PROVA GO IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES 53 2024
1ª QUESTÃO O projeto de vida é amplamente reconhecido como uma poderosa ferramenta de gestão pessoal. Ele pode ser analogamente descrito como um mapa que nos fornece orientação e nos conduz em direção aos objetivos almejados. Há uma necessidade premente de ferramentas e métodos que auxiliem no processo de tomada de decisões para a gestão de nossas vidas, especialmente no que se refere a definir nossos destinos e planejar como alcançar os resultados desejados. Secat (2018, on-line) afirma que “a tomada de decisão é um processo cognitivo que envolve tanto a razão quanto a emoção dos sujeitos. Trata-se de escolher a melhor opção entre várias alternativas. Portanto, para saber como tomar uma decisão, você deverá ponderar tanto fatores emocionais quanto racionais. Além disso, deverá listar uma série de alternativas e escolher a ideal para o problema que quer resolver”. Fonte: SECAT, V. M. S. O que são ferramentas de tomada de decisão? Setting Consultoria, 2018. Disponível em: https://setting.com.br/blog/gestao-em… decisao/#:~:text=As%20ferramentas%20de%20tomada%20de,essa%20grande%20responsabilidade%20em%20m%C3%A3os. Acesso em: 29 jan. 2024. Sobre os principais objetivos e contribuições que o projeto de vida pode nos proporcionar, analise as afirmativas a seguir: I. Facilitar a análise do cenário presente e desejado, resultando na formulação de metas e resultados almejados. II. Adquirir conhecimentos e valores que sustentem e impulsionem metas e objetivos, contribuindo para o aprimoramento de desempenho e performance. III. Promover um estilo de vida equilibrado e pleno, que leve em consideração nossos sentimentos, relacionamentos, desejos, saúde, mente e espiritualidade. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III. 2ª QUESTÃO A aquisição de competências para o trabalho é uma preocupação recorrente nas organizações. Muitos já foram os investimentos em qualificação técnica disponibilizados aos trabalhadores para que pudessem ter a melhor performance na execução das suas tarefas. No entanto, de acordo com Fórum Econômico Mundial, além do preparo técnico, os trabalhadores necessitam de competências socioemocionais. Fonte: WEF. The Future of Jobs. 2023. Disponível em: https://www.weforum.org/reports/the-f… report-2023/. Acesso em: 19 fev. 2024. Com base no excerto, pode-se afirmar que o profissional de maior performance será aquele que: ALTERNATIVAS Continua investindo em cursos técnicos para utilização das novas máquinas. Concentra seus esforços nas competências comportamentais, pois já detém conhecimento técnico adquirido em outras oportunidades de qualificação. Acredita que sua carreira está organizada não percebendo oportunidades de adquirir novos aprendizados. Espera que novas tecnologias sejam trazidas para atualização das máquinas. Entende que a sua sustentabilidade dependerá da sua formação profissional técnica e comportamental, adaptando se com rapidez e ampliando suas perspectivas profissionais. 3ª QUESTÃO O ultra-aprendizado (ultralearning) é “ . . . uma estratégia de aquisição de habilidades e conhecimento que é tanto autodirigida quanto intensiva”. O autor sugere uma metodologia que segue um percurso de nove princípios para apropriação do aprendizado. Fonte: YOUNG, S. H. Ultra-aprendizado: domine habilidades valiosas, seja mais esperto que a competição e dê um impulso em sua carreira. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020. p. 39. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir: I. No princípio do metalearning, deve-se definir o porquê, o que e como vamos aprender novas habilidades mais facilmente. II. O princípio da retenção dá a entender o que você esquece e por que é preciso aprender, lembrando do que você aprendeu de forma consistente. III. No princípio da diretividade, deve-se levar em conta a capacidade de concentração, para isso é importante definir uma gestão do tempo para atender às demandas. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III