PROVA – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA – 43_2024
1ª QUESTÃO
Em relação aos distúrbios, especificamente, temos os chamados distúrbios de aprendizagem, ou seja, sãoaqueles cujas causas são neurobiológicas e causam implicações diretamente na aprendizagem. Assinale aalternativa que apresenta esses distúrbios de aprendizagem:
ALTERNATIVAS
Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia.
Discalculia, disgrafia, TDAH e distúrbio do sono.
Discalculia, TDAH, distúrbio alimentar e anorexia.
TDAH, distúrbio do sono e distúrbio alimentar.
Nenhuma das alternativas está correta.
2ª QUESTÃO
Algumas dificuldades são marcantes nos discalcúlicos, dentre as quais podemos destacar:
I – Dificuldade de identificar a operação necessária para a resolução do cálculo.
II – Dificuldade de compreender o enunciado.
III – Impossibilidade de reconhecer números e símbolos matemáticos.
IV – Complicações na memorização de conceitos matemáticos
ALTERNATIVAS
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III, IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
3ª QUESTÃO
Considerando o papel do docente em sala de aula, assinale a alternativa que expresse corretamente osaspectos que devem ser observados pelo professor, em sala de aula, para o identificar os discalcúlicos:
01/07/24, 11:02 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 1/6
ALTERNATIVAS
Conversa com a família e a realização de um diagnóstico do professor anterior ou atual.
Identificação das dificuldades e resultados pós-intervenções pedagógicas.
Utilização do DSM para diagnóstico de discalcúlicos.
Encaminhamento ao especialista clínico.
Nenhuma das alternativas está correta.
4ª QUESTÃO
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser feito por qualquer pessoa que se inscrever, poisatualmente esse exame é aceito como parte de ingresso no Ensino Superior. Com relação ao seu objetivo, écorreto afirmar que:
ALTERNATIVAS
Selecionar os melhores alunos para vagas em instituições de Ensino Médio.
Insatisfatório, pois há defasagens tanto no ensino quanto na aprendizagem.
Identificar as melhores escolas do país, a fim de que recebem benefícios do Governo.
Avaliar o desempenho de alunos egressos do último ano do Ensino Médio.
Nenhuma das alternativas está correta.
5ª QUESTÃO
Os professores podem desenvolver atividades específicas com alunos que apresentam Discalculia, sem osisolar dos demais alunos. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo e a relação entre elas:
I – As atividades realizadas com discalcúlicos são diversas, tais como, jogos voltados a interpretação textual,conceitos matemáticos, habilidades psicomotoras, dentre outras.
PORQUE
II – O professor deve estimular as áreas responsáveis pelas habilidades matemáticas que estão com déficits,por meio de jogos, ferramentas tecnológicas, dentre outros recursos mais lúdicos.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Nenhuma das alternativas está correta.
6ª QUESTÃO
01/07/24, 11:02 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 2/6
Algumas atitudes diante alunos com discalculia não favorecem o aprendizado e desestimula esse discente aavançar na vida acadêmica. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo e a relação entre elas:
I – Reforçar a dificuldade, diferenciar o aluno discalcúlico dos demais, corrigir frequentemente, sobretudofrente aos demais colegas, são atitudes não aconselháveis aos professores.
PORQUE
II – Isso reforça o ego do aluno, fazendo com que ele não tenha mais interesse na disciplina, se sinta inferioraos colegas, além de poder acarretar problemas emocionais.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma preposição verdadeira, mas a II é uma preposição falsa.
A asserção I é uma preposição falsa e a II é uma preposição verdadeira.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
7ª QUESTÃO
De acordo com Sampaio (2009), há seis subtipos de Discalculia. Analise os subtipos apontados e relacionecom a segunda coluna.
I – Verbal.
II – Léxica.
III – Ideognóstica.
( ) Dificuldade para fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
( ) Dificuldade na leitura dos símbolos matemáticos.
( ) Dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos e os símbolos.
ALTERNATIVAS
01/07/24, 11:02 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/6
I, II e III.
III, I, II.
II, I, III.
III, II e I.
Nenhuma das alternativas está correta.
8ª QUESTÃO
Os dados nacionais e internacionais sobre a melhoria da qualidade do ensino no Brasil, entram emcontradição ao compararmos as análises do ENEM e do PISA, por exemplo. Muitas escolas que seencontram no ranking dos melhores resultados obtidos utilizam de estratégias que não beneficiam a análisede qualidade do ensino. Diante dessas artimanhas, é correto afirmar que:
I – Alunos que possuem fraco desempenho e que já estão em instituições que selecionam apenas osmelhores, são convidados a se retirarem.
II – As avaliações nacionais são neutras, prova disso são os resultados que indicam a melhoria da qualidadedo ensino de Matemática, em que os alunos tiveram uma performance acima da média nacional, nosúltimos três ENEM.
III – Independente se a escola utiliza ou não de seleção de alunos, não interfere na análise de dados parareconhecimento da qualidade de ensino da instituição.
IV – A seleção de alunos para escolas não ocorre apenas em colégios particulares, apesar de as escolaspúblicas serem em maioria mais democráticas e acolherem todos os tipos de alunos e suas classes sociais,há algumas que possuem parcerias com o Governo.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
9ª QUESTÃO
01/07/24, 11:02 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 4/6
Cada um de nós tem um tempo de maturação biológica que influencia na aprendizagem e nodesenvolvimento de certas habilidades. Em relação as dificuldades em matemática e a faixa etária, é corretoafirmar que:
I – No caso da discalculia, quanto mais cedo for diagnosticado, melhor. Sendo assim, Crianças de 3 anos quejá apresenta inabilidades matemáticas devem ser diagnosticadas e tratadas.
II – Os professores do primeiro ano escolar são os que geralmente detectam as dificuldades e realizam odiagnóstico.
III – O raciocínio lógico-matemático começa a ser mais desenvolvido a partir dos 8 anos de idade, SegundoPiaget (1996).
IV – Os diagnósticos de distúrbio, por exemplo, só podem ser considerados como confiáveis se foremrealizados considerando as faixas etárias das crianças, descartando certas dificuldades em decorrência daidade.
ALTERNATIVAS
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III, IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
10ª QUESTÃO
01/07/24, 11:02 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 5/6
Em todos os anos muitos sites de notícias divulgam o ranking com os resultados do ENEM, tornando essaavaliação uma competição entre as escolas nacionais. Considerando esse contexto, analise as afirmativasabaixo e assinale a alternativa correta em relação aos malefícios dessa prova em larga escala:
I – Muitas instituições de ensino selecionam os alunos que poderão frequentá-la, filtrando por uma espéciede vestibular, em que os melhores farão parte do quadro de alunos e os que não obtém resultadossatisfatórios são excluídos.
II – Sendo vista como uma competição, algumas escolas particulares investem na preparação de seus alunospara esse tipo de prova, enquanto as públicas não possuem o mesmo recurso, sendo assim, apenas aquelasque possuem ?parcerias? com o governo atingem boas pontuações no ENEM, visto que recebem maisrecursos para investir nesses alunos.
III – Assim, as escola públicas sem investimento são as mais prejudicadas, pois não possuem os mesmosrecursos para investir na educação de seus alunos.
IV – A Educação vista como meio competitivo é um reflexo do nosso Estado Capitalista, onde quem possuimais dinheiro investe mais e ganha status no mercado, gerando mais notoriedade atrai mais clientes(alunos) e se mantém com o lucro das altas mensalidades. No caso das escola públicas, atrai maisinvestimento do Governo.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.