EGRAD_EELE – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS – 2024 – 54 – 1
Período:25/11/2024 00:00 a 01/12/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:5,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 23/12/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

Adotar técnicas de gerenciamento ágil, como o Scrum, por exemplo, traz relevantes benefícios aos projetos, pois enfatiza as vantagens de cada recurso. Diferentemente do gerenciamento de projetos tradicional, que se concentra na finalização do prazo e orçamento, o Scrum preocupa-se com a estratégia de avanço do projeto, o custo total de propriedade e os benefícios gerais que a iniciativa vai trazer à organização.

Fonte: adaptada de: MERCER, A. C. Gestão ágil de projetos. E-book. Disponível em: https://vitru-digital.web.app/construtor/?preview=Ci9UkUIQ222CY0GACwch. Acesso em: 01 abr. 2024.

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A metodologia Scrum permite realizar divisão de fases dentro de cada fase de um determinado projeto.

PORQUE

II. Essa divisão permitida pelo Scrum é uma de suas peculiaridades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

2ª QUESTÃO

Qualquer projeto necessita fundamentalmente ter um planejamento para que ele possa tomar forma e fazer sentido à sua construção. A gestão ágil oferece ferramentas, como o Scrum, por exemplo, para estruturar um projeto de forma organizada e dividi-lo em fases e com foco no cliente. Assim o gerenciamento do projeto se torna eficiente e eficaz para que o êxito seja alcançado.

Fonte: adaptada de: MERCER, A. C. Gestão ágil de projetos. Livro eletrônico. Disponível em: https://vitru-digital.web.app/construtor/?preview=Ci9UkUIQ222CY0GACwch. Acesso em: 01 abr. 2024.

Considerando as informações apresentadas e o Scrum, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A ferramenta Scrum se originou juntamente com as empresas de software.

PORQUE

II. As empresas de tecnologias precisam de rápidas inovações, pois os concorrentes procuram novas soluções e competitividade de mercado. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO
A metodologia ágil Scrum é um framework utilizado no desenvolvimento de software e em diversos projetos que demandam flexibilidade, adaptabilidade e entrega contínua de valor. Criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o Scrum tem sido amplamente adotado em organizações ao redor do mundo devido à sua capacidade de melhorar a colaboração, a transparência e a eficiência nos processos de desenvolvimento.
 

Fonte: adaptado de: MCCONNELL, S. Rapid development: Taming wild software schedules. IEEE Software, [s.l.], v. 19, n. 2, p. 54-60, 2002.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A colaboração é um aspecto que diverge a metodologia ágil Scrum para os modelos tradicionais.
PORQUE
II. A colaboração com o cliente é dada ao longo de todo o projeto no Scrum, já nos modelos tradicionais a colaboração com o cliente é no início do projeto geralmente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

4ª QUESTÃO
A metodologia ágil Scrum é um framework de gestão de projetos que tem sido amplamente adotado em diversas áreas, especialmente no desenvolvimento de software. Criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland na década de 1990, o Scrum baseia-se em princípios de transparência, colaboração e adaptação contínua para lidar com projetos complexos e em constante evolução.
Fonte: adaptado de: MCCONNELL, S. Rapid development: taming wild software schedules. IEEE Software, v. 19, n. 2, p. 54-60. 2002.
De posse das informações apresentadas e considerando os aspectos que podem vir a divergir na metodologia ágil Scrum dos modelos tradicionais, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

A metodologia Scrum tem seus aspectos semelhantes aos modelos tradicionais.

Os requisitos são discutidos frequentemente com o cliente na nos métodos tradicionais, já no Scrum existe um contrato fixo como documentação.

As retrospectivas, para a abordagem ágil Scrum, é feita após cada sprint, já para os modelos tradicionais, elas são feitas por meio de lições aprendidas no final do projeto geralmente.

A colaboração com o cliente é dada ao longo de todo o projeto nos modelos tradicionais, já para a metodologia Scrum a colaboração com o cliente é dada no início do projeto geralmente.

O planejamento para a metodologia Scrum é feito por meio de uma estrutura analítica de trabalho e marcos, tudo com antecedência, já nos modelos tradicionais o processo de desenvolvimento é realizado de iteração em iteração.

5ª QUESTÃO

Desenvolvido para gerenciar projetos ágeis, o Scrum é uma estrutura que reúne um conjunto de práticas, ferramentas e princípios visando orientar as equipes a se organizarem com foco na adaptação. A ferramenta de gestão tem como principal função permitir a auto-organização dos times, bem como buscar uma condução eficiente dos projetos...

. No esporte, a técnica consiste na reunião de todo o time em prol do mesmo objetivo: conquistar a posse da bola.

Fonte: adaptado de: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/scrum/. Acesso em: 6 mar. 2024.

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Um aspecto do Scrum chamado controle de projeto permite que os clientes avaliem a funcionalidade de uma parte do produto no final de cada iteração.

PORQUE

II. Há um gráfico denominado burndown que fornece visualização de um resumo atualizado semanalmente das tarefas realizadas desde o início do projeto.

Assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

6ª QUESTÃO

O ciclo de vida de um projeto refere-se a uma sucessão de fases as quais o projeto é sequenciado desde o seu início até a sua finalização. Essas fases são em sua totalidade: o início, que é onde tudo começa, a organização e preparação, a execução das atividades, quando tudo que foi planejado efetivamente acontece e o encerramento do projeto...

. É importante salientar que as fases de um projeto têm prazo de conclusão, orçamento e qualidade definidos com verificações sucessivas para validação se o ciclo de vida está acontecendo em conformidade com o plano de gerenciamento de projetos.

Fonte: SAMPAIO, Juliana Alves Vaz. Gerenciamento de projetos: uma comparação entre as metodologias tradicional e ágil. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gerenciamento de Projetos) – Fundação Getúlio Vargas, Salvador, Bahia, 2020, p. 16-17. Disponível em: https://n9.cl/gestaoprojeto. Acesso em: 6 mar. 2024.

No que se refere aos modelos de gerenciamento ágeis de projeto, analise as afirmativas a seguir:

I. Kanban se fundamenta na visualização do fluxo de trabalho. Esse modelo propicia visão clara do andamento do projeto, todavia não facilita muito o equilíbrio de trabalho e o gerenciamento das demandas.
II. XP (Extreme Programming) destaca a excelência técnica e a qualidade do hardware, abrangendo testes automatizados, contínua integração e programação em pares. Nesse modelo, o feedback é descontínuo.
III. DSDM (Dynamic Systems Development Method) foca a entrega rápida e eficaz de projetos, incorporando princípios eficientes de comunicação, flexibilidade e colaboração para adaptar-se às alterações requisitadas pelo projeto.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

7ª QUESTÃO

Antes de colocar em prática os métodos ágeis...

é importante entender o que é um projeto no meio organizacional. Segundo o Project Management Institute, um projeto é um esforço temporário que tem como objetivo criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Ele é planejado e, em seguida, é desenvolvido em etapas por pessoas que fazem parte de uma organização.

Fonte: https://posdigital.pucpr.br/blog/metodos-ageis. Acesso em: 5 mar. 2024.

O Project Management Institute (PMI) é a principal associação global para a comunidade em constante crescimento de milhões de profissionais de projetos e agentes de mudança ao redor do mundo.

Fonte: https://www.pmi.org/brasil. Acesso em: 5 mar. 2024.

O material didático cita alguns modelos de gerenciamento ágeis de projeto. Quais são esses modelos?

ALTERNATIVAS

DSDM, Lean Agile, Kanban, Scrum e XP.

DSDM, Entrega de Valor, Kanban, Scrum e XP.

DSDM, Flexibilidade, Lean Agile, Kanban e XP.

Lean Agile, Kanban, Scrum, XP e Melhoria Contínua.

Iteração e Incremento, DSDM, Entrega de Valor, Kanban e Scrum.

8ª QUESTÃO

O Gerenciamento ágil de projetos é um conjunto de métodos e práticas que têm por objetivo otimizar o processo de gestão e entrega de um projeto, tornando-o mais rápido, eficaz e eficiente. Onde o projeto é dividido em etapas menores, para que seja mais fácil aplicar mudanças sem comprometer a qualidade do projeto. Visa tornar os projetos mais dinâmicos e com a entrega de resultados mais rápidos para os clientes.

Fonte: MARCONDES, José Sergio. Gerenciamento ágil de projetos: o que é, conceitos e características. Gestão de Segurança Privada, fev. 2022. Disponível em: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/gerenciamento-agil-de-projetos-o-que-e/. Acesso em: 5 mar. 2024.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Metodologias ágeis são um conjunto de práticas e valores para beneficiar um projeto em construção.
II. Adaptabilidade permite fácil interação e adaptação das equipes às mudanças e alterações exigidas pelo projeto e necessidades de clientes.
III. A colaboração e trabalho entre equipes diferentes permitem encontrar melhores soluções ao projeto, em um ambiente colaborativo e motivador.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO

O Fórum Econômico Mundial divulgou em 2020 as habilidades que todo profissional deve desenvolver para se adaptar à transformação digital em curso. Entre elas está o domínio dos principais métodos ágeis, considerados essenciais para a gestão de um projeto...

. Os métodos ágeis servem para adaptar o modo de trabalho às condições de um projeto, garantindo maior flexibilidade e rapidez à sua execução. Eles são fruto da Cultura Ágil, conjunto de ideias e práticas que visam a acelerar a inspeção, adaptação, correção e entrega, atendendo assim às demandas do cliente e da empresa.

Fonte: https://posdigital.pucpr.br/blog/metodos-ageis. Acesso em: 5 mar. 2024.

Há características essenciais no desenvolvimento e gerenciamento de projetos ágeis. Quais são essas características?

ALTERNATIVAS

Entrega de produtos, entrega de valor, iteração e incremento, melhoria contínua, priorização e inflexibilidade.

Colaboração e comunicação, entrega de mercadorias, interação e incremento, melhoria, priorização e flexibilidade.

Colaboração e comunicação, entrega de valor, interação e incremento, melhoria contínua, priorização e flexibilidade.

Colaboração e comunicação, entrega de valor, iteração e incremento, melhoria contínua, priorização e inflexibilidade.

Colaboração e comunicação, entrega de produtos, interação e incremento, melhoria contínua, priorização e flexibilidade.

10ª QUESTÃO

Entregar valor ao cliente e usuários de forma contínua é o objetivo principal do projeto ágil. Assim, produto ou software desenvolvido a cada iteração deve ser funcional e fornecer benefícios visíveis ao cliente, mesmo que o produto ou software ainda não esteja completamente finalizado.

Fonte: adaptada de: MERCER, A. C. Gestão ágil de projetos. E-book. Disponível em: https://vitru-digital.web.app/construtor/?preview=Ci9UkUIQ222CY0GACwch. Acesso em: 01 abr. 2024.

Concernente a interação e incremento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Uma parte do produto é desenvolvida e entregue em cada iteração, acrescentando incrementos viáveis a cada ciclo.

PORQUE

II. Além de permitir a entrega contínua de valor para o cliente, oportuniza também a adaptação do projeto conforme necessário.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato