MAPA – FAR – TECNOLOGIA FARMACÊUTICA – 54_2024
CONTEXTUALIZAÇÃO
Leia atentamente este extrato de um artigo científico de revisão sobre formas farmacêuticas de liberaçãomodificada.
A tecnologia associada à modificação da liberação de fármacos, ou outras substâncias bioativas, a partir depreparações farmacêuticas sofreu um incremento notório nas últimas décadas na tentativa de maximizar asvantagens inerentes às formas farmacêuticas de liberação controlada. Ampla variedade de sistemas, visandocondicionar a velocidade e o local de liberação dos fármacos, tem sido objeto de investigação na área daindústria farmacêutica. Entre esses sistemas estão incluídos os lipossomas, as bombas osmóticas, osrevestimentos entéricos, os sistemas transdérmicos, os pró-fármacos, os sistemas matriciais poliméricos,entre outros.
De maneira particular, a utilização de sistemas matriciais constituídos por diversos tipos de polímeros éopção interessante, sendo uma das estratégias mais empregadas quando do desenvolvimento de umaformulação oral de liberação modificada devido às vantagens inerentes a estes sistemas: versatilidade,eficácia, baixo custo e produção que recorre a equipamentos e técnicas convencionais. Além disso, autilização de sistemas matriciais permite a incorporação de quantidades relativamente elevadas defármacos. Do ponto de vista tecnológico, um sistema matricial pode ser definido como sistema que controlaa liberação da(s) substância(s) ativa(s), molecularmente dispersa(s) ou dissolvida(s) num suporte resistente àdesintegração (polímero ou agente formador da matriz).
A classificação dos sistemas matriciais leva em consideração diversos critérios, especificamente a estruturada matriz, a cinética de liberação (idealmente de ordem zero), os mecanismos para controlar a liberação(erosão, difusão, intumescimento), a natureza química e as propriedades dos materiais utilizados. A erosão,a difusão e o intumescimento das matrizes são os vários mecanismos pelos quais os sistemas matriciaispodem controlar a liberação das substâncias ativas. A predominância de um destes mecanismos dependeinvariavelmente das propriedades do polímero empregado no sistema. De modo geral, quando asestruturas matriciais entram em contacto com o meio de dissolução (ou fluído biológico) podem manter asua estrutura mais ou menos constante ao longo de todo o processo de dissolução ou podem sofrer umfenômeno de intumescimento (”
swelling
“) e, posteriormente, de erosão.
Fonte: LOPES, C., M.; LOBO, J. M. S.; COSTA, P. Formas farmacêuticas de liberação modificada: polímeroshidrifílicos.
Rev. Bras. Cienc. Farm.
41 (2), Jun 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-93322005000200003. Acesso em: 9 set. 2024.
O QUE DEVE SER FEITO NESTA ATIVIDADE?
Considerando essas informações, imagine que você trabalha em uma indústria farmacêutica que desejalançar uma formulação de liberação modificada, contendo tobramicina, para administração ocular. Sabe-seque a tobramicina é um antibiótico utilizado em infecções oculares, e sua administração usual é a cada 4 h,mas em casos graves pode ser a cada 1 hora. Por causa disso, torna-se muito difícil que o paciente tenhaadesão ao tratamento, o que impede que a infecção seja efetivamente resolvida. Assim, o seu objetivo éproduzir uma formulação de liberação modificada para aumentar o tempo entre as aplicações deste
25/09/2024, 11:32 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 2/3
antibiótico.
Para este trabalho, você pode utilizar várias tecnologias farmacêuticas, como nanopartículas poliméricas,lipossomas ou sistema de liberação de fármacos em gel
in situ
, por exemplo. Ao pesquisar sobre essessistemas, você verificou que o sistema de liberação de fármacos em gel
in situ
parece ser o que melhor seadequa a sua proposta.
Agora, você deve listar as possíveis matérias-primas que podem ser utilizadas nesta formulação, quais astécnicas de preparo e quais testes de caracterização são necessários. Além disso, será necessária aintegração com a equipe de assuntos regulatórios, que irá verificar todas as legislações/resoluções quedevem ser atendidas para que o produto final deverá atender seja lançado no mercado.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Após ler atentamente estas informações, faça o que se pede:
1. DEFINA sistemas de liberação modificada de fármacos.
2. EXPLIQUE o porquê é importante que a tobramicina seja incorporada em um sistema de liberaçãomodificada de fármacos.
3. INDIQUE um polímero utilizado como gelificante em colírios de liberação modificada.
4. EXPLIQUE o porquê os conservantes são importantes na formulação de um colírio.
5. CITE qual documento você deve redigir para garantir a padronização das produções subsequentes, apósfinalizar o desenvolvimento da formulação desejada.
6. REFERÊNCIAS
Neste tópico, insira as referências, nas normas da ABNT, que foram utilizadas para elaborar o seu MAPA.
ORIENTAÇÕES FINAIS
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no espaço específico para envio naatividade “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desta atividade não éconsiderada.
→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos)ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Sugerimos que envie o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades e arquivos corrompidos,principalmente se você utiliza MAC ou OpenOffice.
→
Verifique se você está enviando o arquivo correto!
Identifique o arquivo com o seu primeiro e últimonome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.:MAPA_TecFar_JoseLemos.pdf
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você nãopoderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça odownload para conferir.
→ Salve o comprovante de envio da atividade, clicando em Imprimir, acima do cabeçalho da atividade.
BOM TRABALHO!!!