43 9 84869985

43 9 84869985

MAPA – FAR – ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS – 52_2024

MAPA DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS
Olá, estudante!

Seja bem-vindo ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas.

Instruções iniciais:
1. Utilize o Modelo Padrão da Atividade MAPA para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
2. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.

INTRODUÇÃO

Varejo farmacêutico tem crescimento próximo a 10% em 2023; tendência pode se repetir em 2024
Em 2023, o varejo farmacêutico não atingiu o crescimento esperado, segundo a Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias (Febrafar), no período o segmento teve alta de aproximadamente 10%. “Esta análise concentra-se no mercado farmacêutico em geral. Contudo, na Febrafar, observamos um crescimento 40% acima da média do mercado, evidenciando uma performance sólida mesmo diante dos desafios”, comenta Edison Tamascia, presidente da Febrafar, em artigo publicado no site da entidade.
Expectativa para 2024
Para 2024, de acordo com a associação, a previsão do varejo farmacêutico é de um cenário de estabilidade, sem crescimento expressivo acima da média de 2023. Ainda, seguindo a constante transformação no comportamento do consumidor, nos meios e formas de compra e na concorrência, poderá se observar um mercado segmentado. ‘Teremos de um lado empresas que se destacarão em função da tecnologia e de compreender a importância e usabilidade dessas ferramentas; do outro lado, ficarão as empresas que, apesar de identificarem a importância, não terão a estrutura e conhecimento necessários para utilizar os recursos tecnológicos a favor do seu negócio’, revela o presidente da Febrafar” (GiroNews, 2024, on-line).

Fonte: https://www.gironews.com/farma-cosmeticos/cresce-abaixo-da-expectativa-73919/. Acesso em: 26 abr. 2024.

Empreender é um sonho de muitos futuros farmacêuticos. Seja em farmácia de dispensação, farmácia de manipulação, consultórios farmacêuticos ou laboratório de análises clínicas, o empreendimento é um grande desafio. Veremos, nesta atividade, como planejamento e estratégia são essenciais para se manter dentro do mercado.

DESENVOLVENDO O TRABALHO

Antes de responder às questões, assista ao vídeo disponível no link a seguir: (caso não consiga abrir ao clicar, copie o link e cole no seu navegador)
https://www.youtube.com/watch?v=p76l95-CWwU.
 
Agora, associando o conteúdo do vídeo apresentado com o conteúdo da disciplina, responda:

1 – Qual o conceito de planejamento?
2 – Qual a importância do planejamento? Cite pelo menos cinco motivos.
3 – Considerando a abrangência do planejamento, quais são os quatro tipos ou níveis de planejamento? Explique resumidamente cada um deles.
4 – Cite pelo menos 5 vantagens do planejamento estratégico apresentadas no vídeo do link exposto.
5 – Cite três tipos de estratégias de posicionamento utilizadas pelas organizações.
6 – Identifique a estratégia de posicionamento do exemplo a seguir:


Fonte: https://www.teuto.com.br/. Acesso em: 26 abr. 2024.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato