EGRAD_CRIM – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: AUTONOMIA INTELECTUAL, RELAÇÃO DE CONSUMO E SUSTENT
Período:16/09/2024 00:00 a 22/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:5,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.
 
Fonte: adaptado de: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel. Acesso em: 7 jul. 2024.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A busca por um futuro sustentável exige uma profunda mudança de paradigma na forma como pensamos e interagimos com o meio ambiente.
 
PORQUE
 
II. A exploração desenfreada dos recursos naturais e a emissão excessiva de gases poluentes colocam em risco a capacidade de suporte do planeta, ameaçando a vida humana e a biodiversidade.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

2ª QUESTÃO
O conceito de equidade considera as diferenças como elemento essencial para a eficácia da igualdade. A concepção da equidade passa a ser a justiça aplicada no caso particular, ou seja, a justiça contextualizado e individualizada. Em um contexto de busca por justiça social, a equidade se destaca como um conceito fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
 
Fonte: adaptado de: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/1658.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.
 
Considerando a essência da equidade, assinale a alternativa apresenta a sua melhor definição:
ALTERNATIVAS

Equidade significa aplicar a lei de forma uniforme para todos, sem considerar as particularidades de cada caso.

Equidade significa tratar todos os indivíduos de forma idêntica, independentemente de suas características ou necessidades.

Equidade significa oferecer oportunidades iguais para todos, independentemente de suas origens ou circunstâncias.

Equidade significa garantir que todos os indivíduos recebam o mesmo tratamento, sem levar em consideração suas diferenças.

Equidade significa reconhecer que as pessoas são diferentes e que precisam de diferentes apoios para alcançar os mesmos resultados.

3ª QUESTÃO
O materialismo histórico-dialético, proposto por Karl Marx e Friedrich Engels, oferece uma lente poderosa para analisarmos as transformações sociais e políticas ao longo da história. O materialismo histórico-dialético designa um conjunto de doutrinas filosóficas que, ao rejeitar a existência de um princípio espiritual, liga toda a realidade à matéria e às suas modificações. É uma tese do marxismo, segundo a qual o modo de produção da vida material condiciona o conjunto da vida social, política e espiritual. É um método de compreensão e análise da história, das lutas e das evoluções econômicas e políticas.
 
Fonte: adaptado de: https://revpsico-unesp.org/index.php/revista/article/view/103. Acesso em: 5 jul. 2024.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa apresenta a interpretação mais adequada da visão dialética do desenvolvimento histórico:
ALTERNATIVAS

As mudanças sociais ocorrem de forma gradual e constante, sem rupturas ou conflitos significativos.

A história é um processo linear e progressivo, guiado por uma força divina ou por leis naturais imutáveis.

A história é um ciclo que se repete indefinidamente, sem apresentar qualquer tipo de progresso ou mudança estrutural.

As ideias e valores predominantes em uma sociedade determinam o curso da história, independentemente das relações materiais de produção.

O desenvolvimento histórico é impulsionado pela luta de classes, na qual grupos com interesses econômicos distintos entram em constante embate.

4ª QUESTÃO
O socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu entre o fim do século XVIII e a primeira metade do século XIX, no contexto da Primeira Revolução Industrial. Baseada sobretudo no princípio de igualdade, a corrente socialista emergiu como uma forma de repensar o sistema capitalista que vigorava na época. De uma forma geral, quando falamos em socialismo frequentemente associamos o termo à corrente marxista, mas essa não é a única forma de socialismo existente.
 
Fonte: adaptado de: SOUZA, I. O que é socialismo? Politize! Disponível em: https://www.politize.com.br/socialismo-o-que-e/. Acesso em: 5 jul. 2024.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. O socialismo propõe uma alternativa ao sistema capitalista, defendendo a propriedade social dos meios de produção e a distribuição equitativa da riqueza.
 
PORQUE
 
II. O socialismo busca superar as desigualdades sociais e econômicas inerentes ao capitalismo, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

5ª QUESTÃO
O liberalismo é uma doutrina político-econômica que surge, em sua essência, da vontade de limitação do Estado para a consequente ascensão da liberdade individual, dos direitos individuais, da igualdade perante a lei, da proteção à propriedade privada e do livre comércio. Essa vontade era intimamente ligada às lutas da burguesia na Inglaterra do século XIII e é por isso que por muitas vezes o liberalismo foi e ainda é facilmente associado a essa classe social. Para o liberalismo, portanto, o Estado Mínimo é necessário para que se possa garantir as pautas defendidas, que são variadas, conforme indicadas acima, e serão explicadas adiante. O mercado é considerado o grande provedor e regulador da sociedade na percepção dos liberais.
 
Fonte: adaptado de: https://www.politize.com.br/liberalismo-o-que-e/. Acesso em: 5 jul. 2024.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. O liberalismo clássico defende a meritocracia como um princípio fundamental para a organização social, onde o sucesso individual é determinado pelo esforço, talento e capacidade, sem interferências externas.
 
PORQUE
 
II. A defesa da meritocracia se baseia na crença de que todos os indivíduos nascem com as mesmas oportunidades e habilidades, e que o sucesso é alcançado unicamente através do mérito individual.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

6ª QUESTÃO
Considere a situação: você é o líder de uma equipe de marketing em uma empresa em crescimento. Um dos membros da sua equipe, Tiago, vem apresentando um desempenho abaixo do esperado nas últimas semanas. Você percebeu que ele está desanimado, com baixa produtividade e cometendo erros que antes não eram comuns. Em uma conversa reservada, Tiago revela que está passando por um momento difícil em sua vida pessoal, enfrentando problemas familiares e de saúde. Ele se sente sobrecarregado e com dificuldade de conciliar suas responsabilidades no trabalho com as demandas da vida pessoal.
 
Diante dessa situação, assinale a alternativa que indica qual seria a sua atitude mais adequada como líder, demonstrando habilidades emocionais e empatia:
ALTERNATIVAS

Dar um ultimato a Tiago, exigindo que ele melhore seu desempenho imediatamente.

Afastar Tiago da equipe temporariamente, até que ele resolva seus problemas pessoais.

Conversar com Tiago de forma aberta e acolhedora, demonstrando compreensão e apoio.

Ignorar as dificuldades pessoais de Tiago e focar apenas em seu desempenho profissional.

Cobrar metas e resultados de Tiago, ressaltando a importância de seu desempenho para a equipe.

7ª QUESTÃO
Um proprietário de imóvel recusa-se a pagar o Imposto sobre Imóveis (IPTU), alegando que o tributo é injusto e que seus recursos deveriam ser destinados à sua própria família. Em contrapartida, o Estado argumenta que o IPTU é essencial para financiar serviços públicos como saúde, educação, segurança e infraestrutura, beneficiando toda a população.
 
Diante desse caso hipotético, assinale a alternativa que melhor representa a postura correta do Estado nessa situação:
ALTERNATIVAS

Acusar o proprietário de crime de sonegação fiscal e aplicar as medidas cabíveis.

Negociar com o proprietário um acordo de pagamento parcelado do IPTU, isentando-o de multas e juros.

Ignorar a recusa do proprietário e tomar posse do imóvel como forma de garantir a arrecadação do tributo.

Conceder ao proprietário a isenção do IPTU, reconhecendo seu direito de dispor livremente de seus recursos.

Explicar ao proprietário a importância do IPTU para o bem-estar da comunidade e buscar soluções alternativas para suas necessidades.

8ª QUESTÃO
O modelo organicista utiliza como metáfora básica o organismo, o sistema vivo organizado, sendo a atividade, o funcionamento seu princípio básico. A perspectiva organicista coloca a aprendizagem como subordinada ao desenvolvimento, uma vez que somente os esquemas mentais disponíveis no sujeito asseguram a aprendizagem.
 
Fonte: https://www.scielo.br/j/fractal/a/YjV86TgKwQkfRBcvDvpJvyS/#. Acesso em: 4 jul. 2024.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A teoria organicista compara as organizações a organismos biológicos, defendendo que elas se desenvolvem de forma natural e orgânica, adaptando-se às mudanças do ambiente.
 
PORQUE
 
II. A teoria organicista enfatiza a importância da flexibilidade e da adaptabilidade das organizações para sobreviver e prosperar em um ambiente dinâmico e competitivo.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

9ª QUESTÃO
O respeito à diversidade é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao reconhecer e valorizar as diferenças, promovemos a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. Além disso, o respeito à diversidade contribui para a promoção do diálogo, da tolerância e do entendimento mútuo, fortalecendo os laços sociais e diminuindo os preconceitos e estereótipos.
 
Fonte: adaptado de: https://aulanotadez.com.br/glossario/o-que-e-respeito-a-diversidade/. Acesso em: 4 jul. 2024.
 
Sobre o combate à discriminação e o reconhecimento das diferenças, assinale a alternativa que melhor representa uma ação concreta para promover uma sociedade mais justa e inclusiva:
ALTERNATIVAS

Negar a existência de desigualdades e diferenças entre os grupos sociais.

Ignorar as manifestações de discriminação e preconceito, evitando conflitos.

Promover a homogeneização da sociedade, eliminando as diferenças culturais e sociais.

Incentivar o diálogo intercultural, o respeito à diversidade e a valorização das diferenças.

Punir severamente os indivíduos que praticam atos discriminatórios, sem promover ações educativas.

10ª QUESTÃO
As mulheres são atualmente 52% do eleitorado brasileiro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de serem maioria, há menos de um século elas não podiam nem sequer votar. O direito de votarem e ser votadas só foi garantido em 1932, com o Código Eleitoral assinado em 24 de fevereiro pelo então presidente Getúlio Vargas. Por isso, a data de 24 de fevereiro foi instituída (pela Lei 13.086, de 2015) como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. 
 
Fonte: adaptado de: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/02/26/direito-ao-voto-feminino-no-brasil-completa-92-anos. Acesso em: 04 jul. 2024.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. O direito de votar e ser votado é o único requisito fundamental para ser considerado cidadão no Brasil.
 
PORQUE
 
II. A cidadania no Brasil se baseia apenas na participação política, não incluindo outros aspectos como direitos sociais, civis e culturais.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato