MAPA – NUT – TÉCNICA DIETÉTICA – 54_2024 | |
Período: | 23/09/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 3,50 |
Gabarito: | Gabarito não está liberado! |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||||||||||||||||
A Técnica Dietética é um campo essencial para a formação de profissionais que atuam na área de nutrição e gastronomia, sendo fundamental na aplicação de princípios que assegurem a qualidade nutricional e sensorial dos alimentos. Segundo Domene (2018), a Técnica Dietética consiste na sistematização de procedimentos que visam preservar os valores nutritivos dos alimentos, otimizar seu aproveitamento e assegurar que os métodos de preparo mantenham sua integridade sensorial e segurança alimentar. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a aplicar os conhecimentos sobre pesagem de alimentos, mensuração de porções, e cálculo dos fatores de correção (FC) e de cocção (FCc), integrando os conceitos teóricos com a prática laboratorial. Domene (2018) destaca que o controle dos indicadores de preparo, como os fatores de correção, é essencial para garantir a padronização das preparações, reduzir desperdícios e melhorar a gestão de processos em serviços de alimentação. Fonte: DOMENE, S. M. A. Técnica dietética: teoria e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
Conforme ingredientes e as tabelas dispostas acima calcule: Cálculo do Fator de Correção (FC): Calcule o Fator de Correção (FC) dos ingredientes selecionados. Utilize a fórmula: FC = PB ÷ PL. Cálculo do Fator de Cocção (FCc) dos ingredientes selecionados: Calcule o Fator de Cocção (FCc) usando a fórmula: FCc = Peso Cozido ÷ Peso Limpo. Após, discuta: 2) Explique a importância de conhecer esses fatores na técnica dietética e no planejamento alimentar. 3) Sugira formas de reduzir desperdícios durante o preparo e de otimizar os ingredientes. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAR E ENVIAR A ATIVIDADE MAPA: Sobre o arquivo a ser enviado: > Utilize o formulário padrão para realização do MAPA disponível em > Material da Disciplina. Bons estudos. | |||||||||||||||||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||||||||||||||||
|