ATIVIDADE 1 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 52_2024
QUESTÃO 1
ORIENTAÇÕES GERAIS
Sobre plágio e outras regras:
– Trabalhos copiados da internet ou de outros estudantes serão zerados.
– Baixe o arquivo Template/Modelo de Resposta ATIVIDADE DE ESTUDO 1 (arquivo .docx) que está disponível no Material da Disciplina, no qual você poderá desenvolver seu trabalho. Este modelo foi disponibilizado para ajudá-lo.
Sobre o arquivo a ser enviado:
– Somente um arquivo pode ser anexado no studeo. No caso de você ter mais de um arquivo, será necessário unificá-los para depois realizar a postagem.
– O arquivo deverá estar no formado DOC/DOCX ou PDF. Apenas estes formatos serão aceitos. Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
– O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu studeo, no campo “ATIVIDADE DE ESTUDO 1” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não será considerada.
– Preencha com todo cuidado. Explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação e, portanto, quanto mais completo seu trabalho estiver, melhor!
A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
ATIVIDADE DE ESTUDO 1
Bom trabalho!Dois fatores são importantes para o estudo de arrancadas e freadas: a variação da velocidade e o tempo. Daí a importância da aceleração. Como vimos, a aceleração é o quociente da variação de velocidade pelo tempo gasto para haver essa variação. Logo, quanto maior a aceleração em módulo, maior a arrancada ou a freada.
Fonte: Física Geral e Experimental I. Luis Ricardo Arruda de Andrade. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. 47.
a) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Movimento Retilíneo Uniformemente Variável, no qual aborda em específico sobre o movimento de corpos acelerados. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual. Em seguida, responda as alternativas (a), (b) e (c), lembrando que, para o MRUV:
S=So+Vo.t+a.t²/2
V=Vo+a.t
V²=Vo²+2.a.ΔS
a) Explique, com suas palavras, como este experimento pode ser aplicado nos conceitos de MRUV.
b) Os dados da tabela abaixo foram obtidos após realizar o experimento virtual. Utilizando os dados que já estão tabelados, preencha os demais campos da tabela. Qual a aceleração média obtida?
S=a.t²/2 | V=a.t | ||||||
espaço (mm) | espaço (m) | t1 | t2 | t3 | média t(s) | a (m/s²) | Vm (m/s) |
So=0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | — | Vo=0 |
18 | 0,179 | 0,169 | 0,176 | ||||
36 | 0,242 | 0,255 | 0,235 | ||||
54 | 0,305 | 0,291 | 0,303 | ||||
72 | 0,334 | 0,356 | 0,346 | ||||
90 | 0,379 | 0,370 | 0,382 | ||||
108 | 0,407 | 0,414 | 0,431 | ||||
126 | 0,468 | 0,468 | 0,440 | ||||
144 | 0,496 | 0,489 | 0,489 | ||||
162 | 0,519 | 0,513 | 0,501 | ||||
180 | 0,541 | 0,543 | 0,526 | ||||
– | – | – | – | – | – | Aceleração média (m/s²) | – |
– | – | – | – | – | – | – |
c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou este experimento em uma bancada de laboratório real, cite (no mínimo 3) quais seriam as possíveis causas de desvios na resposta? Por exemplo: bancada mal nivelada pode gerar desvios nos valores de tempo obtidos pela queda do carrinho.