PROJETO DE ENSINO – ASPECTOS INTRODUTÓRIOS A PRODUÇÃO MAIS LIMPA – 52/2024

1ª QUESTÃO
O objetivo da Produção Mais Limpa (P+L) consiste em aumentar a produtividade de um processo a partir de um controle ambiental preventivo. Desta forma, para o estabelecimento das prioridades na identificação de oportunidade de P+L são estabelecidos três níveis de aplicação da P+L.
BARROS, R. L. de. Gestão ambiental empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013 (adaptado).
Considerando os níveis de aplicação da P+L, analise as afirmativas seguintes.
I. O Nível 1 trata da redução ou eliminação da geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas, tanto em volume quanto em toxicidade.
II. Os Níveis 2 e 3 objetivam o reaproveitamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas. No entanto, o Nível 2 trata do reuso e/ou reciclagem interna, enquanto o Nível 3, diz respeito ao reuso e/ou reciclagem externa.
III. A redução na fonte pode se dar pela diminuição no consumo de água, que resultará em redução no volume de efluentes líquidos gerados. Essa ação representa o Nível 1 das ações P+L.
IV. Uma ação de P+L de Nível 3 que pode ser aplicada a processos produtivos é a substituição de matérias primas ou insumos com menor toxicidade.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I, II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

2ª QUESTÃO
Debates envolvendo a gestão ambiental são realizados nas organizações, de modo frequente, com o objetivo de se obter processos mais competitivos, menos agressivos ao meio ambiente e com menor custo. Nesse sentido, as organizações lançam mão de programas tais como o P+L, que priorizam evitar ou eliminar a poluição durante o processo de produção, de forma preventiva.
SILVA, A. L. E., MORAES, J. A. R., MACHADO, E. L. Proposta de um programa de P+L como ferramenta para promoção da gestão ambiental: Estudo de caso. Revista Tecno-Lógica, Santa Cruz do Sul, v. 16, n.1, p. 40-47, jan/jun 2012.

A respeito das ações do programa P+L, leia as afirmativas a seguir.
 
I. As ações P+L são preventivas, baseadas no estudo sobre as causas da geração do resíduo e o seu entendimento, de modo a prevenir na fonte.
II. Ao contrário das ações P+L, as ações “end of pipe” não previnem a poluição, apenas controlam a poluição gerada no processo, sem questionar sua fonte geradora.
III. As ações P+L priorizam a substituição de matérias primas e insumos, mantendo-se inalterados os processos e produtos.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

3ª QUESTÃO
Napa é o nome dado ao tecido de roupas impermeáveis revestidas internamente de PVC. Sua produção envolve nove etapas, sendo elas: recebimento de matérias primas e insumos, armazenagem, corte, solda, costura, revisão, embalagem, armazenagem final e expedição. Em busca de reduzir o impacto ambiental dessa atividade, foi empregado o programa P+L no processo produtivo e, por meio de uma avaliação matricial, foi determinado que a etapa mais impactante é o corte.

Dentre as possíveis ações que reduzam o impacto ambiental da etapa de corte na produção da Napa, assinale qual das opções a seguir representa ações de Nível 3.

ALTERNATIVAS

Reutilização das sobras de corte na confecção de peças menores, como bolsos, lapelas e golas.

Troca dos fornecedores de bobina de tecido, em busca de bobinas com larguras mais adequadas ao corte do processo.

Sobras de Napa não reutilizadas na confecção de peças menores devem ser destinadas a indústrias de confecção de solados.

Manutenção preventiva em descargas de sanitários e sistemas de climatização, evitando possíveis vazamentos, e aquisição de torneiras automáticas.

Otimização dos sistemas de iluminação, aproveitamento da iluminação natural quando possível, utilização de interruptores individuais, limpeza das luminárias e substituição sistemática de lâmpadas queimadas.

4ª QUESTÃO
Um ponto crucial de um projeto de prevenção da poluição são os treinamentos e campanhas de educação ambiental, visto que são as pessoas que conduzem e desenvolvem os processos dentro das empresas. Quanto mais os colaboradores compreenderem o motivo da campanha e entenderem de prevenção da poluição, maiores serão os resultados alcançados.
SILVA, A. L. E., MORAES, J. A. R., MACHADO, E. L. Proposta de um programa de P+L como ferramenta para promoção da gestão ambiental: Estudo de caso. Revista Tecno-Lógica, Santa Cruz do Sul, v. 16, n.1, p. 40-47, jan/jun 2012.
A proposta de programa P+L desenvolvida para uma empresa de roupas impermeáveis baseou-se em Educação ambiental, Logística reversa e Ecodesign, conceituados nas afirmativas a seguir.

I. Educação ambiental é um processo no qual os colaboradores aprendem como os seres humanos podem interferir no meio ambiente, e como podem promover a sustentabilidade.
II. Logística reversa é responsável pelo retorno de produtos aos fabricantes, com o objetivo de reaproveitamento de componentes desse produto ou destinação ambientalmente correta do mesmo.
III. Ecodesign representa o conjunto de práticas de reciclagem mais utilizadas nas usinas de reciclagem de resíduos sólidos.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO
A Produção mais Limpa (P+L) estabelece prioridades, identificadas por três níveis de aplicação das oportunidades P+L. A ordem de execução das oportunidades segue a sequência numérica, ou seja, no Nível 1 são consideradas as primeiras ações, enquanto nos Níveis 2 e 3, respectivamente, são apresentadas as ações subsequentes.
BARROS, R. L. de. Gestão ambiental empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013 (adaptado).
Nesse contexto, leia as afirmativas que seguem.

I. Os Níveis 1 e 2 de oportunidades P+L se referem à prevenção da poluição, enquanto o Nível 3 representa ações de controle da poluição.
II. O Nível 1 contempla a redução na fonte geradora, com ênfase na diminuição do volume e da toxicidade dos resíduos gerados. Tais reduções podem ser obtidas por ações como substituição de matérias primas e diminuição do consumo de água.
III. O Nível 2 se refere à reciclagem interna dos resíduos, efluentes e emissões gasosas. No caso dos resíduos sólidos, estes podem ser encaminhados para empresas conveniadas recicladoras que, após o processo de reciclagem, dá aos sólidos uma destinação correta.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO
(Adaptado Enade 2013) Uma montadora de automóveis certificada pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO 14001/2015 recebe parte de seus insumos em caixas de madeira. Tais caixas, quando desmontadas, geram um resíduo de madeira que é enviado para um aterro industrial licenciado. Com o intuito de aprimorar o seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), bem como em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, foi implantado um programa de Produção Mais Limpa (P+L), que estabeleceu a seguinte ordem de prioridade na gestão e no gerenciamento dos resíduos sólidos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Analisando o exposto acima, a melhor medida a ser indicada para o resíduo de madeira é:

ALTERNATIVAS

Doação para empresas recicladoras desse tipo de resíduo.

Substituição das caixas de madeira por embalagens retornáveis.

Doação para coprocessamento em unidades de produção de clínquer.

Envio para empresas que realizam a compostagem de resíduos sólidos.

Envio para unidades de tratamento de resíduos sólidos como a incineração.

7ª QUESTÃO
O conceito de Produção Mais Limpa ou P+L, foi estabelecido em 1989 pela United Nations Environment Program (UNEP), em português Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Logo, a P+L é considerada uma abordagem de proteção ambiental, sendo esta uma abordagem ampla, pois pode ser aplicada em todas as fases do processo produtivo, no ciclo de vida do produto e em serviços.

 

BARROS, R. L. de. Gestão ambiental empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013 (adaptado).

 
Considerando esse contexto e as ações estratégicas da P+L, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

Trata-se de ações estratégicas de prevenção da poluição aplicadas aos subprodutos do processo.

É uma estratégia ambiental de tratamento de efluentes e resíduos, visando descontaminar cursos d’água e solos.

Trata-se de ações estratégicas específicas, que visam controlar os custos de tratamento dos resíduos de processo.

Trata-se de uma estratégia ambiental preventiva, aplicada a processos, produtos e serviços para minimizar impactos ambientais.

É uma estratégia ambiental de controle da poluição, de modo a controlar as emissões gasosas e de efluentes líquidos antes de seu lançamento no meio ambiente.

8ª QUESTÃO
(Adaptado de Enade 2016) Em um estudo sobre reuso de água, avaliou-se a Produção Mais Limpa (P+L) como ferramenta da sustentabilidade empresarial em diferentes tipos de indústrias que consomem elevada quantidade de água. Para tanto, aplicou-se a metodologia de P+L em três indústrias, compreendendo uma indústria alimentícia, uma indústria têxtil e uma indústria metalúrgica.
PIMENTA, H. C. D.; GOUVINHAS, R. P. A produção mais limpa como ferramenta da sustentabilidade empresarial: um estudo no estado do Rio Grande do Norte.
Produção, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 462-476, ago. 2012 (adaptado).
Dessa forma, no que diz respeito às ações de P+L categorizadas como reuso da água nessas três indústrias, avalie as afirmações a seguir.

I. A indústria alimentícia utiliza a água da chuva em banheiros e jardinagem.
II. A indústria metalúrgica utiliza a água de resfriamento de fornos para limpeza de maquinários.
III. A indústria têxtil utiliza energia solar para alimentação da estação de tratamento de efluente.
IV. A indústria têxtil utiliza a água do banho de enxágue a frio para tingimento com corantes.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
(Adaptado de Enade, 2013) O setor moveleiro é constituído principalmente por pequenas empresas que se destacam por trabalhos diferenciados feitos sob encomenda. Para atender às exigências do consumidor, obter vantagem competitiva e diferencial no mercado, o setor aprimora suas práticas sustentáveis diminuindo desperdícios e passivos ambientais. Entre essas práticas, a gestão ambiental favorece a gestão de negócios, a partir de estratégias de Produção Mais Limpa (P+L), cujo enfoque é a redução dos impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Dessa forma, na etapa de fabricação de móveis se tem a atividade de acabamento, no qual são utilizados os seguintes recursos (matéria prima e insumo): energia, equipamentos de pintura, tinta, verniz, tinner, acetona, jornal (para forrar o local da pintura), estopa, catalizador e diluente.

 
Aspectos e impactos ambientais da atividade de acabamento na fabricação de móveis.



A partir das informações acima e considerando o quadro apresentado, analise as afirmativas seguintes.

I. Entre as etapas da implantação da P+L, tem-se o diagnóstico, no qual são levantadas as entradas e saídas dos processos de produção, de modo a se identificar onde são geradas as perdas mais significativas.
II. Na atividade de acabamento na fabricação de móveis, dentre os aspectos ambientais identificados estão aqueles associados a utilização de recursos naturais, matérias primas e insumos, como o consumo de energia e o consumo de tinta, verniz, tinner, acetona, jornal, estopa, catalizador e diluente.
III. Nas saídas da atividade de acabamento, se tem os aspectos ambientais relacionados a geração de resíduos sólidos perigosos e a emissões de poluentes atmosféricos, como os compostos orgânicos voláteis (COVs).
IV. Uma medida de P+L que pode ser aplicada por meio de uma análise de viabilidade, trata-se da substituição de tintas à base de solventes por tintas à base de água, visando a redução da emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), bem como a redução da geração de resíduos sólidos perigosos, consequentemente, a redução de custos com a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos.

 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

II e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
Uma empresa que atua no segmento de roupas impermeáveis e acessórios para motociclistas foi monitorada durante 3 anos e os dados do seu processo produtivo foram submetidos ao programa de Produção mais limpa (P+L). A fim de avaliar as atividades de maior impacto ambiental, foi desenvolvida uma matriz de Leopold adaptada, a qual corresponde a uma matriz de interação que traduz de forma numérica a avaliação dos impactos ambientais “magnitude” e “importância”.
SILVA, A. L. E., MORAES, J. A. R., MACHADO, E. L. Proposta de um programa de P+L como ferramenta para promoção da gestão ambiental: Estudo de caso. Revista Tecno-Lógica, Santa Cruz do Sul, v. 16, n.1, p. 40-47, jan/jun 2012.

 
A confecção da matriz de Leopold adaptada, bem como seus resultados, foram avaliados no estudo do programa P+L. Nesse contexto, leia as afirmativas que seguem.

I. O primeiro passo na confecção da Matriz de Leopold consiste na identificação das atividades potencialmente impactantes, as quais foram atribuídas sua magnitude e importância.
II. A “Magnitude” representa o grau ou escala do impacto ambiental, enquanto a “Importância” corresponde à significância da causa sobre o efeito.
III. Após a determinação numérica da magnitude e importância de cada uma das atividades potencialmente impactantes, o índice final de impacto ambiental da atividade foi obtido multiplicando-se magnitude e importância. Desta forma, é possível encontrar a atividade mais impactante.

 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato