PREPARE-SE – 2024 – DESENVOLVIMENTO URBANO, RURAL E POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS

1ª QUESTÃO
“Denomina-se ‘êxodo rural’ o processo de migração de pessoas da zona rural para a urbana, ou seja, a saída de moradores do campo com destino às grandes cidades. Segundo um estudo divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Brasil a maior concentração de movimentos de migração ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980, depois disso os índices se mantiveram em constante queda. No Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo IBGE, a taxa de migração campo-cidade era de 1,31%. Amostras mais recentes mostram que a taxa já caiu para 0,65%. Apesar da queda da migração, atualmente, estima-se que apenas 17,6% da população brasileira reside em zonas rurais” (Êxodo…, 2022, on-line).

 

Fonte: ÊXODO rural: causas e consequências. Estadão, 2022. Disponível em: https://agro.estadao.com.br/summit-agro/exodo-rural-causas-e-consequencias. Acesso em: 23 mar. 2024.


Com base no excerto sobre o êxodo rural, escolha a alternativa correta: ​

ALTERNATIVAS

A mudança experimentada pelo Brasil mostra que houve uma forte tendência migratória no passado. Atualmente, essa tendência tem diminuído.

O Brasil apresenta a maior parte de sua população nos campos.

A saída do campo mostra forte aceleração nos dias atuais, sendo um reflexo das novas tecnologias.

O texto mostra que o campo ainda possui a maior parte da população brasileira, tendo aumentado nos últimos anos.

O êxodo rural no Brasil demonstra que futuramente os campos serão lugares sem nenhuma pessoa, pois a tendência é de que não existam mais trabalhadores braçais neste espaço.

2ª QUESTÃO

Infelizmente, as cidades não estavam preparadas para receber e integrar todo o fluxo migratório que receberam em pouco tempo. Com isso, o êxodo rural gerou uma série de consequências negativas, como a falta de emprego ou os empregos mal remunerados, levando à marginalização, com famílias morando em áreas periféricas e, por vezes, em situações de risco – desabamentos e alagamentos. Também nas décadas de maior êxodo rural percebeu-se o grande crescimento de favelas.


Fonte: adaptado de: ÊXODO rural: causas e consequências. Estadão, 2022. Disponível em: https://agro.estadao.com.br/summit-agro/exodo-rural-causas-e-consequencias. Acesso em: 23 mar. 2024.

Com base nas informações apresentadas sobre o êxodo rural, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. O êxodo rural é um processo que trouxe fortes consequências sociais e econômicas, tornando a relação entre os atores sociais mais conflitante.

PORQUE

II. O êxodo rural pressionou os espaços urbanos. Indivíduos que foram à procura de melhores oportunidades, mas não encontraram, se viram forçados a viverem em condições vulneráveis.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

3ª QUESTÃO

“O Brasil, pelo quarto ano consecutivo, é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+. É o que mostra o relatório produzido pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+. O documento contou com a parceria de várias organizações sociais no processo de elaboração dos dados apresentados. Entre elas, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a Acontece Arte e Política LGBTI+ e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT)” (Novo, 2022, on-line).


Fonte: NOVO, B. N. Brasil: um país intolerante com a população LGBTQIAPN+ e mulheres. JusBrasil, 2022. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/brasil-um-pais-intolerante-com-a-populacao-lgbtqiapn-e-mulheres/1598069817. Acesso em: 24 mar. 2024.
 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. A população LGBTQIAPN+ é considerada um grupo vulnerável, devido a questões sociais, econômicas e de saúde.
PORQUE
II. A população LGBTQIAPN+ sofre com o conservadorismo e as dificuldades em ser aceita em nossa sociedade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

4ª QUESTÃO

“A chamada Revolução Verde, iniciada em meados do século XX, tem como fundamentos a multiplicação da produção de alimentos por meio de uma agricultura mecanizada, com uso intensivo de fertilizantes e defensivos químicos, melhorias genéticas de sementes e monocultura de escala. Esse modelo fez tanto sucesso que ajudou a reduzir a fome no mundo, foi promovido à condição de ‘revolução’ e garantiu o Prêmio Nobel da Paz de 1970 ao idealizador do primeiro programa do gênero, o norte-americano Norman Ernest Borlaug. Hoje, o mundo produz mais alimentos do que as necessidades humanas, e se a fome e a miséria ainda persistem são por motivos políticos e econômicos” (Costa, 2014, on-line).


Fonte: COSTA, R. Revolução Verde com práticas ecológicas. Ipea, 2014. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=3052&catid=28&Itemid=39. Acesso em: 23 mar. 2024.

​Com base no excerto sobre a Revolução Verde, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

A produção de alimentos no passado foi um motivo de preocupação, pois existia a hipótese de que a demanda crescente exauria os alimentos que não conseguiam acompanhar o mesmo crescimento.

A fome é um problema político e econômico, sua produção sempre foi o suficiente para atender às necessidades da população.

A Revolução Verde consiste em métodos sustentáveis, que não atingem o meio ambiente; muito pelo contrário, este método busca ampliar as áreas verdes.

A busca por atender às necessidades de uma população crescente pressionou as autoridades a intensificarem a exploração do solo. A Revolução Verde consistiu em ampliar áreas agricultáveis com o mesmo método utilizado no passado.

A grande desvantagem da Revolução Verde consiste em tornar os alimentos mais caros, dificultando o acesso desses produtos a certos grupos vulneráveis.

5ª QUESTÃO

“Elas já foram sinônimo de êxodo rural e do crescimento desordenado das capitais e regiões metropolitanas. Hoje, são uma das preocupações das médias e pequenas cidades de Minas Gerais, que assistem, em muitos casos, ao avanço das favelas e dos dramas vividos por quem mora em situação precária, pendurado nas encostas, em vielas e ruas sem asfalto – muitas vezes, sem água tratada ou esgotamento sanitário – e à mercê do tráfico de drogas e da violência” (Mello, 2015, on-line).

 

Fonte: MELLO, A. Êxodo rural e crescimento desordenado aumentam número de favelas no interior de Minas. Estado de Minas, 2015. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/06/29/interna_gerais,662859/exodo-rural-e-crescimento-desordenado-aumenta-numero-de-favelas-no-int.shtml. Acesso em: 23 mar. 2024.

Com base no excerto sobre as favelas, analise as afirmações a seguir:

I. O êxodo rural traz consequências e desafios para a sociedade.
II. A formação de favelas é dada pela expansão do espaço urbano de forma desordenada.
III. As favelas apresentam grandes riscos para seus moradores, sendo considerados como grupos vulneráveis.
IV. Os grupos que residem em favelas buscam manter, por opção, atividades de risco, pois o lugar é propício para tais atividades.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

6ª QUESTÃO

“A Revolução Verde gerou consequências socioeconômicas importantes, como o aumento da desigualdade social; além da concentração de terras e da dificuldade dos pequenos agricultores em comercializar produtos em um mercado altamente competitivo. Apesar da Revolução Verde ter surgido para acabar com a fome, na realidade, a maior parte da sua produção é tratada como commodity. Enquanto grãos como milho são destinados à produção de biocombustíveis, a fome ainda é uma constante em diversas nações” (Azevedo, 2023, on-line).

 

Fonte: AZEVEDO, J. Revolução Verde: o que é e como ocorreu? eCycle, 23 jun. 2023. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/revolucao-verde/. Acesso em: 23 mar. 2024

Com base nas informações apresentadas sobre a Revolução Verde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. A Revolução Verde foi de suma importância para atender à demanda crescente dos alimentos, porém as disparidades sociais advindas do processo atenuaram as desigualdades já existentes.
PORQUE
II. Dentro de um contexto social, a Revolução Verde mostrou que apenas um pequeno grupo de agricultores teve acesso aos seus benefícios, tendo como reflexo a concentração de terras por quem possuía mais recursos financeiros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

7ª QUESTÃO

“Uma importante frente de atuação da Fiocruz na pandemia por Covid-19 vem sendo seu trabalho envolvendo as populações vulneráveis, como os moradores de favelas e as populações indígenas. Nessa área do especial sobre o Novo Coronavírus reunimos informações sobre diversas ações da Fundação nesse sentido. Uma delas é a campanha ‘Se liga no corona’, de comunicação comunitária em favelas; outra é a chamada pública que vai financiar ações locais de enfrentamento da pandemia comandadas por organizações e coletivos das favelas; e uma terceira iniciativa é o selo ‘Fiocruz tá junto’, direcionado à validação dos conteúdos de materiais de comunicação produzidos por esses grupos” (Portal Fiocruz, c2024, on-line).

 

Fonte: PORTAL FIOCRUZ. Populações vulneráveis. c2024. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/populacoes-vulneraveis. Acesso em: 23 mar. 2024.

Com base no excerto sobre as populações vulneráveis, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

Os grupos considerados como vulneráveis estão mais suscetíveis a doenças como coronavírus, devido às condições que se encontram.

Os grupos vulneráveis são os grupos atingidos por pandemias ou outras situações de risco; os outros grupos estão seguros quanto a esses desafios.

A epidemia do coronavírus se disseminou entre a população vulnerável; os outros grupos estavam ilesos contra a epidemia.

A necessidade de políticas públicas que evitem o coronavírus são desnecessárias, pois seus efeitos de disseminação ocorrem em pequenos grupos, apenas.

A luta contra o coronavírus ocorreu nas favelas, sendo o grupo responsável por evitar a disseminação no mundo.

8ª QUESTÃO

Dados do relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014 mostram que a população negra entre 12 anos e 29 anos é a principal vítima da violência. O estudo, divulgado hoje (7), mostra que os estados onde o jovem negro corre mais risco de exposição à violência estão na Região Nordeste. Alagoas tem o maior coeficiente do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) – Violência e Desigualdade Racial, medido numa escala de 0 a 1. Em seguida, Paraíba, Pernambuco e Ceará são classificados como tendo muito alta vulnerabilidade...” (Jovens…, 2015, on-line).

 

Fonte: JOVENS negros são mais vulneráveis à violência no Brasil, mostra relatório. Agência Brasil, 2015.  Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-05/jovens-negros-sao-mais-vulneraveis-violencia-no-brasil-mostra-relatorio. Acesso em: 24 mar. 2024.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. Os riscos que jovens negros sofrem podem ser indicativos das condições socioeconomicas, mas isso ainda tende a ser algo estrutural.
PORQUE
II. Os riscos que jovens negros sofrem estão relacionados ao preconceito em nossa sociedade. O racismo ainda é muito presente no Brasil, e as condições financeiras e sociais afetam diretamente o indivíduo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

9ª QUESTÃO

 “A Revolução Verde é uma expressão criada por William Gown, durante uma conferência que ocorreu na cidade de Washington em 1966. O conceito se refere ao conjunto de desenvolvimento de técnicas na produção agropecuária que surgiram a partir do ano de 1930.  Basicamente, essas transformações consistem em mecanização do campo, utilização de adubos químicos, inseticidas, herbicidas e sementes transgênicas” (Azevedo, 2023, on-line).


Fonte: AZEVEDO, J. Revolução Verde: o que é e como ocorreu? eCycle, 23 jun. 2023. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/revolucao-verde. Acesso em: 23 mar. 2024.

Com base nas informações apresentadas sobre a Revolução Verde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Revolução Verde trouxe grandes benefícios, porém é importante destacar que também trouxe grandes consequências, tanto sociais quanto ambientais.
PORQUE
II. A Revolução Verde teve como objetivo principal promover a agricultura orgânica e sustentável.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

10ª QUESTÃO

“O Censo do IBGE não contabiliza a população em situação de rua no país, o que dificulta a inclusão dessas pessoas no planejamento das políticas públicas em geral. Os contextos de agravamento das desigualdades impostos pela pandemia tornaram essa população ainda mais vulnerável. Se para muitos foi um desafio seguir as medidas sanitárias de distanciamento social, higiene e atenção à saúde, para esta população seria quase impossível sem o apoio de organizações sociais, equipamentos públicos e pessoas que continuamente acompanham e promovem ações para estes grupos sociais” (Pessoas…, 2022, on-line).

 

Fonte: PESSOAS em situação de rua são mais vulneráveis à violência armada. Maré de Notícias, 2022. Disponível em: https://mareonline.com.br/pessoas-em-situacao-de-rua-sao-mais-vulneraveis-a-violencia-armada. Acesso em: 24 mar. 2024.

Com base no excerto sobre a vulnerabilidade, analise as afirmações a seguir:

 

I. Os riscos relacionados à pandemia foram mais intensos para os grupos vulneráveis.
II. Os moradores de rua estão mais suscetíveis a crimes, problemas de saúde e problemas  sociais.
III. Os moradores de rua poderiam ter maior assistência e garantia de dignidade, se o poder público agisse da forma esperada.
IV. Os problemas de vulnerabilidade relacionados a moradores  de rua são bem tratados pelos órgãos públicos, apresentando dados fiéis à realidade.

É correto o que se afirma em: ​

ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I e IV, apenas

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato