outra, exige prática consistente ao seu desenvolvimento” (Santos, 2024, p. 8).

SANTOS, Cecília Lopez. Estudo contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I – Diante do avanço tecnológico que o mundo vive atualmente, o mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais profissionais criativos, sendo esta a competência de liderança mais importante para empresas diante da complexidade do mercado atual.

PORQUE

II – Profissionais criativos buscam soluções inovadoras, otimização de processos e estão preparados para a competitividade do mercado de trabalho, tendo vantagem em relação aos profissionais que não desenvolvem a criatividade.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

As duas Asserções são verdadeiras, e a II justifica a primeira.

As duas asserções são verdadeiras, mas a II não justifica a primeira.

As duas asserções são falsas.

A asserção I é falsa e a II é verdadeira.

A Asserção II é falsa e a I é verdadeira.

7ª QUESTÃO
“Desenvolver uma cultura inovadora no ambiente corporativo é um dos grandes desafios na atualidade. Afinal, com a globalização do mundo e o consequente aumento das exigências dos consumidores, esse processo tornou-se obrigatório para que seja possível garantir um espaço num mercado tão competitivo. E sabe qual é um dos elementos-base para a formação de um ambiente inovador? O conhecimento. Ele é o responsável por facilitar a percepção de novas possibilidades”.
Entenda a relação entre gestão do conhecimento e inovação. Humantec Gestão do Conhecimento, 2024. Disponível em: < https://www.oconhecimento.com.br/entenda-a-relacao-entre-gestao-do-conhecimento-e-inovacao/ >. Acesso em: 25 abril 2024.
 
Com base no contexto apresentado e nos estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Soluções inovadoras, geralmente, são desenvolvidas por pessoas que decidiram pela criatividade e não abrem mão da mentalidade criativa.
II. Ideias inovadoras, geralmente, nascem quando se leva em conta três fatores que precisam ser equilibrados: praticabilidade técnica, viabilidade econômica e desejos do usuário.
III. O ponto de equilíbrio entre tecnologia disponível (fator técnico), viabilidade econômica (fator de negócios) e os desejos do usuário (fator humano) é onde mora a inovação.
IV. A essência da inovação, nos dias atuais, está na empatia.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

8ª QUESTÃO
A inovação é uma das áreas mais importantes no que diz respeito à competitividade das empresas em todos os setores à curto e longo prazo, sobretudo, na nova economia. Ela vai muito além de apenas uma “palavra da moda” que muitos gurus amam espalhar por aí. A inovação demanda um alto nível de criatividade, com base em dados. O que isso significa? Muitas vezes as estratégias de inovação vão além da operação cotidiana da empresa. É preciso estar atento aos movimentos do mercado, quais tendências estão despontando e qual delas é relevante para o seu negócio.
Inovação: o que é, como fazer e como alcançar melhores resultados. Distrito, 2024. Disponível em: <https://distrito.me/blog/o-que-e-inovacao/>. Acesso em: 25 abril 2024.
 

Sobre processo criativo e as ferramentas para otimização deste, analise as afirmativas a seguir.

I – Brainstorming é uma técnica muito utilizada que possui resultados mais efetivos quando feita coletivamente. Tem como objetivo obter o maior número de insights sem juízo de valor, tomando nota de todos.
II – Mapa Mental é um tipo de diagrama que permite gerenciar ideias conectando-as de maneira visual, ordenada e clara, a partir de um problema central. É uma excelente ferramenta para organizar ideias e gerar novos insights.
​III – O processo criativo é a estruturação de pensamentos e ideias cujo objetivo é solucionar um problema de forma criativa e eficiente, transformando uma ideia em uma ação ou produto novo.
 
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas

I e II, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO

O termo bloqueio criativo surgiu na década de 40 e foi criado pelo psiquiatra Edmund Bergler. Na época, Bergler estava estudando escritores que sofriam do que ele chamou de “inibições neuróticas de produtividade”. Não é à toa que em inglês, bloqueio criativo é conhecido também como “writer’s block” (algo como “bloqueio de escritor”). O bloqueio criativo é entendido como uma falta de inspiração na hora de criar. Veio ao mundo como uma falta de inspiração para criar textos, mas hoje qualquer pessoa que trave na hora de criar alguma coisa chama isso de bloqueio criativo.

MARTINSON, Júlia. 9 tipos de bloqueio criativos e como vencê-los. Resultados Digitais, 2024. Disponível em: <https://www.rdstation.com/blog/>. Acesso em: 26 abril 2024.

A partir dos estudos da disciplina e do excerto acima, pense sobre os fatores comportamentais que causam o bloqueio criativo e analise as afirmativas:

I – A falta de momentos de descanso e lazer podem contribuir para que ocorra o bloqueio criativo.

II – O medo de errar é um dos fatores comportamentais que podem bloquear a criatividade.

III – A procrastinação não tem influência significativa nos bloqueios criativos.

IV – A pressão social não afeta a capacidade criativa das pessoas.

V – O perfeccionismo é considerado um dos maiores geradores de bloqueios à criatividade.

É correto o que ser afirma em:

ALTERNATIVAS

II e IV, apenas.

I, II e V, apenas.

II, III e V, apenas.

I, IV e V, apenas.

I, II, III, IV e V.

10ª QUESTÃO

Para alguns, a razão pela qual eles se veem como pouco ou nada criativos está ligada à concepção de inteligência que lhes foi apresentada. Desde o início, fomos encorajados a direcionar nossos esforços para o desenvolvimento do conhecimento em áreas como lógica, matemática e linguagem. Aqueles que enfrentam desafios nessas esferas frequentemente são rotulados como menos dotados intelectualmente.

Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando os estudos da disciplina, qual das seguintes afirmações melhor descreve a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner?

ALTERNATIVAS

A teoria das inteligências múltiplas de Gardner sugere que a inteligência é uma característica inata e imutável, determinada principalmente pela genética.

Segundo Gardner, existem apenas duas formas de inteligência: lógico-matemática e linguística, que são as mais valorizadas pela sociedade.

De acordo com a teoria de Gardner, cada indivíduo possui uma única forma de inteligência dominante, que determina seu sucesso em todas as áreas da vida.

A teoria das inteligências múltiplas de Gardner propõe que existem várias formas de inteligência, incluindo inteligência emocional, musical, espacial, corporal-cinestésica, entre outras.

Gardner argumenta que a inteligência é uma característica estática e inflexível, sendo pouco influenciada pelo ambiente ou experiências de vida do indivíduo.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato