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ATIVIDADE 1 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 52_2024

QUESTÃO 1

ORIENTAÇÕES GERAIS

Sobre plágio e outras regras:
– Trabalhos copiados da internet ou de outros estudantes serão zerados.
– Baixe o arquivo Template/Modelo de Resposta ATIVIDADE DE ESTUDO 1 (arquivo .docx) que está disponível no Material da Disciplina, no qual você poderá desenvolver seu trabalho. Este modelo foi disponibilizado para ajudá-lo.
Sobre o arquivo a ser enviado:
– Somente um arquivo pode ser anexado no studeo. No caso de você ter mais de um arquivo, será necessário unificá-los para depois realizar a postagem.
– O arquivo deverá estar no formado DOC/DOCX ou PDF. Apenas estes formatos serão aceitos. Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
– O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu studeo, no campo “ATIVIDADE DE ESTUDO 1” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não será considerada.
– Preencha com todo cuidado. Explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação e, portanto, quanto mais completo seu trabalho estiver, melhor!
A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 

Bom trabalho!Dois fatores são importantes para o estudo de arrancadas e freadas: a variação da velocidade e o tempo. Daí a importância da aceleração. Como vimos, a aceleração é o quociente da variação de velocidade pelo tempo gasto para haver essa variação. Logo, quanto maior a aceleração em módulo, maior a arrancada ou a freada.
Fonte: Física Geral e Experimental I. Luis Ricardo Arruda de Andrade. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. 47.
 
a) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Movimento Retilíneo Uniformemente Variável, no qual aborda em específico sobre o movimento de corpos acelerados. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual. Em seguida, responda as alternativas (a), (b) e (c), lembrando que, para o MRUV:
S=So+Vo.t+a.t²/2
V=Vo+a.t
V²=Vo²+2.a.ΔS
 
a) Explique, com suas palavras, como este experimento pode ser aplicado nos conceitos de MRUV.
 
b) Os dados da tabela abaixo foram obtidos após realizar o experimento virtual. Utilizando os dados que já estão tabelados, preencha os demais campos da tabela. Qual a aceleração média obtida?

S=a.t²/2 V=a.t
espaço (mm) espaço (m) t1 t2 t3 média t(s) a (m/s²) Vm (m/s)
So=0 0 0 0 0 0 Vo=0
18 0,179 0,169 0,176
36 0,242 0,255 0,235
54 0,305 0,291 0,303
72 0,334 0,356 0,346
90 0,379 0,370 0,382
108 0,407 0,414 0,431
126 0,468 0,468 0,440
144 0,496 0,489 0,489
162 0,519 0,513 0,501
180 0,541 0,543 0,526
 –  – Aceleração média (m/s²)  –
 –  –  –


c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou este experimento em uma bancada de laboratório real, cite (no mínimo 3) quais seriam as possíveis causas de desvios na resposta? Por exemplo: bancada mal nivelada pode gerar desvios nos valores de tempo obtidos pela queda do carrinho.