ATIVIDADE 3 – BEDU – ATIVIDADES DE ACADEMIA – 54_2024 | |
Período: | 30/09/2024 08:00 a 20/10/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 0,50 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
Segundo Matsuo e Iba (2020), a palavra inglesa coach, no contexto esportivo, faz referência ao treinador, logo, coaching pode ser entendido como o processo de conduzir um treinamento físico. Para que um treino tenha qualidade na ginástica de academia, além de um profissional que dê suporte para que os movimentos sejam realizados corretamente, o mesmo deve se preocupar em demonstrar outras qualidades que envolvem e facilitam o relacionamento com pessoas, como o comando eficiente, a dramatização, a organização e a hospitalidade. MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto acima, analise as afirmações abaixo: É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
2ª QUESTÃO | |||||||||||
Em relação aos Princípios do treinamento esportivo, pode-se dizer que um dos mais importantes é o da sobrecarga. Isto porque ele é responsável por controlar os estímulos gerados pelos exercícios físicos, de modo que, quando esses estímulos são oferecidos de forma correta, estes geram uma sobrecarga no organismo, fazendo-os se adaptarem às novas exigências. MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado). Sobre o Princípio da sobrecarga, analise as afirmações a seguir: É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
O processo bioenergético de transferência de energia, da forma química para a mecânica, exige uma série de reações bioquímicas e pode acontecer por três sistemas: o Sistema ATP-PCR, o Sistema glicolítico e o Sistema aeróbico. É importante destacar que, independentemente do sistema, a molécula que fornecerá essa energia será o ATP. MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito dos sistemas de transferência de energia, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
A ginástica localizada é entendida como um método de condicionamento físico, que visa desenvolver, principalmente, a resistência muscular de um músculo específico ou de um grupo muscular. MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito da Ginástica localizada, analise as afirmativas abaixo e assinale “V” para verdadeira e “F” para Falsa: ( ) Na ginástica localizada são utilizadas séries múltiplas, porém poucas repetições com intervalos curtos de exercícios resistidos. ( ) No contexto geral dos métodos de treinamento físico a ginástica localizada pode ser entendida e estruturada pelo método fracionado intervalado extensivo. ( ) Como são utilizados exercícios resistidos, os principais materiais utilizados nessa modalidade são as barras, as anilhas, os halteres, as caneleiras, assim como os kettlebells e as resistance bands também são. ( ) Geralmente, a ginástica localizada exercita grupos musculares específicos em cada sessão, entretanto, é importante que a aula contemple todos os segmentos corporais podendo ser dada ênfase determinado grupo muscular. ( ) Nas aulas de ginástica localizada, as músicas possuem um BPM bem elevado, pois a velocidade dos movimentos é mais acelerada seguindo as batidas (pulsos), em complemento, dão utilizados gêneros musicais específicos, desde que atendam às necessidades da aula. Assinale a alternativa correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
Uma prescrição adequada da intensidade do exercício físico deve estabelecer uma zona de frequência cardíaca de treinamento, com um limite inferior e superior que precisam ser respeitados durante a sessão de treino. MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do contexto acima, considere um indivíduo com 23 anos de idade e frequência cardíaca de repouso igual a 60 BPM; analise as afirmativas abaixo e assinale a correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
A partir dos estudos realizados na disciplina, aprendemos que os recursos não estão restritos aos materiais utilizados pela organização no processo de desenvolvimento de seus produtos e serviços. Mas sim, que estes recursos também podem ser humanos e financeiros. MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado). Sobre os recursos organizacionais, avalie as afirmações a seguir: É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
Para auxiliar o empreendedor no processo de desenvolvimento de seu negócio, algumas ferramentas e técnicas são importantes para que o empreendimento obtenha sucesso e que todo o planejamento seja executado da forma mais eficiente. Dentre essas ferramentas, uma das mais importantes é o plano de negócios. MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as afirmativas abaixo: I – Um modelo de plano de negócios pode apresentar os seguintes componentes: análise estratégica, descrição da empresa, produtos e serviços, recursos humanos e plano financeiro. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
A coreografia das aulas de Ginástica de academia com elementos provenientes das lutas, como socos, chutes e esquivas, é caracterizada pela simulação de combates, assim como de exercícios físicos voltados para a preparação física para essas modalidades. MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e no conteúdo da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
A ginástica localizada é entendida como um método de condicionamento físico, que visa desenvolver, principalmente, a resistência muscular de um músculo específico ou de um grupo muscular. MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito da Ginástica localizada, analise as afirmativas abaixo. I – Nas aulas de ginástica localizada, as músicas possuem um BPM moderado, pois a velocidade dos movimentos é moderada e cadenciada. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
Como sabemos, a menor estrutura de um plano de treinamento é a sessão de treino. Na Ginástica de academia, as sessões de treino são, frequentemente, chamadas de “aulas”, e elas podem ser planejadas a partir dos objetivos da sessão, dos exercícios da modalidade e do princípio da sobrecarga. Nesse contexto, elas são estruturadas, basicamente, em quatro partes. MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto acima e o conteúdo acerca das quatro partes que compõem uma aula de ginástica de academia, analise as afirmativas abaixo: I – A Introdução corresponde ao momento de transição do organismo, das condições de repouso para as exigidas no exercício físico. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|