ATIVIDADE 2 – GQ – FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SEIS SIGMA – 52_2024 As ferramentas da qualidade são mecanismos utilizados várias vezes no percorrer do trajeto. Ou seja, aferramenta pode ser considerada como um meio empregado no método para obtenção do objetivoalmejado. Cada ferramenta tem seu objetivo e propósito de execução, logo cuidado nas escolhas. O processo por trás da experiência do cliente tem um sequenciamento de atividades que podem agregarvalor ou não. As atividades que não agregam valor podem trazer insatisfação e ineficiência no processo edevem ser eliminadas, muitas delas estão presentes os 7 desperdícios do Lean. As atividades que agregamsão aquelas que o cliente está disposto a pagar por elas e que sem elas ficariam insatisfeitos. GONDIM, Frederico. Indicadores de qualidade como ferramenta para alcançar resultados mais efetivos Muitas das ferramentas da qualidade foram desenvolvidas há longo tempo; no entanto, continuam sendousadas, agora com o apoio de mecanismos mais recentes, como é o caso do desenvolvimento de diagramasde causa-efeito a partir de aplicativos instalados em celulares. Para que seja possível criar novas tecnologias, que facilitem o uso das ferramentas da qualidade, éimportante conhecer os objetivos de cada uma delas. Na oficina RenoveCar (Nome fictício) são prestados serviços de manutenção veicular. Os mecânicos estãodemorando muito tempo para finalizar os serviços e, para solucionar esse problema, o gerente da oficinacontratou um gestor da qualidade. Após passar alguns momentos observando o local, o gestor da qualidadechamou o gerente para dizer o que encontrou. Ele disse que os mecânicos passavam grande parte dotempo procurando as ferramentas que precisavam para realizar os serviços. O gestor da qualidade indicou aimplantação de 5 Sensos na organização. E disse que o senso que mais ajudaria a solucionar este problemaseria A metodologia DMAIC é o passo a passo utilizado para solucionar problemas de maneira assertiva, vistoque, existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas em cada etapa do método de acordo com anecessidade de cada projeto. Ao chegar em uma construtora, você se depara com um quadro com 7 colunas com as questões: ” O quê?” “Quem?”, “Onde?”, “Por quê?”, “Quando?”, “Como?” e “Quanto?” no topo. Abaixo linhas em branco paraserem preenchidas. Ao questionar os colaboradores sobre a ferramenta é respondido que ele é utilizadocomo um plano de ação simples, de fácil leitura e interpretação, composto por sete colunas. O quadro éutilizado para entender algum problema, coordenar respostas ou ideias para solucionar as questões queocorrem no cotidiano da empresa. Assinale a alternativa que descreve a melhor forma de mover uma carga de 6.000 kg, com uma empilhadeiracom capacidade para 2.000 kg, usando os conceitos Lean Seis Sigma. Os processos produtivos sofrem variações que nem sempre são percebidas. No entanto, quando se realizaum processo, é possível verificar os pontos ou etapas mais susceptíveis à ocorrência das variações. A esteestudo se dá o nome de “mapeamento de processos”. Contudo, não adianta mapear e não gerenciar estesprocessos, pois quando isso acontece, a empresa tende a ter prejuízos. Sobre a situação mencionada e os conceitos sobre gerenciamento dos processos, analise as afirmativas aseguir: As ferramentas de gestão da qualidade são úteis para averiguar o processo produtivo, sendo utilizadas paraaperfeiçoar a execução, além de apontar em que parte falhas as perdas estão acontecendo, procurandocompreender os motivos e a forma que podem ser evitadas estas circunstâncias. O fluxograma ou mapeamento do processo, permite entender a experiência do cliente identificando osequenciamento de atividades que são realizadas entre os setores envolvidos. Esta ferramenta traz inúmeros benefícios, pois além de deixar claro todo processo que é realizado, tambémajuda a integrar a informação entre diferentes postos de trabalho e como estes se relacionam em ummesmo modelo de negócio, eliminando atividades que não agregam valor, trazendo agilidade eaumentando a assertividade nas tomadas de decisões. WHATSAPP: bit.ly/3sxvPTF

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato