MAPA – NUT – FARMACOLOGIA E FITOTERAPIA – 54_2024 | |
Período: | 23/09/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 3,50 |
Gabarito: | Gabarito não está liberado! |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||
O sistema nervoso é uma rede complexa de neurônios interligados por conexões sinápticas, conferindo-lhe uma complexidade incomparável a outros sistemas. Esses neurônios desempenham funções distintas e essenciais, como percepção (incluindo processamento sensorial, auditivo e visual), estado de vigília, linguagem e consciência. Para desempenhê-las, os neurônios individuais do sistema nervoso precisam estar organizados em redes funcionais, que são, por sua vez, organizadas em unidades anatômicas maiores (MACHADO, 2014). Dessa forma, a farmacologia do sistema nervoso central (SNC) é um dos campos mais desafiadores de estudo devido à complexidade e às extensas conexões do sistema. Compreender os efeitos dos fármacos nesse sistema é, portanto, uma tarefa difícil. O cérebro, como o sistema mais “alto” do organismo, exige que, para começar a entender a farmacologia desse local tão complexo, compreendamos alguns conceitos básicos, fundamentais para a compreensão dos efeitos farmacológicos (Rang; Dale, 2016): A partir disso, coloque-se como um nutricionista que recebe o paciente com seguinte histórico: M. S., 55 anos, procura atendimento devido à perda rápida de peso e dificuldades para se alimentar corretamente. Relata também sentimentos persistentes de tristeza e falta de motivação. História Clínica: M. S., é uma mulher de 55 anos, que começou a apresentar sintomas depressivos há aproximadamente 6 meses. Ela relatou uma perda de interesse em atividades que antes gostava e um sentimento constante de tristeza. Recentemente, M. S. notou uma perda de peso significativa, cerca de 8 kg nos últimos 2 meses, e tem tido dificuldade para manter uma alimentação adequada. Histórico Médico: Depressão Maior, diagnosticada há 6 meses, em tratamento com antidepressivos. Objetivos do Paciente: melhorar a ingestão alimentar e estabilizar o peso. Reduzir os sintomas depressivos e melhorar o estado emocional. Estabelecer um plano de tratamento que integre a nutrição e o cuidado psicológico. Avaliação Nutricional: Dieta Atual: A paciente tem ingerido quantidades muito pequenas de alimentos saudáveis, e o pouco que ingere em sua maioria tem sido alimentos processados e de baixo valor nutritivo. Relata falta de apetite e sensação de saciedade precoce. Peso e IMC: 162cm, 50kg, IMC: 19,53 kg/m². Perda de peso rápida e significativa, IMC abaixo do ideal. Análise dos Hábitos Alimentares: Ingestão insuficiente de calorias, vitaminas e minerais. A paciente demonstra pouca variedade na dieta e prefere alimentos de baixa qualidade nutricional devido à falta de apetite. Após analisar o caso descrito acima, imagine-se como nutricionista e atendendo esta paciente, deste modo, você deve orientá-la da melhor forma possível e acompanhar seu progresso ou não. Para isso, você deve responder às questões abaixo: 1- Explique o papel dos neurotransmissores serotoninérgico e noradrenérgico na neurobiologia da depressão e como a disfunção desses neurotransmissores contribui para os sintomas depressivos? 2- Compare os mecanismos de ação dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) e dos antidepressivos tricíclicos (ATCs) e, como essas classes de medicamentos influenciam a neurotransmissão na depressão? ORIENTAÇÕES PARA ELABORAR E ENVIAR A ATIVIDADE MAPA: Sobre o arquivo a ser enviado: – Utilize o formulário padrão para realização do MAPA disponível em > Material da Disciplina. – O arquivo deve ser enviado exclusivamente pelo seu Studeo no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas formato PDF e DOC-x são aceitos. – Somente UM arquivo pode ser anexado no Studeo. – A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto. Problemas frequentes a evitar: – Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_Avaliação Nutricional_MariaSantos.pdf. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho e ele pode ser zerado. – Verifique se você está enviando o arquivo corretamente. Arquivo trocado, faltando informações, não serão concedidas reaberturas de atividade dentro e após o prazo da mesma. – Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades. Como enviar o seu arquivo: – Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar até ela. – Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir. | |||
ALTERNATIVAS | |||
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