ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO – 53_2024
Período:15/07/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:2,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Para Wenger 2002 (Apud ZANCHETT, 2016), as Comunidades de Prática são ferramentas propícias para compartilhar conhecimento e também funcionam como instrumento de mudança e aprendizagem organizacional. Assim, as comunidades podem ser conceituadas como estruturas informais formadas por grupo de pessoas que se juntam por especialidade, sem uma agenda explícita, com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimento.
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Com base no estudo do livro sobre os três componentes estruturais que caracterizam as Comunidades de Prática, avalie as afirmações a seguir.
I. A análise de dados também é fundamental na gestão do conhecimento.
II. A comunidade tem o objetivo de dispersar pessoas do direcionamento e planejamento estratégico devido à propagação de diversos problemas.
III. A Prática pode ser compreendida como o conhecimento que os membros compartilham.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

2ª QUESTÃO

Pode-se dizer que a Gestão do Conhecimento, como hoje é entendida, foi uma decorrência de algumas mudanças significativas ocorridas no último milênio e na última década. A principal delas foi o surgimento da internet e o consequente aumento espetacular na capacidade humana de se comunicar, publicar e acessar informações, além de colaborar com pessoas em localidades muito distantes. Outras incluem a globalização, o aumento da velocidade de desenvolvimento de produtos, a explosão no volume de informações e o surgimento de modelos de negócio em rede (ZANCHETT, 2016).

Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.

Considerando o texto acima, e os estudos relacionados ao ciclo da gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta que corresponde a ordem correta:

ALTERNATIVAS

Captura, criação, compartilhamento, aplicação.

Devolução, contestar, restringir e análise.

Devolução, restringir, contestar e análise.

Criação, restringir, contestar e análise.

Devolução, compartilhamento, contestar e análise.

3ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento, temos uma conversão que é a transmissão imediata do conhecimento tácito de um indivíduo para um outro indivíduo. É uma conversão que pode ser compreendida como basicamente sendo uma transmissão de conhecimento na convivência do aprendiz com o mestre, ou entre grupos.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.
Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Divulgação.

Combinação.

Socialização.

Internalização.

Externalização.

4ª QUESTÃO
De acordo com Stewart (1998, p. 13), o capital intelectual “constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza”. Ele é a capacidade mental coletiva. Logo, admite-se o capital intelectual como o conjunto de valores ocultos que agregam valor às organizações, permitindo sua continuidade.

 

Fonte: https://bityli.com/gsYRBsefh. Acesso em: 6 dez. 2022.

 
Sobre o capital intelectual, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O capital intelectual é constituído por conhecimento.
II. O capital intelectual nas organizações produz riqueza.
III. O capital intelectual é um dos fatores mais valiosos das organizações.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO
Analise a figura da espiral de conhecimento a seguir:


Fonte: a autora.

Sobre a espiral do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O conhecimento pode ser convertido de tácito para explícito e vice-versa.
II. O conhecimento de explícito para explícito precisa que uma combinação seja feita.
III. A internalização, combinação, socialização e divulgação fazem parte desse processo em espiral.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento temos uma conversão que é percebida como uma ação mais formal e consciente de transformação do tácito para o explícito, no sentido de “normalizar” o conhecimento dentro de um padrão comum de modelo mental entre o emissor e o receptor. Nessa conversão é comum que um indivíduo transponha explicações para o grupo.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.
Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Divulgação.

Combinação.

Socialização.

Internalização.

Externalização.

7ª QUESTÃO
Existe um tipo de conhecimento que é definido por Nonaka e Takeuchi como sendo “expresso por palavras, números ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais”. Portanto, codificado e fácil de ser compartilhado.
Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. A tecnologia da informação na gestão do conhecimento. In: OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 97-114.
Sobre o tipo de conhecimento descrito, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Conhecimento tácito.

Conhecimento explícito.

Conhecimento filosófico.

Conhecimento científico.

Conhecimento tecnológico.

8ª QUESTÃO
Analise as seguintes situações:

Situação 1:

Em uma montadora de carros, existe um protocolo para novos funcionários. Esse protocolo consiste no gerente do setor ir de máquina em máquina explicando o funcionamento e o processo de cada uma. Contudo, há um funcionário com mais de 20 anos de trabalho no setor que sabe que uma das máquinas tem algumas peculiaridades para manter a produção. Ele aprendeu isso em sua prática diária e, por ter aprendido por meio de sua experiência, não consegue ensinar muito bem aos novos funcionários.

Situação 2:

Em uma empresa de tecnologia, existem treinamentos que todos os novos colaboradores devem passar. Eles foram desenvolvidos e sistematizados objetivando passar um conteúdo formal e claro para que todos entendam.

Com base nas situações apresentadas, assinale a alternativa correta que corresponde ao(s) tipo(s) de conhecimento:

ALTERNATIVAS

Na Situação 1 o conhecimento descrito é o científico; e na Situação 2 o conhecimento é o explícito.

Na Situação 1 o conhecimento descrito é o científico; e na Situação 2 o conhecimento é o tácito.

Na Situação 1 o conhecimento descrito é o tácito; e na Situação 2 o conhecimento é o explícito.

Ambos os conhecimentos são empíricos.

Ambos os conhecimentos são tácitos.

9ª QUESTÃO
Existe um tipo de conhecimento que é definido por Nonaka e Takeuchi por ser “um conhecimento altamente pessoal e difícil de ser formalizado”, e que “está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora”. Portanto, difícil de ser compartilhado.
Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. A tecnologia da informação na gestão do conhecimento. In: OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 97-114.
 Sobre o tipo de conhecimento descrito, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Conhecimento tácito.

Conhecimento explícito.

Conhecimento filosófico.

Conhecimento científico.

Conhecimento tecnológico.

10ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento temos uma conversão que é o processo de disseminação e sistematização do conhecimento explícito. Uma vez formalizado dentro de um determinado padrão comum de entendimento (como uma teoria), o conhecimento explícito poderá ser combinado e comparado com outros conhecimentos explícitos, e também ser disseminado em grande escala.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.

Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

Divulgação.

Combinação.

Socialização.

Internalização.

Externalização.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato