ATIVIDADE 3 – BEDU – ATIVIDADES DE ACADEMIA – 54_2024

Período:30/09/2024 08:00 a 20/10/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

Segundo Matsuo e Iba (2020), a palavra inglesa coach, no contexto esportivo, faz referência ao treinador, logo, coaching pode ser entendido como o processo de conduzir um treinamento físico. Para que um treino tenha qualidade na ginástica de academia, além de um profissional que dê suporte para que os movimentos sejam realizados corretamente, o mesmo deve se preocupar em demonstrar outras qualidades que envolvem e facilitam o relacionamento com pessoas, como o comando eficiente, a dramatização, a organização e a hospitalidade.

MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Considerando o texto acima, analise as afirmações abaixo:
I. A organização da sala de ginástica consegue ser feita no início da aula, pois as chances de problemas como falha no sistema no som, por exemplo, são pequenas.
II. O professor é a referência da execução correta dos movimentos para os alunos, mas isso não quer dizer que ele precisa conhecer a técnica e a executar de maneira competente.
III. Um coaching de excelência vai além dos pontos técnicos, através da hospitalidade é possível abranger também aspectos socias promovido pelo relacionamento positivo entre o professor e seus alunos.
IV. A dramatização se refere à utilização da voz e da linguagem corporal para interpretar e projetar no aluno o sentimento da música. Se bem executada, além de proporcionar diversão e prazer, ela auxilia o aluno a entender e visualizar o contraste dos movimentos.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO

Em relação aos Princípios do treinamento esportivo, pode-se dizer que um dos mais importantes é o da sobrecarga. Isto porque ele é responsável por controlar os estímulos gerados pelos exercícios físicos, de modo que, quando esses estímulos são oferecidos de forma correta, estes geram uma sobrecarga no organismo, fazendo-os se adaptarem às novas exigências.

MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Sobre o Princípio da sobrecarga, analise as afirmações a seguir:
I. O volume é a quantidade de atividades realizadas em uma sessão (ou fase) de treino, bem como o trabalho realizado.
II. Para desenvolver essa sobrecarga são necessárias algumas variáveis manipuladas como a Frequência, o Tempo, a Intensidade, o Volume, o Tipo e a Progressão.
III. Ao elaborar um programa de treino, o volume é um dos fatores essenciais, sendo composto pelos seguintes elementos: Distância percorrida; Duração do treino; Número de repetições de determinado movimento ou exercício; e Peso levantado por unidade de tempo.
IV. Umas das principais variáveis manipuladas para o desenvolvimento da sobrecarga é a progressão, ela está relacionada ao aumento de carga a ser trabalhado, de acordo com as adaptações do indivíduo. Sendo assim, conforme o praticante vai apresentando melhoras em sua performance, a carga de treino vai sendo diminuída de forma progressiva.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO
O processo bioenergético de transferência de energia, da forma química para a mecânica, exige uma série de reações bioquímicas e pode acontecer por três sistemas: o Sistema ATP-PCR, o Sistema glicolítico e o Sistema aeróbico. É importante destacar que, independentemente do sistema, a molécula que fornecerá essa energia será o ATP.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito dos sistemas de transferência de energia, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
ALTERNATIVAS

O Sistema aeróbio refere-se às reações geradoras de energia que contam com a participação do oxigênio, e é importante destacar que a degradação completa da molécula de glicose acontece em duas etapas, a glicólise anaeróbia e o ciclo do ácido cítrico.

A produção aeróbica de ATP acontece no interior dos ribossomos e envolve a interação de duas vias metabólica cooperativas: o ciclo do ácido cítrico e a cadeia transportadora de íons.

A glicólise acontece até que toda a molécula de ácido graxo seja degradada em acetil coenzima A, que é destinada ao ciclo do ácido cítrico.

O oxigênio atua como o coletor no fim da cadeia transportadora de elétrons, ligando-se ao hidrogênio e formando o bicarbonato.

O processo de produção anaeróbia de ATP é denominado fosforilação oxidativa.

4ª QUESTÃO
A ginástica localizada é entendida como um método de condicionamento físico, que visa desenvolver, principalmente, a resistência muscular de um músculo específico ou de um grupo muscular.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito da Ginástica localizada, analise as afirmativas abaixo e assinale “V” para verdadeira e “F” para Falsa:
(   ) Na ginástica localizada são utilizadas séries múltiplas, porém poucas repetições com intervalos curtos de exercícios resistidos.
(   ) No contexto geral dos métodos de treinamento físico a ginástica localizada pode ser entendida e estruturada pelo método fracionado intervalado extensivo.
(   ) Como são utilizados exercícios resistidos, os principais materiais utilizados nessa modalidade são as barras, as anilhas, os halteres, as caneleiras, assim como os kettlebells e as resistance bands também são.
(   ) Geralmente, a ginástica localizada exercita grupos musculares específicos em cada sessão, entretanto, é importante que a aula contemple todos os segmentos corporais podendo ser dada ênfase  determinado grupo muscular.
(   ) Nas aulas de ginástica localizada, as músicas possuem um BPM bem elevado, pois a velocidade dos movimentos é mais acelerada seguindo as batidas (pulsos), em complemento, dão utilizados gêneros musicais específicos, desde que atendam às necessidades da aula.

Assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

V, V, F, V, F.

V, V, V, F, V.

F, V, F, F, V.

V, F, V, V, V.

F, V, V, V, F.

5ª QUESTÃO
Uma prescrição adequada da intensidade do exercício físico deve estabelecer uma zona de frequência cardíaca de treinamento, com um limite inferior e superior que precisam ser respeitados durante a sessão de treino.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do contexto acima, considere um indivíduo com 23 anos de idade e frequência cardíaca de repouso igual a 60 BPM; analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
ALTERNATIVAS

Considerando um limite superior de 90% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor máximo 178 BPM.

Considerando um limite superior de 80% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor máximo 157 BPM.

Considerando um limite inferior de 55% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor mínimo 143 BPM.

Considerando um limite superior de 75% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor máximo 149 BPM.

Considerando um limite inferior de 60% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor mínimo 142 BPM.

6ª QUESTÃO

A partir dos estudos realizados na disciplina, aprendemos que os recursos não estão restritos aos materiais utilizados pela organização no processo de desenvolvimento de seus produtos e serviços. Mas sim, que estes recursos também podem ser humanos e financeiros.

MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Sobre os recursos organizacionais, avalie as afirmações a seguir:
I. As metodologias e as técnicas administrativas são consideradas recursos materiais.
II. São considerados recursos financeiros, tanto os valores disponíveis e os a serem recebidos, quanto os compromissos assumidos pela organização.
III. Considera-se recursos humanos, o conjunto de profissionais que trabalham em uma organização, com sua motivação, capacitação e habilidade profissional.

​É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

7ª QUESTÃO
Para auxiliar o empreendedor no processo de desenvolvimento de seu negócio, algumas ferramentas e técnicas são importantes para que o empreendimento obtenha sucesso e que todo o planejamento seja executado da forma mais eficiente. Dentre essas ferramentas, uma das mais importantes é o plano de negócios.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as afirmativas abaixo:

I – Um modelo de plano de negócios pode apresentar os seguintes componentes: análise estratégica, descrição da empresa, produtos e serviços, recursos humanos e plano financeiro.
II – O plano de negócios fornece ao empreendedor informações importantes sobre o negócio que pretende criar, no entanto, não informa sobre o mercado que irá atuar.
I​II – Um plano de negócios não é uma ferramenta de grande importância para aquele que irá empreender um negócio, porque ela ajuda a prever apenas alguns fatores.
IV – O plano de negócios pode ser confeccionado sob três modelos: o plano de negócios completo, o plano de negócios resumido, e plano de negócios operacional.
V – O sumário executivo de um plano de negócios contém o título de cada seção do plano e pode ser considerado a principal seção do documento.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I e IV, apenas.

II e IV, apenas.

IV e V, apenas.

8ª QUESTÃO
A coreografia das aulas de Ginástica de academia com elementos provenientes das lutas, como socos, chutes e esquivas, é caracterizada pela simulação de combates, assim como de exercícios físicos voltados para a preparação física para essas modalidades.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e no conteúdo da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
ALTERNATIVAS

O chute frontal pode ser utilizado para criar um espaço para desferir outras técnicas, e é executado apenas na base frontal.

Considerando o gesto técnico do soco direto, podemos dizer que ele pode ser executado em ambas as bases, de combate e frontal.

As bases de combate e lateral são exemplos de posicionamentos do corpo, os quais servem de ponto de partida para a execução dos movimentos.

Os movimentos básicos utilizados nessas aulas são derivados de modalidades onde o combate é realizado em pé, como o Boxe, o Tai Chi Chuan e a Capoeira.

A quantidade de participantes na sala não constitui um ponto de segurança da aula que envolve movimentos das lutas, mas sim, os objetos que estão presentes na sala.

9ª QUESTÃO
A ginástica localizada é entendida como um método de condicionamento físico, que visa desenvolver, principalmente, a resistência muscular de um músculo específico ou de um grupo muscular.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito da Ginástica localizada, analise as afirmativas abaixo.

I – Nas aulas de ginástica localizada, as músicas possuem um BPM moderado, pois a velocidade dos movimentos é moderada e cadenciada.
II – Considerando as características da ginástica localizada, podemos entendê-la e estruturá-la pelo método fracionado intervalado extensivo.
III – Os principais materiais utilizados na ginástica localizada são as barras, as anilhas, os halteres, as caneleiras, assim como os kettlebells e as resistance bands.
IV – A ginástica localizada tem como objetivo exercitar grupos musculares específicos em cada sessão, sendo assim, a aula não deve contemplar todos os segmentos corporais em uma única sessão.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
Como sabemos, a menor estrutura de um plano de treinamento é a sessão de treino. Na Ginástica de academia, as sessões de treino são, frequentemente, chamadas de “aulas”, e elas podem ser planejadas a partir dos objetivos da sessão, dos exercícios da modalidade e do princípio da sobrecarga. Nesse contexto, elas são estruturadas, basicamente, em quatro partes.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto acima e o conteúdo acerca das quatro partes que compõem uma aula de ginástica de academia, analise as afirmativas abaixo:

I – A Introdução corresponde ao momento de transição do organismo, das condições de repouso para as exigidas no exercício físico.
II – O contato pré-aula é o momento de dar as boas-vindas, realizar uma breve descrição do conteúdo da aula e fornecer dicas aos alunos.
III – A volta à calma é feita nos minutos finais da sessão com a finalidade de reduzir a frequência cardíaca, a frequência respiratória e a temperatura do corpo.
IV – Na Parte principal, com o objeto de promover a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos gestos motores, a execução dos movimentos é feita seguindo uma progressão do simples ao complexo.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

II e III, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato