EGRAD_POD – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MAPAS – 2024 – 53 – 1 | |
Período: | 16/09/2024 00:00 a 22/09/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 5,00 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
Observe a charge a seguir: Charges do DUKE. Disponível em: http://www.otempo.com.br/image/contentid/ Policy:1.2026674:1536101475/CHARGE%20O%20T.JPG?f=3×2&w=620&$p$f$w=ac4ac92. Acesso em: Acesso 22 mar 2024. Com base na charge apresentada e no estudo do material digital, avalie as afirmações a seguir: I. A crítica veiculada é injusta e sem fundamento ético, pois o homem sempre valorizou as artes para a compreensão de uma época. II. A crítica proposta é irônica e atual, pois há, ainda, inúmeras pessoas que não valorizam as artes e as ciências. III. O homo ignorantus serve para se referir ao homem que vivia no período medieval, época em que as ciências ainda não existiam. IV. Arte, Ciência, Cultura e História são saberes diferentes, mas que podem e devem se inter-relacionar para uma compreensão mais complexa da sociedade. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
2ª QUESTÃO | |||||||||||
Em nossa época, a convivência e as relações familiares são permeadas pelo uso das tecnologias, sobretudo de celulares e de redes sociais. A charge a seguir trata justamente dessa questão e propõe uma crítica. PORQUE II. enquanto os filhos se divertem com os celulares, a mãe e o pai trabalham o dia todo, mas se organizam para passar um tempo de qualidade com os filhos. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
Os símbolos que constam nos mapas são verdadeiras chaves de leitura que auxiliam na compreensão do exposto, por isso, no momento da leitura e interpretação, é importante ficar atento aos símbolos utilizados na legenda. PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023. Sobre alguns desses símbolos, leia o material digital e analise as assertivas a seguir: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
Você já pensou no cinema como forma de mudar a sociedade? Muitas vezes nós olhamos para os filmes que assistimos apenas como entretenimento, mas pode-se considerar também o seu poder de emocionar e causar impacto nas pessoas, e somar isso a assuntos que precisam ser tratados pode fazer nascer filmes de grande valia para questões até mesmo sociais. Disponível em: https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/o-cinema-como-ferramenta-de-impacto-social . Acesso 20 mar 2024. O gráfico a seguir ilustra uma pesquisa realizada com alunos de um terceiro ano do ensino médio a respeito da preferência por filmes. Sobre o gráfico, leia o seu material digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/108227197285052247/. Acesso 20 mar 2024.
PORQUE II o gráfico expõe as divisões qualitativas na posição horizontal e é por isso que os filmes favoritos são os de terror seguido pelos filmes com temática dramática. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
Leia a seguinte situação fictícia: Júlio e Débora são os responsáveis pela coordenação de uma pequena empresa de marketing. Cada um deles possui competências específicas que, quando reunidas, explicitam o funcionamento orgânico da empresa. O gráfico a seguir desenha a performance dessas competências. Com base nele e em seu material de estudos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O gráfico, em formato de pizza, serve para expressar uma relação de proporção referente ao trabalho realizado por Júlio que é superior ao realizado por Débora PORQUE II. De acordo com o gráfico, a sequência numérica expõe que a organização, a liderança e a iniciativa são competências superiores e estas são realizadas por Júlio. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
De acordo com o site do Mistério da Saúde, a Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/coronavirus. Acesso 06 mar 2024. Sabemos que a pandemia da Covid causou danos irreversíveis, em todos os aspectos, por todo o mundo. O gráfico a seguir mostra um recorte do aumento de casos em um determinado período da pandemia em nosso país. Analise o gráfico e assinale a assertiva correta.
| |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
O gráfico de dispersão (XY) mostra a correlação entre duas variáveis, uma com os valores colocados em X e outra, com os colocados em Y. PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023. Sobre as características do gráfico de dispersão, leia o material, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O gráfico de dispersão é usado quando se quer observar alguma correlação entre duas variáveis. Por exemplo, quando se quer demonstrar que as vendas de agasalho aumentam no inverno PORQUE II. as informações que esse tipo de gráfico traz são indicados na posição vertical, enquanto as divisões quantitativas apresentam-se na posição horizontal, ou seja, nesse caso, quanto mais fria a variável X, maior a venda de agasalhos Y. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
Cada tipo de mapa possui características e finalidades específicas e apresentam informações importantes que precisamos conhecer para que seja possível realizar, de forma correta, sua leitura e interpretação. PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023. A respeito dessas informações, leia o material, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Para que a leitura e compreensão de um mapa ocorra é necessário analisar as convenções cartográficas, isto é, os títulos ou nome dos mapas, as legendas, as escalas cartográficas e a temática de que trata sua representatividade PORQUE II. No momento da interpretação, os símbolos utilizados na legenda dos mapas, as cores e as escalas perdem a importância porque não foram determinados pela Federação Internacional de Orientação – FPO. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
Os mapas apresentam funções distintas, tais como verificar a quantidade populacional, situar localização das atividades econômicas, trazer informações acerca de população absoluta, representar as Unidades territoriais, dentre outros. PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023. Sobre os tipos de mapas, leia o material digital e analise as assertivas que seguem: I. as formas de relevo, a hidrografia, a climatologia, entre outros aspectos físicos e naturais do planeta são encontrados em mapas físicos. II. o mapa demográfico tem a função de representar espacialmente as populações e trazer informações que envolvem população absoluta e população relativa. III. o mapa político permite que possamos visualizar aspectos dos três setores: a matéria-prima, a transformação e indústria e o setor de serviços e comércio. IV. embora muito utilizados pelas áreas de geografia e história, a função do mapa econômico é discutir a expansão europeia e as capitanias hereditárias. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
A imagem possui papel preponderante na promoção do conteúdo científico, quer seja nas humanidades, quer seja nas exatas. Conforme Pereira (2023, p.6), “imagens nos ajudam a aprender, capturam a atenção, explicam conceitos difíceis e nos inspiram a conhecer e decifrar o mundo que gira ao nosso redor”. PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023. A respeito da importância da visualidade, leia o material digital e analise as assertivas que seguem: I. É fato que a interpretação de mapas, gráficos e imagens deve ser carregada de subjetividade, pois o olhar de cada analista é particular. II. Os diagramas, gráficos, mapas e infográficos tornam o processo de aprendizagem mais fluído e, portanto, necessários para a nossa formação. III. O processo de ensino e aprendizagem de informações ilustrativas permitem o trabalho interdisciplinar entre matemática, estatística e outras ciências. IV. O trabalho com leitura e interpretação de mapas, gráficos e imagens habitua os estudantes a observarem aspectos que permitem confiar ou não nos dados apresentados. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|