ATIVIDADE 3 – BEDU – EXERCÍCIO FÍSICO NAS DIFERENTES POPULAÇÕES – 54_2024

Período:30/09/2024 08:00 a 20/10/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
A Sociedade Brasileira de Cardiologia define a hipertensão arterial (HA) como uma condição clínica multifatorial caracterizada pela elevação dos níveis de pressão arterial a valores iguais ou superiores a 140 e/ou 90 mmHg. Diversos fatores fisiológicos podem contribuir para o aumento da pressão arterial, resultando em hipertensão.

 

LIMA, L. R. A. Exercício Físico nas diferentes populações. Maringá–PR.:Unicesumar, 2020.

 
Diante do exposto, análise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

O volume sanguíneo, a frequência cardíaca, o volume de ejeção e a resistência periférica são fatores fisiológicos que podem contribuir para o aumento da pressão arterial.

A frequência cardíaca, o volume sanguíneo, o volume de ejeção e a viscosidade sanguínea são fatores fisiológicos que podem contribuir para o aumento da pressão arterial.

A frequência cardíaca, o volume de ejeção, a viscosidade sanguínea e a resistência periférica são fatores fisiológicos que podem contribuir para o aumento da pressão arterial.

O volume sanguíneo, a frequência cardíaca, a viscosidade sanguínea e a resistência periférica são fatores fisiológicos que podem contribuir para o aumento da pressão arterial.

O volume sanguíneo, a frequência cardíaca, o volume de ejeção, a viscosidade sanguínea e a resistência periférica são fatores fisiológicos que podem contribuir para o aumento da pressão arterial.

2ª QUESTÃO

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas modificações anatômicas, incluindo mudanças significativas no sistema cardiovascular. Uma dessas alterações é causada pela compressão exercida pelo útero em crescimento, que faz com que o diafragma se eleve. Essa elevação do diafragma resulta em uma alteração na posição do coração, que pode se deslocar ligeiramente dentro do tórax. Essas mudanças são naturais e fazem parte do processo de adaptação do corpo feminino para acomodar o desenvolvimento do bebê.

LIMA, L. R. A. Exercício Físico nas diferentes populações. Maringá–PR.:Unicesumar, 2020.

 
Com base no texto exposto acima e considerando as principais alterações cardiovasculares durante a gravidez, analise as assertivas e assinale a correta:

ALTERNATIVAS

Durante o primeiro trimestre de gravidez ocorre um aumento do débito cardíaco, um aumento da frequência cardíaca, redução da pressão arterial e aumento do volume plasmático.

Durante o primeiro trimestre de gravidez ocorre uma redução do débito cardíaco, um aumento da frequência cardíaca, redução da pressão arterial e redução do volume plasmático.

Durante o segundo trimestre de gravidez ocorre um aumento do débito cardíaco, uma redução da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e aumento do volume plasmático.

Durante o segundo trimestre de gravidez ocorre uma redução do débito cardíaco, uma redução da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e aumento do volume plasmático.

Durante o terceiro trimestre de gravidez ocorre um aumento do débito cardíaco, uma redução da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e redução do volume plasmático.

3ª QUESTÃO
Diabetes tipo I e do tipo II possuem características específicas e individuais, as quais precisam ser consideradas para o tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Estas diferenças precisam ser compreendidas por profissionais de saúde que trabalhem diretamente com este público alvo a fim de que seja realizado um tratamento eficiente e eficaz.

 

DE LIMA, L. R. A. Exercícios Físicos nas diferentes populações. Maringá: Unicesumar, 2020.

 
 De acordo com o seu material didático e as informações anteriores, analise as afirmações e classifique-as quanto diabetes tipo I e diabetes tipo II:
 
(1) Diabetes Tipo I.
(2) Diabetes Tipo II.  
 

(  ) Há produção de insulina, porém com a sensibilidade da insulina nos tecidos.
​(  ) Encontrado principalmente em adultos e idosos.
(  ) Tipo de diabetes com maior prevalência.
(  )  Não produz insulina.
 
A sequência correta é:
 

ALTERNATIVAS

2, 2, 1, 1.

2, 1, 2, 2.

2, 2, 2, 1.

1, 1, 1, 2.

1, 1, 2, 1.

4ª QUESTÃO
Embora não haja consenso sobre os efeitos do exercício físico em todos os lipídios e lipoproteínas, os programas de exercícios têm um impacto clínico significativo nas dislipidemias. As Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias sempre recomendaram o exercício físico, com uma frequência semanal de três a seis vezes e uma duração média de 40 minutos por sessão de atividade física aeróbica.

 

LIMA, L. R. A. Exercício Físico nas diferentes populações. Maringá – PR.:Unicesumar, 2020.

 
Com base no texto exposto acima e considerando a prescrição do exercício para pessoas com dislipidemias, analise as assertivas e assinale a correta.  
 

ALTERNATIVAS

Recomenda-se que os exercícios aeróbicos sejam realizados em intensidade moderada entre 40 a 75% da FC de reserva.

As recomendações estabelecem que a zona alvo do exercício aeróbio deve ficar na faixa de 30 a 50% da FC máxima.

Não é recomendado a realização de exercícios aeróbicos intermitentes para essa população.

Não é recomendado a realização de exercícios de força e flexibilidade junto com os aeróbicos.

Com relação a tipo de exercício a ser realizado, recomenda-se exclusivamente a caminhada.

5ª QUESTÃO
A incidência do Diabetes melittus tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Estima-se que em 2030, mais de 366 milhões de pessoas serão diagnosticadas com diabetes melittus. A prevalência será maior para aquelas pessoas acima de 65 anos de idade.

 

DE LIMA, L. R. A. Exercícios Físicos nas diferentes populações. Maringá: Unicesumar, 2020.

 
Considerando as informações anteriores, analise as sentenças, a seguir, sobre diabéticos do tipo II:

I. O exercício físico é uma excelente ferramenta para a prevenção do diabetes tipo II, mas não é uma forma de tratamento do diabetes, sendo este tratamento apenas medicamentoso.
II. Estudos sugerem que o diabetes tipo II não está ligado ao sedentarismo. Assim, o indivíduo para ter diabetes do tipo II precisa ser diagnosticado anteriormente com obesidade.
III. O exercício físico auxilia o músculo esquelético a captar glicose, independente da ação da insulina.

É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO
Diabetes é considerada uma doença metabólica que acontece pela falta de insulina e/ou pela incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose no sangue. Os benefícios do exercício físico regular para indivíduos com diabetes melito tipo II e pré-diabetes impactam diretamente no quadro clínico e evolução da doença. Os benefícios incluem a melhora da intolerância à glicose, o aumento da sensibilidade à insulina.
LIMA, Luiz Rodrigo Augustemak. Exercícios Físicos nas Diferentes Populações. Maringá-Pr: Unicesumar, 2020.
Considerando o trecho acima mencionado e o conteúdo sobre prescrição de exercício físico para diabéticos, analise as afirmativas abaixo:
I. Pode ser alcançado um controle melhor da glicemia com intensidades superiores a 80%, mesmo em iniciantes.
​II. A diminuição da hemoglobina glicosilada tem como reflexo a otimização da homeostase do metabolismo dos carboidratos.
III. Na prescrição de exercícios aeróbicos, a intensidade corresponde de 40 a <60% do consumo máximo de oxigênio ou da frequência cardíaca de reserva.
IV. As recomendações do American College of Sports Medicine para a prescrição de exercícios físicos aeróbicos e resistidos ao indivíduo com DM se suportam nos princípios FITT-VP

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e III apenas.

II, III e IV apenas.

I, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
Existem formas de tratamentos para as dislipidemias e para a síndrome metabólica, as principais estratégias estabelecidas atualmente são o tratamento farmacológico e as abordagens mais amplas como as alterações no estilo de vida. Nesse sentido, vale ressaltar que os principais objetivos no tratamento das dislipidemias e da sindrome metabólica são a diminuição dos níveis de lipoproteínas e/ou triglicerídeos séricos, além da redução dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
LIMA, L. R. A. Exercício Físico nas diferentes populações. Maringá: UniCesumar, 2020. (Adaptado).

​Em relação ao exposto acima a respeito das formas de tratamento das dislipidemias e da síndrome metabólica, considere as afirmativas abaixo:
I. O tratamento não medicamentoso das dislipidemias inclui a terapia nutricional, que procura trocar as gorduras saturadas (óleo, produtos industrializados, manteiga, queijo), pelas insaturadas (castanhas, amêndoas, azeite de oliva, abacate, chia).
II. O combate à obesidade tem como principal alvo da síndrome metabólica as modificações no estilo de vida, com ênfase na atividade física e alimentação saudável, além do tratamento dos fatores de risco associados à doença cardiovascular – o que pode incluir farmacoterapia.
​III. O tratamento do tabagismo é garantido pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Básica de Saúde do Brasil. É importante que pacientes diagnosticados com alguma dislipidemia abandonem o tabagismo, pois ele esta ssoiado com a diminuição dos níveis de HDL-c.
IV. A Sociedade Brasileira de Cardiologia junto com a International Diabetes Federation (IDF) estabeleceram diretrizes para orientar no tratamento da síndrome metabólica. Essas diretrizes são classificadas em intervenções primárias e secundárias, onde o exercício físico é considerado uma intervenção secundária e recomenda-se 45 minutos de atividade física de leve a moderada, duas vezes na semana.
​É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

8ª QUESTÃO
A Triagem Pré-participação é essencial e não deve ser negligenciada. A anamnese, termo de origem grega que significa recordar, consiste em um questionário semiestruturado baseado em conhecimentos científicos, sendo uma etapa crucial na coleta de informações clínicas e de hábitos.
LIMA, L. R. A. Exercício Físico nas diferentes populações. Maringá–PR.:Unicesumar, 2020.

 
Considerando os itens fundamentais para uma anamnese objetiva, analise as assertivas abaixo:
 

I. São itens necessários em uma anamnese: dados pessoais (sexo, idade); dados cadastrais (endereço, telefone, e-mail) e dados de ocupação (profissão, horário de trabalho, turno).
II. São itens necessários em uma anamnese: cirurgia prévia (realizou ou irá realizar alguma?); limitações osteoarticulares (lesões, fraturas); limitações músculo-articulares (tipo e localização); gravidez; qualidade do sono e horas de sono por noite.
III. São itens necessários em uma anamnese: fatores de risco para desenvolvimento de doença cardiovascular (sexo, idade, hereditariedade, colesterol, hipertensão, obesidade, diabetes, fumo, sedentarismo, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica).
IV. São itens necessários em uma anamnese: dados de saúde (tipo sanguíneo, consulta médica nos últimos 6 meses, doenças diagnosticadas); prática de atividade física (frequência e duração da atividade física); sintomas (dor no peito, falta de ar, uso de medicamentos contínuo).

 
É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I, e II apenas.

I e IV apenas.

II e III  apenas.

III, III e IV apenas.

I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
Sabemos que o índice de massa corporal (IMC) é a medida mais amplamente utilizada no mundo para avaliar o estado nutricional da população e dos indivíduos, devido à sua simplicidade, baixo custo e rapidez na obtenção e interpretação dos resultados. No entanto, essa técnica possui algumas limitações significativas. Neste contexto, avalie as afirmações a seguir:

 

LIMA, L. R. A. Exercício Físico nas diferentes populações. Maringá – PR.:Unicesumar, 2020.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O IMC não diferencia entre gordura corporal e massa magra. Por exemplo, em indivíduos musculosos, como fisiculturistas, o IMC pode resultar em um falso positivo, indicando que estão na faixa de sobrepeso ou obesidade.

PORQUE

 
II. O IMC não avalia a distribuição da gordura corporal, que é um fator importante, especialmente quando a gordura está localizada na região central do corpo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
A síndrome metabólica é considerada um agrupamento de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Quem é diagnosticado com síndrome metabólica deve iniciar o tratamento específico o mais breve possível.

 

DE LIMA, L. R. A. Exercícios Físicos nas diferentes populações. Maringá: Unicesumar, 2020.

 
De acordo com o exposto, avalie as afirmativas:

I. O diabetes é considerado um precursor da síndrome metabólica. 
II. A obesidade é considerada uma precursora da síndrome metabólica.
III. A hipertensão arterial é considerada uma precursora da síndrome metabólica.
 
É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato