MAPA – NUT – ELEMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA – 54_2024
Período:23/09/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:3,50
Gabarito:Gabarito não está liberado!
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
A anemia ferropriva é uma condição amplamente prevalente em crianças, especialmente em países em desenvolvimento. Estima-se que essa condição afete aproximadamente 43% das crianças em idade pré-escolar em todo o mundo, com maior incidência na África e no Sudeste Asiático. No Brasil, dados de pesquisas revelam que a prevalência de anemia ferropriva entre crianças menores de cinco anos pode chegar a 20%, variando conforme a região e o nível socioeconômico da população. A anemia ferropriva pode causar impactos negativos no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, além de aumentar a susceptibilidade a infecções (Cunha et al., 2019).

A deficiência de vitamina A é outra preocupação significativa na saúde pública infantil. Esta deficiência é responsável por sérios problemas de saúde, incluindo o aumento da morbidade e mortalidade por doenças infecciosas, além de ser uma das principais causas de cegueira infantil evitável. No Brasil, apesar de programas de suplementação e fortificação, a prevalência de deficiência de vitamina A ainda é alta em algumas regiões, afetando aproximadamente 16% das crianças menores de cinco anos (Ramalho et al., 2013).

A integração de estratégias de saúde pública é essencial para abordar simultaneamente a anemia ferropriva e a deficiência de vitamina A em crianças. Programas de suplementação e fortificação alimentar, juntamente com a educação nutricional, têm demonstrado eficácia na redução dessas deficiências. Um estudo realizado no Nordeste do Brasil mostrou que a fortificação de alimentos com ferro e vitamina A resultou em uma significativa diminuição na prevalência dessas condições entre as crianças atendidas pelo programa de saúde pública. Além disso, é fundamental promover práticas alimentares saudáveis e o acesso a uma dieta balanceada desde os primeiros anos de vida (Ferreira et al., 2017).

Fontes:
CUNHA, A. L. et al. Prevalência de anemia ferropriva em crianças menores de cinco anos no Brasil: uma revisão sistemática. Revista de Saúde Pública, [S.l.], v. 53, p. 1-13, 2019.
RAMALHO, R. A. et al. Deficiência de vitamina A em crianças menores de cinco anos no Brasil: uma análise crítica. Cadernos de Saúde Pública, [S.l.], v. 29, n. 4, p. 657-667, 2013.
FERREIRA, H. S. et al. Impacto da fortificação de alimentos na redução da anemia ferropriva e deficiência de vitamina A em crianças no Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 245-256, 2017.

Conforme o “Caderno dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes”, as deficiências de micronutrientes, especialmente a anemia por deficiência de ferro, são importantes problemas de saúde pública. Esses agravos nutricionais são resultados de uma complexa rede de fatores determinantes, que incluem, no âmbito da alimentação e nutrição, a insegurança alimentar, a ingestão inadequada e/ou insuficiente de alimentos in natura e minimamente processados, a baixa qualidade nutricional da alimentação e a biodisponibilidade de micronutrientes. Desse modo, considere-se que você foi o (a) novo (a) nutricionista contratado por uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que será responsável por realizar o acompanhamento de um Grupo de promoção da alimentação adequada, com enfoque na prevenção da anemia ferropriva e deficiência de vitamina A em crianças. ELABORE quatro roteiros de oficinas (dois roteiros voltados a prevenção da anemia ferropriva e dois roteiros voltados a prevenção de deficiência de vitamina A). Os roteiros devem conter os seguintes itens:

– Título da oficina.
– Objetivos do encontro.
– Atividades a serem desenvolvidas.
– Duração total do encontro.
– Material necessário.
– Referencial teórico.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAR E ENVIAR A ATIVIDADE MAPA:

Sobre o arquivo a ser enviado:
> Utilize o formulário padrão para realização do MAPA disponível em > Material da Disciplina.
> O arquivo deve ser enviado exclusivamente pelo seu Studeo no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas formatos PDF e DOC-x são aceitos.
> Somente UM arquivo pode ser anexado no Studeo.
> A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.

Problemas frequentes a evitar:
> Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_Avaliação Nutricional_MariaSantos.pdf. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho e ele pode ser zerado.
​> Verifique se você está enviando o arquivo corretamente. Para arquivos trocados e faltando informações não serão concedidas reaberturas dentro e após o prazo da atividade.
> Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.

Como enviar o seu arquivo:
> Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar até ela.
> Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

ALTERNATIVAS
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