ATIVIDADE 2 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO – 53_2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Todos os planos têm em comum a previsão e a programação de uma sequência lógica de acontecimentos, os quais, quando bem-sucedidos, deverão conduzir ao alcance do objetivo buscado. Desta forma, o plano de negócios pode ajudar a concluir se a ideia é viável e reunir informações sobre o ramo, produtos e serviços que se pretende oferecer e os pontos cruciais do negócio.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5, n. 8, p. 150-165, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3uKF05e. Acesso em: 13 dez. 2022.
 
Com base nas informações apresentadas e considerando os públicos que esse plano poder interessar, avalie as afirmativas a seguir.
 
I. Os possíveis clientes.
II. Os possíveis investidores.
III. Os gerentes de marketing.
IV. Os fornecedores da empresa.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO

As características pessoais, incluindo a capacidade inovadora, a experiência acumulada e o aprimoramento constante das habilidades de criar e de gerenciar negócios, são a chave para os empreendedores de sucesso. Nesse sentido, o desenvolvimento de habilidades e de características empreendedoras é um modo de “autoenriquecimento”.

KRÜGER, C.; RAMOS, L. F. Comportamento empreendedor, a partir de características comportamentais e da intenção empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 4, p. 528-555, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3XRhTDn. Acesso em: 4 dez. 2022.

Com base nas informações do exposto e considerando o profissional apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
 
I. Os seus esforços se limitam a novos produtos ou serviços.
II. Os seus pensamentos e visões são voltados para o tempo presente.
III. O profissional sabe se planejar e como fazer para alcançar os resultados.
IV. O profissional sabe antecipar situações para garantir o andamento do negócio.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

3ª QUESTÃO
O plano de negócios se apresenta como uma ferramenta importante para a organização de ideias, permite um planejamento com riqueza em detalhes e participa na redução de riscos. Ademais, a criação de um plano de negócios é uma fase de grande importância, pois é necessária a integração de conhecimentos de diversas áreas da empresa, obtendo, dessa forma, uma percepção do todo, para então ter sucesso na estruturação do negócio.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5, n. 8, p. 150-165, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3uKF05e. Acesso em: 13 dez. 2022.
 
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A ferramenta pode ser utilizada para estruturar negócios existentes.
II. A ferramenta permite a identificação de pontos estratégicos da empresa.
III. A ferramenta pode ser utilizada para apresentação do negócio à interessados.
IV. A ferramenta segue um modelo padrão de elaboração devido a sua complexidade.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO
Entre as maneiras de utilizar o empreendedorismo interno, a defesa de produto pode contribuir com o fornecimento de oportunidades para que os gestores possam conduzir um projeto independente. Desta forma, procura-se promover o desenvolvimento econômico por meio do aumento de empreendedorismo e inovação corporativa, através do empreendedorismo interno.
KRUEGER, N. F.; BRAZEAL, D. V. Potencial empreendedor e empreendedores em potencial (Entrepreneurial Potential and Potential Entrepreneurs). Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 7, n. 2, p. 201-226, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3uLCBag. Acesso em: 12 dez. 2022.
 
Com base nas informações apresentadas sobre empreendedorismo interno, avalie as afirmativas a seguir:
 
I. A ação acontece por meio de incentivo aos gestores.
II. A ação estimula o desenvolvimento de novos produtos ou ideias.
III. A ação demanda que o gestor apresente um plano de negócios da sua ideia.
IV. A ação é finalizada com o gestor entregando a realização para uma equipe responsável.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
O ato de planejar está intimamente associado a limitar antecipadamente os objetivos almejados pela organização. O termo planejamento assume a característica essencial para uma organização, sendo de suma importância para ela, pois, a partir do plano definido, pode-se observar onde a empresa quer chegar, de que forma e o que fazer para tal. Assim, o plano de negócio aparece com grande importância, visto sua capacidade de organização.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5, n. 8, p. 150-165, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3uKF05e. Acesso em: 12 dez. 2022.
 
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A ação de planejamento restringe-se aos líderes.
II. A elaboração do plano é fundamentada inteiramente na perspectiva do empreendedor.
III. O plano contribuirá para identificar possíveis problemas e oportunidades ao definir estratégias.
IV. O desenvolvimento do negócio sem o planejamento impede a identificação e controle dos resultados alcançados.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

6ª QUESTÃO
O plano de negócios relaciona todos os detalhes relevantes para a implantação do negócio, sendo possível avaliar a viabilidade do empreendimento. Ainda, esse planejamento permite definir claramente o negócio, antecipando-se aos problemas e enxergando oportunidades e falhas. Também permite se posicionar no mercado frente aos concorrentes.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5, n. 8, p. 150-165, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3uKF05e. Acesso em: 13 dez. 2022.
 
Com base nas informações apresentadas e considerando essa ferramenta, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A ferramenta pode ser usada para treinar colaboradores.
II. A ferramenta identifica seus produtos e qual o público para eles.
III. A ferramenta traz informações úteis para apresentar para investidores.
IV. A ferramenta segue uma linha unificada de detalhes para qualquer empreendimento.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
A forma com que os empreendedores identificam, avaliam e combinam recursos para explorar oportunidades, difere-se da maneira que os executivos de empresas fazem, devido à diferente disponibilidade dos recursos. Uma das lógicas utilizadas é a efetuação em que os recursos determinam a oportunidade.
DE CARVALHO, P. A. H. V.; COHEN, M. Empreendedorismo sustentável enquanto empreendedorismo institucional: estratégias de mobilização e de legitimação para a mudança. Revista Pretexto, p. 122-140, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3VJTIVC. Acesso em: 13 dez. 2022.
 
Com base nas informações apresentadas e considerando a lógica de efetuação, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O pensamento é racional no planejamento para aproveitar a oportunidade.
II. O emprego da lógica presume um mercado existente e direciona os investimentos para ele.
III. A escolha do caminho a ser seguido encontra base nos resultados obtidos nas experimentações.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

8ª QUESTÃO

Os empreendedores precisam promover características comportamentais para que sejam protagonistas em sua atuação. Este profissional busca algo inovador, apresentando iniciativa, capacidade de organização e reorganização dos mecanismos sociais e econômicos para transformar recursos e situações em vantagem, aceitando os riscos e fracassos de suas atitudes.

KRÜGER, C.; RAMOS, L. F. Comportamento empreendedor, a partir de características comportamentais e da intenção empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 4, p. 528-555, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3XRhTDn. Acesso em: 4 dez. 2022.

 
Com base nas informações apresentadas e considerando a atuação do Empreendedor, avalie as afirmativas a seguir.
 
I. A pouca idade é uma característica determinante.
II. O profissional é livre de experiências em negócios já realizados.
III. A experiência prévia é um fator contribuinte para o seu sucesso.
IV. A educação contribui com um auxílio para resolução de problemas.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
Para promover o empreendimento social, observa-se que o julgamento moral e a empatia são influenciadores em sua criação, assim como na percepção da viabilidade, facilitada pelo apoio social e pela crença na autoeficácia. O exercício do empreendedorismo social não se trata de uma negação de ações lucrativas, sendo praticado por esse indivíduo o papel de agente de mudança.
DE MEDEIROS, C. B. et al. Inovação social e empreendedorismo social: Uma análise sob a perspectiva da economia solidária. Gestão. Org, v. 15, n. 1, p. 61-72, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3BpvB6D. Acesso em: 12 dez. 2022.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. As ações do empreendedor social tem preferência por atividades que envolvam a interação com outras pessoas.
 
PORQUE
 
II. O empreendedorismo social procura contribuir para o bem-estar geral, realizando atividades que supram necessidades de pessoas, como treinar e orientar.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

10ª QUESTÃO
A capacidade de o indivíduo inovar está associada a características como criatividade e personalidade. Assim, por parte das empresas, existem maneiras de aumentar a capacidade dos envolvidos e obter melhores resultados, sendo a recompensa pela inovação uma deles.
AVI, E. N.; TRZECIAK, D. S.; VARAKIS, G. Barreiras e facilitadores à inovação: abordagem individual e organizacional. In: Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação–ciki. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3Pij8aR. Acesso em: 12 dez. 2022.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. As ações acontecem por meio de bonificações para os projetos de gestores.
 
PORQUE
 
II. A recompensa para projetos bem-sucedidos contribui para os gestores lidarem com a incerteza e os riscos associados ao gerenciamento de um projeto, garantindo que aconteçam.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato