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ATIVIDADE 1 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 52_2024

QUESTÃO 1

ORIENTAÇÕES GERAIS

Sobre plágio e outras regras:
– Trabalhos copiados da internet ou de outros estudantes serão zerados.
– Baixe o arquivo Template/Modelo de Resposta ATIVIDADE DE ESTUDO 1 (arquivo .docx) que está disponível no Material da Disciplina, no qual você poderá desenvolver seu trabalho. Este modelo foi disponibilizado para ajudá-lo.
Sobre o arquivo a ser enviado:
– Somente um arquivo pode ser anexado no studeo. No caso de você ter mais de um arquivo, será necessário unificá-los para depois realizar a postagem.
– O arquivo deverá estar no formado DOC/DOCX ou PDF. Apenas estes formatos serão aceitos. Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
– O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu studeo, no campo “ATIVIDADE DE ESTUDO 1” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não será considerada.
– Preencha com todo cuidado. Explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação e, portanto, quanto mais completo seu trabalho estiver, melhor!
A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 

Bom trabalho!Dois fatores são importantes para o estudo de arrancadas e freadas: a variação da velocidade e o tempo. Daí a importância da aceleração. Como vimos, a aceleração é o quociente da variação de velocidade pelo tempo gasto para haver essa variação. Logo, quanto maior a aceleração em módulo, maior a arrancada ou a freada.
Fonte: Física Geral e Experimental I. Luis Ricardo Arruda de Andrade. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. 47.
 
a) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Movimento Retilíneo Uniformemente Variável, no qual aborda em específico sobre o movimento de corpos acelerados. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual. Em seguida, responda as alternativas (a), (b) e (c), lembrando que, para o MRUV:
S=So+Vo.t+a.t²/2
V=Vo+a.t
V²=Vo²+2.a.ΔS
 
a) Explique, com suas palavras, como este experimento pode ser aplicado nos conceitos de MRUV.
 
b) Os dados da tabela abaixo foram obtidos após realizar o experimento virtual. Utilizando os dados que já estão tabelados, preencha os demais campos da tabela. Qual a aceleração média obtida?

S=a.t²/2V=a.t
espaço (mm)espaço (m)t1t2t3média t(s)a (m/s²)Vm (m/s)
So=000000Vo=0
180,1790,1690,176
360,2420,2550,235
540,3050,2910,303
720,3340,3560,346
900,3790,3700,382
1080,4070,4140,431
1260,4680,4680,440
1440,4960,4890,489
1620,5190,5130,501
1800,5410,5430,526
 – –Aceleração média (m/s²) –
 – – –


c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou este experimento em uma bancada de laboratório real, cite (no mínimo 3) quais seriam as possíveis causas de desvios na resposta? Por exemplo: bancada mal nivelada pode gerar desvios nos valores de tempo obtidos pela queda do carrinho.

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