ATIVIDADE 3 – FAR – ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS – 52_2024
1ª QUESTÃO | |||||||||||
O processo de Recrutamento e Seleção de pessoas está presente em diferentes formas na sociedade desde os primórdios do capitalismo. Certamente é um dos processos mais importantes de qualquer empresa. Envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas e vem se transformando nos últimos anos. É um processo de Recursos Humanos, focado em atrair e selecionar os profissionais que têm maior afinidade com a vaga e empresa. Fonte: DIAS, Mariana. Guia do Recrutamento e Seleção de pessoas (R&S): o que é, como fazer o processo e melhores técnicas. Gupy, 2024. Disponível em: https://www.gupy.io/blog/recrutamento-e-selecao#i01. Acesso em: 15 abr. 2024.
Sobre o processo de recrutamento e seleção, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
2ª QUESTÃO | |||||||||||
A matriz BCG, idealizada em 1970, é indicada para organizações de todos os portes. Ela permite uma análise periódica da carteira de produtos, possibilitando ao empreendedor melhorar sua oferta de produtos ou serviços, priorizando os que geram mais caixa e exigem menor esforço e investimentos na venda. Fonte: NAKAWAGA, Marcelo. Ferramenta: matriz BCG (clássico). Sebrae. Disponível em: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Matriz-BCG.PDF. Acesso em: 15 abr. 2024.
Sobre a matriz BCG, analise as afirmações abaixo: I. A sigla BCG significa Boston Consulting Group (BCG), porque foi idealizada em 1970 por Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa com este nome. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
Antes de iniciar um planejamento estratégico, os gestores devem analisar o propósito, princípios da organização e estruturas da empresa, ou seja, um conjunto de elementos básicos, que definem o que uma organização idealiza para seu futuro. Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Dentro da gestão estratégica, algumas ferramentas auxiliam os gestores durante o processo decisório. Considerando isto, assinale a alternativa correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
Marketing é a atividade conduzida por organizações e indivíduos que operam por meio de um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de mercado que tenham valor para consumidores, clientes, agentes de marketing e a sociedade como um todo. Com a definição atualizada, começamos a perceber que o marketing passa da compra e venda e começa a ter preocupação com a criação e comunicação, além do valor para os consumidores e todos os agentes ligados à empresa.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
Existe uma relação direta entre investir em educação corporativa e o tamanho da economia, o que nos faz refletir que temos muito a caminhar no Brasil. Capacitar colaboradores promove inovação, aumento de produtividade, incremento de eficiência e eficácia, prepara sucessores, amplia vantagens competitivas, torna a organização mais sustentável e contribui para redução do custo Brasil Fonte: MADRUGA, Roberto. Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa. Linkedin. 2022. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/treinamento-desenvolvimento-e-educa%C3%A7%C3%A3o-corporativa-roberto-madruga. Acesso em: 15 abr. 2024.
Sobre treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
O posicionamento, dentro da gestão estratégica de marketing, pode ser definido como o ato de projetar o produto e a imagem da empresa, de forma a ocupar uma posição competitiva significativa nas mentes dos consumidores-alvos. Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
| |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
McShane e Von Glinow afirmaram que a liderança influencia, motiva e capacita as pessoas a contribuírem para a eficácia e o sucesso das organizações das quais são membros. Os líderes utilizam a persuasão e outras táticas de influência para motivar os outros. São capacitadores e, por isso, organizam o ambiente de trabalho alocando recursos e realizando mudanças nos padrões de comunicação, entre outras ações para facilitar o alcance de resultados pelos funcionários. Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando os aspectos relacionados à liderança, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
Pode parecer algo recente em nossa história: pensar na administração das pessoas que trabalham conosco. Deixamos aqui uma provocação em não utilizar o termo, pessoas que trabalham para nós. Se efetuarmos uma pequena retrospectiva, vemos que isso sempre foi relevante, mas com foco e preocupação diferentes com o ser humano ao longo da história. Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo: I. Quando a empresa vê as pessoas como colaboradoras ou parceiras, há horários rigidamente estabelecidos, preocupação com normas e regras, subordinação ao chefe, dependência da chefia. PORQUE
II. Nesta visão as pessoas são percebidas como recursos produtivos, como fazendo parte de patrimônio físico, que precisa ser controlado para ser mais produtivo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
A precificação baseada na competição é um método bem simples e prático para definir o preço de um produto ou serviço. A sua realização é feita por meio da análise dos preços dos concorrentes e o estabelecimento de um preço um pouco menor ou um pouco maior do que o deles. Fonte: GOMES, Gustavo. 7 estratégias de precificação para ter sucesso nas vendas. Agendor. Disponível em: https://www.agendor.com.br/blog/estrategias-de-precificacao/. Acesso em: 14 abr. 2024.
Sobre precificação baseada na concorrência, analise as afirmações: I. Apesar de que acompanhar a redução dos preços no concorrente seja a maneira mais rápida para alcanças os objetivos de vendas, isto é uma decisão financeira limitada. PORQUE
II. Se o concorrente reduzir os preços de novo, a margem de contribuição encolhe depressa e pode não se recuperar antes de produzir prejuízos significativos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
A qualidade de vida no trabalho pode ser compreendida como uma forma de pensamento que envolve as organizações e o trabalho das pessoas, que se destaca pela preocupação com o bem estar dos funcionários, eficácia organizacional e a participação dos trabalhadores na tomada de decisão e resolução de problemas. Ela afeta diretamente o desempenho e resultado das organizações. Fonte: OLIVEIRA, Gleyson; SOUSA, Hercilio. Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam a produtividade nas organizações. Revista Campo do Saber. v. 4, n. 2, 2018.
Considerando os aspectos de Gestão da Remuneração e Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa correta:
| |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|