ATIVIDADE 2 – FAR – ATENÇÃO FARMACÊUTICA E SERVIÇOS FARMACÊUTICOS – 54_2024

Período:14/10/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 25/11/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Os serviços farmacêuticos clínicos são os serviços de atenção à saúde prestados pelo farmacêutico à população. A organização desses serviços é feita com base na compreensão de que os pacientes podem apresentar diferentes necessidades relacionadas aos medicamentos e reunir distintos níveis de complexidade e demanda de cuidados.

Fonte: adaptado de: CORRER, C. J.; OTUKI, M. F. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed, 2013.

É um objetivo do serviço de clínica farmacêutica:
ALTERNATIVAS

A identificação e o diagnóstico de condições de saúde não tratadas.

A educação do paciente com relação à profissão farmacêutica e suas áreas de atuação.

A orientação dos pacientes para obterem medicamentos importados por demanda judicial.

A otimização da farmacoterapia ao suspender medicamentos prescritos para doenças crônicas não transmissíveis.

A promoção da adesão do paciente ao tratamento mediante a orientação terapêutica, a redução da complexidade do tratamento e a provisão de recursos que apoiem a tomada de medicamentos.

2ª QUESTÃO
Medicina Baseada em Evidências é o processo de sistematicamente descobrir, avaliar e usar achados de investigações como base para decisões clínicas. Atualmente, a MBE está bastante em voga no âmbito biomédico, assumindo um papel de destaque, de tal modo que suas influências nas condutas médicas se manifestam significativamente.

Fonte: DOBLINSKI, P. M. F. Atenção farmacêutica e serviços farmacêuticos. Indaial: Arqué, 2023.


Analisando o conceito apresentado, são etapas para a prática da Medicina Baseada em Evidências:
 

ALTERNATIVAS

Conhecimento das informações constantes no prontuário do paciente.

Atuação no processo de formação e desenvolvimento profissional de farmacêuticos.

Avaliação das interações medicamentosas e identificação de oportunidades para melhoria.

Determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos do paciente, para fins de acompanhamento da farmacoterapia e rastreamento em saúde.

Avaliação crítica de artigos científicos encontrados para determinar a validade (aproximação da realidade) e a utilidade (aplicabilidade clínica) deles.

3ª QUESTÃO
Na Resolução nº 585/2013, do CFF, são descritas as atribuições clínicas relacionadas à comunicação e educação em saúde, entre elas:

I – Estabelecer processo adequado de comunicação com pacientes, cuidadores, família, equipe de saúde e sociedade, incluindo a utilização dos meios de comunicação de massa;
II – Fornecer informações sobre medicamentos à equipe de saúde;
III – Informar, orientar e educar os pacientes, a família, os cuidadores e a sociedade sobre temas relacionados à saúde, ao uso racional de medicamentos e a outras tecnologias em saúde;
IV – Desenvolver e participar de programas educativos para grupos de pacientes;
V – Elaborar materiais educativos destinados à promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de doenças e de outros problemas relacionados;
VI – Atuar no processo de formação e desenvolvimento profissional de farmacêuticos;
VII – Desenvolver e participar de programas de treinamento e educação continuada de recursos humanos na área da saúde.

Fonte: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/585.pdf. Acesso: 25 ago. 2024.

Considerando essas atribuições e as habilidades de comunicação relacionadas à atenção farmacêutica, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

A melhora da qualidade da comunicação médico-paciente (ou farmacêutico-paciente) está diretamente relacionada a melhores desfechos em saúde, maior adesão ao tratamento, maior satisfação dos usuários, redução de reclamações por má prática e maior segurança do paciente.

Quando o foco dos serviços farmacêuticos são os medicamentos, sua aquisição, armazenamento e distribuição, os relacionamentos interprofissionais dos farmacêuticos são amplos e as oportunidades de cooperação na atenção aos pacientes são máximas.

Ao trabalhar com médicos e enfermeiros, o farmacêutico clínico deve estabelecer uma relação de não-colaboração e antagonismo.

É necessário atenção no contato com o paciente, que o profissional tenha exclusivamente habilidades verbais (explicativas, questionadoras e orientadoras).

É importante manter a relação de poder historicamente instituída entre profissionais de saúde e pacientes, com postura vertical e pouco humanizada.

4ª QUESTÃO
Intervenção farmacêutica é definida como um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e profissionais de saúde, que visa resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico.

Fonte: DOBLINSKI, P. M. F. Atenção farmacêutica e serviços farmacêuticos. Indaial: Arqué, 2023.


Sobre as intervenções farmacêuticas, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

O contato com o médico para intervenções deve ser realizado sempre por contato telefônico.

A educação e o aconselhamento do paciente não são estratégias para problemas de adesão à terapia medicamentosa.

A alteração em qualquer medicamento utilizado pelo paciente deve ser realizada exclusivamente pelo médico do paciente.

As intervenções farmacêuticas podem ser na modificação na quantidade de medicamento, modificação da estratégia farmacológica ou educação do paciente.

O farmacêutico pode alterar a terapia medicamentosa prescrita pelo médico ou dentista, pois possui conhecimentos técnico-científicos que o capacitam para isso.

5ª QUESTÃO
O farmacêutico que deseja trabalhar em contato com pacientes deve possuir uma série de conhecimentos e habilidades. Além disso, tem o desafio de transportar os conceitos e as ferramentas teóricas para o dia a dia do profissional, passando pela mudança cultural dos próprios farmacêuticos, pela valorização da profissão perante a sociedade, os demais profissionais de saúde e, principalmente, os administradores de sistemas de saúde e órgãos governamentais.

 

Fonte: BISSON, M. P. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 4. ed. Barueri: Editora Manole, 2021.


Sobre conceitos em Farmácia Clínica e Atenção farmacêutica, assinale a alternativa correta:
 

ALTERNATIVAS

No conceito de atenção farmacêutica, o medicamento é o foco da atenção do profissional.

A atenção farmacêutica é um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica.

A farmácia clínica é uma prática restrita ao ambiente hospitalar, por exigir o acompanhamento de parâmetros farmacocinéticos.

Problemas relacionados aos medicamentos (PRMs) são definidos como problemas na estabilidade e concentração dos fármacos.

Os termos “Atenção Farmacêutica” e “Assistência Farmacêutica” têm o mesmo significado e podem ser aplicados de forma intercambiável.

6ª QUESTÃO
Na prática, a atenção farmacêutica propõe que o farmacêutico aporte sua contribuição no alcance dos objetivos da farmacoterapia na identificação, na prevenção e na resolução de problemas relacionados a medicamentos e das causas passíveis de prevenção, como uma intervenção na resolução destes.

Fonte: SANTOS, L.; TORRIANI, M. S.; BARROS, E. Medicamentos na prática da farmácia clínica. Porto Alegre: Grupo A, 2013.
 
Considerando a prática da atenção farmacêutica, analise as afirmativas a seguir:

I. O paciente deve ser visto de forma integral, inserido no seu contexto familiar e social.
II. Os problemas relacionados à farmacoterapia são o coração e a alma da prática farmacêutica.
III. Estado situacional é a relação completa dos problemas de saúde e farmacoterapia. A partir disso, o farmacêutico realizará a revisão da farmacoterapia e a identificação de problemas do paciente relacionados à farmacoterapia.
IV. Os métodos SOAP, PWDT, Dáder e TOM são etapas da revisão da farmacoterapia, aplicadas sequencialmente.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
Analise o painel de informações a seguir, retirado do site da ANVISA, que apresenta dados de suspeita de eventos adversos referentes ao medicamento atorvastatina, notificados nos últimos cinco anos:


Fonte: adaptado de: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed. Acesso em: 24 set. 2024.

Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. Relato de caso é o método mais utilizado para notificações de reações adversas.
II. A análise de dados de Eventos Adversos e Reações Adversas a Medicamentos é uma das ações da Farmacovigilância.
III. Dados sobre reações adversas a medicamentos podem ser coletados a partir notificação espontânea, busca ativa, relatos de casos, série de casos, estudos clínicos controlados, estudos de coorte e caso controle.
IV. São fontes de informações para estudos em Farmacovigilância: dados de serviços de saúde, registros de vendas e dados de prescrições médicas.
V. Farmacoepidemiologia refere-se ao uso da farmacocinética e da farmacodinâmica para prever medicamentoso no paciente.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

II e III, apenas.

IV e V, apenas.

I e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

8ª QUESTÃO
Observe o fluxograma a seguir:

Fonte: adaptada de: MACHUCA, M.; FERNÁNDEZ-LLIMÓS, F.; FAUS, M. J. Método Dáder. Guía de seguimiento fármacoterapéutico. GIAF-UGR, 2003.

Considerando o fluxograma, que esquematiza a entrevista farmacêutica, assinale a alternativa correta sobre esta etapa da atenção farmacêutica com o paciente:
ALTERNATIVAS

São elementos da histórica clínica do paciente: queixa principal, história da doença atual, história médica pregressa, história social, familiar e revisão por sistemas.

São dispensáveis dados advindos de exames clínicos, laboratoriais, prescrições médicas, dentre outros documentos pertencentes ao histórico clínico do paciente.

Não é necessário ter um prontuário para o paciente, e os dados não precisam estar ordenados, pois isso não interfere na atuação do farmacêutico.

Na entrevista farmacêutica, não é necessário registrar o uso de plantas medicinais ou suplementos vitamínicos, pois seu uso é seguro.

A atenção farmacêutica se aplica somente a doenças crônicas.

9ª QUESTÃO
“A revisão farmacoterapêutica é um dos serviços clínicos farmacêuticos regulamentados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), e se caracteriza como o processo pelo qual as necessidades medicamentosas do usuário são mensuradas a partir da investigação de Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM), de forma organizada, contínua e documentada, com o objetivo de completar os resultados determinados na busca da melhoria da qualidade de vida do usuário” (Doblinski, 2023, p. 122).

Fonte: DOBLINSKI, P. M. F. Atenção farmacêutica e serviços farmacêuticos. Indaial: Arqué, 2023.


Um dos Problemas Relacionados a Medicamentos (PRMs) é a Inefetividade da Farmacoterapia. Assinale a alternativa correta que apresenta uma causa desse PRM:

ALTERNATIVAS

Há necessidade de farmacoterapia preventiva para redução de risco do paciente.

A frequência de uso ou duração do tratamento é insuficiente para produzir resposta.

O medicamento é contraindicado devido a fatores de risco do paciente.

Não há uma indicação clínica válida para o medicamento em uso.

O paciente está recebendo uma dose muito alta.

10ª QUESTÃO
A comunicação é uma habilidade que precisa ser desenvolvida pelo profissional de saúde. Trata-se de um esforço técnico e comunicativo em favor da saúde e do bem-estar do paciente que busca estimular sua capacidade em enfrentar dificuldades, trabalhar a adaptação a mudanças necessárias diante de certas condições patológicas e a aceitação de limites pessoais de aspectos que já não podem ser mudados.

Fonte: CORRER, C. J.; OTUKI, M. F. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed, 2013.

 
Sobre as habilidades de comunicação na prática clínica, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma postura rígida e séria, com foco apenas nas informações que devem ser coletas, transmite confiança ao paciente.
II. Para cumprir os objetivos da entrevista clínica, é fundamental estabelecer concordância mútua e adequação do plano de tratamento à realidade do paciente.
III. A preocupação com a aparência do profissional é desnecessária, pois o foco da comunicação está na mensagem a ser transmitida.
IV. Aspectos cognitivos, emocionais e socioculturais podem interferir na comunicação.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

II e IV, apenas.

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