MAPA – PGER – GESTÃO DE PROJETOS – 54_2024
Período:23/09/2024 08:00 a 20/10/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:3,50
Gabarito:Gabarito não está liberado!
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

Olá, aluno(a)!

A partir das discussões realizadas durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento de Projetos e as melhores práticas. Para tanto, você, enquanto futuro (a) gestor(a), terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos.

PRIMEIRA ETAPA – Ler as informações sobre o projeto

– Leia a reportagem que fala sobre o projeto de construção e disponibilização de um Centro Humanitário de Acolhimento na cidade de Canoas–RS para as famílias atingidas pelas enchentes que ocorreram recentemente:

https://planoriogrande.rs.gov.br/familias-comecam-a-chegar-ao-centro-humanitario-de-acolhimento-esperanca-nesta-segunda-22 (copie e cole o seu navegador)

– Leia as informações adicionais fictícias propostas para ser possível cumprir as entregas solicitadas na atividade.

Vamos lá?

CASO FICTÍCIO: Projeto “Esperança”

Considere que você foi contratado como Gerente do Projeto “Esperança”, sendo responsável pelo planejamento e monitoramento da construção e ocupação do Centro Humanitário de Acolhimento, para ofertar abrigamento às famílias que perderam suas casas nas enchentes do Rio Grande do Sul.

Para o planejamento do projeto, foram realizadas múltiplas reuniões com o Secretário de Apoio à Reconstrução de Canoas, Roberto Tejadas, que foi definido como Sponsor do projeto. Além disso, para definição de etapas e prazos de execução foram realizadas entrevistas com os especialistas envolvidos na concepção e implantação do projeto, sendo definidos os seguintes pacotes de entrega e entregáveis:

1) Projeto Arquitetônico e Estrutural: Propostas de projeto arquitetônico; Orçamento dos projetos; Definição do projeto final; Aprovação do orçamento; Contratação dos fornecedores;

2) Preparação do local: Compra das matérias-primas e equipamentos; Instalação para base das estruturas; drenagem do terreno; disponibilização da rede de água; disponibilização da rede de esgoto; montagem das tendas;

3) Construção do Centro Humanitário: Montagem dos Dormitórios; Instalação dos Banheiros e Chuveiros; Implementação da Lavanderia coletiva; Montagem do Refeitório; Montagem de Lactário e fraldário; Instalações de segurança; Instalação de Posto médico; Organização de Espaço Kids e organização de Espaço Multiuso;

4) Ocupação do Centro Esperança: Elaboração de plano de ocupação gradual; Deslocamento das famílias abrigadas no Centro olímpico e na Escola Municipal Erna Würth; Divulgação das vagas remanescentes nos canais de mídia da região.

Foi tomado como premissa que além da verba fornecida pelo governo estadual, seriam recebidas de Empresas e Organizações parceiras doações de maquinários, brinquedos e outros itens para dar mais conforto aos acolhidos. Além disso, a OIM foi escolhida para ser a gestora do espaço, sendo responsável pelo estabelecimento de regras de convivência, monitoramento de serviços, atividades de saúde mental e garantia de alimentação aos acolhidos, entre outras ações. Por fim, foi alinhado que a equipe que será responsável por gerir o espaço será fornecida pelo Estado.

Em relação a restrições, frente ao tamanho do espaço concedido para a construção do Centro, a ocupação total da estrutura deve respeitar o limite de 850 pessoas, sendo que a entrada das famílias deve acontecer de forma gradativa, iniciando em 40 pessoas/dia até atingir uma média de 60 pessoas/dia.

Foi apontado pelo Sponsor um possível risco de corte de verbas destinadas à construção deste centro, reduzindo o orçamento do projeto (R$1.800.000,00) visto que as chuvas na região afetaram diversos outros municípios que também estão utilizando verbas do Governo Estadual. Além disso, foram mapeados riscos com os especialistas em relação à segurança e bem-estar das pessoas abrigadas no Centro Humanitário, sendo traçadas algumas ações de mitigação como: a divisão dos dormitórios e banheiros em 4 alas distintas (Familiar, Feminina, Masculina e LGBTQIA+), a instalação das câmeras de segurança, o estabelecimento de uma unidade permanente de segurança na entrada de triagem e a disponibilização de uma viatura móvel próximo à entrada principal.

A fim de direcionar as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores mensuráveis, até a sua conclusão:

1) Reduzir em 70% o volume de pessoas desabrigadas na cidade de Canoas–RS, com a disponibilização do Centro Humanitário até o estabelecimento de uma moradia definitiva;

2) Atingir em 80% no grau de satisfação das famílias com a infraestrutura oferecida no centro, por meio de pesquisa com os abrigados;

3) Lotar em 100% a capacidade de ocupação do Centro Humanitário até a data de 16 de agosto de 2024.

Considerando todas as informações detalhadas para definição do Escopo, o Projeto Esperança teve como data de início 06 de maio de 2024, com a realização de uma etapa de Iniciação e Planejamento. O projeto arquitetônico e estrutural foi elaborado e definido entre os dias 13 de maio e 16 de junho. Em seguida, em 17 de junho foi iniciada a execução da obra, com instalação da base das estruturas e drenagem do terreno. Em seguida, no dia 01 de julho foram iniciadas as construções e a montagem das estruturas. Após o cumprimento de todas as etapas de construção, a data de entrega do Centro para entrada de famílias foi definida para 22 de julho de 2024 para, posteriormente, ser realizado um acompanhamento até a lotação máxima do abrigo, previsto para o dia 16 de agosto. Por fim, após uma semana de consolidação da finalização das entregas, foi formalizada em 23 de agosto a conclusão do Projeto após 16 semanas de execução, em uma reunião de apresentação dos resultados atingidos.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.

SEGUNDA ETAPA – Realizar e enviar a atividade

Com base no “Caso Fictício: Projeto Esperança” apresentado anteriormente e, considerando os estudos sobre Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede:

1. Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP).

2. Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com 3 níveis para as entregas que serão realizadas no projeto.

3. Monte um cronograma básico para o projeto, considerando os prazos descritos para as etapas do projeto, dentro do detalhamento fornecido.

4. Considerando as informações disponibilizadas na reportagem, preencha a Matriz de Requisitos com no mínimo 3 (três) itens detalhados sobre a Infraestrutura projetada para dormitórios e banheiros do Centro Humanitário “Esperança”. Para cada requisito, apresente a necessidade/justificativa para o mesmo.

5. Como Gerente do Projeto, considere um cenário em que houvesse uma restrição de verba para a execução do projeto, risco que havia sido mapeado durante o planejamento do projeto. Com esse corte de verba, apresente no mínimo 2 (duas) ações, você indicaria ao Sponsor que poderiam ser tomadas a fim de balancear o escopo, tempo e custos para prosseguir com a execução do projeto solicitado pelo cliente?

Orientações importantes:

1. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora. Link disponível no Material da Disciplina.

2. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.

3. Utilize o Formulário Padrão MAPA (arquivo em ppt) disponível no Material da Disciplina para responder à atividade.

4. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não é possível editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

5. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.

6. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

Bons estudos!

ALTERNATIVAS
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