PROJETO DE ENSINO – ASPECTOS INTRODUTÓRIOS A PRODUÇÃO MAIS LIMPA – 52/2024
1ª QUESTÃO | |||||||||||
O objetivo da Produção Mais Limpa (P+L) consiste em aumentar a produtividade de um processo a partir de um controle ambiental preventivo. Desta forma, para o estabelecimento das prioridades na identificação de oportunidade de P+L são estabelecidos três níveis de aplicação da P+L. BARROS, R. L. de. Gestão ambiental empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013 (adaptado).
Considerando os níveis de aplicação da P+L, analise as afirmativas seguintes.
I. O Nível 1 trata da redução ou eliminação da geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas, tanto em volume quanto em toxicidade. II. Os Níveis 2 e 3 objetivam o reaproveitamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas. No entanto, o Nível 2 trata do reuso e/ou reciclagem interna, enquanto o Nível 3, diz respeito ao reuso e/ou reciclagem externa. III. A redução na fonte pode se dar pela diminuição no consumo de água, que resultará em redução no volume de efluentes líquidos gerados. Essa ação representa o Nível 1 das ações P+L. IV. Uma ação de P+L de Nível 3 que pode ser aplicada a processos produtivos é a substituição de matérias primas ou insumos com menor toxicidade. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
2ª QUESTÃO | |||||||||||
Debates envolvendo a gestão ambiental são realizados nas organizações, de modo frequente, com o objetivo de se obter processos mais competitivos, menos agressivos ao meio ambiente e com menor custo. Nesse sentido, as organizações lançam mão de programas tais como o P+L, que priorizam evitar ou eliminar a poluição durante o processo de produção, de forma preventiva.
SILVA, A. L. E., MORAES, J. A. R., MACHADO, E. L. Proposta de um programa de P+L como ferramenta para promoção da gestão ambiental: Estudo de caso. Revista Tecno-Lógica, Santa Cruz do Sul, v. 16, n.1, p. 40-47, jan/jun 2012. A respeito das ações do programa P+L, leia as afirmativas a seguir. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
Napa é o nome dado ao tecido de roupas impermeáveis revestidas internamente de PVC. Sua produção envolve nove etapas, sendo elas: recebimento de matérias primas e insumos, armazenagem, corte, solda, costura, revisão, embalagem, armazenagem final e expedição. Em busca de reduzir o impacto ambiental dessa atividade, foi empregado o programa P+L no processo produtivo e, por meio de uma avaliação matricial, foi determinado que a etapa mais impactante é o corte. Dentre as possíveis ações que reduzam o impacto ambiental da etapa de corte na produção da Napa, assinale qual das opções a seguir representa ações de Nível 3. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
Um ponto crucial de um projeto de prevenção da poluição são os treinamentos e campanhas de educação ambiental, visto que são as pessoas que conduzem e desenvolvem os processos dentro das empresas. Quanto mais os colaboradores compreenderem o motivo da campanha e entenderem de prevenção da poluição, maiores serão os resultados alcançados.
SILVA, A. L. E., MORAES, J. A. R., MACHADO, E. L. Proposta de um programa de P+L como ferramenta para promoção da gestão ambiental: Estudo de caso. Revista Tecno-Lógica, Santa Cruz do Sul, v. 16, n.1, p. 40-47, jan/jun 2012.
A proposta de programa P+L desenvolvida para uma empresa de roupas impermeáveis baseou-se em Educação ambiental, Logística reversa e Ecodesign, conceituados nas afirmativas a seguir. I. Educação ambiental é um processo no qual os colaboradores aprendem como os seres humanos podem interferir no meio ambiente, e como podem promover a sustentabilidade. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
A Produção mais Limpa (P+L) estabelece prioridades, identificadas por três níveis de aplicação das oportunidades P+L. A ordem de execução das oportunidades segue a sequência numérica, ou seja, no Nível 1 são consideradas as primeiras ações, enquanto nos Níveis 2 e 3, respectivamente, são apresentadas as ações subsequentes. BARROS, R. L. de. Gestão ambiental empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013 (adaptado).
Nesse contexto, leia as afirmativas que seguem. I. Os Níveis 1 e 2 de oportunidades P+L se referem à prevenção da poluição, enquanto o Nível 3 representa ações de controle da poluição. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
(Adaptado Enade 2013) Uma montadora de automóveis certificada pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO 14001/2015 recebe parte de seus insumos em caixas de madeira. Tais caixas, quando desmontadas, geram um resíduo de madeira que é enviado para um aterro industrial licenciado. Com o intuito de aprimorar o seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), bem como em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, foi implantado um programa de Produção Mais Limpa (P+L), que estabeleceu a seguinte ordem de prioridade na gestão e no gerenciamento dos resíduos sólidos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Analisando o exposto acima, a melhor medida a ser indicada para o resíduo de madeira é: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
O conceito de Produção Mais Limpa ou P+L, foi estabelecido em 1989 pela United Nations Environment Program (UNEP), em português Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Logo, a P+L é considerada uma abordagem de proteção ambiental, sendo esta uma abordagem ampla, pois pode ser aplicada em todas as fases do processo produtivo, no ciclo de vida do produto e em serviços.
BARROS, R. L. de. Gestão ambiental empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013 (adaptado). | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
(Adaptado de Enade 2016) Em um estudo sobre reuso de água, avaliou-se a Produção Mais Limpa (P+L) como ferramenta da sustentabilidade empresarial em diferentes tipos de indústrias que consomem elevada quantidade de água. Para tanto, aplicou-se a metodologia de P+L em três indústrias, compreendendo uma indústria alimentícia, uma indústria têxtil e uma indústria metalúrgica. PIMENTA, H. C. D.; GOUVINHAS, R. P. A produção mais limpa como ferramenta da sustentabilidade empresarial: um estudo no estado do Rio Grande do Norte. Produção, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 462-476, ago. 2012 (adaptado).
Dessa forma, no que diz respeito às ações de P+L categorizadas como reuso da água nessas três indústrias, avalie as afirmações a seguir. I. A indústria alimentícia utiliza a água da chuva em banheiros e jardinagem. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
(Adaptado de Enade, 2013) O setor moveleiro é constituído principalmente por pequenas empresas que se destacam por trabalhos diferenciados feitos sob encomenda. Para atender às exigências do consumidor, obter vantagem competitiva e diferencial no mercado, o setor aprimora suas práticas sustentáveis diminuindo desperdícios e passivos ambientais. Entre essas práticas, a gestão ambiental favorece a gestão de negócios, a partir de estratégias de Produção Mais Limpa (P+L), cujo enfoque é a redução dos impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Dessa forma, na etapa de fabricação de móveis se tem a atividade de acabamento, no qual são utilizados os seguintes recursos (matéria prima e insumo): energia, equipamentos de pintura, tinta, verniz, tinner, acetona, jornal (para forrar o local da pintura), estopa, catalizador e diluente.
I. Entre as etapas da implantação da P+L, tem-se o diagnóstico, no qual são levantadas as entradas e saídas dos processos de produção, de modo a se identificar onde são geradas as perdas mais significativas. II. Na atividade de acabamento na fabricação de móveis, dentre os aspectos ambientais identificados estão aqueles associados a utilização de recursos naturais, matérias primas e insumos, como o consumo de energia e o consumo de tinta, verniz, tinner, acetona, jornal, estopa, catalizador e diluente. III. Nas saídas da atividade de acabamento, se tem os aspectos ambientais relacionados a geração de resíduos sólidos perigosos e a emissões de poluentes atmosféricos, como os compostos orgânicos voláteis (COVs). IV. Uma medida de P+L que pode ser aplicada por meio de uma análise de viabilidade, trata-se da substituição de tintas à base de solventes por tintas à base de água, visando a redução da emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), bem como a redução da geração de resíduos sólidos perigosos, consequentemente, a redução de custos com a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
Uma empresa que atua no segmento de roupas impermeáveis e acessórios para motociclistas foi monitorada durante 3 anos e os dados do seu processo produtivo foram submetidos ao programa de Produção mais limpa (P+L). A fim de avaliar as atividades de maior impacto ambiental, foi desenvolvida uma matriz de Leopold adaptada, a qual corresponde a uma matriz de interação que traduz de forma numérica a avaliação dos impactos ambientais “magnitude” e “importância”.
SILVA, A. L. E., MORAES, J. A. R., MACHADO, E. L. Proposta de um programa de P+L como ferramenta para promoção da gestão ambiental: Estudo de caso. Revista Tecno-Lógica, Santa Cruz do Sul, v. 16, n.1, p. 40-47, jan/jun 2012.
I. O primeiro passo na confecção da Matriz de Leopold consiste na identificação das atividades potencialmente impactantes, as quais foram atribuídas sua magnitude e importância. II. A “Magnitude” representa o grau ou escala do impacto ambiental, enquanto a “Importância” corresponde à significância da causa sobre o efeito. III. Após a determinação numérica da magnitude e importância de cada uma das atividades potencialmente impactantes, o índice final de impacto ambiental da atividade foi obtido multiplicando-se magnitude e importância. Desta forma, é possível encontrar a atividade mais impactante. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|