EGRAD_ECIV – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DE INDICADORES – 2024 – 54 – 1
Período:25/11/2024 00:00 a 01/12/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:5,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 23/12/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Mas, como se definem metas e indicadores?
 
As metas fazem parte do planejamento estratégico empresarial. Trata-se de um documento com todos os dados e informações possíveis da empresa. Dentro dele, e com base nesses dados, e em estudos e projeções de mercado, estão os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazos. Para atingi-los, são desenvolvidas metas para cada setor da empresa. Além disso, elas precisam ser realistas e bem embasadas.
 
Por exemplo: você é uma pequena empresa de produtos cosméticos. Qual o seu objetivo em cinco anos? Ser a maior empresa de cosméticos do mundo! Realista? Provavelmente não. Agora, se seu objetivo for ser a maior empresa de cosméticos da sua região, já estamos trabalhando com os pés no chão e ao mesmo tempo sendo ousados.
 
Para atingir esse objetivo, algumas metas são necessárias, por exemplo: a cada semestre ampliar em 50% o número de produtos oferecidos, realizar uma pesquisa de mercado a cada dois meses, aumentar o número de vendas em 10% ao mês, entre outras. Todas as áreas precisam traçar metas que estejam  fortemente ligadas ao objetivo principal da empresa.
 
Disponível em https://www.sebrae-sc.com.br/blog/metas-e-indicadores/. Acessado em 10 de março de 2024.
 
 
Com base no texto fornecido, assinale qual das seguintes opções melhor descreve o objetivo de estabelecer indicadores em processos.
 
ALTERNATIVAS

Os indicadores são determinados para aumentar os processos, tornando-os mais complexos para todos os envolvidos.

Estabelecer indicadores para monitorar a eficiência dos processos e entender as relações de causa e efeito.

Definir indicadores para aumentar a complexidade dos processos, tornando-os mais robustos e resilientes.

Um sistema de indicadores tem objetivos determinados para ocultar informações sobre os processos, mantendo-os confidenciais.

Os indicadores são estabelecidos para reduzir a transparência dos processos, dificultando o entendimento das relações entre os parâmetros.

2ª QUESTÃO
Ferramentas de big data ajudam na coleta, análise e interpretação de grandes volumes de dados, gerados a partir das mais diversas fontes. Com seu auxílio gestores conseguem avaliar e identificar informações valiosas para a tomada de decisão. O apoio de relatórios e painéis de business analytics, por sua vez, permite que gestores e analistas identifiquem pontos de melhoria em seus processos e tracem planos de ação para impulsionar os resultados de suas operações.
 
Disponível em https://www.bosch.com.br/noticias-e-historias/mobilidade/como-transformar-os-dados-da-sua-frota-de-caminhoes-em-eficiencia-operacional/. Acessado em 10 de março de 2024.
  
De acordo com o que a disciplina apresenta sobre a gestão de indicadores, avalie as afirmações sobre a relevância que estes devem ter como instrumento de gestão e, para tal, precisam:
 
 I.   Ser pertinentes e ter credibilidade em relação ao resultado.
II.  Demandar esforço aceitável para sua apuração e ser de fácil interpretação.
III. Ter um algoritmo complexo e robusto.
 
É correto apenas o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

l e III, apenas.

I, II e III, apenas.

3ª QUESTÃO
Para Clovis Corrêa da Costa, em seu livro Estratégia de Negócios especificar processos decisórios é importante para assegurar que sejam suficientemente ágeis para coordenar processos internos, alocar recursos e monitorar o ambiente externo com eficiência, para gerar inteligência a ser usada em respostas suficientes a fatos novos. (…) Ao especificar processos decisórios, define-se boa parte do modelo de gestão: os aspectos do ambiente externo e os desempenhos internos a monitorar, os indicadores de desempenho e as formas de medir resultados, as competências requeridas para algumas decisões e a velocidade necessária de resposta.

COSTA, Clovis Corrêa da. Estratégia de Negócios. São Paulo, SP: Saraiva, 2009. p. 94.


Sobre a relação entre a seleção de indicadores e a execução da estratégia organizacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os indicadores selecionados ajudam na avaliação do desempenho organizacional e são fundamentais para a medição do desempenho.
 
PORQUE
 
II. Para a execução da estratégia organizacional os indicadores devem refletir os objetivos estabelecidos pela estratégia.
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

4ª QUESTÃO
O uso de indicadores é um meio de buscar garantir que as atividades da organização estejam sendo realizadas conforme os objetivos estabelecidos previamente pela organização. Além de permitirem a medição do desempenho organizacional, os indicadores são utilizados para justificar a tomada de decisão racional diante de cenários existentes e devem estar inter-relacionados a partir da estratégia, por meio de indicadores estratégicos, táticos e operacionais, formando um sistema de medição.
 
Guia para elaboração de indicadores de desempenho de processos. CGU. Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/66336. Acesso em 10 de março de 2024.
 
Considerando a importância da utilização de informações precisas para as organizações
avalie as afirmações a seguir.
 
I.   Um sistema de indicadores precisos é importante parar contribuir para a gestão do desempenho organizacional.
II.  Como um diferencial, indicadores robustos são importantes para a empresa a ser uma boa competidora no mercado.
III. A medição do desempenho por indicadores pode auxiliar na tomada de decisões.  
 
É correto apenas o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO
O desafio de tomar decisões corretas baseadas apenas em suposições traz muitos riscos, para a isso a gestão por indicadores oferece um caminho seguro. A utilização de indicadores de desempenho permite que os gestores ou administradores avaliem os resultados e informações obtidos pela empresa e, com isso, possam tomar decisões fundamentadas. Sem informação, não há o que fazer, não há decisão a ser tomada, e é aqui que está a importância dos indicadores de desempenho nas organizações.

​FACCO, Giuliani. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão de Indicadores. Santa Catarina: Arqué, 2023. (adaptado)


 
Sobre os benefícios da utilização de indicadores na gestão de uma empresa avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A gestão de indicadores de desempenho traz um aumento da complexidade e redução da transparência das operações.
 

PORQUE

 
II. Com a tomada decisões fundamentadas na gestão de indicadores os processos podem apresentar melhorias na eficiência e produtividade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

6ª QUESTÃO
Em um ambiente empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, a capacidade de planejar e executar com eficiência se torna um diferencial crucial para o sucesso. Uma ferramenta que tem se destacado nesse sentido é o método 5W2H, uma abordagem estruturada que visa fornecer respostas claras e diretas para as principais questões relacionadas a um plano de ação ou projeto. 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A pergunta “Quanto?” é uma das sete perguntas.

PORQUE

II. A implementação, isto é, o que será feito, deve ter seu custo apresentado.

Assinale a alternativa correta: 
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

7ª QUESTÃO
No mundo empresarial, a eficiência na execução de projetos e planos é fundamental para o sucesso organizacional. Para alcançar esse objetivo, é essencial contar com ferramentas e metodologias que proporcionem clareza, organização e direção. Nesse contexto, destaca-se o método 5W2H, uma abordagem estruturada e prática que ajuda a definir e implementar ações de forma eficaz. 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A pergunta “Quem?” é uma das sete perguntas.

PORQUE

II. O responsável pela ação deve ser indicado.

Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

8ª QUESTÃO
No mundo dos negócios e do desenvolvimento pessoal, definir metas é fundamental para o sucesso. No entanto, nem todas as metas são criadas da mesma forma. É aqui que entra o conceito de Metas SMART, uma abordagem estruturada para estabelecer objetivos que são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. 

​Fonte: adaptado de: BPM CBOK: versão 3.0. Brasília, DF: ABPMP Brasil, 2013. 

Com base nessas informações e considerando as metas SMART, analise as afirmativas a seguir:

I. A meta deve ser relevante. 
II. A meta deve ser específica.
III. A meta deve ser alcançável.
IV. A meta deve ser mensurável. 

​É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

IV, apenas.

I e II, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
Indicadores devem ser mensuráveis e definidos a partir de objetivos claros e factíveis. Isso favorecerá sua utilização para tomada de decisões na implementação de programas, projetos e ações, mostrando as prioridades para a resolução de problemas, em tempo hábil, por eles apontados. Ao definir um conjunto de indicadores, é preciso cuidar para que ele não seja excessivamente grande a ponto de atrapalhar as atividades do dia a dia ou confundir o acompanhamento, nem tão reduzido, que não possibilite uma visão sistêmica e a tomada de decisões.
Fonte: adaptado de: BAHIA, L. O. Guia referencial para construção e análise de indicadores. Brasília: Enap, 2021.
Sobre a definição dos indicadores, analise as afirmativas a seguir:I. Os objetivos da empresa devem ser definidos assim que os indicadores tiverem sido definidos e calculados.
II. A estratégia e os objetivos da empresa devem ser levados em consideração na construção e definição de indicadores.
III. A empresa deve priorizar a criação de novos indicadores, mesmo que isso atrase a entrega dos indicadores já calculados para os gestores.
​IV. A empresa deve construir o maior número de indicadores possíveis desde que essa construção demande um tempo aceitável para construção.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II, apenas.

I e II, apenas.

III e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
Indicadores de desempenho (PIs) são aqueles indicadores não financeiros que podem ser rastreados até uma equipe. A diferença entre indicadores de desempenho e Indicadores chave de desempenho é que estes últimos são considerados fundamentais para o bem-estar da organização.
Fonte: adaptado de: PARMENTER, D. Key Performance Indicators: Developing, Implementing, and Using Winning KPIs. 3. ed. New Jersey: Wiley, 2015.
Sobre um exemplo de indicador de desempenho, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Margem de lucro.

Faturamento diário.

Retorno sobre Investimento.

Atraso nas entregas aos clientes.

Lucro líquido antes dos impostos.

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