EGRAD_BEDU – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO – 2024 – 54 – 1
Período:25/11/2024 00:00 a 01/12/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:5,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 23/12/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Os conflitos podem acontecer de formas diferenciadas entre indivíduos e grupos: podem ser entre duas pessoas ou mais. Sanmya Feitosa Tajra em seu livro Comunicação e Negociação: Conceitos e Práticas Organizacionais (2014) aponta sobre algumas principais fontes de conflitos.  
 

GUALASSI, Rodrigo. Estudo contemporâneo e transversal: administração de conflito. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.


A partir dessa colocação e das propostas de Tarja (2014), analise as afirmativas a seguir: 

I. Aponta que nas empresas a falta de recursos, concorrência entre funcionários e desigualdade na distribuição financeira podem ser desencadeadores de conflitos.  
II. Objetivos iguais dentro de uma empresa levam a conflitos devido às disputas que podem ocasionar.  
III. A dependência de uma equipe com o trabalho realizado por outra equipe também pode ser um fator de conflito.  
IV. Quando a empresa deixa claro sobre os valores e normas da organização pode levar a conflitos pois as pessoas têm perspectivas individuais de entendimento, ocasionando a discordância.  

​É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

l, apenas.

ll e lV, apenas.

l e lll, apenas.

ll e lll, apenas.

l, ll, lll e lV.

2ª QUESTÃO

Os conflitos existem desde o início das civilizações como parte fundamental do processo de evolução, auxiliando no processo de desenvolvimento em sistemas familiares, político e organizacional. Conflitos familiares, pessoais e profissionais são muito comuns e podem ocorrer independente do local ou do momento.

NASCIMENTO; E. M..; SAYED; K. M. E. Administração de Conflitos. Coleção Gestão Empresarial: Capital humano. Editora Gazeta do Povo/FAE: 2002. Disponível em: https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Gest%C3%A3o-do-Capital-Humano.pdf. Acesso em:17 maio 2024.

A partir da ideia apresentada no enunciado, avalie as afirmativas abaixo:

I. A administração de conflitos exerce uma função de grande importância, pois pode transformar o “problema” numa oportunidade de crescimento.
II. Administrar conflitos trata-se de utilizar estratégias e maneiras de identificação das divergências e resolução delas.
III. O processo de administrar o conflito é necessário, mas fica evidente o quanto o conflito em si é destrutivo e somente danifica os processos em que está inserido.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

l, apenas.

ll, apenas.

l e ll, apenas.

ll e lll, apenas.

l, ll e lll.

3ª QUESTÃO
Em várias situações de nossas vidas nos deparamos com pessoas de opiniões diferentes, temperamentos diferentes, ocasionando algumas situações muitas vezes conflitosas, mas necessárias quando precisamos resolver algo. Sabemos que conversar, ouvir e entender o outro são umas das alternativas de sucesso quando se busca uma solução para muitos casos. Assim, existem alguns pontos importantes que nos ajuda a entender as causas mais comuns.
Elaborado pela professora, 2024.

Diante disso, analise as causas mais comuns potencializadoras de um conflito e assinale a opção correta:

I. Diferenças de personalidade.
II. Metas muito diferentes.
lll. Diferenças de informação e percepção.

É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas

III, apenas

I, apenas.

I, II e III.

4ª QUESTÃO
Um conflito é definido, em grande parte das vezes, como um embate, uma discordância ou desavença. Toda vez que os interesses de duas ou mais partes colidempor algum motivo, o conflito aparece. Inclusive, não é incomum que isso esteja ligado a situações de agressividade e confronto verbal ou físico. Likert e Likert (1979, p. 86) afirmam que “...

o conflito é visto como a luta ativa de cada um por um resultado desejável para si, o qual, quando alcançado, impede aos outros de conseguirem o resultado favorável a eles, produzindo, com isso, hostilidade”.​

​FELDMANN, Taise. Estudo Contemporâneo e Transversal – Administração de Conflito. Indaial, SC: Arqué,Unicesumar, 2023.

 
 Considerando os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Conflito tem base na interação social, ou seja, na relação entre as pessoas. Ele pode surgir de divergências acerca de objetivos em um negócio, de ideias diferentes ou até mesmo pela incompatibilidade entre dois indivíduos.
PORQUE
II. Um conflito só existe a partir de um movimento de ação e reação das partes envolvidas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.

A asserções I e II são proposições falsas.

5ª QUESTÃO
Muitas pessoas têm sérias dificuldades em lidar com situações de conflito, mas nos últimos anos, uma corrente de pesquisadores e gente de negócios passou a defender que as situações conflituosas, em certos casos, podem ser encaradas como algo positivo e até uma oportunidade para a organização.
FELDMANN, Taise. Estudo Contemporâneo e Transversal – Administração de Conflito. Indaial, SC: Arqué, Unicesumar, 2023.

 
Neste contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. Conflitos podem nos ajudar  a desvendar problemas ocultos.
II. Ele também tende a aguçar a percepção e o raciocínio.
III. Conflitos exercitam a imaginação e estimulam a criatividade.
IV. Não é necessário que se tenha comunicação entre as partes para resolver um conflito.

É  correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

6ª QUESTÃO
Um elemento importante para a percepção de uma situação conflituosa é compreender alguns dos principais causadores potenciais de conflito em negociações. Em outras palavras, as causas mais comuns para o seu surgimento. Uma das causas mais comuns é a chamada experiência de frustração de uma ou de ambas as partes da negociação.

 

FELDMANN, Taise. Estudo Contemporâneo e Transversal – Administração de Conflito Indaial, SC: Arqué, Unicesumar 2023

 
 
Analise as alternativas e assinale a que responde corretamente a experiência de frustração:
 

ALTERNATIVAS

Envolve toda uma organização, sem interferência ou limitação pessoal, técnica ou comportamento.

É bastante comum, por exemplo, um lado buscar um valor bem acima do mercado, enquanto o outro pretende pagar algo muito abaixo do padrão.

Pessoas com diferentes percepções de uma mesma situação, ou com fontes diferentes de informações, tendem a discordar sob vários aspectos.

Ela ocorre quando uma das partes, ou mesmo ambas, sente-se incapaz de atingir os seus objetivos na negociação, vislumbrando, assim, a possibilidade de não ter os seus desejos satisfeitos.

Ela ocorre quando uma das partes, ou mesmo ambas, sente-se capaz de atingir os seus objetivos na negociação, vislumbrando, assim, a possibilidade de sempre ter os seus desejos satisfeitos.

7ª QUESTÃO
Todos nós sabemos que conflitos são muito importantes para que haja possibilidades de acertar os ponteiros, poder ouvir novas  ideias, opiniões e sugestões diferentes, além de  ajudar na criatividade, inovação, tendo a possibilidade de as partes envolvidas se atentarem a vários detalhes, encontrando soluções inovadoras  pra se chegar a resultados satisfatórios.
FELDMANN, Taise. Estudo Contemporâneo e Transversal-Administração de Conflito. Indaial, SC: Arqué, Unicesumar, 2023.
Considerando os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



 I. A forma como a organização ou os negociadores irão lidar com os possíveis conflitos que definirá se as consequências serão positivas ou negativas.
 

PORQUE


II. Se não for bem conduzido, o conflito pode trazer consequências como o desgaste no relacionamento entre os envolvidos, problemas de comunicação entre as partes ou dentro da organização.

 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
 

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

8ª QUESTÃO
Em todos os momentos de nossas vidas estamos sujeitos a ter que lidar com algum tipo de conflito ,seja ele em casa, com familiares, na escola, no trabalho ou até mesmo em nossa convivência entre amigos. No entanto, esses conflitos muitos vezes são necessários, para que haja alinhamento entre pessoas e processos. Sendo que muitas vezes o que poderia ser encarado como  algo negativo, pode se tornar em resolução de problemas que estão sendo arrastados há anos.
Elaborado pela professora, 2024.
Considerando as possíveis situações  sobre  conflitos, analise as alternativas a seguir:

 I- É  fato que algumas situações causam conflitos, num primeiro momento, mas acabam ajudando a organizar situações e ideias favoráveis a todos.

II- Os conflitos podem ajudar a desvendar problemas ocultos, além, de exercitar a imaginação e estimular a criatividade.

III- Na verdade, conflitos em todos os momentos trazem apenas desgaste para ambas as partes.

É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO
O conflito se desenrola em um processo dinâmico, no qual as partes envolvidas se influenciam reciprocamente. As condições antecedentes ao conflito criam as condições que tornam provável a ocorrência de conflitos. Uma das partes percebe que existe uma situação potencial de conflito e passa a desenvolver sentimentos conflituosos com relação à outra parte, engajando-se em um comportamento de conflito. A ação de uma das partes conduz a alguma forma de reação da outra. Dependendo dessa reação, positiva ou negativa, pode haver uma intensificação do conflito ou alguma forma de resolução.

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed.São Paulo: Atlas, 2021. p. 289.

Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito do conflito nas negociações, avalie as afirmações a seguir:

I. O conflito tem base na interação social, ou seja, na relação entre as pessoas.
II. O conflito só existe a partir de um movimento de ação e reação das partes envolvidas.
III. A resolução se constituí como o alcance da solução do conflito e o consequente alívio da tensão.
IV. A compatibilidade entre objetivos e os indivíduos de um grupo são condições antecedentes que podem resultar em conflito.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

10ª QUESTÃO
Em geral, o conflito envolve o uso de poder no confronto, ou seja, nas disputas em torno de interesses contraditórios em choque. Além disso, o conflito é um processo que leva tempo para se desenrolar e não é apenas um evento que ocorre em determinado instante e depois desaparece. Contudo, à medida que o conflito passa a obstruir o progresso e ameaçar a eficácia e o desempenho organizacional, ele precisa ser administrado adequadamente. Caso contrário, ele passará a afetar de forma negativa o comportamento da organização.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 287.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito dos efeitos dos conflitos nas organizações, analise as afirmações a seguir:

I. O conflito provoca efeitos positivos e construtivos, bem como efeitos negativos e destrutivos.
II. A maneira como a organização ou os negociadores lidam com os possíveis conflitos definirá se as consequências serão positivas ou negativas.
III. O conflito pode trazer consequências, como o desgaste no relacionamento entre os envolvidos, problemas de comunicação entre as partes ou dentro da organização.
IV. As diferenças de objetivos, metas e tarefas são indispensáveis para a excelência organizacional, mas essas diferenças também podem gerar conflitos entre pessoas e grupos e impor a necessidade de negociação.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

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