MAPA – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2024

*Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, desta maneira, EVITE deixar a realização para última hora.*
​Leia com atenção as informações do Diário Alimentar abaixo, pois a partir delas você deverá responder as questões das Tarefas 1.

 

Nome: Gabriela                                                        Peso: 78kg
Idade: 25 anos                                                          Altura: 1,65
Data do recordatório: 25/03/2022                       Dia da semana: sexta-feira                    

Medidas das dobras: Tríceps: 20,5 ; Suprailíaca: 25,8; Coxa: 19,7

HORA REFEIÇÃO ALIMENTOS, BEBIDAS E/OU PREPARAÇÕES MEDIDAS CASEIRAS
06:30Café da ManhãCafé com leite½ copo americano de café com açucar
½ copo americano de leite integral
Pão com mateiga1 Pão Francês
1 Colher de café de manteiga
Bolo de chocolate 2 fatias
10:00Lanche da ManhãPão de queijo1 Unidade grande de Pão de queijo
Refrigerante1 lata de coca cola
12:30AlmoçoArroz8 colheres de sopa
Feijão4 conchas pequenas
Maionese caseira3 colheres de sopa
Batata Frita3 colheres de sopa
Beterraba cozida1 colher de sopa
Carne de boi frita1 Bife grande
Ovo Frito2 unidades
Alface5 Folhas
Tomate3 Rodelas
Tempero da salada1 colher de café de azeite
3 colheres de café de vinagre
1 pitada de sal
16:00Lanche da tardeBolacha recheada8 unidades
Café com açucar1 copo americano
20:00JantarPizza3 fatias
22:00CeiaLeite integral com achocolatado1 copo americano de leite
3 colheres de sobremesa de achocolatado em pó
 ATIVIDADE 1- DIÁRIO ALIMENTAR

O Diário alimentar é um instrumento para avaliação do consumo alimentar, onde são reportados os alimentos e quais quantidades foram ingeridas durante o dia. A quantidade de alimento ingerida pode ser feita de duas formas: 1) Pela estimativa do tamanho da porção usual (unidades e porções) e 2) Pela pesagem dos alimentos e bebidas em balança apropriada.

SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021

Com base no exposto você deverá:

1) Fazer o seu próprio diário alimentar de três dias sendo: dois dias da semana (segunda a sexta, escolha apenas 2 dias) e um dia do final de semana (sábado ou domingo), de todas as suas refeições realizadas durante o dia, utilizando como forma de medidas valores de medidas caseiras (1 copo, 1 colher de sopa, 1 xícara…). Siga como orientação o modelo do Diário Alimentar de Gabriela.

OBS: Caso precise adicionar mais linhas no recordatório alimentar, basta copiar a última linha em branco e colar logo abaixo da última linha da tabela.

2) A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens realizadas para diagnosticar o estado nutricional por meio do histórico médico, alimentar e medicamentoso, exame físico, das medidas antropométricas e dos exames bioquímicos. Neste sentido aponte de acordo com o livro da disciplina quais são os métodos para avaliação do estado nutricional e da composição corporal dos indivíduos.

ATIVIDADE 2- GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

O Guia Alimentar é um instrumento amplo e constituído pelos grupos de alimentos, genuinamente, construídos, entendendo as especificidades da população brasileira, dentro dos seus variados contextos culturais, geográficos, sociais, políticos e econômico. O Guia é estruturado respeitando a cultura alimentar brasileira, tendo como objetivo simplificar e otimizar os conhecimentos de nutrição e alimentação, de uma forma que a população possa acessá-lo, conhecê-lo e, assim, fazer suas escolhas alimentares de forma segura, colocando, em primeiro lugar, a promoção da saúde.

SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021

1) O Guia alimentar para a população brasileira se baseia em 9 princípios básicos para a construção de uma alimentação adequada, neste sentido aponte e explique os 9 princípios básicos do Guia alimentar.

​2) O Guia alimentar para a população brasileira traz também uma categorização dos alimentos, onde os mesmos são distribuídos em quatro classificações de acordo com os tipos e quantidades de processamentos que o alimento passou. Neste sentido aponte e descreva quais são as quatro classificações e cite 3 alimentos presentes em cada uma das quatro classificações.

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