ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO – 53_2024 | |
Período: | 15/07/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 2,00 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
Para Wenger 2002 (Apud ZANCHETT, 2016), as Comunidades de Prática são ferramentas propícias para compartilhar conhecimento e também funcionam como instrumento de mudança e aprendizagem organizacional. Assim, as comunidades podem ser conceituadas como estruturas informais formadas por grupo de pessoas que se juntam por especialidade, sem uma agenda explícita, com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimento. Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Com base no estudo do livro sobre os três componentes estruturais que caracterizam as Comunidades de Prática, avalie as afirmações a seguir. I. A análise de dados também é fundamental na gestão do conhecimento. II. A comunidade tem o objetivo de dispersar pessoas do direcionamento e planejamento estratégico devido à propagação de diversos problemas. III. A Prática pode ser compreendida como o conhecimento que os membros compartilham. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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2ª QUESTÃO | |||||||||||
Pode-se dizer que a Gestão do Conhecimento, como hoje é entendida, foi uma decorrência de algumas mudanças significativas ocorridas no último milênio e na última década. A principal delas foi o surgimento da internet e o consequente aumento espetacular na capacidade humana de se comunicar, publicar e acessar informações, além de colaborar com pessoas em localidades muito distantes. Outras incluem a globalização, o aumento da velocidade de desenvolvimento de produtos, a explosão no volume de informações e o surgimento de modelos de negócio em rede (ZANCHETT, 2016). Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. Considerando o texto acima, e os estudos relacionados ao ciclo da gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta que corresponde a ordem correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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3ª QUESTÃO | |||||||||||
Na espiral do conhecimento, temos uma conversão que é a transmissão imediata do conhecimento tácito de um indivíduo para um outro indivíduo. É uma conversão que pode ser compreendida como basicamente sendo uma transmissão de conhecimento na convivência do aprendiz com o mestre, ou entre grupos. Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.
Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
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4ª QUESTÃO | |||||||||||
De acordo com Stewart (1998, p. 13), o capital intelectual “constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza”. Ele é a capacidade mental coletiva. Logo, admite-se o capital intelectual como o conjunto de valores ocultos que agregam valor às organizações, permitindo sua continuidade.
Fonte: https://bityli.com/gsYRBsefh. Acesso em: 6 dez. 2022. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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5ª QUESTÃO | |||||||||||
Analise a figura da espiral de conhecimento a seguir: Fonte: a autora. Sobre a espiral do conhecimento, analise as afirmativas a seguir: I. O conhecimento pode ser convertido de tácito para explícito e vice-versa. II. O conhecimento de explícito para explícito precisa que uma combinação seja feita. III. A internalização, combinação, socialização e divulgação fazem parte desse processo em espiral. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
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6ª QUESTÃO | |||||||||||
Na espiral do conhecimento temos uma conversão que é percebida como uma ação mais formal e consciente de transformação do tácito para o explícito, no sentido de “normalizar” o conhecimento dentro de um padrão comum de modelo mental entre o emissor e o receptor. Nessa conversão é comum que um indivíduo transponha explicações para o grupo. Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.
Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
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7ª QUESTÃO | |||||||||||
Existe um tipo de conhecimento que é definido por Nonaka e Takeuchi como sendo “expresso por palavras, números ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais”. Portanto, codificado e fácil de ser compartilhado. Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. A tecnologia da informação na gestão do conhecimento. In: OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 97-114.
Sobre o tipo de conhecimento descrito, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
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8ª QUESTÃO | |||||||||||
Analise as seguintes situações: Situação 1: Em uma montadora de carros, existe um protocolo para novos funcionários. Esse protocolo consiste no gerente do setor ir de máquina em máquina explicando o funcionamento e o processo de cada uma. Contudo, há um funcionário com mais de 20 anos de trabalho no setor que sabe que uma das máquinas tem algumas peculiaridades para manter a produção. Ele aprendeu isso em sua prática diária e, por ter aprendido por meio de sua experiência, não consegue ensinar muito bem aos novos funcionários. Situação 2: Em uma empresa de tecnologia, existem treinamentos que todos os novos colaboradores devem passar. Eles foram desenvolvidos e sistematizados objetivando passar um conteúdo formal e claro para que todos entendam. Com base nas situações apresentadas, assinale a alternativa correta que corresponde ao(s) tipo(s) de conhecimento: | |||||||||||
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9ª QUESTÃO | |||||||||||
Existe um tipo de conhecimento que é definido por Nonaka e Takeuchi por ser “um conhecimento altamente pessoal e difícil de ser formalizado”, e que “está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora”. Portanto, difícil de ser compartilhado. Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. A tecnologia da informação na gestão do conhecimento. In: OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 97-114. Sobre o tipo de conhecimento descrito, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
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10ª QUESTÃO | |||||||||||
Na espiral do conhecimento temos uma conversão que é o processo de disseminação e sistematização do conhecimento explícito. Uma vez formalizado dentro de um determinado padrão comum de entendimento (como uma teoria), o conhecimento explícito poderá ser combinado e comparado com outros conhecimentos explícitos, e também ser disseminado em grande escala. Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022. Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
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