ATIVIDADE 3 – FAR – ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS – 52_2024

1ª QUESTÃO
O processo de Recrutamento e Seleção de pessoas está presente em diferentes formas na sociedade desde os primórdios do capitalismo. Certamente é um dos processos mais importantes de qualquer empresa. Envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas e vem se transformando nos últimos anos. É um processo de Recursos Humanos, focado em atrair e selecionar os profissionais que têm maior afinidade com a vaga e empresa.
Fonte: DIAS, Mariana. Guia do Recrutamento e Seleção de pessoas (R&S): o que é, como fazer o processo e melhores técnicas. Gupy, 2024. Disponível em: https://www.gupy.io/blog/recrutamento-e-selecao#i01. Acesso em: 15 abr. 2024.
Sobre o processo de recrutamento e seleção, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Para as atividades de recrutamento e seleção não é necessário um planejamento prévio.

Não existe diferença nas definições de recrutamento e seleção.

O processo de recrutamento deve ser realizado exclusivamente por membros da empresa.

A seleção consiste num processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização.

A seleção abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentre os candidatos disponíveis, não simplesmente o mais qualificado ou o indicado por alguém, mas sim, aquele que atenda aos critérios preestabelecidos para o preenchimento da vaga, como competências requeridas, competências no relacionamento interpessoal.

2ª QUESTÃO
A matriz BCG, idealizada em 1970, é indicada para organizações de todos os portes. Ela permite uma análise periódica da carteira de produtos, possibilitando ao empreendedor melhorar sua oferta de produtos ou serviços, priorizando os que geram mais caixa e exigem menor esforço e investimentos na venda.
Fonte: NAKAWAGA, Marcelo. Ferramenta: matriz BCG (clássico). Sebrae. Disponível em: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Matriz-BCG.PDF. Acesso em: 15 abr. 2024.
Sobre a matriz BCG, analise as afirmações abaixo:

I. A sigla BCG significa Boston Consulting Group (BCG), porque foi idealizada em 1970 por Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa com este nome.
II. A matriz BCG divide os produtos em estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação e abacaxi.
III. Produtos vacas-leiteiras geram muito lucro para a empresa sem que seja necessário muito investimento, principalmente em marketing e vendas.
IV. Produtos ponto de interrogação tem baixa participação no mercado de crescimento lento. Podem servir a um grupo leal de clientes e são lucrativos, porém, tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa e, se não gerarem lucros, geralmente, são eliminados.
V. Produtos vaca leiteira geram muito lucro, mas também exigem muitos investimentos para obter um bom nível de vendas/margem.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, IV e V, apenas.

III, IV e V, apenas.

I, II, III, IV e V.

3ª QUESTÃO
Antes de iniciar um planejamento estratégico, os gestores devem analisar o propósito, princípios da organização e estruturas da empresa, ou seja, um conjunto de elementos básicos, que definem o que uma organização idealiza para seu futuro.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Dentro da gestão estratégica, algumas ferramentas auxiliam os gestores durante o processo decisório. Considerando isto, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS

Ao ir até uma farmácia concorrente e verificar o funcionamento de um programa de cashback para melhorá-lo e aplicá-lo em sua farmácia, você está realizando Benchmarketing.

Benchmarketing, matriz BCG, UEPS e ponto de equilíbrio contábil são ferramentas de gestão estratégica.

Dentro do porfólio de uma empresa, avaliar uma das unidades estratégicas de negócios (UEN) é considerado benchmarketing.

No benchmarketing há quatro quadrantes, sendo que cada um é representado por símbolos. O eixo horizontal representa a participação relativa de mercado e o eixo vertical, representa a taxa de crescimento do mercado. As classificações remetem às nomenclaturas: (1) estrela, (2) vaca leiteira, (3) abacaxi e (4) ponto de interrogação.

A estratégia de benchmarketing não pode ser aplicada ao ramo farmacêutico.

4ª QUESTÃO
Marketing é a atividade conduzida por organizações e indivíduos que operam por meio de um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de mercado que tenham valor para consumidores, clientes, agentes de marketing e a sociedade como um todo. Com a definição atualizada, começamos a perceber que o marketing passa da compra e venda e começa a ter preocupação com a criação e comunicação, além do valor para os consumidores e todos os agentes ligados à empresa.

 

Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.

 
Sobre o composto de marketing, analise as afirmações abaixo:
 
I. Os quatro ingredientes de marketing são: Produto, Preço, Praça e Promoção.
II. Uma das classificações dos produtos é quanto a sua durabilidade e tangibilidade, sendo estas: bens duráveis, bens não duráveis e serviços.
III. Em uma farmácia de dispensação podemos encontrar bens de conveniência e bens não procurados.
IV. No mix de marketing, promoção é a oferta, desconto ou preço mais baixo.
 
É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I e IV, apenas.

I, II, e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
Existe uma relação direta entre investir em educação corporativa e o tamanho da economia, o que nos faz refletir que temos muito a caminhar no Brasil. Capacitar colaboradores promove inovação, aumento de produtividade, incremento de eficiência e eficácia, prepara sucessores, amplia vantagens competitivas, torna a organização mais sustentável e contribui para redução do custo Brasil
Fonte: MADRUGA, Roberto. Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa. Linkedin. 2022. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/treinamento-desenvolvimento-e-educa%C3%A7%C3%A3o-corporativa-roberto-madruga. Acesso em: 15 abr. 2024.
Sobre treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são processos de aprendizagem, portanto, significam a mesma coisa.

O treinamento deve ser sempre formal, com uma metodologia específica.

O desenvolvimento é um processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. É voltado para o crescimento da pessoa ao nível de conhecimento, habilidade e atitude.

Adaptar pessoas a novas tecnologias e processos e atualizar informações sobre normas, políticas e regulamentos, são objetivos do processo de desenvolvimento.

O diagnóstico ou levantamento de necessidades é uma etapa realizada apenas para treinamentos.

6ª QUESTÃO
O posicionamento, dentro da gestão estratégica de marketing, pode ser definido como o ato de projetar o produto e a imagem da empresa, de forma a ocupar uma posição competitiva significativa nas mentes dos consumidores-alvos.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.


Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
 

ALTERNATIVAS

Estratégias de posicionamento por qualidade ou preço são pouco utilizadas no varejo farmacêutico.

Posicionar o produto ou serviço como o melhor para algum grupo de usuários (por exemplo, bebês) é a definição de estratégia de posicionamento por utilização/aplicação.

A estratégia de posicionamento por atributo considera fatores pertencentes à empresa como o tamanho ou tempo de existência.

A estratégia de posicionamento por concorrente não considera vantagens implícitas ou explícitas nos produtos similares dos concorrentes.

Um exemplo de posicionamento por benefícios é quando o produto é posicionado como líder em determinada categoria.

7ª QUESTÃO
McShane e Von Glinow afirmaram que a liderança influencia, motiva e capacita as pessoas a contribuírem para a eficácia e o sucesso das organizações das quais são membros. Os líderes utilizam a persuasão e outras táticas de influência para motivar os outros. São capacitadores e, por isso, organizam o ambiente de trabalho alocando recursos e realizando mudanças nos padrões de comunicação, entre outras ações para facilitar o alcance de resultados pelos funcionários.
Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
​Considerando os aspectos relacionados à liderança, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

O poder formal está diretamente associado com a capacidade de liderança dos indivíduos.

São característica de um gerente ser visionário, passional, criativo, flexível, inspirador, inovador, corajoso, imaginativo, experimental e independente.

Na teoria comportamental os líderes podem ser orientados para pessoas ou orientados para os produtos.

É possível exercer autoridade por meio do cargo que se ocupa como gestores de diferentes níveis formalizados pela organização, o que não garante que a liderança eficaz seja exercida.

Líderes que delegam trabalho e esclarecem as responsabilidades, estabelecem metas e prazos, estabelecem procedimentos de trabalho bem definidos, tem um estilo de liderança voltado para pessoas.

8ª QUESTÃO
Pode parecer algo recente em nossa história: pensar na administração das pessoas que trabalham conosco. Deixamos aqui uma provocação em não utilizar o termo, pessoas que trabalham para nós. Se efetuarmos uma pequena retrospectiva, vemos que isso sempre foi relevante, mas com foco e preocupação diferentes com o ser humano ao longo da história.
 

Fonte: COSTA, W.S. et al. Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas. Indaial, SC: Arqué, 2023.

 

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:

I. Quando a empresa vê as pessoas como colaboradoras ou parceiras, há horários rigidamente estabelecidos, preocupação com normas e regras, subordinação ao chefe, dependência da chefia.

PORQUE
II. Nesta visão as pessoas são percebidas como recursos produtivos, como fazendo parte de patrimônio físico, que precisa ser controlado para ser mais produtivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

9ª QUESTÃO
A precificação baseada na competição é um método bem simples e prático para definir o preço de um produto ou serviço. A sua realização é feita por meio da análise dos preços dos concorrentes e o estabelecimento de um preço um pouco menor ou um pouco maior do que o deles.
Fonte: GOMES, Gustavo. 7 estratégias de precificação para ter sucesso nas vendas. Agendor. Disponível em: https://www.agendor.com.br/blog/estrategias-de-precificacao/. Acesso em: 14 abr. 2024.
Sobre precificação baseada na concorrência, analise as afirmações:

I. Apesar de que acompanhar a redução dos preços no concorrente seja a maneira mais rápida para alcanças os objetivos de vendas, isto é uma decisão financeira limitada.

PORQUE
II. Se o concorrente reduzir os preços de novo, a margem de contribuição encolhe depressa e pode não se recuperar antes de produzir prejuízos significativos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
A qualidade de vida no trabalho pode ser compreendida como uma forma de pensamento que envolve as organizações e o trabalho das pessoas, que se destaca pela preocupação com o bem estar dos funcionários, eficácia organizacional e a participação dos trabalhadores na tomada de decisão e resolução de problemas. Ela afeta diretamente o desempenho e resultado das organizações.
Fonte: OLIVEIRA, Gleyson; SOUSA, Hercilio. Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam a produtividade nas organizações. Revista Campo do Saber. v. 4, n. 2, 2018.
Considerando os aspectos de Gestão da Remuneração e Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa correta:


 

ALTERNATIVAS

Benefícios como seguro de vida, seguro saúde, refeições subsidiadas e transporte subsidiado não fazem parte da remuneração.

Recompensas como possibilidade de desenvolvimento, reconhecimento, estabilidade no emprego, qualidade de vida no trabalho são consideradas recompensas financeiras.

Benefícios como 13º salário, salário-família, auxílio-doença e auxílio-maternidade são benefícios espontâneos, que a empresa oferece por decisão própria.

A Qualidade de Vida no Trabalho é composta por fatores como compensação justa e adequada, oportunidades de crescimento e segurança, relevância social da vida no trabalho, entre outros.

A Qualidade de Vida no Trabalho é afetada apenas pelo salário pago aos funcionários.

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