ATIVIDADE 3 – SANEAMENTO BÁSICO – 53/2024
Período:12/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
“O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas”.
Fonte: https://www.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=49. Acesso em: 18 jul. 2023.

Assinale a alternativa com os tipos de tratamentos de esgotos domésticos secundários convencionais:
ALTERNATIVAS

Lagoa de ozonização, reator de aeração e reator de ozonização.

Lagoa de sedimentação, reator UBAS e reator de fluxo contínuo.

Lagoa de sedimentação, reator de oxidação e infiltração em leito de rio.

Lagoa facultativa, lagoa aerada de mistura incompleta e lagoa de oxidação.

Lagoa de estabilização, sistemas aeróbios com biofilmes e sistemas anaeróbios.

2ª QUESTÃO
Esgotos domésticos são aqueles provenientes das atividades domésticas para fins higiênicos (gerados nos sanitários, nas lavanderias, cozinhas, entre outros), seja nos domicílios, seja nos estabelecimentos comerciais.
PAIXÃO, Rebecca Manesco. Saneamento Básico. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2022.

Diante deste contexto, avalie as afirmações a seguir:

I – A fração orgânica dos sólidos do esgoto doméstico corresponde em proteínas, carboidratos e lipídeos.
II – A fração inorgânica dos sólidos do esgoto doméstico corresponde em detritos minerais pesados, sais e metais.
III – Esgoto fresco é aquele que contém oxigênio dissolvido e permanece fresco enquanto existir decomposição aeróbia.
IV – Esgoto séptico é aquele cujo oxigênio dissolvido foi esgotado, estabelecendo-se a decomposição anaeróbia dos sólidos e a produção de gases.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

III, apenas.

IV, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO

Analise a situação hipotética: uma cidade com 25.000 habitantes e consumo per capta igual a 187 L/hab.dia apresenta funcionamento de 16 horas na produção de água tratada. Dados: qETA = 5%; k1 = 1,20; QS = 2,1 L/s.

Considerando o texto, assinale a alternativa que corresponde a vazão de produção:

ALTERNATIVAS

106,54 L/s.

99,54 L/s.

104,37 L/s.

355,53 L/s.

100,55 L/s.

4ª QUESTÃO
“O lançamento de esgoto nos rios sem tratamento adequado compromete a qualidade das águas nas áreas urbanas e impacta também a região à frente na direção para onde corre o rio. Além do meio ambiente, há consequências também para a saúde da população. O esgoto nos rios também afeta o uso potável da água, a irrigação, a balneabilidade, entre outros”.
Fonte: https://blog.brkambiental.com.br/lancamento-de-esgoto/. Acesso em: 18 jul. 2023.

Considerando as condições necessárias para o lançamento de efluentes em corpos receptores, analise as afirmativas a seguir:

I. ​pH entre 5 e 9.
II. Temperatura inferior a 40°C.
III. DBO5 máxima de 17 mg/L.
IV. Materiais flutuantes ausentes.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e IV, apenas.

5ª QUESTÃO
No Brasil, a definição de como deve ser feito a gestão e o gerenciamento de resíduos está definida na Lei 12.305 de 2010, assim também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (portalresiduossolidos online).
Fonte: Ordem de Prioridade na Gestão e no Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Disponível em: https://portalresiduossolidos.com/ordem-de-prioridade-na-gestao-e-no-gerenciamento-de-residuos-solidos/. Acesso em: 10 jul. 2024.

De acordo com a PNRS, assinale a alternativa correta referente ao gerenciamento dos resíduos sólidos.
ALTERNATIVAS

A PNRS define o gerenciamento dos resíduos sólidos como o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final de resíduos sólidos e rejeitos em aterros sanitários, de acordo com plano federal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A PNRS define o gerenciamento dos resíduos sólidos como o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A PNRS define o gerenciamento dos resíduos sólidos como o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de separação, acondicionamento, coleta seletiva, tratamento físico, químico e biológico e destinação final de resíduos sólidos e rejeitos em aterros sanitários, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A PNRS define o gerenciamento dos resíduos sólidos como o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e dos rejeitos para compostagem e incineração, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A PNRS define o gerenciamento dos resíduos sólidos como o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de separação, acondicionamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano estadual de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

6ª QUESTÃO
Resíduos sólidos são materiais originados pelas mais diversas atividades humanas e que podem ser classificados de acordo com a periculosidade. Para ser considerado como resíduo sólido classe II A, de acordo com a ABNT NBR 10.004/2004, o resíduo deve possuir algumas características. Em relação a essas características, assinale a alternativa correta:
 
ALTERNATIVAS

O resíduo deve ser inflamável

O resíduo deve ser tóxico

O resíduo deve ser biodegradável

O resíduo deve ser inerte

O resíduo deve ser patológico

7ª QUESTÃO
“No Brasil, o gerenciamento dos recursos hídricos foi firmado através da Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433 de 8 de Janeiro de 1997. Em seus fundamentos, essa lei indica que a gestão dos recursos hídricos deve ser realizada de forma integrada, ao abordar aspectos sociais, como a participação dos usuários e das comunidades; econômicos, como a valorização econômica da água como um recurso natural limitado; e ambientais, ao considerar que o uso múltiplo das águas deve ser respeitado”.
Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/hydro/materia/2016/11/26/lancamento_de_fluentes.html. Acesso em: 18 jul. 2023.

​Um esgoto é lançado, diretamente, em um rio com vazão de 2,5 m3/s e largura média de 10,5 m, cuja velocidade da água é de 0,45 m/s, e a profundidade média é de 0,58 m. Sabendo disso, determine a distância percorrida até que o esgoto possa ser considerado, completamente, misturado à água do rio:
ALTERNATIVAS

656,8 m.

790,8 m.

816,8 m.

817,8 m.

728,8 m.

8ª QUESTÃO
O lançamento de esgoto nos rios sem tratamento adequado compromete a qualidade das águas nas áreas urbanas e impacta também a região à frente na direção para onde corre o rio. Além do meio ambiente, há consequências também para a saúde da população. O esgoto nos rios também afeta o uso potável da água, a irrigação, a balneabilidade, entre outros.
Fonte: Lançamento de esgoto sem tratamento nos rios ainda é realidade no Brasil. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/lancamento-de-esgoto/. Acesso em: 09 jul. 2024.

Nesse sentido, avalie as condições necessárias para o lançamento de efluentes em corpos receptores:

I) pH entre 5 e 10.
II) Temperatura inferior a 40°C.
III) DBO5 máxima de 17 mg/L.
IV) Substâncias solúveis em hexano (óleos e graxas) – Até 110 mg/L.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e IV, apenas.

9ª QUESTÃO
“Um sistema de esgotamento sanitário pode ser entendido como conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços, nesse caso, com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e com isso evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza”.
Fonte: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/saneamento/snis/snis/componentes-do-snis-1/snis-agua-e-esgoto/esgotamento-sanitario. Acesso em: 18 jul. 2023.

​Supondo que os esgotos domésticos de uma população residencial têm cota per capita média de 3500 L/s, DBO de 230 g/m³ e SS de 270 mg/L, assinale a alternativa da contribuição per capita:
ALTERNATIVAS

DBO = 45,5 g/hab.dia e SS = 58,6 g/hab.dia.

DBO = 57 g/hab.dia e SS = 65 g/hab.dia.

DBO = 65,9 g/hab.dia e SS = 78,1 g/hab.dia.

DBO = 69,5 g/hab.dia e SS = 81,6 g/hab.dia.

DBO = 70,1 g/hab.dia e SS = 85 g/hab.dia.

10ª QUESTÃO
A água classificada como doce é aquela que possui salinidade inferior ou igual a 0,5%. Apesar do termo fazer alusão ao açúcar, na realidade, ele refere-se apenas a uma presença pequena de sal. É o tipo de água que usamos para beber e realizar nossas atividades diárias, como lavar roupas e tomar banho.

Fonte: Classificação da água. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/classificacao-agua.htm#:~:text=Dentre%20as%20formas%20de%20classifica%C3%A7%C3%A3o,%C3%A1gua%20doce%2C%20salgada%20e%20salobra. Acesso em: 09 jul. 2024.

De acordo com a definição dos principais usos da água, verificada a classificação do manancial de captação Classe 4, podemos verificar as seguintes utilizações:
ALTERNATIVAS

Navegação e harmonia paisagística.

Aquicultura e recreação de contato primário.

Pesca amadora e dessedentação de animais.

Pesca amadora e recreação de contato secundário.

Recreação de contato primário e proteção das comunidades aquáticas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato