PROJETO DE ENSINO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONCEITOS E PRÁTICAS – 54_2024
Período:23/09/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 25/11/2024 00:00 (Horário de Brasília)
1ª QUESTÃO
Analise o fragmento da música abaixo:

Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão
...


Música: O Cio da Terra
Composição: Chico Buarque e Milton Nascimento
 

A música “O Cio da Terra” demonstra uma relação harmoniosa entre o homem e o meio, onde predomina o respeito ao ritmo de produção da natureza e seu processo de renovação. Contudo, o que presenciamos atualmente são as relações de poder político e econômico acima da capacidade de regeneração da Terra. Considerando a atual relação homem x natureza, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 
I. É necessário ter consciência sobre a importância do estabelecimento harmônico entre as relações humanas com a natureza, em que o homem tenha garantido o direito a um ambiente de vida sadio e equilibrado e que possa manter essa condição também às gerações ainda não nascidas. Para tanto, o Desenvolvimento Sustentável é um caminho para essa relação mais harmônica entre a sociedade, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.
PORQUE
II. O Desenvolvimento Sustentável está estritamente relacionado aos processos de Educação Ambiental, pois reflete a necessidade do estabelecimento harmônico entre os aspectos social, econômico e ambiental. Dessa forma, a Educação Ambiental pode ser compreendida como uma prática de conscientização capaz de chamar a atenção para a finitude e má distribuição no acesso aos recursos naturais e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

2ª QUESTÃO
Texto 1:

A partir da década de 1960, as consequências ambientais do crescimento econômico, a irracionalidade ecológica dos padrões dominantes de produção e consumo e da busca pelo desenvolvimento a qualquer preço começaram a se tornar evidentes. A degradação ambiental se estendeu de tal forma, tornando-se insustentáveis os problemas decorrentes da intensa poluição e esgotamento de recursos. Diante deste cenário, surge o ambientalismo, ideologia composta por movimentos e organizações não governamentais com ideais ambientalistas, os quais preocupavam-se com diversas questões, sustentados na ideia de proteção à natureza e no aumento da tomada de consciência ecológica.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.



Texto 2:

Um marco importante para o ambientalismo ocorre no ano de 1962, com a publicação do livro Primavera Silenciosa, da autora e bióloga americana Rachel Carson, retratando um caso de grande mortalidade de pássaros que estava ocorrendo no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, devido ao uso indiscriminado do DDT e alertando o mundo sobre os rumos que a relação entre o homem e o meio ambiente vinha tomando.



Fonte: Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2021/05/rachel-carson-primeira-ambientalista-alertar-sobre-impactos-do-ddt.html>.
 
Considerando a consolidação do ambientalismo e seus desdobramentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com a consolidação do ambientalismo, surgem as grandes reuniões internacionais para debater sobre temas ambientais, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de Estocolmo, que foi a primeira grande reunião internacional para discutir sobre a preocupação com os recursos ambientais e a garantia da existência destes para as presentes e futuras gerações.
PORQUE
II. O ambientalismo também contribuiu efetivamente para a garantia das políticas de Educação Ambiental, a qual passou a ser considerada como um processo educativo contínuo e permanente de construção de valores sociais e atitudes voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente, imprimindo uma atitude ética, crítica e consciente por parte dos indivíduos.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO
A professora Ana, utilizará um filme, como recurso didático para trabalhar a questão da implantação de hidrelétricas e seus desdobramentos com os alunos do 8º ano. Para tanto, ela selecionou o filme: Narradores de Javé que relata sobre a ameaça à própria existência e que pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. O filme Narradores de Javé, filme brasileiro em produção conjunta com a França, narra a história do vilarejo de Javé, que corre o risco de desaparecer diante da construção de uma hidrelétrica, cujos moradores tentam transformar o local em patrimônio a ser preservado.
Adaptado da sinopse de Narradores de Javé. Produção: Eliane Caffé, 2004.


Considerando a temática que o filme Narradores de Javé aborda e os conteúdos que a professora Ana pode trabalhar com seus alunos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O tema abordado pela professora Ana pode se remeter tanto aos impactos negativos causados pela instalação de grandes usinas hidrelétricas, como o alagamento de grandes áreas, o desaparecimento de espécies vegetais e animais, e o desalojamento de determinadas populações ribeirinhas; como os impactos positivos advindos dessas obras, como: o aumento na oferta de energia para o país, a geração de empregos por conta das obras e, posteriormente, dos serviços ofertados pela usina, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, regional e nacional. Esse contraponto de análises permite trabalhar a reflexão crítica nos alunos, para que estes possam construir ações socioambientais corretivas e/ou transformadoras do meio ambiente.
PORQUE
II. A Educação Ambiental é fortalecida justamente sobre a práxis pedagógica, isto é, ação-reflexão-ação, haja vista que um dos principais objetivos da Educação Ambiental é permitir que conhecimentos e habilidades sejam incorporados e, principalmente, atitudes sejam formadas a partir de valores éticos e de justiça social, pois são essas atitudes que predispõem a ação.
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

4ª QUESTÃO
Os acordos internacionais são importantes para definir sobre assuntos em escala mundial, isso pode acontecer por meio de diferentes assuntos, entre eles meio ambiente, o que tem causado preocupação na comunidade global nas últimas décadas. Isso porque a temperatura do planeta Terra tem aumentado, devido ao desmatamento, a poluição dos recursos naturais e o modo como o homem tem se relacionado com a natureza. A seguir, o gráfico demonstra quais são os setores, no Brasil, que mais emitem dióxido de carbono (CO2).



Fonte: Disponível em: <https://www.politize.com.br/acordo-de-paris/>.
 
De acordo com o gráfico e considerando os acordos internacionais ambientais, considere a alternativa correta.
 

ALTERNATIVAS

O Protocolo de Kyoto é o acordo internacional ambiental mais importante para o Brasil, pois por meio dele o país conseguiu diminuir as emissões de gases gerados pelo setor energético nas últimas décadas.

O gráfico demonstra as emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil a partir de 1990, dados que só foram debatidos na Conferência de Estocolmo, quando a agropecuária mais explorou os recursos naturais.

O Brasil é o país em que as emissões de dióxido de carbono (CO2) são oriundas da mudança de uso da terra. Nesse sentido, o Acordo de Paris foi um importante encontro do século XXI para debater essa situação.

Acordos internacionais são criados para transformar a vida nas cidades, principalmente espaços com mais de 10 milhões de habitantes, em que acontece a mudança de uso da terra de modo intenso, como no Brasil.

A Rio+20 é o acordo ainda vigente para definir as relações internacionais ambientais, isso porque a preocupação dos países é como as indústrias emitem gases. No contexto brasileiro, é o setor que mais emite dióxido de carbono (CO2).

5ª QUESTÃO
Analise o seguinte trecho de notícia:
 
Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no “cheque especial” com o Planeta.

No dia 29 de julho de 2021, chegamos mais uma vez ao Dia da Sobrecarga da Terra. Ou seja, superamos coletivamente o orçamento do meio ambiente para o ano de 2021, passando a operar no vermelho. Em apenas sete meses, a humanidade esgotou todos os recursos que a Terra é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano, desde a filtragem de gás carbônico (CO2) da atmosfera até a produção de matérias-primas para fabricação de bens de consumo e alimentos. A contabilidade “verde” é do Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica das atividades humanas no mundo, ou seja, o impacto que deixamos por aqui. Pelos cálculos da GFN, até o fim de 2021, teremos consumido 1,7 planetas Terra. Para calcular a pegada ecológica leva-se em conta a quantidade de Terra e a área marítima biologicamente produtiva necessária para produzir todos os recursos que uma população consome e também para absorver seus resíduos. Para manter o atual ritmo mundial de produção e consumo, a humanidade demanda 74% a mais de recursos naturais do que os ecossistemas do planeta conseguem regenerar ao longo de um ano. Ou seja, estamos extrapolando a própria biocapacidade da Terra. E aqui vem o ponto de alerta: a diferença entre a capacidade de regeneração do planeta e o consumo humano gera um saldo ecológico negativo que vem se acumulando desde a década de 1970....

.



BARBOSA, Vanessa. Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no “cheque especial” com o Planeta. Um só planeta, 29 de jul. 2021. Disponível em: < https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/07/29/dia-da-sobrecarga-da-terra-humanidade-entra-no-cheque-especial-com-o-planeta.ghtml>. 
 

A partir da Revolução Industrial, o pensamento de que o planeta Terra poderia ser infindavelmente explorado se fortaleceu. Os danos dessas explorações que se revelariam na natureza eram fisicamente perceptíveis, mas na ocasião não provocaram grandes discussões sobre os impactos ambientais. Todavia, hoje sabemos que a Terra tem seus limites e seus recursos não são infinitos e nas últimas décadas, nota-se um considerável crescimento do interesse pela preservação ambiental. Graças a esse aumento e aos avanços científicos e tecnológicos, atualmente entende-se mais sobre os problemas ambientais do que se conhecia no passado. Contudo, isso não tem sido suficiente para impedir o processo de degradação ambiental em curso. O modelo de desenvolvimento atual (predatório, excludente, desigual, sucumbente dos recursos naturais) tem provocado níveis alarmantes de poluição do ar, da água e do solo, destruição da fauna e flora e tem levado ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos não renováveis. Diante desse pressuposto, a Educação Ambiental, seja ela formal ou informal, é uma das ferramentas mais importantes para a capacitação e sensibilização da população acerca dos problemas ambientais. Nesse sentido e considerando a notícia e a imagem supracitadas, analise as afirmativas a seguir:

 
I. Na imagem da notícia são apresentados os padrões médios de consumo por países do mundo em comparação aos recursos existentes no planeta. Portanto, se todo o mundo consumisse nos mesmos padrões estadunidenses, cinco planetas Terra seriam necessários, o que mostra que a adoção do modelo de consumo dos EUA é insustentável.
II. A educação ambiental deve ser implementada somente nos ambientes formais de educação, pois são nas escolas que os indivíduos aprendem, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, adquirindo a habilidade de desenvolver uma consciência quanto à relação sociedade-natureza.
III. A sociedade do século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, razão pela qual torna a educação ambiental uma prática urgente. A avaliação e o enfrentamento dos problemas ambientais demandam da atuação de profissionais de variadas áreas promovendo uma abordagem interdisciplinar.
IV. Uma das grandes preocupações do mundo atual refere-se à questão ambiental. Muitos dos recursos utilizados nas indústrias são extraídos diretamente da natureza, gerando, por vezes, danos ambientais imensuráveis. A preocupação com a degradação ambiental é fundamental, pois muitos recursos utilizados no cotidiano da humanidade poderão se esgotar em pouco tempo.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

6ª QUESTÃO
Analise a letra da música a seguir:
 
Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
 
Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
 
Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
 
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
 
Auto destrutivos,
Falsas vítimas nocivas?
 
Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
 
Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
 
Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
 
Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro
 
Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
 
Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar.
 
Música: Absurdo
Composição: Vanessa da Mata
 

A música “Absurdo”, composta por Vanessa da Mata, demonstra que a ação humana sobre a natureza provoca efeitos negativos e que atingem o próprio ser humano. Para tanto, foi a partir da Revolução Industrial que o meio ambiente passou a enfrentar maiores impactos da ação humana. O uso do carvão mineral e mais adiante do petróleo como principais fontes de energia, no mesmo momento em que aceleraram a exploração de outros recursos naturais e a capacidade produtiva, transformaram a questão ambiental em uma das principais preocupações do mundo contemporâneo. Entretanto, somente a partir da década de 1960, as indagações sobre os problemas ambientais passaram a ganhar visibilidade da opinião pública de alguns países do mundo, em consequência do acontecimento de diversos desastres ambientais e do aumento de inúmeras formas de poluição, principalmente da água e do ar. Nessa conjuntura de intensificação dos problemas ambientais sociedade civil, cientistas e governos de diversos países incluíram o meio ambiente na pauta das discussões internacionais. Diante do exposto e considerando os conceitos que envolvem o meio ambiente, é correto afirmar que
ALTERNATIVAS

a solução das questões ambientais em escala global resulta de atitudes efetivas das populações dos países mais ricos, pois são aquelas que demonstram total consciência ecológica, resultado das lutas travadas juntamente com o empresariado desses países já ecologicamente correto.

preservar a biodiversidade compõe uma das exigências básicas para manter o meio ambiente saudável. Essa afirmação compete a uma preocupação apenas para regiões e países que se estruturaram economicamente em espaços semi-áridos ou áridos, como o Nordeste do Brasil e a Namíbia na África, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.

a dinâmica ambiental se revela pela atuação dos elementos da natureza, assim como pelas concepções socioeconômicas da sociedade. A industrialização, como promotora de mudança das relações entre os homens e destes com a natureza, provocou a urbanização baseada na proteção ambiental, aplicando somente atitudes antipoluidoras e protecionistas.

a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou algumas importantes conferências sobre o meio ambiente como: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África do Sul, em 2002. Por meio dessas principais conferências nota-se que os países pobres, em consequência da ausência de educação ambiental formal e informal, são os principais responsáveis pelo aumento dos problemas ambientais em escala global.

na atualidade, um dos mais preocupantes problemas ambientais é o desmatamento, pois além de assolar os recursos naturais e as florestas, compromete o equilíbrio do planeta, afetando também a economia e a sociedade. Pode-se citar entre alguns motivos que intensificam ou provocam a ocorrência do desmatamento: a atividade mineradora, o aumento das queimadas, a maior demanda por recursos naturais e a expansão agropecuária.

7ª QUESTÃO
Analise o excerto abaixo:
 

A Matemática pode contribuir de maneira expressiva ajudando os alunos a expressar os resultados de seus estudos e pesquisas através de gráficos, análises estatísticas, avaliação quantitativa e análise evolutiva dos dados aferidos. A Língua Portuguesa pode propor temas para discussão oral, o emprego do uso adequado da língua escrita, os fundamentos que caracterizam a prática da síntese, a argumentação, a análise e a importância do respeito às opiniões ouvidas. As aulas de Artes são excelentes para que os alunos busquem diferentes linguagens (coral, teatro, desenho, recortes, danças, paródias, trovas) para a expressão e apresentação dos resultados. A importância da História é essencial na avaliação do relacionamento entre o homem e a natureza, tanto em termos retrospectivos quanto prospectivos, e na análise de comunidades que, em outros locais e outros tempos, promoveram e promovem o desenvolvimento sustentável abre (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos da Terra de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atender às necessidades das gerações atuais). A contribuição da Educação Física é também expressiva na proposição de posturas e ações de preservação que se aliam à busca da qualidade de vida. O belo exemplo da importância das regras no esporte e das sanções por seu descumprimento deve ser transformar em uma ponte para associação entre o desrespeito às regras ambientais mundiais e suas consequências. A Geografia e o ensino de Ciências já trazem em seu bojo a importância desses temas e, dessa forma, importa mostrar que a questão ambiental constitui modalidade de pensamento transversal e que percorre todos os capítulos da disciplina em todos os anos letivos.
ANTUNES, Celso (coordenação). Geografia e Didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2 ed. 2014.

 

Durante um bom tempo, a Educação Ambiental era trabalhada somente durante as aulas de Ciências e de Geografia. De tempos para cá, essa abordagem unilateral mudou, e os problemas ambientais que hoje presenciamos transformaram a educação ambiental em um tema interdisciplinar, envolvendo todos os alunos e toda a comunidade escolar. Considerando a educação ambiental no ambiente escolar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 
I – A educação ambiental nas escolas auxilia para a formação de cidadãos críticos, conscientes, responsáveis e aptos para compreender a problemática ambiental e para atuarem na sociedade de modo comprometido com o meio ambiente. Para tanto, a escola deve oferecer ao seu alunado os conteúdos ambientais de modo contextualizado com sua realidade.
PORQUE
II – É essencial que, mais do que meras informações e conceitos, a escola trabalhe com formação de valores. Além disso, para que o aluno possa praticar ações voltadas à preservação ambiental, a escola deve trabalhar com mais ações teóricas do que práticas. No entanto, nesse espaço, a educação ambiental tornou-se um componente dispensável no processo de formação, visto que perpassa somente pelas disciplinas de Ciências e de Geografia.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

8ª QUESTÃO
A sustentabilidade ecológica aparece como um critério normativo para reconstrução da ordem econômica, como uma condição para a sobrevivência humana e para um desenvolvimento durável; problematiza as formas de conhecimento, os valores sociais e as próprias bases da produção, abrindo uma nova visão do processo civilizatório da humanidade.
LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: A reapropriação social da natureza. Tradução de Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

 
Partindo desse pressuposto, analise a charge a seguir:
 

Armandinho: Alexandre Beck. Disponível em: <https://guiaecologico.wordpress.com/2017/05/31/tirinhas-ambientais-para-reflexao/>.
 
 

Sendo definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades, assinale a alternativa correta que contempla esse conceito implícito tanto no excerto, quanto na charge.
ALTERNATIVAS

Desenvolvimento Social.

Desenvolvimento Cultural.

Desenvolvimento Dinâmico.

Desenvolvimento Econômico.

Desenvolvimento Sustentável.

9ª QUESTÃO
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba ampliou as ações de educação ambiental, realizadas de porta em porta, assim como de fiscalização para evitar o desperdício de água. As medidas foram intensificadas devido à vigência do Plano de Racionamento no abastecimento público de água, por meio do sistema de rodízio intercalado por toda a cidade. Os trabalhos são executados pelas equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização do Saae/Sorocaba. “São ações complementares, realizadas em todas as regiões da cidade, no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de fazer o uso consciente da água e contribuir para o restabelecimento do nível dos mananciais que atendem à nossa cidade”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Disponível em: <https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/saae-reforca-educacao-ambiental-e-fiscalizacao-contra-desperdicio-de-agua/\>.

 
De acordo com o papel da educação ambiental no âmbito educacional, social e político, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A Educação Ambiental é um tema que permeia por diferentes políticas públicas, entre elas a Política Nacional do Meio Ambiente, Base Nacional Comum Curricular e, principalmente, a Constituição Federal de 1988.
PORQUE
II. O objetivo da Educação Ambiental é que ela possa ser ensinada de modo interdisciplinar, ao envolver diferentes áreas do conhecimento. Por isso, não deve ficar restrita apenas às escolas, mas ser ampliada para toda a população.
 
Acerca dessas asserções, considere a alternativa correta:
 

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
Texto 1:

O consumismo é definido pelo Sociólogo Zygmunt. Bauman como “a capacidade individual de querer, desejar e almejar”. Nesse sentido, o autor chama a atenção para o consumismo que se configura como um atributo da sociedade e chega quando o consumo assume papel chave, extrapolando as necessidades básicas de sobrevivência. Daí em diante entra em ascensão a sociedade do consumo que, de acordo com o autor, prospera cada vez mais, na medida em que torna constante a insatisfação dos indivíduos e estimula ações consumistas em detrimento de ações racionais. Bauman ainda complementa essa ideia afirmando que o grande problema do consumismo da sociedade atual está arraigado no imediatismo dos cidadãos, que se reflete na necessidade de descartar e substituir, ação que oportuniza a busca de uma falsa felicidade. Para o autor, “o consumidor enfrenta sua insatisfação através do descarte dos objetos que a causa, consolidando uma sociedade de consumidores que desvaloriza a durabilidade, igualando ‘velho’ a ‘defasado’ e impróprio para continuar sendo utilizado.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadorias.Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.



Texto 2:

Fonte: Disponível em: <http://www.arionaurocartuns.com.br/2019/01/charge-consumo-celular.html>.
 
 
Analisando o excerto postulado por Zigmunt Baumam e estabelecendo uma relação com o cartun, analise as afirmações abaixo:
 
I – No consumismo, o ato de comprar sempre se relaciona às compras destinadas ao atendimento de necessidade básicas com viés à sobrevivência, ou seja, itens indispensáveis à vida e ao bem-estar, como: água e comida. 
II – O consumismo defende o ato de repensar as atitudes, já que se refere justamente à reflexão sobre todo o processo que abrange os resíduos gerados, como a incorporação de novos hábitos de consumo e comportamentos mais sustentáveis.
III – A necessidade constante por consumo torna-se induzida pelas forças de um desejo instalado artificialmente, seja pela mídia, pelas redes sociais, pelo modismo, entre outros, para o qual a cultura do ter vale muito mais perante a sociedade do que o ser.
IV – A necessidade latente por consumo pode ser observada em maior parte nos países subdesenvolvidos, cuja população mais pobre carece de alimentos e itens básicos para serem consumidos, e, portanto, torna-se também, consequentemente, mais consumista.
V – O consumismo é algo extremamente natural e condição da existência humana, o qual não possui relação direta com pequena parcela de indivíduos com hábitos
incontroláveis, degradantes e despreocupados com os impactos socioambientais causados e com o futuro comum.
 
É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, III e V, apenas.

I, II, IV e V, apenas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato